28/09/2012

Oktoberfest 2012 - E lá vamos nós de novo!!!!

Oggi si parte!!!
Oktoberfest em Munique/Monaco di Baviera/München na Alemanha! Viva!!!!

No ano passado a gente foi, quem não viu o post clique aqui.

E esse ano repetimos a dose!!

Vamos bebemorar, comemorar e brindar novos projetos, novos sonhos e objetivos na maior festa da cerveja!!




Na volta conto para vocês como foi!

Baci a tutti!


25/09/2012

Lojas de eletro-eletrônicos

Atentendo à pedidos, hoje o assunto é lojas de eletro-eletrônicos. Quais as mais conhecidas, as mais convenientes? 
Então vamos lá!

- Media World - Já comentei sobre ela aqui. É a mais conhecida e popular, tem em todos os centros comerciais, praticamente. Pertence à uma rede alemã (da qual também faz parte a Saturn, outra rede de produtos da era digital). É possível comprar online (às vezes os preços são mais baixos) ou então ir à loja mais próxima. Tem de tudo o que imaginar de eletrodomésticos à produtos eletrônicos. 



- Euronics - Grande rede também! Cada loja é um revendedor independente da rede, da qual a sede fica na Holanda. Compra online, via telefone ou diretamente nas lojas. Tem um site bem elaborado e fácil de navegar. Querem ter ideias de preços: folheem o "volantino" online, clicando aqui.

- Unieuro -  Legitimamente italiana, grande rede de informática e eletrodomésticos. Compras via telefone, online ou diretamente na loja. 

- Fnac - Já conhecida por muitos brasileiras, está presente também aqui, de livros à produtos eletrônicos de alta tecnologia. Compra online, telefone ou na loja.



Outras lojas: Expert,  Darty,  MarcoPolo, etc.

Diferentemente do Brasil, aqui os preços quase não variam de loja à loja. O que pode acontecer é encontrar produtos diferentes, ou até mesmo promoção, desconto que outra loja não dá! Daí sim vale dar uma pesquisada breve.
Outra diferença é que aqui não tem essa de parcelar 10x sem juros no cartão! Hahaha! Aqui ou você compra à vista, no cash ou 1x no cartão, ou tenta o financiamento que algumas poucas lojas oferecem, que é burocrático e exige um monte de documentos.

É isso aí!
Boas compras!
Baci

*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.

17/09/2012

Ensino/Educação infantil e juvenil - Matrícula e direitos

Baseado na Constituição Italiana:

"I minori stranieri comunque presenti sul territorio italiano hanno il diritto e il dovere all’istruzione; per essi valgono i principi di vigilanza sull’adempimento dell’obbligo scolastico. Le scuole pubbliche sono tenute ad accoglierli".


Portanto, todos os menores estrangeiros presentes no território italiano têm o direito e dever de estudar. As escolas públicas têm que lhes acolher!



Mas atenção, menores em idade escolar obrigatória (ensino fundamental), ou seja, máximo 15 anos.

Para isso, é só apresentar inscrição em uma escola, com os seguintes documentos:

- Certidão de nascimento;
- Permesso de soggiorno dos pais e do menor (se o menor não tiver, vai ser matriculado do mesmo jeito);
- Carteirinha de Vacinação
- Certificados escolares (validados pelo Consulado Italiano)

Porém, toda essa documentação pode ser substituida (caso não se tenha em posse) por uma auto-certificação, feita no Comune. Pois, ausência de um documento não pode ser relevado para impedir de integrar um menor nos estudos.

Para os menores de 15 anos, que comprovem entrada equivalente ao 2º ano de ensino médio, é prevista uma taxa de inscrição.

Se tiver mais de 15 anos e com a documentação comprovar que tem já 9 anos ou mais de estudos, não será acolhido pela escola (exceto para portadores de deficiência, que são acolhidos obrigatóriamente até 18 anos completos).

Os alunos são acolhidos em qualquer época do ano, não necessariamente precisa esperar iniciar o ano letivo  (que aqui é em setembro).

Se informar no Comune de residência a escola mais próxima para pegar maiores informações e apresentar inscrição.

Reconhecimento de títulos para maiores de 15 anos:

Para quem tem cidadania italiana ou está na Itália legalmente, sob a tutela de um cidadão italiano, podem ter o reconhecimento dos títulos de estudos brasileiros para o inserimento à equivalente classe de estudos italiana ou reconhecimento do diploma superior completo.

Quem não tem a cidadania, e tem mais de 15 anos, estudou por mais de 9 anos, pode ser acolhido pelos CTP's (Centri Territoriali Permanenti), funcionam como "supletivo" brasileiro.



Podem frequentar os seguintes cursos (com duração de 1 a 2 anos, determinada pelo CTP escolhido) :
- Alfabetizzazione per adulti
- corsi sperimentali di scuola media

Para o CTP, os documentos são:
- certidão de nascimento (podendo ser substituídos por passaporte ou carta d'identità)
-  permesso di soggiorno

Não é preciso apresentar documentação de estudos obtidos no Brasil, basta ser maior de 15 anos.

Eu escrevi há algum tempo neste post, minha esperiência num curso de Licenza Media, num CTP para o aperfeiçoamento do italiano. É uma dica pra quem já tem uma base da língua e quer melhorar. 

Para saber mais sobre os CTP's, como funciona, taxas, endereços cliquem aqui.

