16/04/2013

Civitavecchia

Estivemos em Civitavecchia, importante cidade no litoral da Itália, pertencente à província de Roma. É ligada à marinha e ao comércio e tem um dos mais importantes portos da Itália e o segundo com o maior tráfego de passageiros de toda a Europa.


Fica cerca de uma hora de carro de Roma, mas pode-se chegar em trem também.

Famoso ali também é o Forte Michelangelo, que teve sua construção iniciada em 1508 e parte do projeto final era de Michelangelo Buonarroti, por isso leva o seu nome.


Vale a pena conhecer além do porto e do forte, a "lungomare", calçadão super aconchegante que tem a uma estátua de 9 metros de altura inspirada na famosa foto de Alfred Eisenstaedt, com o marinheiro americano beijando a jovem enfermeira, chamada "Il bacio del mare".
 
 

 
Caminhar do Porto pela lungomare, passando pela Marina e o "Pirgo"  é um agradável passeio. Muitas famílias com crianças brincando, muitos jovens, muitos barzinhos e restaurantes, um azul do mar incrível, uma atmosfera deliciosa, recomendo.




Nada como estar próximo ao mar! Sol, céu e mar azuis, só o vento que ainda não tá tão quente ainda... Mas o verão está por vir, vero?

Quem quiser saber mais sobre civitavecchia clique aqui.


*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.

Baci a tutti!


10/04/2013

Aqueduto Alessandrino

Nos tempos antigos a água era conduzida por gravidade através de dutos, canais subeterrâneos ou em superfície. Na presença de vales, eram feitos em alvenaria sobre arcadas ou plataforma. 

Quase todas as civilizações antigas fizeram aquedutos, mas Roma foi aquela que teve uma evolução extraordinária na construção dos mesmos, no primeiro século Roma era abastecida através de 11 aquedutos e o mais longo tinha 90 km de extensão.

Os dutos serviam para abastecer as "termas" (edifícios públicos destinados ao banho). Abaixo uma divertida reprodução do que seriam as termas na época. :)
E ainda hoje se vê "ruínas" destes aquedutos. 

A foto abaixo é um trecho do aqueduto Alessandrino, o último construído em Roma, finalizado do ano 226 pelo imperador Alessandro Severo. No mapa a seguir tem todo o percurso que fazia e os trechos em vermelhos são aqueles possíveis de se encontrar ainda hoje.

 


Ruínas das termas também se vê ainda hoje, mas isso é assunto pra um outro post, quando eu visitar uma, né?

Roma, Roma... quanta história.

Baci a tutti.


*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.


07/04/2013

Castel Gandolfo e o Lago Albano - Roma

Como começar a postar para vocês sobre Roma e suas belezas?...
Bem, só sei que não vou começar com os clássicos Coliseu, Fontana di Trevi, Pantheon... mas sim com lugares diferentes, pouco ou até mesmo nunca visitados pelos turistas.

E hoje vou falar sobre Castel Gandolfo, pequenina cidade do lado da grande Roma, que abriga um lindo lago de origem vulcânica, o Lago Albano.



O Lago Albano é o lago vuncânico mais profundo da Itália (170 metros) e foi nele que aconteceu a competição de canoagem nas Olimpíadas de Roma em 1960.


Albano e também o lago Nemi são os lagos originários do vulcão "Laziale", que teoricamente teve sua última atividade há aproximadamente 5 mil anos. Ficam no complexo vulcânico chamado Colli Albani, que abriga 14 cidades.

É uma região atualmente famosa pelos bons vinhos, entre eles: Frescati, Marino, Lanuvio e Velletri.

Castel Gandolfo especificamente, é roteiro dos romanos nas estações quentes. Restaurantes charmosos à beira do lago e o charmosíssimo centro histórico, com sua vista panorâmica do lago e o "Palazzo dei Papi", casa de verão dos Papas. É possível chegar na cidade de trem, cômodo para quem não tem carro e quer fazer um gostoso passeio à beira do lago.

 

É muito apreciada pelos amantes de motos, assim como Lecco e Como no norte da Itália. No verão (já também na primavera) a beira do lago fica cheia de motos de todos os tipos e estilos. Realmente o caminho "alternativo" à estrada principal para chegar à cidade é lindo, passando pelos vinhedos, estradinhas sinuosas e charmosas com suas vilas.... Recomendado para quem quer curtir o passeio já no percurso até lá!

Na foto acima a praça com vista da fachada da residência de verão dos Papas, abaixo visão externa do palácio.
 

Adoramos e voltaremos com certeza!

Logo logo mais novidades!

Baci a tutti!


*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.


05/04/2013

Itália e a situação política atual

Aproveito hoje para compartilhar com vocês um artigo que meu marido escreveu lá no Benvenuti Cidadania Italiana, como colaborador. 

O assunto é sério, a situação política italiana atual. 

Deixo aqui uma prévia e no final tem o link para ir pro blog do Benvenuti Cidadania Italiana, ok?

"
Como falar da atual situação política italiana em poucas palavras sem ser muito superficial? Essa é a pergunta que me atormenta. Porque a política italiana olhada de fora da Itália parece um caos. Ninguém consegue entender algumas dinâmicas nem mesmo os italianos. Esse fator da incompreensibilidade fez com que muitos eleitores tradicionalmente de direita ou de esquerda mudassem rumo. Um momento, tento explicar algumas coisas básicas.

1)Itália é um pais com um sistema parlamentar de “bicamarismo imperfeito”, isso quer dizer: na câmara dos deputados quem tem maioria ganha um prêmio de mais cadeiras para garantir uma maioria sólida; e ao senado o número de senadores é baseado pela número de votos de cada região. 




2)A Itália depois da primeira República foi pensada em um sistema político bipolar a Estados Unidos (esquerda PD e direita PDL), atualmente Luigi Bersani com a Esquerda e Silvio Berlusconi com a Direita.

3)A primeira república acabou com um grande escândalo político de corrupção que envolvia quase todos os partidos da época, foi naquele cenário que surgiu Berlusconi como o salvador. Isso em 1994. Daquela época até agora é ele o grande personagem da vida política italiana...... "



Para continuar lendo, clique aqui.

Baci a tutti!

04/04/2013

Visto de estudante - pedido para familiares

Olá!

Estou sempre em dúvidas do que postar aqui, mas já que estou recebendo muitas dúvidas por email sobre o visto de estudantes e como pedir para marido ou filhos, então vou explicar brevemente aqui.

Muita gente tá vindo estudar na Itália e quer saber: como fazer quando se é casada (o) ou com filhos?

Bem, existe a coisa da "unidade familiar", por isso o direito de extender o visto (Permesso di soggiorno) ao conjuge e/ou filhos.

Basta, em solo italiano, procurar a Prefettura, no "Sportello Unico per l'immigrazione" e pedir a "nulla osta per il ricongiungimento familiare".




O "Permesso di Soggiorno per motivi di ricongiungimento familiare" é extensível nos casos:

- ao conjuge, não separado legalmente
-  aos filhos menores desde que com o consentimento de ambos os genitores
-  filhos maiores dependentes por motivos de invalidez comprovada 
- pais maiores de 60 anos, que não tenham outros filhos e que são totalmente dependentes por motivo de saúde ou invalidez comprovada.

Maiores informações:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...