13/11/2015

Supermercados econômicos em Roma

Na hora de fazer a compra do mês (ou semanal - como é muito comum por aqui) vale sempre economizar, sem perder na qualidade não é mesmo?

Uma pessoa gasta, em média, 100 euros mensais com alimentação na Itália.

Esse valor, claro, pode aumentar dependendo do estilo de vida (tipo de alimentação) e claro, onde as compras são feitas. Os valores podem variar de mercado a mercado, apesar de não ser uma diferença tão exagerada.

Os clássicos supermercados "Discounts", são menores, com produtos de marcas não famosas (muitas vezes produtores locais, mas também produtos estrangeiros - na grande maioria leste europeu) e por isso, têm bons preços. Outra vantagem por não serem grandes, você não se perde comprando muito supérfluo, tem o básico, com duas ou três marcas de cada produto, portanto, a compra fica mais rápida, sem rodeios e sem exageros. Em Roma os Discounts mais conhecidos são: Todis, Lidl, Tuodì, MD, EuroSpin e DPiù (pelos sites dá pra ver as ofertas de cada um e ter uma noção de preços).





Os supermercados "normais", ou seja, não hipermercados mas que têm as clássicas marcas famosas, também são muitos. Porém, aconselho só a comprar produtos que estejam em promoção (normalmente muito vantajosa) e também, produtos de marcas insubstituíveis.

Abrindo um parêntesis: eu tenho uma lista com vários produtos assim - são aqueles que substituindo por marcas "genéricas" não têm o mesmo efeito ou qualidade, normalmente produtos de limpeza, como por exemplo:

• detergente (detersivo per i piatti) - não dá! Pra mim tem que ser Svelto! Os outros não desengorduram e não rendem nada.

• bucha (spugna)- Não adianta! Só Scotch Brite

• amaciante (ammorbidente) - Coccolino ou Vernel

• anti-calcário (anticalcare) - tem que ser Viakal

E claro, produtos de higiene pessoal como shampoos, condicionadores, desodorantes.. Tem que ser os de marca conhecida, pelo menos pra mim. Mas vale sempre testar, claro! Fecho parêntesis.

Os supermercados "normais" mais conhecidos em Roma são: Simply Market, Conad, Carrefour Market, Coop e EMMEPiù.

Depois, têm os hipermercados, que normalmente estão nos shoppings centers, como Carrefour, Panorama e Auchan. São bons pois têm muita variedade, além de ter setor de departamento (roupas, artigos para casa, acessórios para o carro, produtos eletrônicos, etc). Para economizar, é preciso ficar atento às promoções e também aos produtos da própria marca do supermercado. Normalmente nestes hiper tem um setor só de produtos estrangeiros, inclusive os nossos queridinhos produtos brasileiros (saiba onde encontrar além de nos grandes mercados).

Dicas e curiosidades

• Carrinhos de compras são organizados e é preciso ter uma moeda para pegá-lo. Por isso, tenha sempre uma moeda grande em mãos (2, 1 ou 0,50 Euros). Caso contrário só te sobrará as cestinhas.

• Alguns mercados têm os caixas self-service (fai-da-te), ou seja, sem um funcionário no caixa. Você passa os produtos e paga na máquina. Vale sempre a honestidade.

• Quase todos os mercados têm seu cartão fidelidade. Vantajosos para aproveitar promoções e juntar pontos pra trocar por produtos.

• Todas as sacolinhas são pagas (de 0,10 a 0,15 Euro as de plástico biodegradável e 0,60 euro em média as de papel ou duráveis, retornáveis). A ideia é levar sempre as sacolas de casa.

• É possível acompanhar as ofertas de cada mercado pelos panfletos online tudo em um só site, são eles: PromoQui, TuttiPrezzi, CentroVolantini, DoveConviene, alguns têm aplicativos para celular também!

• Existem ainda supermercados com produtos orgânicos, outros só com produtos congelados, e outros ainda só de produtos de limpeza e higiene em geral. Opções não faltam!



2 comentários:

  1. Oi Carla, descobri seu blog na procura do Google por "buon onomastico" e só quero dizer que adorei! Estou encantada pela sua vivência e descrições italianas. Um abraço de uma mais nova leitora brasileira ;)

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)