26/03/2016

Como faço para me casar na Itália?



Casamento na Itália



Qual o procedimento para realizar um casamento entre um cidadão brasileiro e um cidadão italiano ou entre dois brasileiros regularmente presentes na Itália (com permesso di soggiorno)?

Quem se casa na Itália mesmo se é estrangeiro, está sujeito às leis italianas de direito familiar. Para se casar aqui com um cidadão italiano ou um estrangeiro, não precisa ter o permesso di soggiorno, precisa apenas de um documento de identidade válido (por exemplo o passaporte). Porém um dos dois deve ser residente no país.

O que deve ser feito?


O cidadão brasileiro que quer se casar na Itália deve pedir no Consulado ou Embaixada brasileira na Itália o "nulla osta" para casamento. O "nulla osta" é o nada consta, uma declaração na qual resulta que, em base às leis do próprio país, não existem impedimentos ao matrimônio.

Uma vez obtido o "nulla osta" é necessário comparecer no Departamento de Legalização da Prefeitura (ufficio legalizzazione) para autenticar a assinatura do embaixador ou cônsul.

Em seguida, devem comparecer à comuna de residência, no "Ufficio Matrimoni" da "Anagrafe" e apresentar a seguinte documentação:

• documento de identidade válido para ambos os futuros esposos;

• certidão de nascimento inteiro teor (apostilado segundo a Convenção de Haia em cartório do Brasil);

• nulla-osta emitido pelo Consulado ou Embaixada brasileira (saiba como solicitar no Consulado Brasileiro em Roma);

• auto-certificado de estado civil (declaração de solteiro) e residência;

• um selo de 16 euros (marca da bollo).

Se for realizar também o religioso, deve apresentar o pedido feito ao padre ou ministro de outro culto de casamento que celebrará o mesmo. Assim, o oficial responsável pelo estado civil da comuna vai fixar a data para o juramento.

No dia fixado será trocada a promessa de matrimônio diante deste oficial. No juramento é preciso estar presente duas testemunhas para cada um dos cônjuges. Em caso de testemunhas estrangeiras, esses devem ter um Permesso di Soggiorno válido.

Caso necessário, é possível fazer o pedido de intérprete pra a cerimônia.

Posteriormente será feita a publicação, ou seja, será exposto o matrimônio com nome dos esposos e lugar onde se casarão no Albo Pretorio da comuna (como um diário oficial). A publicação do matrimônio tem como objetivo avisar à comunidade sobre o matrimônio e permitir que sejam apresentados eventuais impedimentos antes que o casamento seja celebrado.

Depois de 8 dias da publicação, vem emitido o certificado.

Este documento deverá ser entregue dentro de 180 dias ao oficial do estado civil da comuna de residência para fixar a data do casamento.

Essas são as regras gerais, existem casos particulares nos quais se diferenciam das regras gerais. Consultar a comuna de residência.


102 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber sobre o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo. Você poderia me dar informações? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi aprovada a lei. pode se casar

      Excluir
    2. Carol, meu caso é esse também, vamos trocar umas informações? philosophic@icloud.com

      Excluir
  2. Ola, Diante desse novo acordo da Apostila, vou precisa reconhecer a documentação junto ao consulado/embaixada?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite querida, tudo bem? Preciso muito da sua orientação... você poderia me ajudar? Sou brasileira e divorciada desde 07/2015, vou me casar com um americano também divorciado desde 02/2015 que é residente em Nápoles. Já tenho organizado os documentos para a Nulla Osta, mas gostaria muito de saber qual a documentação necessária para apresentarmos na Comune de Napole para podermos realizar o casamento civil. Aguardo ansiosa sua resposta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o processo é o mesmo, na sua certidão de inteiro teor deve sair também o divorcio no final,

      Excluir
  4. Boa tarde,

    Sou Brasileira e vou me casar na Itália com meu noivo que é Italiano, posso providenciar todos esses documentos na Itália ou tenho que retorna ao Brasil pra solicitar esses documentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os documento brasileiros você pode pedir pra alguém obter pra você no Brasil, como a certidão de nascimento inteiro teor.

      Excluir
  5. Ola
    Sou brasileira e vou me casar na italia, estou provideciando os docs para fazer os transmite, irei mes que vem para ficar os 90 dias e dentro desse periodo vamos fazer a publicação e depois no comune marcar a data.
    A minha pergunta é... quando eu retornar a italia na data que foi marcada o matrimonio eu consigo solicitar a prorrogação da minha estadia de 90 dias para mais tempo e ficar legalmente no pais ou não preciso? Sei que para obter a cidadania leva uns 5 a os +/-.
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você se casando tem que dar entrada no permesso familiare

      Excluir
  6. Carla, boa noite.