Para quem trabalha e gostaria de pegar um diploma equivalente ao ensino médio (fundamental para conseguir um bom emprego), pode se inscrever para estudar à noite nos Istituti Secondari di II grado.
Porém tem que ter toda a documentação em ordem e provar que tem a Licenza Media (ou equivalente ensino fundamental completo).

Resumidamente é isso. Informações completas são fáceis de encontrar na internet. Minha fonte completa, vocês encontram clicando aqui.

Baci a tutti!

13/09/2012

Ensino/Educação infantil e juvenil

Atendendo à pedidos, inúmeros já de algum tempo (tinha até já um post rascunho sobre o tema), vamos falar hoje de Educação! Como funciona na Itália e suas subdivisões.

- Asilo nido - Como se fosse o jardim da infância, uma creche mais ou menos. Para crianças de 3 meses a 3 anos.



- Scuola dell'Infanzia (antiga Scuola Materna) - Como uma pré-escola. Para crianças de 3 a 6 anos.


- Scuola primaria (também chamada de Scuola elementare) - É o ensino primário, o nosso ensino fundamental, com 5 anos de estudos.


- Scuola secondaria di primo grado (também chamada Scuola media) - Completa o ensino fundamental (como no Brasil as antigas 5ª até 8ª séries), com duração de 3 anos. Mas este ano está para ser aprovada uma lei que vão para 5 anos.



- Scuola secondaria di secondo grado (Superiore - Liceo) - São os anos de estudos do nosso velho 2º grau, o atual ensino médio. Há diversos tipos:


                * Liceo -  é um ensino básico, não profissionalizante, com duração de 5 anos, nas áreas:
                 scientifico, artistico, linguistico, scienze umane, musicale e coreutico.

                *  Istituto tecnico - Pra quem pretende entrar posteriormente numa universidade, é o curso ideal,
                prepara o estudante para o mercado profissional. É dividido em Setor econômico, com 2 cursos
                diferentes e Setor Tecnológico, com 9 opções de cursos. Também têm a duração de 5 anos.

               * Istituto Professionale - É um curso já profissionalizante, pra quem quer começar trabalhar logo
              após terminar o estudo superior. Tem o Setor industrial e o Setor de Serviços. Duração de 5 anos.

Ao terminar os estudos, todos os alunos devem prestar o Esame di Maturità. É o exame de conclusão da Escola Superior e  fundamental para a entrada na universidade.

Para saber mais, visitem o site Studenti.it, lá tem todas as informações sobre o mundo dos estudos e dicas de como escolher o melhor caminho a percorrer.

E agora, algumas notícias da educação, dos últimos meses (reflexo da "crise"):

- Professoras dos "asilos-nido" protestam por melhores salários (estes que giram em torno de 700 euro/mês)
- Corte de professores e aumento de alunos nas escolas elementares. São 1556 classes a menos em 2012 e 5106 alunos a mais. Resultado: "classe pollaio" (galinheiro!). 
- Aumentam as classes de estudo integral e diminuem as "normais" (dando à isso o motivo de corte nos salários dos professores).

Pois é... Mas ainda assim os estudos na Itália são de alto nível.

Num próximo post, vou explicar como fazer e o que precisa para matricular seu filho numa escola italiana. Aguardem!

Baci a tutti!!



10/09/2012

Sem assunto....

Olá pessoal!!

Ando meio "sem assunto", cabeça preocupada com o hoje e o amanhã... 

Hoje acabaram oficialmente as férias italianas. Voltam as aulas nas escolas, o movimento nas cidades e tudo o mais.

Até o calorzão tá indo embora aos pouquinhos, e eu acho é bom!



Queria saber de vocês: o que querem ler por aqui? Têm dicas? Querem contar sua história,compartilhar seu Sonho na Itália???

Escreva!!

Enquanto isso fico aqui, esperando a inspiração... 

Baci a tutti!

03/09/2012

Trabalho - Período de prova

Bem, hoje o assunto é sério, de verdade.
E ainda mais nesses tempos de crise, acontece de tudo quando o assunto é trabalho.
Trabalhos "in nero" (sem registro, ilegal), cláusulas e leis trabalhistas desrespeitadas, abuso de mão-de-obra, têm acontecido muito, não só aqui na Itália, mas por toda Europa.
Tem muita coisa pra ser falada, abordada, esclarecida.
Mas hoje vou falar sobre o período de prova, ou seja, dias de teste, ou experiência. E também do "affiancamento", onde o futuro trabalhador vai aprender o trabalho, apenas acompanhando um funcionário experiente.



Pois é!

Tudo isso, por lei, deve ser sob contrato de trabalho.
Não existe dias de prova, teste, experiência, affiancamento sem retribuição, sem ter assinado um contrato de trabalho!! Ninguém trabalha de graça!!!
Porém, acontece!!
Mas nesse caso o que fazer? Não ir e ficar sem a oportunidade de trabalho? É difícil! Acabamos nos sujeitando, não é mesmo?
Os empregadores abusam do momento, e avaliam os funcionários já no local de trabalho, sem remuneração. E a gente ainda corre o risco de não ser selecionado. Pois o período de prova, na Lei, além de ser retribuído e já com contrato assinado, tem a duração máxima de 7 dias e, neste período, você pode ser demitido ou não.



Se estivesse fácil arrumar trabalho, aí sim conseguiríamos dizer não a este tipo de "exploração de mão-de-obra" e ir à procura de empresas que realmente cumpram a lei e respeitam os direitos dos trabalhadores.
Porém, trabalhar é preciso.
Arrivederci!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...