20/05/2013

San Gregorio da Sassola

Como "bons de garfo" e da cozinha tradicional local, fomos em busca de uma "Sagra", evento gastronômico típico. E "caímos" num lugarzinho muito especial e encantador! San Gregorio da Sassola. Apenas 30 km de distância da nossa casa aqui de Roma.

San Gregorio da Sassola é uma pequena cidade da província de Roma, um borgo melhor dizendo, com apenas 1500 habitantes.
É cercada por um castelo, no alto de uma colina e é linda!



A Sagra era do gnocchi al sugo di pecora, ou seja, o velho e bom nhoque com molho vermelho e carne de ovelha! O menu completo custava 12,50 euros com primo (massa), secondo (carne), pão, doce (ciambelle - uma rosquinha doce) vinho e água.
O local do evento era a praça em frente ao castelo.





Depois de comer MUITO, fomos dar uma volta pra conhecer a cidade (e queimar umas calorias!!!).
O centro antigo foi construído em uma área de rochas vulcânicas, então tem as "tradicionais" casinhas de pedra, uma grudadinha na outra, entre sobe e desce ladeiras, bequinhos,um lugar um tanto peculiar.




O castelo (século X) estava aberto para visitação, mas tem só a estrutura antiga mesmo, muita coisa foi modificada com o passar dos anos e com as mudanças de proprietários. Abrigava uma exposição de presépios, pertencentes à um concurso que me pareceu tradicional da cidade.




Foi um dia super agradável. Recomendamos o passeio!

Para saber mais sobre a pequena cidade de San Gragorio da Sassola, clique aqui.

Desculpem-me a minha não tão frequente aparição por aqui.. tem sido um pouco corrido, estava sem uma internet de qualidade, mas tá tudo resolvido. Prometo postar mais novidades com maior frequencia!

Baci a tutti!


*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.



6 comentários:

  1. Que vilarejo charmoso, Carla. Ansiosa por mais posts sobre Roma... já tenho a data definida. Estarei em Roma entre de 22 a 26 de Setembro.
    Beijinho
    Ruthia d'O Berço do Mundo
    http://bercodomundo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. É bom aparecer por aqui mesmo! Tava fazendo mta falta!
    Felicidades na vida nova! Sucesso nos estudos!
    bj

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha de lugar e que gostoso ler seus textos! A Italia é maravilhosa por isso, em poucos km podemos nos encontrar em locais medievais, essa mistura de moderno com antigo, rico em cultura e os olhos agradecem por tamanha beleza!
    Bjs!
    Daphne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Daphne! verdade o que disse, adoro esses contrastes... bju

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)