25/02/2015

100 grandes invenções italianas - 2ª Parte

Em 2011 a Focus.it publicou as 100 grandes invenções italianas. Mostrando no curso de 150 anos grandes invenções e descobertas realizadas por italianos.
Continuando com a lista (se você não viu a 1ª Parte com 50 grandes invenções clique aqui), aí estão as outras 50 (e mais bônus)!



51 - Em 1933, um aparelho melhorado por Giuseppe Occhialini confirma a existência do pósitron, partícula de antimatéria.

52 - Em 1935, Carlo Antonio Ferretti obtém uma fibra sintética a partir da caseína (uma proteína), e a chamou de Lanital.

53 - Em 1935, Tullio Campagnolo inventou o moderno câmbio de bicicleta (que leva seu sobrenome).

54 - No mesmo ano, o farmacologista Vittorio Erspamer isola a serotonina, substância que regula, entre outras coisas, o sono, o humor e o apetite.

55 - Ainda em 35,  o siciliano Gaetano Fuardo aperfeiçoa a gasolina sólida e não inflamável;

56 - No mesmo ano ainda, Gino Modigliani, para a Olivetti, projeta uma máquina de escrever que torna visível o texto enquanto está sendo escrito.



57 - Em 1936 o alpinista Vitale Bramani finaliza uma sola de borracha vulcanizada, adequada para todos os tipos de escalada: a Vibram.

58 - Em 1937, Teseo Tesei aperfeiçoa um aparelho de respiração para debaixo d'água que permite ficar imerso por horas.

59 - Em 1938, Enrico Fermi recebeu o Prêmio Nobel pelas pesquisas sobre energia nuclear.

60 - O primeiro a projetar uma scooter foi o engenheiro Corradino D'Ascanio, de Abruzzo. Graças ao seu design original, a capacidade de manobrar e a sua condução inovadora, a Vespa foi um sucesso global. Desde 1946 (o ano da estreia) até à data, já vendeu mais de 17 milhões.



61 - Primeiros anos da década de 40: graças a De Sica e Rossellini nasceu o Neorealismo, o que vai influenciar todo o cinema mundial.

62 - Em 1944 a primeira máquina de sorvete automática é desenvolvida e colocada no mercado por Bruto Carpigiani.

63 - Em 1947 o Cisitalia 202 é construído pela Pininfarina. Será o primeiro carro em exibição em um museu de arte (o MoMA, em Nova York).



64 - Final dos anos 40, o técnico Nereo Rocco, de Trieste leva ao sucesso o sistema que prevalece o sistema defensivo no futebol, é o "calcio all'italiana".

65 -  No início dos anos 50, o químico Giulio Natta criou o polipropileno, um material plástico leve e durável, que viria a ser conhecido pelo nome comercial Moplen.

66 - Em 1952 Paolo Della Porta cria o "getter", um aparelho para obtenção de alto vácuo, que é essencial para o futuro da eletrônica de consumo.

67 - Em 1955 o físico Emilio Segre, junto a Owen Chamberlain, descobriu o antipróton.

68 - Em 1956 a Fiat lança a primeira "minivan": a 600 Multipla, que cabe cinco passageiros mais o motorista.

69 - Em 1956, Candido Jacuzzi (um engenheiro que emigrou para a América) projeta equipamentos de hidroterapia para o filho que sofre de artrite reumatóide, dos quais nasce a banheira de hidromassagem.

70 - Em 1957: Estréia Carosello, a "publicidade teatral" concebida por Luciano Emmer.



71 - Em 1958 nasce o prêt-à-porter, roupas criadas em tamanhos padrão. A ideia do designer florentino Emilio Pucci.

72 - Em 1959,  Peter Speck apresenta o Cinebox, uma jukebox com tela que também mostra videoclipes das canções.

73 - Federico Faggin está segurando um microchip, inventado por ele (que é engenheiro) em 1971 para o Intel americana, este componente eletrônico miniaturizado ainda hoje é o "cérebro" do computador.

