01/05/2013

De Milão à Roma - da Lombardia à Lazio - do Norte ao Centro

A princípio, a "minha Itália" era o Norte, a região Lombarda, era Milão. 
Sabia sim que não existia uma "única" Itália, assim como existem muitos "Brasis" dentro daquele "Brasilzão"!
Porém mudando para Roma, em Lazio (prefiro em italiano do que em português Lácio, rs) no centro da Itália, vou percebendo aos poucos que as coisas são diferentes, e muitas vezes, bem diferentes mesmo! Dava até pra colocar esse post na série "Por aqui é diferente", rs... Vamos lá!

A primeira coisa que notei: o TRÂNSITO
É caótico, 5 carros que querem passar onde só passam 2, rotatórias nas quais a preferência não vai respeitada, acidentes, carros amassados, arranhados, batidos. Gente que estaciona em dupla fila, até na terceira fila, estacionam "dappertutto", e não adianta a marcação da vaga não, ahhh essa é Roma... rs



Outra coisa, ligada ao trânsito: AS ESTRADAS ESBURACADAS
Sim, são esburacadas, remendadas, destruídas... principalmente na parte mais periférica, dirigir mais atento e desviando dos buracos é preciso por aqui.




Terceira: LIXO
A coleta seletiva não funciona, é desorganizada, todo mundo joga no lugar errado, parece até que tem preguiça de separar, nenhuma preocupação com o meio ambiente. A ideia dos "bidones" grandes nas ruas, onde todo mundo joga não é legal, fica lotado, fedido e ainda por cima não respeitam a separação dos recicláveis. Fora que ocupam um espaço enorme nas ruas e quando fica em frente do seu prédio não é nada legal. O sistema de Milão funcionava perfeitamente, por isso me assustei... agora tô sem saber se separo, como separo, onde jogo e se vai fazer diferença na hora de recolherem.... :(



Quarto ponto: MUITA GENTE
Bem se falei que o trânsito é caótico então dá pra imaginar que a cidade é muito populosa. É sim! E é a mais populosa da Itália e uma das mais visitadas de toda a Europa (pra não dizer do mundo). Imagina?! É gente que não acaba mais! Metrô lotado todos os dias, todas as estações. Calçadas cheias, cidade cheia... ai, tem hora que tenho uma preguiça disso...rs



Quinto ponto: PESSOAS SOCIÁVEIS
Sim, pode parecer estranho, mas Milão é mesmo famosa pela "frieza" das pessoas. Em Roma isso é diferente (ainda bem!), as pessoas sorriem mais, se cumprimentam, se interessam pela sua vida, enfim, são sociáveis... Mas daí a fazer amizades mais facilmente, são outros 500. 

Sexto: O ROMANESCO
Gente! Help me! O italiano deles é carregado de dialeto, o romanesco, falam mais pelo nariz, comem as palavras pela metade (isso acho legal, fica parecendo muito o português) e falam rápido demais, num tom fechado, resumindo: é difícil de entender! Hahahaha! Aiuuuuuutooooooo! :)



Sétimo: MODA E ESTÉTICA
Por aqui a moda é muito mais descolada, nada da "frescurite" milanesa. E também as pessoas, principalmente as mulheres, não são magras "vara pau", tem muito mais gente fora do peso, gordinhas, mas felizes!!!!! E também não tem um estereótipo, o milanês tinha cara de milanês, o romano não, é muito mais misturado, altos, baixos, gordos, magros, cada um com seu estilo. Ah, por falar em altura, com certeza altura média maior que dos milaneses, já encontrei várias pessoas bem altas, tanto quanto a mim, rs... Tá aí, outro ponto positivo pra Roma! (acho que uma hora isso fica igual :))

Oitavo: CLIMA
O clima é definitivamente melhor! Muito mais sol, muito mais calor, muito menos chuva e nublado... ah Roma, tu mi piace! :) E outra coisa: pertinho da praia!!! ahhhhh verão!! :)


Bem, por enquanto é isso! Deu pra ver que estou em fase de adaptação né? 
Deixo claro que estou adorando essa nova fase! E estou muito feliz!
Milao vai estar sempre no meu coração, e Roma está conquistando seu lugar nele! :)

Baci a tutti!

Leia também: Roma, coisas que amo e odeio em você. 


*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.


6 comentários:

  1. È quello che dico sempre: io sono stato "fortunato" a nascere e vivere in una regione, Piemonte, (anche se Milano era la mia "seconda casa") dove la vita funziona in un certo modo. Ma non è così in tutta l'Italia. Penso che sia anche per questo che un meridionale italiano si senta a suo agio in Brasile, mentre un "polentone" come me ha molti problemi. È ovvio che, come in tutte le cose, ci sono i pro e contro. Quindi se da una parte a Roma c'é piú caos e piú sporcizia che a Milano, dall'altra le persone sono piú amichevoli e sociali, cosa che noi del Nord certo non brilliamo. In ogni caso penso che Roma sia la piú bella cittá del mondo, a parte i suoi difetti.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Franco, mas todo lugar é assim mesmo com prós e contras, não existe uma perfeição né? abraço

      Excluir
  2. Moro na região da lombardia,quarenta minutos de Milão. Gosto demais das coisas que funcionam por aqui, tudo muito organizado. Quanto as pessoas? elas realmentes são muito frias. Roma é linda sem sombras de duvidas. Não posso falar tanto das pessoas pq passei apenas cinco dias, mas, o pouco que conheci, tive uma pessima impressão das pessoas, principalmente comerciantes. Isso é uma coisa meio que geral na Italia, mais Roma é dez vezes pior...comerciantes ignorantes e mal educados...como estivesse fazendo favor em te atender, principalmente se ver que vc é estrangeiro, ai vc tá perdido! já vi muita gente dizer que nunca mais volta a Itália por ter sido tão maltrado em Roma...É tudo bellissimo! mas eu particularmente não gostaria de morar em Roma...derrepente posso atê tá equivocada me desculpe...abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem a primeira impressao das pessoas em todos os lugares da Italia que ja fui é parecerem mal educadas, grosseiras. Ja me acostumei, aprendi que é o jeito delas e não temos que nos intimidar com isso... São curtos e grossos, ao nosso jeito Brasileiro de ser. Não digo que aqui seja diferente de Milão.. abraço

      Excluir
  3. Oi Carla,
    Tudo bem?
    Bacana você ter enumerado essas diferenças entre Milão e Roma,Norte e Centro,e de uma forma bem leve,e sem tendenciar,e com humor,e afinal aqui no Brasil também não é diferente,cada região e cidade com seus costumes.
    Nós somos de São Paulo,e já moramos em Fortaleza e em Brasília,pareciam outros países para nós.
    Continue com as novidades,
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Roseli. Tanto no Brasil como aqui cada canto é um canto! :) o bom é que o ser humano é suscetível a adaptar-se né? a gente acostuma... rs. bjus

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)