22/12/2013

Natal.. tradição e... "mico"!

É difícil falar como é a tradição do Natal aqui na Itália. 
Bem como é difícil falar dela no Brasil. Pois praticamente cada família segue sua tradição.
A minha família segue tradições diferentes da sua e assim por diante. 
E eu aqui, pouco mais de 3 anos de Itália, 9 meses de Roma, estou sempre aprendendo. Inclusive no que diz respeito às tradições.
No laboratório onde "trabalho", onde faço meu doutorado, fazem todo ano, no último dia de trabalho antes das festas, um almoço de Natal. 
Às vezes o combinado é cada um levar um prato, outras vezes de arrecadar dinheiro e comprar o almoço. E esse ano tudo foi comprado.
Teve de entrada: salgadinhos para petiscar, presunto cru e salame. Depois, uma pasta de primeiro prato (penne allo speck e zucchine, deliciosa). E ainda "rotoli di piadina", rolinhos recheados com salada, presunto ou patês diversos. E claro, os doces: chocolates, torrones, tortas e biscoitinhos de Natal.

Rotoli di piadina
 
Tudo muito bom!
E após a "comilança", reparei que todo mundo começou a trocar presentes (eramos em 11, depois foram chegando aos poucos mais 6 pessoas). E todos davam uma lembrancinha para cada pessoa presente.
Daí o "mico", ou melhor, o constrangimento!
Ninguém me avisou dessa tradição!
Fui de "mãos abanando"! Sem levar presente pra ninguém! Como eu podia imaginar??? Poderiam ter me avisado, não?


 Todos me deram presentes! E eu super sem graça, mas também contente pelo carinho e atenção de cada um, só podia agradecer.
Os presentinhos eram dos mais variados: biscoitinhos caseiros de natal, sabonetes perfumados, chocolate, enfeite de árvore de Natal, sabonete líquido para banho, mistura para chá, etc.
Voltei para casa cheia de presentes mas com um peso na consciência.... E com a questão na cabeça: por quê não me deram um toque?
Bem, depois me falaram que isso é normal pra quem passa o primeiro Natal com eles. Que aconteceu com cada um deles, que sempre tem a primeira vez para cada um... Rs.. Ou seja, todos passaram "vergonha" no primeiro Natal por não terem levado nada.
Claro que ninguém se importa. Nós que não levamos nada é que nos sentimos mal...
Mas ainda acho que os novatos deveriam ser avisados.. senão fica parecendo "castigo" de veterano para com o "calouro", rs....
Enfim... 
Eu tive a minha "lição" e no ano que vem será diferente! Rs.

Ai, esses italianos... 
Acho que se fosse no Brasil avisariam né? Tipo: olha, não fazemos amigo secreto mas cada um costuma presentear a todos com alguma lembrancinha... Pronto. Rs. Mas entendo que talvez não quisessem que fosse uma coisa "imposta" (se todos levam também tenho que levar..), mas cá entre nós, no fim vira sempre isso né? Depois do "mico", eu por exemplo,  não deixarei de levar presentes em mais nenhum ano! Hahaha!

Baci a tutti!

3 comentários:

  1. Passe um mico parecido com este...Aqui na Inglaterra, e' costume presentear uns aos outros com cartões de natal. E meu filho Nicolas, de 4 anos, trouxe de sua escola, no inicio de dezembro, uma lista com o nome de seus amiguinhos de classe...Achei interessante saber os nomes e sobrenomes de cada um, mas não entendi o proposito rsrss
    Conforme foram passando os dias, fui vendo que o Nicolas chegava sempre com um ou dois cartões de natal de algum amiguinho...
    Ate que caiu minha ficha! A lista era para presentear, cada amiguinho de classe, com um cartão...
    Tambem pensei a mesma coisa que você, poderiam ter avisado né? rsrs
    Comprei os cartões nos 45 do segundo tempo e meu filho levou no penúltimo dia de aula rsrsss....ai ai, faz parte, sei que ainda vou pagar mais micos porque parece que todo dia aprendo uma coisa nova....Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rs.. vc pelo menos teve tempo de "remediar" né? rs.. Vivendo e aprendendo. bjus e feliz 2014

      Excluir
  2. Ops corrigindo minha primeira palavra do texto...passei rsrs...obrigada Carla e feliz 2014 a voce tambem!!! Que muitos sonhos sejam realizados em sua vida neste ano. Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)