30/03/2012

Carros: a paixão dos italianos.

                   Publicado ontem no Brasil com Z, um post meu sobre os italianos e os carros! 
                   Vai uma prévea pra vocês:





Italianos adoram, A-MAM carros! Nunca vi igual!
Dizem mesmo que “La passione degli italiani sono le donne e motori” (a paixão dos italianos são mulheres e motores (carros!)). E é a Itália que tem o “record europeu” de densidade de automóveis. São 60 a cada 100 habitantes! Tanto né? Pois é!
Mas não é que são obcecados por carros novos, daqueles que trocam todo ano! Não! Tanto que nas ruas a maioria é carro já bem rodado, mas muito bem cuidado.  E cuidam como uma jóia, lavam, lavam, limpam, aspiram, faça chuva ou faça sol, ou até neve, lá estão eles nos lava-rápidos. Inacreditável! E não é mentira não! Eu que trabalhava numa estação de serviços vi bem como eram!....
...
...

                      Continuem lendo lá no Brasil com Z, clicando aqui!
                      Baci a tutti! 

29/03/2012

Beijo gay na TV

                   Enquanto o Brasil ainda corta cenas de beijo gay em novelas noturnas, a Itália (e também França) exibe o seriado espanhol (tipo Malhação) "Fisica o Chimica" pela RAI4 todas as tardes. Com beijos gays, sexo entre adolescentes ainda no ensino médio e tudo o mais.
                    A série foi criada em 2008 e já está na sétima temporada, mas só começou a ser transmitida aqui na Itália pela RAI em 2010.


                    Temas polêmicos são abordados, como o relacionamento gay, racismo, drogas, sexo e até voto de castidade dos adolecentes.



                    Segundo dizem, a série antes de ser transmitida na TV italiana passa por edição e cortam as cenas mais polêmicas, mas mesmo assim, o que se vê por aqui, não se veria numa Malhação brasileira. E olha que a Itália é bem conservadora! 


                     Eu sinceramente fiquei chocada quando vi pela primeira vez, nudez, beijo gay, adolescentes que fumam, bebem e fazem sexo. Mas se formos pensar bem, é melhora assim! Pra quê esconder os relacionamentos gays na TV? Pra gerar ainda mais preconceito e homofobia?   A realidade adolescente não é como é mostrada? Não passam por tudo isso?? Pois é...
                  Acho que o Brasil também tinha que parar com essa hipocrisia. O primeiro beijo gay da tv brasileira foi dado no SBT ano passado, na novela Amor e Revolução, foi criticado, as atrizes dizem sofrer preconceito após as personagens e, no youtube os vídeos da cena ainda são classificados para maiores de 18 anos. É, isso porque o Brasil se acha muito "prafrentex"... E brasileiro se acha muito aberto, livre de preconceitos... Parece que não é bem assim, né?
                      Quando isso vai mudar?!...
                       Baci!



28/03/2012

La Banda di Monica

                    La Banda di Monica, soa familar não? Claro! É a Turma da Mônica! 
                    Fiquei super feliz quando vi passando na RAI 2! Fez parte da minha infância, primeiro com os gibis e depois com os longas de animação! A-DO-RO!!!


                    Já tinha contato num post sobre os nomes dos personagens de desenhos animados aqui na Itália (revejam clicando aqui), mas claro, eu ainda não sabia que a Turma da Mônica também estava por aqui! E aqui eles são:

- Monica
- Cipollino (Cebolinha, claro! rs)
- Patacca (Cascão, já que Patacca em italiano pode significar "aquele que não toma banho" e também tantas outras coisas..)
- Magali



                O desenho passa de segunda a sexta às 9:30 no RAI 2.
                Vejam o site italiano da Turminha clicando aqui.
                Feliz recordar algo da infância, ainda mais longe do país de origem né?
                Baci a tutti!               


26/03/2012

Tem seguro desemprego na Itália?

