22/06/2013

Manifestação dos Brasileiros em Roma

Como contei no post anterior, nos organizamos para uma manifestação de apoio às manifestações que estão ocorrendo no Brasil. 
Mas mais do que isso, nos preocupamos em focar o porquê de nos manifestarmos. 
Pois sabemos que muita gente tá saindo às ruas agora protestando contra tudo, ou mesmo sem saber que causa defende, cantando hino nacional e se vestindo de verde-amarelo símbolos de quem está orgulhoso e feliz com seu país, mas não é nosso caso, verdade?
Nos organizamos democraticamente, com reuniões, definimos pautas e estávamos sempre em contato pelo evento do Facebook. Todo mundo opinou, alguns tinham um posicionamento diferente, mas no fim deu tudo certo e foi ótimo!


Conseguimos reunir cerca de 200 pessoas em frente do Arco di Costantino, no Coliseu.
Manifestação pacífica, claro! Mas com barulho, gritos de protesto, brasileiros unidos em Roma por um Brasil melhor.

Imprimimos nosso "manifesto", com os motivos da nossa manifestação em português, inglês e italiano. Pra distribuir para algumas pessoas e também imprensa (sim, ela também estava presente).

Segue abaixo o texto:

Sabe o que acontece no Brasil?

Temos assistido nos últimos dias, a expressão da parte mais retrógrada da política brasileira que age através da repressão brutal de manifestações ligadas ao encarecimento do transporte público. 
 Soma-se a isso, a conivência da mídia brasileira com a repressão policial. Sendo assim, o povo brasileiro acordou e não aceita mais essa forma de ação, própria de um estado ditatorial, e está indo às ruas. 


Por que estamos aqui?


O Movimento Passe Livre foi quem organizou as manifestações e também foi ele quem mais sofreu com a repressão policial. Por isso, estamos aqui para deixar o nosso apoio a esses representantes do povo que, com bravura e muito sangue, conquistaram as primeiras reduções de tarifas. 
 Este Movimento , ao longo de 8 anos, luta pelo fim do apartheid social gerado pelo encarecimento do transporte público que dificulta principalmente o pobre de aproveitar e viver a cidade. E  ainda por cima, rouba uma boa parcela do salário do trabalhador, sem oferecer nenhuma qualidade.
Nós cidadãos brasileiros que vivemos em Roma, nos manifestamos em alto e bom som os seguintes motes: somos contra a violência policial repressora do povo, somos contra a manipulação do povo pelas tevês e jornais reacionários, somos contra a corrupção cínica do Estado e dos empresários corruptos.

O que queremos?

Portanto, queremos um país justo para o povo, com educação e saúde de qualidade, queremos cultura e lazer, queremos um transporte público acessível e de qualidade a todos os brasileiros. Queremos que o povo com todas suas cores e diversidades possam viver dignamente no Brasil.

NAS RUAS,
NAS PRAÇAS,

QUEM DISSE QUE SUMIU, AQUI ESTÁ PRESENTE O POVO DO BRASIL!

Alguns links de matérias que fizeram da nossa manifestação de ontem:



Outras emissoras, como Rede Globo e Rede TV também registraram a manifestação mas ainda não disponibilizaram os vídeos. 


No you tube o pessoal tá colocando vídeos da nossa manifestação, abaixo segue um que registrou um dos nossos gritos de protesto! :)


Aqui o vídeo registrado e editado pelo nosso grupo.

E aqui por uma das participantes.

No fim também serviu para reunir os brasileiros que moram em Roma e fazer novas amizades, o que virou o grupo Brasileiros em Roma no Facebook.

De novo, agradecemos pela participação de todos!

É isso aí!

Baci a tutti!



*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.

 

Um comentário:

  1. O povo começa a entender que tem força, mas a multidão não tem bom senso. Triste, esse rastro de destruição e vandalismo que deixou à sua passagem. A manifestação em Roma, neste contexto, foi muito mais racional e bem sucedida. Parabéns!
    Um abraço
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)