02/12/2014

Quais profissionais têm emprego certo na Itália???

Quais profissionais têm emprego certo na Itália???

São cerca de 50 mil os perfis profissionais que as empresas estão lutando para encontrar, é isso que surgiu a partir da análise do Sistema de Informação anual da Excelsior Unioncamere e do Ministério do Trabalho, na feira Job & Orienta, realizada em novembro passado na feira em Verona.

Infelizmente, esta falta de pessoal, muitas vezes tem uma carência de profissionais que tenham concluído um curso de estudo adequado às competências exigidas nas seleções. Os trabalhos que eles não conseguem encontrar profissionais não são só de pessoal altamente qualificado, que exigem um grau, mas também naqueles onde é necessário apenas o ensino secundário.

Entre aqueles que têm um diploma do ensino médio é difícil encontrar aqueles que o obtiveram em uma escola técnica - profissional ou agrícola - alimentícia, de fato, os perfis que são quase impossíveis de encontrar são programadores de software, designers, técnicos, assistentes sociais e de saúde, tecnologia da informação, construção civil, cozinheiros, etc.



Enquanto que entre os graduados,  se tem problema no recrutamento de pessoas com estudo científico, matemático e físico. Os profissionais mais requisitados são os peritos em software, especialistas em gestão de negócios, os designers mecânicos, comercialistas do exterior, educadores para portadores de necessidades especiais, técnicos comerciais, engenheiros eletrônicos,  cientistas da computação, etc ..

Um recado para os jovens, diz a matéria, é não considerar somente o que ser quer fazer da vida, mas também a demanda no mercado de trabalho. A este respeito, o presidente da Unioncamere Ferruccio Dardanello no JOB & Orienta, diz que "Hoje, mais do que no passado, você precisa colocar nas mãos de jovens as cartas para escolher conscientemente o caminho que podem abrir-lhes um futuro de trabalho e satisfação. Ele deve ser combinado com a empresa para a escola, de modo que as crianças possam ganhar experiência a apresentar, no momento da contratação ".

Tem um desses diplomas e experiência?
Na Itália teria chances, apesar de toda essa crise.
Claro que, precisaria ter italiano fluente, um pouco do inglês (o inglês ensinado nas escolas e universidades italianas têm um ótimo nível), alguns contatos e muita vontade de correr atrás.

É isso aí!
Baci a tutti!

*Vem pra Itália e quer reservar hotel de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.



Fonte: iovivoroma.org

31 comentários:

  1. Olá Carla, tudo bem?
    Gostaria de saber sobre serviços mais 'pesados' como pedreiro etc. Falta profissionais na área?
    Visito vários blogs sobre a Itália, porém, o seu é meu favorito!
    Muito obrigado pela ajuda, você não faz ideia de como me ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São serviços que sempre têm demanda, porém é preciso ter contatos. Não sei te dizer mais sobre isso. Quem sabe procurando nos sites de emprego dá pra ter uma ideia da demanda, tipo bakeca.it, subito.it, lavoro.it.
      Fico contente que curte o blog, desculpe-me pela demora na resposta.

      Excluir
  2. Também gostaria de saber a respeitos dos Muradores (pedreiros), não que seja minha vontade pois aqui no Brasil sou técnico e graduando em engenharia mas.....eu já trabalhei como pedreiro e não tenho nenhum paradigma em voltar com isso!

    ResponderExcluir
  3. Olá gostaria de saber se um Técnico em raio x(saúde) feito no brasil teria chances de ser aceito em uma dessas vagas na itália.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você teria que pedir o reconhecimento do título de estudos e profissão para ver se seria validado e depois tentar. veja aqui http://www.cimea.it/default.aspx?IDC=112

      Excluir
  4. Gostaria de saber como é a procura para arquiteta?

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber como esta o mercado para enfermeiras,estou traduzindo meus titulos para revalidar aí,minha filha mora em milao mas tenho medo de nao encontrar trabalho na minha area,poderia me informar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, não sei te dizer. Dizem porém que sempre tem demanda. Comece procurando anúncios de trabalho pra tentar sentir como estão as oportunidades. boa sorte

      Excluir
  6. Muito bom ler isso me animou kkkk. Sou programador formado aqui no Brasil e em 2016 estarei indo reconhecer minha cidadania quem sabe não consigo um trabalho na área. Muito obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  7. Olá gostaria de saber sobre vagas na área da joalheria sou ourives a 20 anos ficaria grata se souber me informar. Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Ola, sou cidadã italiana e sou assistente social, formada no Brasil. Consigo trabalhar na Italia na minha profissao? O que preciso fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa verificar se sua profissão é possível de ser reconhecia no site Cimea.

      Excluir
    2. Precisa reconhecer seu diploma lá e que no caso do assistente social é no Ministério da Justiça. O Cimea reconhece para fins de estudo

      Excluir
  9. Boa noite!
    Poderia me informar sobre área agrícola? Tenho formação técnica em agropecuária e 17 anos de experiência na área. Mas não sei como funciona ai essa área trabalhei com produção de flores orquídeas, frutas e cogumelos comestíveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite, a área é até boa porem essa formação tecnica brasileira não é reconhecível na Italia.

      Excluir
  10. Meu marido está terminando a faculdade de ciências dá computação no final de 2018. Vc acha que é fácil conseguir emprego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se ele validar a profissão certinho, falar italiano e melhor ainda se também o inglês, tem boas chances. boa sorte

      Excluir
  11. Carla boa tarde.
    Sou graduado em Análise de Sistemas e pós-graduado em Redes de Computadores. Estou realizando os trâmites para minha ida para Italia (eu, esposa e filho) para tirar a Cidadania Italiana. Gostaria de saber se é necessário eu traduzir meus certificados e levá-los também ou como funcionaria este processo do reconhecimento da profissão e dos certificados, bem como da experiencia em carteira também pois temos a intenção de ficar por lá mesmo. Além disso pergunto, você presta assessoria nesta área de reconhecimento de certificados? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você tem que vir com seus documentos validados no consulado se quiser reconhecer a profissão na italia pra trabalhar. Presto assessoria, escreva no sonhosnaitalia@gmail.com

      Excluir
  12. Um projetista mecânico (ensino técnico), com 20 anos de experiência, cidadania italiana, seria facilmente colocado no mercado de trabalho?

    ResponderExcluir
  13. olá, gostaria de localizar restaurantes de brasileiros na região de Milão.
    obrigado e abraço a todos!

    ResponderExcluir
  14. Olá, sou assistente social formada no Brasil, sabe se posso trabalhar na Itália ?

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Carla,

    Carla, Gostaria de saber se o Curso de Técnico em Telecomunicações de um ano e meio,que fiz na ETEC São Paulo e válido na Itália.

    Desde já agradeço.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola! seu curso técnico não tem validade de graduação (laurea triennale) muito menos de magistrale (que é o mestrado). Normalmente cursos tecnicos não são validos na italia, exceto raras exceções (nao compreendendo o seu caso), consultaveis no site cimea.it

      Excluir
  16. Oi, Eu gostaria de saber se o Diploma de Serviço Social do Brasil serve para trabalhar na Italia?
    É quais são os requisitos para poder trabalhar como Assistente Social?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. precisa reconhecer o diploma no ministério da justiça italiano. A depender tem que fazer algumas provas para obter equivalência.
      Trabalhar como assistência social em qq lugar do mundo precisa o diploma reconhecido e inscrição no respectivo Conselho.

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)