    Eu vou no cartório solicitar minha certidão de nascimento de inteiro teor... Após obter a certidão, eu tenho que ir na ERERIO e após solicitar a tradução no consulado da Itália no Rio?
    Como é feita essa tradução? Eu devo per forza traduzir no consulado ou posso fazer uma tradução juramentada e depois levar no consulado para inserir no sistema? Ou não precisa levar no consulado? Eu posso levar a tradução juramentada diretamente para a Itália?

    Muito obrigado pela sua ajuda.


    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. reconhece firma e manda pra ererio, depois traduz com tradutor juramentado e ele apostila. Apos mudarem para o apostilamento nao precisa mais legalizar no consulado.

      Excluir
    2. Tenho toda documentação feita no Brasil para casar na Itália porém Já tem 1 é meio e ainda não casamos devido imprevistos. Tem tempo validade está documentação . Porque tive custos

      Excluir
  7. Olá, Carla! Tudo bem?
    Gostaria que me tirasse algumas dúvidas se possível:
    Estou indo pra Itália sem o visto para me casar (apenas no civil) com minha namorada italiana.
    Do Brasil só preciso levar o passaporte, certidão de nascimento e o certificado de estado civil?
    O resto consigo direto na Itália?
    E após isso já posso dar entrada no pedido de permesso familiare?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso mesmo, após o casamento dá entrada no permesso. boa sorte.

      Excluir
    2. E aí, conseguiu? Eu tbm vou fazer a mesma coisa. Mas no caso a italiana sou eu, e a minha namorada é brasileira.

      Excluir
  8. Bom dia! Eu vou me casar na Itália e estou meio perdida na sequência dos eventos.
    Primeiro pego os documentos brasileiros, faço o apostilamento e depois faço a tradução juramentada?
    Ou tenho que fazer o apostilamento da tradução juramentada?
    Posso fazer a tradução na Itália ou tem que ser feita no Brasil?

    Agradeço se puder me ajudar.

    Margareth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O apostilamento é a validação da tradução. Portanto tradução primeiro e apostilamento depois. Ambos no Brasil.

      Excluir
    2. Ola sou brasileira, posso me casar com um Africa na Italia? Ele tem toda documentação e trabalha na Italia

      Excluir
  9. Olá Carla, boa tarde.

    Fiquei com dúvidas em relação à resposta do comentário de 13/03/17 as 10:14 pode me ajudar por gentileza?
    Sabe me informar se essa solicitação de tradução e apostilamento da Certidão de nascimento é padrão para todas as "Comune" minha dúvida é exatamente essa, meu noivo entrou em contato com a Comune de Ponzano Veneto e foi informado que não precisa tradução ou apostilamento desse documento, vi esse comentário e fiquei preocupada.
    Você teria o modelo desse auto-certificado de estado civil?
    E esse documento é necessário reconhecer firma no Brasil?
    Desde já agradeço à atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é padrão pra ter validade na Itália . Porém se a Comuna informou a vcs , tente seguir o procedimento deles. Porém sabe-se que todo documento brasileiro precisa ser traduzido e apostilado.

      Excluir
  10. Ciao Carla... Meu namorado está lá há 07 meses, e é italiano. Irei em Junho. Pra eu morar lá, preciso me casar com ele? De quais documentos preciso para morar lá com ele?!

    ResponderExcluir
  11. ola carla me tira uma duvida meu nome e adriano sou casado com meu companheiro que e italo-brasiliano me casei o ano passado estamos querendo ir morar na italia eu falo italiano ho imparato con lui gostaria de saber qual documentacao eu tenho que levar para pedir o permesso di soggiorno e se ele precisa ir na frente com a certidao de casamento apostilada traduzida juramentada , e outra duvida a certidao apostilada tem que ter validade ou nao ? depois que ele chegar pegar o ap e mudar a residencia dele eu ja posso ir e dar entrada no permesso ? ele precisa estar trabalhando ou seja ter busta paga para eu poder pedir meu permesso? lembrando que ambos somos cabeleireiros autonomnos me da luz rsrsrrsrs se vc puder pois estamos perdidos . desde ja muito grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não precisa comprovar renda não, só precisa transcrever a certidão de casamento no consulado italiano , para o comune onde seu marido é residente, ou entao ele levar a certidão diretamente no comune onde mora. Se ainda tem que fazer a residência é bom que ele faça tudo antes, depois você vai e pede o permesso. boa sorte.