          Quem perde o emprego na Itália deve estar atento e se informar para saber se entra nos requisitos para receber a "indennità disoccupazione", que seria como o seguro-desemprego brasileiro.
           Quem tem direito?? Quem trabalhou contribuindo ao INPS, com busta paga, pelo menos 52 semanas (somando os contratos, mesmo que de diferentes trabalhos). Desde que tenha sido demitido ou terminado o contrato. A quantia paga e por quanto tempo receberá vai depender do tempo trabalhado claro, e varia de 60 a 40% do salário quando empregado.
         Os trabalhadores que preencham os requisitos devem fazer o pedido do seguro e também se inscrever ou re-inscrever no "centro per l'impiego", para ser colocado de novo na lista de quem procura emprego. 
            Para saber mais, cliquem aqui, e naveguem no site do INPS.


                   Quem foi demitido e trabalhou pelo menos 1 ano na mesma empresa, pode ainda se inscrever na lisa de mobilità.  Candidatos que têm esse requisito conseguem reentrar mais rapidamente no mercado de trabalho pois o governo dá incentivos fiscais. Os empregadores pagam menos taxas contratando candidatos in mobilità.


                 Para saber mais, cliquem aqui.
                 Eu infelizmente não entro nos requisitos nem para disoccupazione nem para a lista de mobilità.
                 Então, "vamu que vamu", currículos, currículos, muita vontade e fé! 
                 Baci a tutti!

23/03/2012

Contratto di Lavoro

                   O assunto do momento. Não só porque estou procurando um emprego, com contrato, mas porque está sendo ajustado o Articolo 18, aquele  que diz respeito aos contratos de trabalho, está sendo feita então a Riforma del Lavoro.
                    A reforma deve vir para favorecer ambas as partes, vamos ver como vai ficar. Por enquanto vou falar dos tipos mais comuns de contrato de trabalho.



- Contratto a apprendistato - Contrato de trabalho de aprendiz, no qual a empresa se responsabiliza em treinar um funcionário.

- Contratto a tempo determinato - Muito comum, é o contrato com data para terminar. Podendo ser de 1, 3, 4, 8 meses, etc. Tendo validade somente até 36 meses (podendo ser renovado apenas uma vez, sendo ele menor de 3 anos). O contrato só pode ser quebrado por uma das partes por motivos de justa causa, ou então bancar o  ressarcimento dos danos.

- Contratto a tempo indeterminato - O "sonho" de todo mundo. É o mais seguro, contrato sem data de término. E, é esse que vai sofrer mais alteração com a reforma, já que quem tem esse contrato, só pode ser mandado embora por justa causa. Então já viram né?

               Bem, esses são os mais comuns, depois ainda tem os occasionale, a progetto, ecc. 
               E dentro dos contratos, têm o período trabalhado, ou melhor, se é integral ou parcial. 

- Full-time - É o trabalho a tempo integral. Em geral, como no Brasil, 8 horas diárias. Sendo 40 horas semanais na área industrial e 36 no setor público. 

- Part-time -  É o trabalho com carga horária reduzida, de 4 a 6 horas diárias. 

              Na Itália, cerca de 61% das empresas estão irregulares no quesito contrato de trabalho. Ou seja, existem muitos trabalhadores que ainda trabalham sem contrato (in nero) e com contratos irregulares. Trabalhar in nero é como não ter a carteira registrada no Brasil. Não se tem garantias, nem benefícios. 
                O alto número de contratos irregulares derivam das altas taxas para se empregar um trabalhador. Não diferente do Brasil, que um empregador com um funcionário com carteira assinada, tem um gasto quase dobrado do valor do salário, devido às tais taxas. 
                  A reforma do Artigo 18 também vem para mudar isso, melhorar. Existe já também incentivos com menores taxas para quem emprega mulheres (gostei disso!). 
                   Assim que tudo tiver aprovado e resolvido, conto aqui pra vocês.
                    Claro, virão protestos, greves, e tudo o mais... 


                   Mas espero que tudo fique mais fácil e vantajoso tanto pra funcionário quanto pra empregador. 
                   Baci!


21/03/2012

Tempo de recomeçar!

