10/10/2013

Coleta Seletiva em Roma está mudando! Ufa!

Uma das coisas que mais me fez comparar Milão com Roma foi o caso do lixo. 
Em Milão e província a coleta seletiva funcionava, se separava tudo, tinha a coleta em cada prédio ou casa, não se acumulava lixo na rua, tudo perfeito.
Chegando em Roma vi que a coisa era diferente. Por aqui atualmente, existem vários ´containers´espalhados na rua para os moradores jogarem seus lixos. Esses compartimentos são esvaziados pelos caminhões. Até existe a coleta seletiva, azul para plástico, vidro e metal, branco pra papel e verde para lixo não reciclável. Porém quase ninguém leva a sério e acaba não respeitando. Fora que os caminhões não cumprem uma periodicidade adequada, daí a coisa fica assim:

Foto da internet

Foto minha, da rua de casa.

E outra coisa, todo esse lixo no chão é devido principalmente à pessoas que vão "fuçar" no lixo. Sim, isso existe aqui, e dizem que aumentou muito nesta crise.

Mas, finalmente isso vai mudar! E espero que todo mundo respeite e se adapte rapidamente.
A coleta será feita de porta a porta (como é em Milão), vai ter o dia certo para colocar cada tipo de lixo na calçada para o caminhão retirar. A coleta ganhou a diferenciação para vidro e também para orgânico. O que ainda não tinha por aqui.
Recebemos em casa os kits com o baldinho de orgânico, os saquinhos plásticos orgânicos, e as sacolas para levar o lixo até os containers corretos. Cada condomínio recebeu seus containers específicos para cada tipo de lixo, e estes devem ser colocados para fora do prédio ou casa no dia e horário específicos de cada coleta.



Na verdade essa mudança está sendo implementada aos poucos desde metade de julho. Aqui no meu bairro começa na segunda feira.
A empresa responsável pela coleta do lixo em Roma é a AMA. Visitem o site, tem até um videozinho explicativo, clique aqui.

E aos poucos Roma vai melhorando! Tomara!
Baci a tutti!



4 comentários:

  1. Pois eh na provincia de Firenze eh igual...a lombardia pelo menos milao e provincia estao muito a frente do resto da Italia.=)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é né Lili! Aqui estão implantando a mudança pra ficar que nem lá, esperamos que dê certo! bju

      Excluir
  2. Acho muito importante esse negócio de coleta seletiva. Pena que devido a outros problemas, a coisa não aconteça de forma adequada ás vezes. Dá pena saber que pessoas fuçam no lixo atrás de comida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Lana, e não fuçam só atrás de comida, mas de qualquer coisa aproveitável, metal, coisas que pode vender, e também roupas, pois tem gente que joga roupa no lixo ao invés de colocar no container do cáritas. bju

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)