24/10/2013

Desafio da vez: dar aula!

Os desafios não param!
É isso que dá sonhar alto! Rs! :)

Essa semana tive minha estreia como professora. Sim!
Engraçado que eu desde criança falava que queria ser professora.
Uma das minhas brincadeiras era dar aula para as bonecas, eu fazia a sala de aula com as bonecas sentadinhas e ensinava (vai saber lá o que?! rs)..
Dava aula também um pouquinho mais velha, para minhas queridas primas, alguns anos mais novas. Esse tempo eu lembro que dava aula de matemática. Hahaha!
E depois me formando em química sempre pensei em um dia ser professora universitária.
E aqui estou eu. 
Vencendo a barreira da timidez, e não só. 
O desafio é ainda maior pois é a barreira de ensinar em um idioma que não é o materno.

Mas aceitei o desafio. Agradeço ao meu orientador que confiou em mim e me indicou para a posição.
Para vocês entenderem melhor, eu faço um "Tutoraggio". Na prática isso significa que dou uma aula de apoio para os alunos do primeiro ano da graduação, no meu caso os de Engenharia. Uma aula de exercícios, para tirar dúvidas e exercitar. Esse é o objetivo. Tem o professor da matéria e eu que sou a "tutora", que faz exercícios com os alunos (a aula não é de presença obrigatória). Ensino química, claro! 




Me apavorei, pensei em desistir... mas no fim resolvi enfrentar, entendi que era um "presente", começar a dar aulas por aqui, uma coisa que sempre desejei fazer (só não esperava que fosse acontecer assim num futuro tão próximo!).

Preparei uma aula, precisava estar segura pra saber tirar todas eventuais dúvidas dos alunos, etc. 
E deu tudo certo!

Claro, nervosa, com certeza saiu alguma coisa num italiano não perfeito (ainda mais que estudei química em português, muitos termos mudam, ou o modo de pronunciar muda...). Mas saí de lá satisfeita. Gostinho de dever cumprido. E espero que seja assim sempre. Por enquanto será uma aula por semana de uma hora e meia. E pra mim é um ótimo começo.

A didática não é encher um vaso, mas acender um fogo.


Claro, é sempre uma coisa a mais. Esses tempos nem tenho conseguido escrever no blog. Estou super atarefada, escrevendo a tese de primeiro ano (sim, vou ter que entregar um relatório de tudo que fiz desde o início e fazer uma apresentação para uma banca de docentes); estou caminhando com os diferentes projetos no laboratório e mais essa de dar aula... 

É, a vida de um doutorando não é nada facil... hahahaha

Graças à Deus!

Agradeço sempre a vocês que seguem o blog e também a página no Facebook!

Grazie!

E baci a tutti!

7 comentários:

  1. Que legal!!Um ótimo reconhecimento esse! Boa sorte! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Carla!
    O primeiro post que li do seu blog foi um relato sobre os clássicos empregos que a maioria dos imigrantes acaba fazendo quando chega a Itália e que seu sonho era estudar aqui. Lembro que na época pensei: "Pô, que injustiça! Ela é graduada, merece um trabalho na área dela, com a justa recompensa".
    Aí você deu a volta por cima, batalhou e agora está realizando seu sonho na Itália, dando aulas na universidade para os italianos e enchendo de orgulho os brasileiros dentro e fora da bota.
    Continue assim, sem medo e insegurança e mostre a raça brasileira! :)
    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade né Ju! vc me acompanha desde o início. e graças a Deus aqui estou! viva! Sonhar e correr atrás dos sonhos sempre, não canso de dizer. Obrigada! beijos

      Excluir
    2. É isso aí, Carla! Sonhe sempre que você vai longe!
      Muito sucesso para você.
      Beijos

      Excluir
  3. Lembro quando você ainda estava na fase do sonho - comecei a ler seu blog logo no começo também. Fico muito feliz por suas conquistas, nada fáceis, mas quanto maior o desafio, também maior o gostinho de alcançá-lo…
    Felicidades e força na peruca :O)
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mag, e por acompanhar desde o começo tbm. bjus

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)