                  Pois é... a vida é um eterno recomeço. E estou vivendo mais um. 
                  Contrato de trabalho a tempo determinado vencido e não renovado! Uma pena... é... pois é!
                  Foi uma surpresa, mas assim resolveram... colocaram a mim e a meu colega Massimo na lista dos desocupados (esperamos que por pouco tempo!).
                 Agora um novo (re)começo. À todo vapor com os currículos, não só como química como estava fazendo, mas também caixa, vendedora, o que vier. Afinal, trabalhar é preciso, né?
             E se analiso bem, há males que vêm para o bem! Já estou menos estressada, dormindo mais, aproveitando mais a academia e tenho certeza que sempre que uma porta é fechada, outras são abertas, com caminhos muito mais interessantes!


                  Bola pra frente!
                E pra ajudar ainda mais meu recomeço, mudei o visual! Depois de 1 milhão de anos com o mesmo cabelo liso, compridão, dividido no meio, mudei! Ah, quem me conhece bem sabe a coragem pra fazê-lo! Hahahaha!


                           Muitos caminhos a percorrer, muitos sonhos a realizar... Com fé, coragem e vontade!
                           Baci a tutti!


19/03/2012

Momento em branco...

             Tudo estranho por esses dias...
             Sábado foi o aniversário de 151 anos da Itália, ninguém comentou, não vi festa nem comemoração... acho que se preocuparam só com o 150 (bem comemorado ano passado), ou então, eu que não estava num bom momento no sábado e não percebi, nem reparei....


          Hoje é Dia dos Pais, só vi pela internet. No comércio não tem nada de propaganda, nada de presentinhos pros papais, como no San Valentino, na Festa delle Donne, e outras datas que passaram há pouco... Bem, aqui não tem mesmo um apelo comercial tão forte como no Brasil, pra essas datas... Mas talvez, eu que não esteja atenta esses dias, sei lá, datas que pra mim passaram em branco...


                 Mas a vida é assim né? Há momentos e momentos, e no momento, estou no branco... Mas bola pra frente, isso passará! Ah passará!
                  Claro que o branco não me impede de desejar ao meu pai, um feliz dia dos pais, mesmo que seja na data italiana. Te amo!
                  Baci!

15/03/2012

I furbetti!

           Furbo, no italiano quer dizer "astuto, aquele que consegue manobrar as dificuldades, evitando os perigos", talvez o nosso "esperto". Mas, como no português, o furbo, é usado muito mais no sentido de "malandragem", "esperteza para próprio benefício", os ditos "espertinhos". Bem, são eles os furbetti.
            E não é que tem em todo canto? Mal de ser humano, que se acha por ser dito o "ser mais inteligente". Pois é...
         Sabem que trabalho no comércio, onde circula muita gente o dia todo, e i furbi sempre estão presentes. Honestidade de uns passa longe!!!
          Já expliquei como funcionam os postos de combustíveis aqui né? Cada um se serve e entra pra pagar... Porém, alguns não entram. "Fogem" sem pagar. Esses são i furbetti. Bem, temos as telecâmeras para anotar placa e modelo para fazer a denúncia né? Sim, claro que temos! Mas, e quem disse que dá pra identificar a placa???


                É! Acontece! Colocam fita isolante cobrindo os números da placa, ou então alterando-os. Enchem o tanque e vão embora... maledetti furbetti!
                Pois é... é a crise? Ou é o tal "mundo dos espertos"??
              Talvez isso mudará as coisas.. colocando sempre um frentista pra "controlar" a galera, talvez isso gerasse mais emprego... mas talvez também, i furbi encontrariam jeito pior de exercer sua malandragem...
                 Che ne pensate voi???

13/03/2012

WC/bagno alla turca

                    Ir em banheiros públicos ou banheiros de bar, por exemplo, pode ser uma aventura! Não acreditam? Bem, vivendo e aprendendo né?
                   Eu estranhei muito, tive que me adaptar, aprender qual o melhor jeito de usá-lo, mas admito, não gosto e se tiver que usá-lo, só se for muita emergência, hahahah! O que tem de diferente? Bem, é o banheiro turco, "alla turca". Vou apresentá-lo pra vocês!



