21/10/2014

Abrindo conta corrente na Itália

Para muitas coisas é necessário ter uma conta em banco aqui na Itália. 
Pagar aluguel e contas, por exemplo. 
Abrir conta por aqui é simples, basta levar os documentos básicos: Carta d'Identità, Codice Fiscale e Permesso di Soggiorno (quem é estudante temporário e não tem residência, levar Passaporte e declaração de estudos).  
Existe uma infinidade de bancos. É preciso analisar as ofertas, principalmente no que se trata de taxas (saque, depósito, uso de cartão de débito, taxa administrativa).
Algumas podem até não cobrar taxa nenhuma de adminstração, por exemplo, por causa de idade, tipo de conta etc.
E pode acontecer também de cobrarem taxas serem mais altas pra quem é estrangeiro não residente, no caso de estudantes por exemplo.  Mas, existem alternativas, se o caso for esse:

1) Ir até o Comune de sua cidade e pedir um certificado de habitação. Para isso, se deve levar todos os documentos  e o contrato de aluguel. Se paga 16 Euros por uma "marca da bollo" - já a leve quando for ao Comune (se compra nos "Tabaccai"). A "Dichiarazione" de residente sai na mesma hora. De posse desse documento, é só ir imediatamente ao banco e pedir para abrir a conta para RESIDENTE NA ITÁLIA (ou trocar a sua conta, caso já tenha uma aberta cobrando absurdos de taxas, e neste caso não se paga nada por isso e nem muda os dados de sua conta). Neste caso, com a emissão da declaração de residente, um oficial da polícia deve vir em casa para confirmar que se mora ali.



2) Outra opção é pesquisar um banco onde possa fazer uma "carta virtuale". É como se fosse uma conta pré-paga, na qual pagará uma taxa mínima anual e só. Nada de taxas extras. Mas essa conta tem algumas restrições de ações, no sentido que não te permite fazer tudo o que uma conta normal permitiria, mas para depositar, sacar e usar função de débito, funciona.

3) Ou ainda, fazer um cartão pré-pago (praticamente igual a "carta virtuale" do item anterior), como o Postepay, do correio italiano (Poste Italiane), se paga 5 euros iniciais pra ativar como uma recarga. Pode usar pra compras em débito e algumas compras online. Para depositar dinheiro nele é só ir a uma Posta ou então Tabaccaio ou qualquer lugar que tenha o sistema Sisal.

Alguns bancos convenientes: Unicredit, Ing Direct. Neste site "Facile.it" se pesquisa a conta débito ou conta corrente mais vantajosa. Lembrar porém, de ver a disponibilidade de agências e se vai atender às necessidades.

É isso aí!
Baci a tutti!

9 comentários:

  1. Carla, qual o melhor banco em termos de solidez, rede de agências e melhor custo benefício em relação a serviços?
    Possuo cidadania italiana, e cogito morar na Itália.

    email: italo@live.fr

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil falar, depende de onde for morar e qual suas exigências e necessidades.

      Excluir
    2. Oi Carla. Desculpa, agora que vi seu post..
      Então, quero um banco que emita cartão de crédito com anuidade zero, e maior rede de atendimento .. e com serviços via internet banking, por ex pra pagar contas, fazer transferências, etc.

      Excluir
    3. Os que indiquei no post são os maiores, com mais agências, mas dificilmente vai achar cartão de crédito sem anuidade. Consulte os sites dos bancos.

      Excluir
  2. Olá, é possível abrir uma conta na itália morando no Brasil? Sendo cicadao Italiano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso ter os documentos necessários e um endereço de referência. Mas dependendo do banco exigem a residencia fixa.

      Excluir
  3. Carla, vou morar na Itália 90 dias. Se eu solicitar o Postepay, vou receber um número IBAN para que meus filhos transfiram recursos mensalmente do Brasil?
    Grato.
    Lodaci Scartezini (lodaci@gmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Carla, vou morar na Itália 90 dias. Se eu solicitar o Postepay, vou receber um número IBAN para que meus filhos transfiram recursos mensalmente do Brasil?
    Grato.
    Lodaci Scartezini (lodaci@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc so conseguira um cartão do tipo se tiver o cartão do codice fiscale (tessera sanitaria) e identidade italiana . Se tiver, consegue transferir recursos sim.

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)