74 - Em 1962 Olivetti lança o P101, uma calculadora com impressora. Apelidada de Perottina em homenagem ao designer Pier Giorgio Perotto, é considerada o primeiro computador pessoal.

75 - Em 1963 o geneticista Luigi Luca Cavalli-Sforza aplica às populações humanas leis da genética de populações para descobrir o movimento no tempo e no espaço da nossa espécie.

76 - Em 1964 no estabelecimento de Ferrero de Alba (Cn) toma forma Nutella, creme de chocolate e avelãs.


77 - Em 1969 o biólogo Salvador Luria recebeu o Nobel por seu trabalho sobre vírus e bactérias, base da biologia molecular.

78 - Em 1971 a empresa Tecnica lança as Moon Boot (botas lunares), botas para neve que lembram as de astronautas.

79 - Em 1975, Renato Dulbecco recebe o Prêmio Nobel de Medicina por suas descobertas sobre a relação entre vírus tumorais e células.

80 - Em 1975, Giorgio Armani projeta uma "jaqueta desestruturada", com leveza nos elementos rígidos.

81 - A DeLorean DMC-12, carro desenhado por Giorgetto Giugiaro em 1986, foi produzido em poucos exemplares, mas se tornou muito famosa graças ao filme "De volta para o Futuro".



82 - Em 1982,  Nicola Ielpo inventa a moeda bimetálica, uma tecnologia que será aplicada às 500 liras, e em seguida, às moedas de 1 e 2 euros.

83 - Em 1983 a equipe de Carlo Rubbia no CERN identifica as partículas W +, W-, Z0.

84 - Em 1984, Antonio Dal Monte inventa rodas lenticulares com que Moser bater o recorde.

85 - Em 1985 o economista Franco Modigliani recebe o Prêmio Nobel por sua teoria do "ciclo vital".

86 - Em 1986, com a descoberta do "fator de crescimento neural" que Rita Levi-Montalcini levou o Prêmio Nobel de Medicina.

87 - Em 1986 a designer milanesa Nanni Strada inventa o vestido "torchon", todo enrugado.

88 - Em 1989 a Ferrari apresenta um carro com o câmbio reduzido em duas alavancas atrás do volante. Dez anos depois será utilizado nas ruas.

89 - Quem introduziu o conceito de cartão (ou chip) recarregável para celular foi a Telecom Itália Móvel (agora Tim) em 1996. O Tim Card trouxe a possibilidade de fazer uma série de telefonemas, em troca de uma taxa paga antecipadamente. Era a despedida (ou quase) da conta telefônica e o boom da telefonia móvel.


90 - No início dos anos 90, o plástico biodegradável Mater-Bi é inventado por Bastioli para Novamont. É derivado de amido de milho, trigo e batata.

91 - Ainda no início dos anos 90, o padrão de compressão de vídeo MPEG, foi projetado pelo engenheiro Leonardo Chiariglione.

92 - Em 1991 o imunologista Rino Rappuoli propõe uma nova abordagem para a criação de vacinas, a vacinologia reversa.

93 - Em 1995, Mario Moretti Polegato patenteou uma sola de borracha microporosa que permite sair o suor, mas não permite entrar água: é o alvorecer da Geox.



94 - Em 1995 Giacomo Rizzolatti e seus colaboradores descobriram neurônios espelho, que são ativados quando fazemos algo, mas também quando vemos alguém fazer os mesmos gestos.

95 - Em 1997 a Alfa Romeo apresenta o common rail, um sistema de alimentação que reduz o consumo de combustível e a poluição.

96 - Em 1997, Massimo Marchiori cria o Hyper Search, um motor de busca do qual nascerá o Google.

97 - Em 1998, em Lyon, o cirurgião Marco Lanzetta faz parte da equipe que fez o primeiro transplante de mão.

98 - Um dos "segredos" que fizeram o sucesso do Nintendo Wii é um acelerômetro 3D micro, no qual é baseado o seu sistema de controle original. O acelerômetro que foi adotado em muitos outros dispositivos eletrônicos (como o iPhone), foi concebido no início do século XXI, pelo grupo de Bruno Murari, da ST Microelectronics, que fica em Agrate Brianza.