                            Pois é, o que vem na cabeça na hora que o vê: cadê a privada?? Como é que se faz?? 
                           Aí é que tá! Depois de pés respingados, descobri que o melhor jeito pra mulheres é fazer o xixi como os homens, de costas para a porta. E o "número 2", é igual pros 2, olhando para a porta (gente, e quem disse que consigo?? Hahahah!). Tem um vídeo muito bem humorado em inglês, que fala do uso deste tipo de vaso sanitário.


               Dizem que este banheiro é mais higiênico, que não se toca em nada. Bem, eu uso banheiros públicos com privada normal e também não toco em nada! E não saio com os pés respingados! E gente, geralmente o banheiro tá uma caca, todo molhado, melecado, um nojo...
             O que digo pra quem estiver aqui e se deparar com um deste tipo? Hummmmm, boa sorte! Hahahaha!
                   Ainda bem que estão virando peça de antiquário. Pois muitos banheiros estão sendo reformados e colocados vasos comuns, ainda bem!
                   Baci a tutti!

12/03/2012

Trento - Castello del Buonconsiglio

             Fechando nosso passeio pela bela região de Trentino Alto-Adige, fomos à Trento, capital do Trentino, mais precisamente visitar o Castello del Buonconsiglio, residência do Principado Episcopal de Trento, do século XIII ao XVIII.
              O Principado Episcopal de Trento, era um antigo Estado eclesiástico que resistiu por oito séculos, vinculado ao Império Romano-Germânico e posteriormente ao Austríaco.
                Bem, já encantados com toda Trentino, belíssima região pela qual ficamos apaixonados, chegar em Trento, ver toda a arquitetura claramente diversa da Lombarda e ainda o Castelo, no centro da cidade, imponente, preservado, foi muito bom! Mergulhamos na sua história, fizemos a visita guiada, e rodamos por mais de 2 horas conhecendo todos os cantos do castelo e sua história. 
                     








                  A visita guiada tem como foco a Torre Aquila, onde estão as famosas pinturas que retratam a vida cotidiana dos nobres e também dos simples camponeses, bem como situação econômica, política e social da época no Trentino. Não é possível fotografar, mas coloco aqui uma imagem da internet.


                   A entrada no castelo e todo seu museu, custa 8 euros. Quem se hospeda em qualquer hotel da região Trentina, tem direito à uma redução na entrada, esta que vai para 5 euros. A visita guiada à Torre custa o adicional de 1 euro. E vale a pena!
                   Para saber mais sobre o Castelo, cliquem aqui. 
                   Fechamos bem nosso fim de semana de comemoração. Que venham muitos passeios como este! 
                   Baci a tutti!

09/03/2012

Castello di Segonzano

                    Continuando, após fazer a trilha para as Pirâmides, fomos conhecer as ruínas do castelo de Segonzano. Construído em 1216,  passou por diversos proprietários até a família Prato, proprietários até hoje. Porém não é habitado desde 1796, quando foi destruído pela tropa de Napoleão, durante a batalha de Segonzano.


                          A tal batalha, foi dos franceses de Napoleão (que eram na maioria de 5 para 1 e já haviam conquistado boa parte do norte da Itália) contra os tiroleses (austríacos locais). Mesmo estando em maioria, os franceses perderam a batalha e deixaram o local. Os austríacos venceram e pouco tempo depois também conquistaram Trento, a capital do Trentino. 
                      Do castelo, só sobrou ruínas. Em 2007 o comune estruturou o local para festas comemorativas da cidade.







                        Depois do castelo, admirando a paisagem do vale, com suas vinícolas (pena que após um forte inverno a paisagem é super seca), fomos respirar um pouco mais de história na capital do Trentino, em Trento. Mas conto no próximo post!
                          Baci a tutti, buon weekend!


