15/12/2013

Uma simples ida aos correios...

Ir à uma agência dos correios (Poste Italiane) num sábado de manhã pode ser um motivo de estresse ou de prazer. Depende do ponto de vista.
Vai estar provavelmente cheia e, provavelmente pegará uma senha com pelo menos 20 números na frente... 
Como faz frio lá fora, o calor da agência é até aconchegante... mas com certeza não terá lugar livre para esperar sentada...
80% das pessoas da "fila" são idosos, isso porque não têm computador e internet em casa para fazer as transações de pagamento de faturas e contas da própria casa, ou não sabem como utilizá-lo.
Mas acima de tudo, para eles (e para nós, por que não?) é um momento principalmente de socialização.
E é um ótimo momento para ouvir ótimas histórias de idosos que já viveram de tudo nesta vida. E sim, sempre virá um conversar com você, contar a sua vida, falar de como era na guerra, como era a vida naquele tempo e como é a vida hoje. E assim o tempo passa muito mais rápido e de uma forma muito agradável.


E são nesses momentos que penso que a frase "Il peggio dell'Italia sono gli italiani" ("O pior da Itália são os italianos") não é verdadeira (pelo menos não sempre, rs).
Os idosos são muito mais abertos para virem conversar com gente desconhecida do que um jovem. Ainda mais com estrangeiros. A maioria vem de família que também migrou para outros países em busca de uma vida melhor.
Ontem a senhora com quem conversei, os avós migraram com os filhos para a Argentina, seus pais depois voltaram para a Itália e ela nasceu em solo italiano.
E dela ouvi de tudo, reclamação das taxas abusivas do governo italiano que levam quase toda a sua aposentadoria... Dos cabelos de uma enfermeira desleixada que caiam no rosto durante o atendimento, na época na qual ela trabalhava também acontecia... Da gatinha dela que agora com o frio só quer dormir na cama com ela... Dos imigrantes na Itália de hoje, na sua época na qual trabalhava junto com alemães e hebreus e que para ela eram todos iguais, todos amigos, e também de quando sua família migrou no pós unificação italiana e primeira grande guerra... De como foi na Segunda Guerra, como tinha fome e pobreza... Das injustiças cometidas na época de Mussolini... Com certeza um mergulho na história...
E história que nós brasileiros não sabemos muito.
Eu já sentia isso quando morava em Milão, conversar com um idoso é ótimo para treinar o italiano e conhecer a história italiana e europeia.
Eles são carentes, normalmente "abandonados" pelos filhos, vivem sozinhos e são independentes. Além do que estão sempre sorrindo, de bem com a vida, mesmo quando estão reclamando.... Afinal, já viveram e viram muito nesta vida. 
Seja num ponto de ônibus, no trem, no banco da praça ou na agência dos correios. Sempre terá um "velhinho" disposto a contar histórias. Portanto, a dica: aproveite!

Baci a tutti!

6 comentários:

  1. Gostei muito e me lembrei do tempo que estive na Itália fazendo entrevista com alguns idosos para uma pesquisa.
    Foi ótimo! Eles gostam muito de falar

    Um abraço Carla, muito bom ler seu blog tão vivo

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla, muito bom o seu texto. Vou aproveitar a dica na próxima vez que estiver por ai, pois não pratiquei muito o italiano na última vez, sempre que perguntava algo ou ia responder, acabava me enrolando e falando em português. Tenho muito que aprender, mas amo este pais no que conheci e no que ainda posso a conhecer, tem muito de mim. Abraços e sucessos, seu blog vai crescendo a cada dia mais na graça de Deus, assim como sua família espero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, da próxima vez perca o medo e solte o italiano, rs. Obrigada. pra vc tbm .

      Excluir
  3. Que nostalgia Carla,
    Me lembro bem também quando saia pelas ruas logo que cheguei e sempre parava para bater papo com as pessoas, por mais que eu seja "chato e inconveniente" os idosos sempre me agradaram e agradei a eles também quando falava que era Brasileiro.

    Quem sabe não retorno um dia?? :)

    Saudades de você e do Tiago,
    Grande Abraço
    Sucesso na Itália!!

    Mauricio Delagustin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) volta sim, quem vem uma vez sempre volta!
      Beijo, boas festas e sucesso pra vc tbm.
      PS.:Quem diria que já faz quase 1 ano que passamos o ano novo juntos ne? hahaha. bju

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)