99 - Em 2002, Riccardo Giacconi recebeu o Prêmio Nobel pela descoberta do raio-X cósmico.

100 - Em 2002 a Enel, com a IBM, lançou o primeiro balcão "inteligente", capaz de calcular o consumo de energia do cliente à distância.


Querem mais! Então vai um bônus (porque os italianos estão sempre criando alguma coisa!):


101 - Em 2002 o grupo de Claudio Bordignon usa células-tronco para tratar doenças genéticas.

102 - Em 2004, uma nova técnica de construção é patenteada por Enrico Dini. É chamado de D-Shape, e é inspirado na impressão 3D.

103 - Em 2005, na Interaction Design de Ivrea,  nasce Arduino, o primeiro hardware de código aberto que qualquer um pode editar ou programar;

104 - No mesmo ano o grupo Arts de Paolo Dario concebe uma mão robótica capaz de "sentir" como as mãos naturais.

105 - Em 2007, Mario Capecchi recebe o Prêmio Nobel por seus estudos sobre o uso de células-tronco.

106 - Em 2008 a empresa Mectex, de Como,  cria maiôs para a Speedo com tecido especial que reduz o atrito na água em até 10%. Foi usado por atletas nas Olímpiadas da China ajudando os atletas a baterem todos os recordes.



107 - Em 2012 é lançado o Vega, primeiro lançador espacial "made in Italy", produzido pela Avio para a Esa.


E de 2012 pra cá, o que será que foi inventado pelos italianos???

Será que alguém fez uma lista brasileira parecida?
Temos muitos talentos no Brasil também, precisamos valorizá-los!

Baci a tutti!

*Vem pra Itália e quer reservar hotel de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.

7 comentários:

  1. 74 - Em 1962 Olivetti lança o P101, uma calculadora com impressora. Apelidada de Perottina em homenagem ao designer Pier Giorgio Perotto, é considerada o primeiro computador pessoal.
    ■Este tópico não está totalmente correto, Pier Giorgio Perotto era o engenheiro chefe do projeto da Programma 101. Realizou uma enormidade de inovações tecnológicas, entre elas. A memória de linha de atraso utilizando um ferrite espiral que "congelava" o pulso elétrico transformando em onda sonora que percorria o ferrite na velocidade do som (bem menor que a transmissão elétrica) e por fim convertia novamente em pulso elétrico e inseria no cálculo. O design da Programma 101 foi o Mario Bellini. Chamar o Perotto de design é no mínimo uma injustiça!
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O conteúdo do post foi reproduzido de um site italiano como indicado. Obrigada pela sugestão.

      Excluir
  2. nessa extensa lista está faltando: Em 1964 Sergio Leone inventou o Western Spaghetti, um novo gênero cinematográfico para o mundo, com fortíssima influência da arte renascentista nascida na Itália e que continua a influenciar o cinema atual. Corrijam imediatamentamente a injustiça

    ResponderExcluir
  3. Meu comentário sobre incluir o diretor italiano Sergio Leone como um dos grandes inventores do cinema não foi publicado. Porque? Algum problema com a sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seu comentario foi publicado neste instante. O conteúdo do post foi reproduzido de um site italiano como indicado. Obrigada pela sugestão.

      Excluir
    2. Prezada Carla estou vendo agora a sua resposta depois de muito tempo. Obrigado. Fiz outro comentário há alguns minutos lembrando para lembrar de incluir numa próxima lista a invenção do western spaghetti por Sergio Leone. Repasse meu pedido para o site que faz a lista das invenções. Colocaram os idealizadores do Neorrealismo e esqueceram Leone. Vocês devem sugerir para a atualização da próxima lista a inclusão do nome de Leone. Ele foi um dos maiores inventores do cinema. Desde já obrigado.

      Excluir
  4. Onde encontro essas grandes invenções impressas?

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)