02/02/2016

10 conselhos para encontrar emprego na Itália

Muito se fala em crise. 

A disputa por um emprego é acirrada, porém se você á está na Itália vivendo com um documento regular e está procurando emprego, siga estas dicas e boa sorte!

10 conselhos para encontrar emprego na Itália


  1. Use a Internet: Cadastre o seu CV nos sites das agências e empresas, atualmente dão bom resultado na procura de emprego (dicas de sites para cadastrar).
  2. Visite as agências de emprego: Como foi explicado na seção anterior, a Internet tornou-se a ferramenta de procura de emprego mais eficaz; no entanto, algumas empresas de recursos humanos (Agenzie del Lavoro, em italiano) normalmente preferem conhecer o candidato. 
  3. Vá diretamente nas empresas: Quase ninguém faz isso mas sim, pode ser muito eficaz, principalmente no caso de pequenas empresas. Identificar uma empresa que lhe agrade particularmente e entregar diretamente o seu CV juntamente com uma carta de apresentação na qual você especifica porque você quer trabalhar lá.
  4. Aprenda italiano: Se você é um recém-chegado claro que não vai saber perfeitamente a língua, mas se você vai ficar um tempo vivendo na Itália é recomendado que você aprenda o melhor possível, você pode aprender italiano em casa sozinho também e melhorar seu vocabulário. 
  5. Aprenda Inglês: Inglês é importante em qualquer lugar do mundo, principalmente para aumentar as chances de um bom emprego. Falar inglês na terra de Da Vinci é tão importante  para nós estrangeiros porque os italianos esperam que você saiba o Inglês que eles não sabem.
  6. Faça o seu CV em italiano: Um bom currículo aumenta potencialmente as chances de conseguir um emprego na Itália, monte um currículo no modelo europeu.
  7. Vá ao o Centro de Emprego e registre-se: A inscrição no Centro per l'Impiego é obrigatória quando você perdeu o trabalho, e ela lhe permitir obter um permesso especial de espera por ocupação (caso tenha um permesso de trabalho) que reforça os direitos de reagrupamento familiar, cuidados de saúde, entre outros. Além de ter o currículo no banco de dados e ter chance de conseguir também um emprego. 
  8. Busque vagas que exigem o Português: Alguns empregos qualificados (e não) podem exigir conhecimento de português; portanto, recomendo que você valorize isso no seu currículo.
  9. Abra uma conta bancária: quando você finalmente terá a chance de um emprego exigirão os seus dados bancários, você então deverá abrir uma conta em uma instituição italiana de preferência. Saiba aqui como abrir uma conta. 
  10. Legalize seus títulos de estudos e/ou profissão: Se você tem uma profissão no Brasil e quer trabalhar em seu campo, você deve legalizar seus títulos de estudos e profissão. Este é um processo árduo que exige tempo, dinheiro e paciência, mas ele vai te permitir no futuro  aplicar as melhores ofertas de emprego. Saiba como reconhecer seus títulos e profissão. 
Artigo adaptado para brasileiros do original em espanhol Latinos en Milán.

19 comentários:

  1. Oiiiieee! Ciao Carla!!! Estou a acompanhar seu blog e gosto muito de seus posts...gostaria de uma opinião mais real do que acontece com os refugiados por aí?eles tem onde ficar?como os italianos e vocês imigrantes estão lidando com a situação?agradeço muito se puder responder!! Luz e paz para vc e sua família!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, teoricamente sim, eles têm onde ficar. Tem muito preconceito em relação à eles... o que temos que fazer é nossa parte, acolhe-los sem preconceito.

      Excluir
  2. Olá,
    Carla
    Tô cursando Química no Brasil, tenho muita vontade de morar na Itália, tenho algumas dúvidas a respeito, queria muito a sua ajuda. O diploma daqui é válido aí?
    É fácil conseguir emprego na minha área?
    Qual o salário de químico? Da pra pagar aluguel, viver razoavelmente bem?
    Fico muito grata pela ajuda.
    Seu blog é ótimo tá me ajudando muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, obrigada. Então, pode ser reconhecida, precisa fazer todo o reconhecimento como eu fiz. Não sei te dizer quanto a emprego e salário. Pode ter uma ideia de salário num post que escrevi sobre o salário médio. boa sorte.