      Excluir
  12. Olá. Gostaria de saber se tem como dois turistas brasileiros se casarem na Itália?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No civil não, pois como fala no artigo, um dos dois precisa ser residentes.

      Excluir
  13. Bom dia Clara, tudo bem?
    Sou Italiano e me casei em Roma com meu namorado brasileiro mês passado. Agora precisamos dar entrada nos documentos dele e estamos perdidos. Temos que fazer o permesso di soggiorno ou a carta de soggiorno? Você saberia me informar onde devo fazer se no caso de cônjuge faço nos correios ou vou diretamente na questura? E outra dúvida seria pra ele trabalhar, qual documento ele apresenta se caso tiver que fazer permesso? Pois até sair o permesso vai meses. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se já estão na Itália, dependendo da cidade pode-se ir diretamente à questura, fazer o primeiro Permesso di Soggiorno, algumas cidades somente através do kit dos correios, na dúvida vá à questura primeiro com todos os documentos em maos. Para trabalhar precisa sair o permesso, alguns aceitam só o recibo. boa sorte.

      Excluir
    2. Carla, em quanto tempo sai o permesso depois quedou entrada na questura?
      Obrigada :)

      Excluir
  14. Olaaa meu noivo é italiano e vamos nos casar aqui no Brasil...como se faz para reconhecer esse casamento na Itália?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que traduzir e apostilar a certidão de casamento de vcs e ele apresenta no Comune onde é residente na italia, para a transcrição.

      Excluir
  15. Olá meu noivo esta na italia para o reconhecimento da sua cidadania, mas ele ja é residente, tem codigo fiscale, e ja solicitou seu permesso, enquanto não sai a cidadania podemos nos casar na cidade Italiana onde ele já é residente e aguarada sua cidadania? Sei que posso ficar 90 dias com ele, nesses 90 dias daria tempo para nos casar? Enfim obrigada, estou meio perdida.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele já tem residência anagráfica e já está legal no país, teoricamente vcs já podem se casar. Em todo caso, como as regras geralmente mudam de cidade a cidade, fale pra ele se informar no comune onde é residente.

      Excluir
    2. Olá Carla eu sou brasileira estou indo para Itália para mim casar meu noivo é italiano quais o documento preciso levar

      Excluir
  16. Desculpe minha ignorância. ..mas o que significa apostilar e onde se faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. segundo as novas normativas, o apostilamento é o processo que substitui a validação e autenticação pelo Ministerio das Relações Exteriores e o Consulado italiano. Quem faz são os cartórios-tabelião de notas, nos documentos com firma reconhecida e traduzidos com tradutor juramentado.

      Excluir
  17. Olá Carla, a legalização e traduçao da minha Certidão de Nascimento posso fazer ja estando aqui na Italia?

    ResponderExcluir
  18. Olá Carla me chamou mirley e sou brasileira. meu namorado é paquistanes mais mora na Itália há 3 anos queremos nos casar na italia ..Isso eh possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele tem documento regular e residência, podem sim.

      Excluir
  19. oi carla queria tirar uma duvida eu me caso na comune in italia e depois caso no brasil religioso eu sou brasileira lui italiano quais documentos (pro religioso)dele que precisa?e os documentos tem que traduzir e legalizar no brasil ?ou pode fazer isso aqui?e em que ser apostilado aqui ou no brasil to confusa obraigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso você tem que se informar na igreja que vai se casar, não é uma coisa civil, portanto, pergunte na igreja, normalmente tem que comprovar batismo, crisma, etc..

      Excluir
  20. Bom dia Carla, me ajuda tirar minha duvida por favor....
    Sou brasileira e ja estou providenciando os docs para dar entrada no comune de Italia, levando segunda via de certidão de nascto , declaração de solteira e demais docs pessoais e tbm o preenchimento do formulario que pede, a minha duvida é.... a certidão de nascto precisa ser de inteiro teor? já tendo esse jg de docs preciso levar aqui no escritorio Regional do Miniaterios das Relações Exteriores para çegalizarem ou nao precisa mais? pq apos isso terei que ir no consulado de milano onde é sa jurisdição da citta que meu noivo vive, lá eles vão emitir essa declaração de nulla osta para então dar entrada no comune? mé esse o procedimento .
    No aguardo
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre de inteiro teor, pois mostra todas as alterações (casamento, divorcio, etc), precisa ter firma reconhecida , tradução e apostilamento (procedimento que substitui atualmente a passagem pelo MRE e legalização no consulado), tudo no Brasil. o restante do procedimento ok.