07/03/2012

Segonzano - Le Piramidi di Terra

                     Continuando a contar como foi nossa aventura romântica em comemoração das nossas bodas de Algodão (2 anos), que aliás foi ontem, depois das maravilhosas montanhas e snowboard em Madonna di Campiglio, fomos para Segonzano, uma pequenina cidade que fica no Valle di Cembra.
                 Era lá que estava reservado o nosso hotel (Hotel alle Piramidi). Um hotel simples, mas aconchegante. Usamos o meu cofanetto SmartBox, que ganhei de natal da empresa que trabalho. 
                  A cidade não tem nada, a não ser o turismo das Pirâmides e do Castello, para achar um lugar pra jantar foi um sacrifício, mas acabamos encontrando uma deliciosa pizzaria Trentina em Baselga di Piné, uma cidade próxima e também charmosa por seu lago (ainda congelado!).
                   Na manhã seguinte, mesmo garoando, não podíamos perder de conhecer as Pirâmides de terra. Afinal, a cidade foi escolhida pelo passeio! Fizemos a trilha do parque para conhecer os grupos de pirâmides debaixo de uma garoa, que depois parou. Cansativo mas valeu a pena.
                      






                             As Pirâmides de Terra são formações geologicamente consideradas recentes, cerca de 50 mil anos atrás, obra combinada por ações de erosão da água e depósitos de materiais durante a era glacial. . As pirâmides são chamadas assim por sua forma, quase cônica, e altas até 20 metros. 
                            No dialeto local, as pirâmides são chamadas de omèni  (homens). 
                          Diz a lenda, que fadas frequentavam as florestas do vale sem muito respeito à natureza e foram punidas por sua negligência sendo transformadas em pirâmides de terra.
                           Bem, depois da caminhada, das pirâmides, fomos conhecer o castelo de Segonzano, palco de grandes batalhas. Mas fica pro próximo post. 
                           Baci!


05/03/2012

Madonna di Campiglio - Trentino-Alto Adige

                    Destino inicial do nosso fim-de-semana de comemoração: Madonna di Campiglio, na região de Trentino-Alto Adige.
                     Trentino-Alto Adige é uma região do norte da Itália com pouco mais de 1 milhão de habitantes. É uma região montanhosa, cheia de vales, e tem 70% da área coberta por floresta. Faz fronteira com as regiões italianas Lombardia e Veneto e também com parte da Suíça e Áustria. 


                   Até 1918, a região fazia parte da Áustria. Foi palco de diversas batalhas e abriga também muitos castelos e fortificações.
                 As montanhas mais famosas do Trentino-Alto Adige são as Dolomitas. E, Madonna di Campiglio, fica justamente na parte mais famosas delas, as Dolomitas de Brenta.


                          Bem, e onde tem montanha, tem neve, tem esqui e snowboard, vero??? 
                          E lá fomos nós! 
                          Fazia um dia lindo, sol e até que calor (pra montanha!). Isso atrapalha um pouco na hora de esquiar, pois a neve derrete, congela, e esquiar no gelo não é nada fácil, e cair nele não é nada legal! 
                         Foi divertido, alguns contra-tempos, mas foi muito bom!
                         Mas numa próxima vez quero tentar os esquis mesmo, pois o snowboard é muito difícil!!!
                         O visual das montanhas é lindo! Dos 3 lugares que já fomos praticar o snowboard, esse foi com certeza o mais bonito! Dos sonhos! 
                         Algumas fotos:








                      Depois de uma bella giornata in montagna, pegamos o rumo à Segonzano, no Valle di Cembra, onde prenotamos o hotel.
                           Mas isso conto no próximo post né?
                          Baci a tutti!

02/03/2012

Fim de semana de comemoração!

                Hoje é sexta-feira, uhuuuul! E estou feliz pois amanhã estou de folga e aproveitaremos o fim de semana (marido e eu) numa gostosa e aventureira viagem pra comemorar o nosso segundo ano de casamento! 
                     Dia 6 de março completamos 2 anos de casados e no dia 23, 9 anos juntos! Tanto né? 
                     Amo muito!


                    Então, semana que vem relatarei aqui toda a nossa aventura romântica, haha!
                   Pra quem tá curioso/a pra saber pra onde vamos, só digo que vamos pra uma região italiana que ainda não conhecemos, e vai ter "Snowboard" e "Pirâmides de Terra". 


                     Beijo grande e bom fim de semana pra vocês!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...