      Excluir
  3. Ciao Carla...
    Cheguei até seu blog pelo mundo pequeno.com já li alguns posts e estou gostando bastante.
    Planejo minhas próximas férias pra aí, pois amo esse lugar, mas nunca fui. Roma é o principal roteiro...rsrs
    Pelo que vejo seu blog irá ajudar bastante.
    Buonanotte
    Elton

    ResponderExcluir
  4. Ola, Gostei muito do site,faço administração , tenho pretensão de viver na Itália,quero muito fazer pós, para agregar valor ao meu currículo,Você tem alguma dica que possa me auxiliar!!?
    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja os artigos sobre estudos, como procurar cursos e faculdade.

      Excluir
  5. ola eu brasileira, sei falar espanhol, hebraico e ingles. vc acha que posso arrumar um bom emprego na italia e tambem estudar (ja estou estudando italia)

    ResponderExcluir
  6. ola carla meu nome e Leticia , meu marido tem descende italiana, porem queríamos tirar a cidadania na Itália pois aqui no brasil o processo e muito lento, podemos irmos como turista, depois que ele conseguir a cidadania ja podemos morar ai? e no meu caso como faco pra nao ficar ilegal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, e vcs sendo casados , após ele conseguir a cidadania você pega uma permissão de residência familiar. boa sorte

      Excluir
  7. Bom dia Carla como Faso pra trabalhar e morar aí na Itália não tenho cidadania italiana vou a passeio conhecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente sem documentos fica difícil. Nao tem nenhum fluxo imigratório aberto para estrangeiros virem trabalhar. Você pode vir estudar.

      Excluir
  8. Ciao Carla ! Muito legal tua página, parabéns ! Carla, sou filha de italiano, tenho cidadania, sou casada e enfermeira, vi na sua página como faz para validar minha profissão aí na Itália e vou começar o processo pois eu e o meu marido pretendemos ir embora em busca de viver a experiência de um outro país e não enriquecer, pois sei que a crise está ruim para todos, mas para mim o que muda é que no Brasil a violência está demais e o povo sem cultura e educação, enfim, tenho tios que moram em Roma e infelizmente todos estão me desaconselhando de ir pois dizem que não tem emprego...fiquei muito triste com isso mas não quero desistir, você acha que mesmo para enfermeiro que é uma profissão que nem tem muito por aí, está tão difícil assim ? Tenho especializações e até mestrado, será que tenho chance. Agradeço tua atenção, um grande abraço e parabéns por esse trabalho de ajudar as pessoas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada. Se você tem formação e experiência, validando sua profissão nessa area tem sim chances boas. Claro, precisa ser fluente em italiano e ter paciência na procura. Boa sorte. SE precisar presto assessoria na area de reconhecimento da profissão.

      Excluir
  9. Bom dia, Carla. Vou estudar e trabalhar em Israel (Especialização em gastronomia mediterrânea e trabalharei em Hotel 5 estrelas) e depois disso desembarco na Itália para estudar Italiano. Gostaria de saber se posso conseguir um emprego (proposta) mesmo sem ter cidadania italiana. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ate receber proposta mas não podem te regularizar.

      Excluir
  10. Oi Carla adorei seu blog eu tenho uma proficao de pedreiro mas poucos meses de carteira será que consigo um emprego em Roma em minha profissão

    ResponderExcluir
  11. oi Boa tarde Carla sou Recém formada em Educação Física aqui no Brasil, estou indo pra Itália morar com meu namorado ele já tem cidadania Italiana, queria trabalhar na minha Área em Academia, o fato de eu ser Brasileira prejudicaria muito eu trabalhar na área ?

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)