      Excluir
  21. ahh outra duvida Carla, os docs de certidão de nascimento e declaração de solteira precisa ser traduzida aqui no brasil ou não mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. todo documento brasileiro traduzido e apostilado no Brasil

      Excluir
  22. Olá gostaria de saber onde posso pegar. Modelo de declaração de solteiro e de residência. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja http://www.comune.otricoli.tr.it/index.php?option=com_content&view=article&id=392&Itemid=53

      Excluir
  23. Bom dia Carla.Eu sou brasileira , divorciada e pretendo me casar com um italiano em agosto.Posso me casar só na Itália ou o casamento tb deve ser legalizado no Brasil?Desculpa a ignorância , li os comentários anteriores, mas mesmo assim fiquei perdida.O que devo fazer ? Doc enfim. ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  24. Boa Noite!
    Sou casada apenas no civil. Meu marido já foi casado antes.
    Gostaríamos de nós casar no religioso na Itália. Seria possível? O que é necessário?

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde. Meu marido é divorciado e somos casados no civil aqui no Brasil, ele tem cidadania italiana. Tem como nós nos casarmos na Itália na igreja católica?

    ResponderExcluir
  26. Olá estou na Itália posso me casar depois que expirar os 90 dias de visto?

    ResponderExcluir
  27. Olá Carla,

    Estou planejando o meu casamento com
    O meu noivo (italiano) e gostaria de saber se você consegue me ajudar com as dúvidas abaixo:

    Pretendo vir em outubro de 2017 para Vicenza onde meu noivo mora com visto de estudante, pois vou fazer um curso de italiano por 6 meses.

    Em dezembro nos casaríamos no civil na Comune de Vicenza, e logo após entraríamos com a solicitação do Permesso di Soggiorno.

    Perguntas :
    1) Após eu solicitar o permesso eu ficarei um tempo esperando o documento chegar, sendo assim o meu visto de estudante deixa de ser válido dado que eu dei entrada no processo do Permesso?

    2) Preciso voltar para o Brasil em março de 2018, pois o casamento religioso e a festa será em abril . Minha dúvida é : posso sair e voltar do país enquanto estiver esperando o Permesso?
    Li q se sair e voltar pelo msm aeroporto não tem problema... vc sabe de algum site q fala sobre isso?

    Caso não saiba responder as perguntas acima, sabe quem pode me ajudar?
    Já fui na Questura de Vicenza e na Comune e eles não tem uma resposta clara.

    Muito obrigada,
    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao deixa de ser valido , pode sair do pais com o recibo do permesso

      Excluir
  28. Boa tarde Carla sou Brasileira e meu noivo também, nós podemos casar na Itália no religioso?

    ResponderExcluir
  29. So brasileira, porém ja tenho a cidadania italiana e sou residente na italia, vou me casar com meu noivo pra ele ter o permesso de ficar aqui comigo, minha duvida é: eu também preciso daquele nolaosta emitido pelo consulado? Ou so ele vai precisar?

    ResponderExcluir
  30. Boa noite. Minha noiva e eu moramos no Brasil, porém ela possui passaporte italiano e eu não. Temos a intenção de nos casarmos na Itália. É possível? Os procedimentos são os mesmos?

    ResponderExcluir
  31. Boa noite!! Minha filha tem cidadania italiana e o noivo não. Eles querem se casar só na igreja cató lica em Florença it . Estou cansada de enviar e-mail perguntando sobre a documentação mas ninguém responde. Por gentileza, saberia me dizer qual a documentaçåo exigida??? Por esse motivo temos que mudar de Setembro para Novembro. Desde já agradeço. Wania

    ResponderExcluir
  32. Oi Carla boa noite tudo bem? Tenho cidadania moro na Espanha e vou me casar c um brasileiro como faço não quero me casar no. Brasil

    ResponderExcluir
  33. Olá Carla, tudo bem? Meu noivo tem cidadania italiana mas eu não. Vamos viajar para Italia no final do ano e gostaria de saber se podemos dar entrada na documentação e nos casar sem estarmos morando aí. Vejo que varias pessoas se casam mas não moram na Italia, mas pelo que li no seu blog temos que residir aí. Fiquei confusa rsrs Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  34. Carla.. com a nova lei do coppia di fatto para homossexuais, que pernite o permesso para o não italiano, isso não valida a união estável de hetero também? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coppia di fatto com pedido feito na Italia, não coppia di fatto do Brasil.

      Excluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Olá bom dia, se você puder me responder pelo meu e-mail para que eu possa te explicar com mais clareza, te deixo aqui o meu e-Mail e o meu número de telefone para que entre em contato. mariianabondade@gmail.com e 084 99434-6151. Tenho algumas dúvidas, sou brasileira, filha de italiano com brasileira, tenho passaporte italiano, residi na Itália 4 anos mas faz alguns anos que voltei a residir no Brasil, mas agora quero voltar a residir na Itália com o meu noivo, e queremos casar lá para que ele obtenha o permesso italiano, gostaria de saber se é realmente necessário fazer todos os documentos aqui ou se posso fazer no consulado brasileiro de lá? E quais os documentos temos que levar para constar que terminamos a escola e quais os documentos necessários para estudar lá? Serei extremamente grata se puder me responder por que viajaremos daqui a 9 dias e estou na correria para os últimos documentos.

    ResponderExcluir
  37. olá, gostaria de saber se para casar com um italiano, na Itália, eu devo ter me divorciado a mais de um ano. vi isso escrito em um site quando estava fazendo uma pesquisa sobre quais os documentos necessários. queria saber pois dei entrada no meu divórcio e estou só esperando sair para poder ir pra lá me casar. eu já estou separada a 5 anos porém não havia feito o divórcio no cartório. obrigada

    ResponderExcluir
  38. Oi Carla, tudo bem? Posso tirar uma dúvida? Quero me casar com meu noivo na Itália, ele tem dupla cidadania. Pra entrar na Itália eu entro como turista? Minha insegura é passar na imigração no aeroporto. Eu entro como turista e estarei no país a vacanza? Ou existe algum visto por matrimônio? Como proceder? Dizem que casar direto na Itália é melhor do que se casar por procuração aqui no Brasil... Enfim o que é melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seu noivo é residente na Italia? Se sim, vc pode entrar como turista mesmo, venha com os requisitos pra turista que nao vai ter problema.

      Excluir
  39. Olá Carla, o que aconselha, casar no Brasil e levar a certidão para regularizar ou casar na Itália direto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vcs vao se casar pra vir, casem-se diretamente aqui

      Excluir
  40. Ola sou brasileira e moro na Italia
    Meu namorado brasileiro pode se casar comigo aqui na Italia?

    ResponderExcluir
  41. Oi, Carla. Tudo bem? Sou brasileira (moro no Brasil) e meu noivo é italiano, porém atualmente ele mora e trabalha em UK, mas os pais dele tem casa na Itália. Após o casamento, pretendemos morar em UK. O que me aconselha?Casar (civil) na Itália ou no Brasil?
    Entro com visto de turista na Itália, e após casamento entro com visto familiar na Itália ou apenas em UK?
    Entrei no site do consulado brasileiro de Roma e lá consta que a certidão de nascimento não precisa ser de inteiro teor, é isso mesmo? Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
  42. Olá, Carla. Td bem? Vê se consegue me ajudar por favor. Minha tia foi p Itália p se casar com o namorado, porém a mesma ficou internada quase 1 mês , 10 dias depois que chegou, e ele como já foi casado teve q solicitar tbm certidão de nascimento em Nápoles, conclusão. Se aproxima o dia dela voltar e eles ainda não tem toda documentação p dar entrada, deve estar p sair ( oba. Ela já tem todos os docs) . Minha dúvida: ela pode ficar além do prazo ( ilegal) uma vez que já vai se casar??? No site no Itamaraty diz que brasileiros ilegais podem contrair casamento na Italia, mas eles ficam com medo. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  43. Carla, viajarei em dezembro de 2018 para iniciar meu processo de reconhecimento, e quero tbm me casar e possibilitar o permesso para meu cônjuge, não seria melhor eu me casar aqui para que fosse ja trascrita minha certidão de casamento junto com o processo??

    ResponderExcluir
  44. Olá,Carla.pretendo me casar com um italiano ele tem residência na Itália. Minha dúvida é que tenho uma união instável no Brasil. Preciso fazer a dissolução da União instável no Brasil? Depois de quanto tempo posso casar no civil na Itália? Pode ser logo após a dissolução da União instável? Muito obrigada. Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  45. Já digitei um comentário.posso casar na Itália no civil logo após fazer a dissolução da União instável que tenho no Brasil ? Ou prédios esperar ....? Muito obrigada. