22/04/2015

Brasil com Z - A Itália dos... jardins!!!

Hoje estou lá no Brasil com Z, começando uma séria para mostrar uma "outra Itália", pra quem principalmente pensa que Itália são só os campos toscano ou as ruínas romanas. 

Começo falando dos jardins, já que é Primavera e tudo está tão florido por aqui.
O foco, como estou em Roma, são os jardins de Roma e região.

Giardini di Ninfa

Visite lá clicando aqui ou na imagem abaixo.


*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.


21/04/2015

Brasileiras pelo Mundo - Aborto legalizado

Meu último texto como colaboradora lá no Brasileiras pelo Mundo foi pro ar ontem e fala de como é a questão do aborto na Itália.

Aqui o aborto é legalizado, tem total tutela pública porém, por ser um país muito católico ainda tem alguns pontos que atrasa a questão, aumentando assim os abortos em clínicas clandestina, levando a riscos à mulher.

Leia um trecho do artigo aqui:

A Legislação italiana antes de 1978 colocava como crime a interrupção voluntária da gravidez (IVG), mas com a implementação da Lei 194, daquele ano, o aborto voluntário foi descriminalizado, podendo ser efetuado até o terceiro mês de gestação em hospitais públicos italianos, e no 4º ou 5º mês em caso de natureza terapêutica (quando tem risco para a mãe, e na detecção de má formação e outras anomalias).
Porém a lei deixa bem clara a questão de que a IGV não é método de controle de natalidade, nem método contraceptivo. Toda gestante atendida na rede pública de saúde tem acompanhamento desde o início da gestação, apoio psicológico e médico, onde se esclarecem os direitos, deveres, benefícios, sugestões de apoio às gestantes com dificuldade financeira, situação familiar delicada, entre outros casos, tudo para evitar que a escolha seja o aborto, e que no fim, se a escolha da mulher for o de interromper a gestação, seja de uma forma totalmente consciente e segura.
A 194 nos ensinou, o direito de escolha não é pecado. Manifestação pró-aborto (lettera43.it)
A 194 nos ensinou, o direito de escolha não é pecado. Manifestação pró-aborto (lettera43.it)
O aborto voluntário em uma mulher menor de idade, por lei, necessita de autorização dos responsáveis para ser realizado. A identidade da mulher pode ser mantida no anonimato.
Há a opção ainda da mulher escolher levar avante a gravidez e, após o parto, entregar o bebê para adoção (processo gerido pelo serviço social do próprio hospital).
Parece tudo ótimo, não?
Mas não é bem assim.
e continue lendo lá no BPM, clicando aqui.


Baci a tutti!


14/04/2015

Giardini di Ninfa - Um verdadeiro Oásis no coração da Itália

Para quem acompanhou as fotos na Fanpage e no Instagram, hoje conto um pouco mais sobre esse lindo lugar, considerado o mais lindo jardim da Itália e um dos mais românticos do mundo.



São os Jardins de Ninfa (Giardini di Ninfa), um verdadeiro Oásis que fica na província de Latina, 80 km do centro de Roma. 

Atualmente administrado pela Fundação Roffredo Caetani, Ninfa é um monumento natural da República Italiana, um jardim no estilo inglês, iniciado em 1921 por Gelasio Caetani nas ruínas da antiga cidade medieval Ninfa, destruída em 1381, depois de muitas disputas, brigas entre Papas, famílias poderosas, etc.


Abriga plantas de todo o mundo, 2 nascentes de água potável, insetos e aves. É um mundo a parte. É mágico. Não dá pra perder.


Os Jardins de Ninfa abrem ao público em poucas datas, de abril a outubro, primeiro sábado e domingo de cada mês e outras datas extraordinárias. A visita é guiada, na qual se descobre toda a história e lendas do lugar, o bilhete custa 12 euros e, crianças até 11 anos não pagam e, não dá pra comprar antecipadamente. Entram grupos de cerca de 30 pessoas a cada 10 minutos e, o passeio dura cerca de 1 hora. Para saber mais clique aqui.


Para ir aos Jardins, quem estiver em Roma, deve alugar um carro (assim ficar mais independente), ir de trem até Latina Scalo e depois pegar um taxi ou então procurar grupos de excursão.
O endereço do Oásis é: Doganella di Ninfa Via Provinciale Ninfina 68 04012 Cisterna di Latina (LT).

Ainda não em hospedagem em Roma? Reserve seu estadia clicando aqui. 

Baci a tutti!


07/04/2015

Conhecendo Bevagna - Umbria

Bevagna, mais um encantador burgo que conhecemos em Umbria. 
Está também, como Spello, na lista dos burgos mais bonitos da Itália.


É do período romano e tem pouco mais de 5 mil habitantes.
Muito conhecida, já foi cenário de diversos filmes italianos (como Musica in Piazza e Fratello sole, sorella luna)  e mais recentemente da série televisiva Dom Matteo 6.
Ao longo da história e tantos conflitos e guerras, foi destruída algumas vezes, sempre sendo reerguida em seguida. 
Como está na região do famoso e fabuloso vinho Sagrantino, não dá pra não saborear pratos realizados com esse vinho e claro, saborear o próprio vinho. 
Eu experimentei nhoques ao Sagrantino (preço 12 euros). 
Di - VI - NO (atenção ao trocadilho: Di vino = de vinho, literalmente) :)


Bevagna realiza diversos eventos populares e culturais, os mais famosos são a festa Primavera Medieval (em abril) e Il Mercato delle Gaite, manifestação popular que reproduz a vida da época medieval, do período entre 1250 e 1350. Acontece sempre na última semana de junho. 


Quem vai pra Umbria não dá pra perder de conhecer essa encantadora cidadezinha.

A presto!
Baci a tutti!

*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.

05/04/2015

Brasil com Z: Tradições da Páscoa romana

Passando para desejar uma boa Páscoa a todos!

É a vida que se renova, na verdade a cada dia.

Convido a todos a lerem meu post sobre as Tradições da Páscoa romana lá no Brasil com Z.


Buona Pasqua!

Auguri!


Baci a tutti!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...