18/02/2015

Pegadinhas da língua italiana

Italiano, língua latina como o português. 
Algumas pessoas acham que dá pra vir para a Itália sem saber nada de italiano e se virar no "portuliano". Pois é, não é bem assim. Muita coisa é totalmente diferente, como palavra e no seu uso. Outra parecem iguais mas..... Pegadinha! Podem até ser bem vergonhoso usá-las... Vediamo...



- abito - Não, não é usada para dizer que se está acostumado a fazer algum tipo de atividade, como hábito em português. Além de ser a conjugação do verbo abitare = morar na primeira pessoa, abito quer dizer também "vestido".

- apposta - Não é a aposta na loteria, ou aquela que se faz com um amigo. Apposta é de propósito. Fazer algo de propósito. Apostar na loteria é scommettere, fare una scommessa. 

- asilo - Não é o lar para idosos. Asilo quer dizer "creche", escolinha para crianças até 3 anos. Lar para idosos é casa di riposo.

- autista - Não, não é a pessoa que sofre de autismo. Autista em italiano é "motorista". Para a pessoa com autismo é autistico

- burro - Não é o animal nem a palavra usada muitas vezes para definir uma pessoa ignorante, com pouca inteligência. Burro é manteiga. O burro animal é asino e para o xingamento se usa stupido, idiota.

- caldo - Não é o caldo de cana, caldo de mocotó, caldo de batatas. Para caldo nesse sentido se usa brodo ou zuppa (sopa). Caldo é calor, quente

- cena - Não é a cena de um film. Cena, som de tche, é o jantar. Cena de filme é scena, que tem som de x!

- derubare - Não é deixar cair alguma coisa. Esse é far cadere. Derubare quer dizer furtar, roubar. Hanno derubato il mio cellulare (roubaram o meu celular).



- fino - Não quer dizer a espessura de alguma coisa. Fino é até (Sarò qui fino alle 8- Estarei aqui até as 8). Fino de espessura é sottile

- follia - Não, não é a folia de carnaval. Folia em italiano quer dizer "loucura", "imprudência".

- fortuna - Não é a fortuna material, dinheiro, riqueza. Fortuna é sorte!

- gioia - Fonéticamente como a nossa palavra jóia. Mas não significa a mesma coisa. Gioia em italiano quer dizer "alegria". Jóia é gioiello.

- palestra - Não é uma apresentação oral sobre algum tema específico. Palestra é a academia de ginástica. 

- prego - Não é o prego para segurar algo na parede ou unir alguma coisa. Esse é o chiodo. Prego no italiano é usado de diferentes formas, desde para responder ao Obrigado, como se fosse 'de nada', até ser gentil quando alguém quer passar ou fazer algo primeiro, por exemplo, como o nosso 'pois não'.

- prima - Não é a filha da sua tia. Prima é antes. E primo é primeiro. Prima de parente é cugina.

- squisito - Pode soar como esquisito, mas não significa a mesma coisa. Squisito é delicioso, excelente! Esquisito se fala strano

- subire - Não é subir. Subir é salire. Subire é 'sofrer a ação de alguma coisa', como sofrer um acidente.

- trombare - Não é a gíria muito comum em São Paulo - 'a gente se tromba depois' - que quer dizer encontrar... Em italiano trombare é "trepar". 'transar'! Portanto não fica bem se você fala pra um amigo: 'Ci trombiamo dopo.' Você estaria dizendo: "A gente transa depois, e não 'A gente se encontra depois." Hahahaha!

Hai capito?!

Baci a tutti!

*Vem pra Itália e quer reservar hotel de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.

6 comentários:

  1. Que ingressado!
    Mas abito é também a primeira pessoa do verbo abitare. Posso dizer: io abito a Lisbona. O seja eu moro em Lisboa (isso mesmo).
    Trombare :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, não tinha ficado claro isso, já arrumei. Obrigada

      Excluir
  2. Kkk engraçado, folia para mim (rio grandense) sempre foi "loucura". Também há folia de carnaval, mas o mais comum é folia de loucura mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!
    e como é palestra em Italiano?
    obrigado

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)