12/01/2014

Ma come si mangia?

No Brasil ouvimos sempre que o "chique" é comer espaguete com garfo e uma colher (para auxiliar o enrolar da massa no garfo) mas, sinto lhes informar que isso é totalmente vetado na Itália. 
Jamais comer espaguete com o auxílio da colher e ainda pior se cortar o macarrão!
Parece que virou um costume brasileiro (e parece que na Argentina também tem essa "regra" de comer macarrão com a colher) e não italiano.
Estranho, não?

Famosa cena do filme "Um americano em Roma".

E a pizza? Vocês comem de garfo e faca?
Não! Na Itália se come com as mãos, e ponto.
Inclusive essa semana, o novo prefeito de Nova Iorque, descendente de italianos, foi flagrado comendo pizza de garfo e faca e foi alvo de crítica de muita gente (italianos, obviamente). Afinal, cadê as suas origens italianas? Hahahah!  (ler a notícia aqui).
Não comer pizza com as mãos é imperdoável! 


E o frango? Frango se come com garfo e faca, somente em ambientes mais íntimos se pode comer com a mão, uma só, e basta! 

Diferenças existem. Muitas coisas falam no Brasil que são italianas, mas no fim, a Itália não é uma só, cada lugar é um lugar e cada família também tem seus costumes. Claro que vemos italianos cortando macarrão com a faca e comendo pizza com os talheres. Nem todas as "regras" são 100% seguidas. 
Mas, tradição é tradição, é bom conhecer-las, mesmo que for por curiosidade. 

Baci a tutti!



*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.

13 comentários:

  1. Essa do espaguete já tinha reparado, pois nunca colocaram uma colher na minha frente!!! kkk
    Mas já comer pizza com as mãos sempre achei que fosse coisa de jovem e americano, pois geralmente noto que os italianos usam os talheres nos restaurantes para pizza... Bom, agora não sei mais nada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade Milena! hahaha! Agora a pizza isso é verdade, as tradições talvez estejam mudando, ou então, cada um meio que faz o que tem vontade, e é comodo qdo a pizza ta muito quente começar a comer com os talheres e depois com as maos, rs. bjus

      Excluir
  2. Todos os meus avós são italianos (uns do norte, outros do sul) e nunca os vi comendo macarrão com o auxílio de uma colher. Por outro lado, a pizza sempre é comida com garfo e faca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... a questão da pizza não é unânime... acho que vai bem das duas formas. :)

      Excluir
  3. Oi Carla,
    Achei legal esse post. Na verdade, gosto de seguir a etiqueta mas cada vez mais acredito que quem inventa as regras de etiqueta sao pessoas que geralmente nao gostam muito de comer e querem sempre estar bonitinhos na mesa.

    Na Argentina NAO comemos massas com garfo e colher. Como a maioria dos que vivem em Buenos Aires sao descendentes de italianos das regioes mais pobres da Itália e eles nao tinham o costume de comer com dois talheres. Afinal, muitas vezes eles nem tinham tantos talheres para comerem e a regra aqui é ter uma boa gastronomia italiana: massa fresca e bem preparada com aquele molho magnífico e nada de "assassinar" a massa acrescentando alguma guarniçao como carne, frango e etc como comemos no Brasil. Absolutamente nunca cortar as massas de fios longos como espaguete e talharim e nada de escorrer o macarrao e deixá-lo lá secando para depois colocar o molho.

    Quanto a pizza, come-se muito com a mao (o que eu prefiro e adoro), mas acontece que tem muita massa de pizza que parece aquele pao árabe de tao fina e o jeito é comer com garfo e faca, pois a massa nao tem sustentaçao suficiente.

    Ahh, sobre o frango também é interessante. Na Argentina praticamente inexiste as outras partes do frango. É sempre peito ou toda a parte da sobrecoxa. Apenas deve comer com as maos quando estao no prato partes pequenas e com osso, o que na Argentina dificilmente acontece.

    Um grande abraço para você, feliz 2014 e estarei em Roma agora em fevereiro, será que dessa vez conseguiremos nos conhecer pessoalmente? Pois da outra vez quando estive em Milao nao foi possível. Vou torcer para esta vez entao :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário , por compartilhar como são as coisas por aí! Me avise, assim marcamos alguma coisa. bjus

      Excluir
  4. Na Toscana quase todo mundo come a pizza com garfo e faca e quem quiser comer com a mao tb pode ficar à vontade, na verdade nao existe uma regra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que é assim mesmo, pra famosa pizza não existe regra, come do jeito que achar melhor! :)

      Excluir
    2. Quando fui para uma pizzaria em portugal , e um fast food em uma estação de trem na italia, era para comer com a mão, mas numa pizzaria em roma, eles deram garfo e faca, e não aqueles negócios para comer com a mão...

      Excluir
  5. Usare il cucchiaio per aiutarsi a mangiare gli spaghetti é una cosa orribile da farsi. Solo i piú infimi burini (leggi: caipiras) potrebbero usare questo sistema. C'é da dire peró che in un altro blog brasiliano di cui non ricordo il nome l'autrice "consigliava" ai suoi lettori proprio di usare il cucchiaio, come se ció fosse una cosa normale da farsi. Sul fatto di non tagliare MAI gli spaghetti questo é sacrosanto. È una delle (tante) cose che lascerebbe ogni italiano inorridito (anche se qui in Brasile ho visto gente tagliare non solo gli spaghetti, ma anche la pasta corta o usare il cucchiaio al posto della forchetta).

    Sul pollo forse giá conoscerai un aneddoto: a Napoli, nel 1889, la regina Margherita di Savoia assaggiò una coscia di pollo portandolo alla bocca dopo averlo afferrato direttamente con le mani e ne nacque il detto: «Anche la regina Margherita mangia il pollo con le dita». In ogni caso, regina a parte, io preferisco usare sempre le posate.

    Sulla pizza ho qualche dubbio. Penso che mangiarla con le mani si usi particolarmente nel Centro-Sud dell'Italia, ma posso sbagliarmi. C'é da dire che la pizza italiana é molto diversa da quella brasiliana, con molto meno ripieno, quindi é piú facile da prendere con le mani e mangiarla. Ma anche in questo caso é sempre meglio usare le posate, specialmente se siamo in un ristorante. Non é un caso che il sindaco di New York abbia fatto uno "scandalo", perché stiamo parlando degli Stati Uniti, e non dell'Italia, e perché la stragrande maggioranza degli italiani emigrati nella Grande Mela guarda caso sono di origini meridionali. In ogni caso sul cibo e come mangiarlo ormai non mi meraviglia piú niente, penso di aver giá visto di tutto e di peggio.

    ResponderExcluir
  6. Minha irma vive há mais de 10 anos na Itália e me contou essas (e outras) rss Mas eu sou teimosa, continuo pegando o franco com as mãos. E italiano não come só pizza, como se pensa na terrinha, não é? ;)

    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode pegar frango com as mãos, em ambiente familiar...rs.
      Quanto à pizza, claro que não né! imagina! assim como japones nao come só peixe cru! :)

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)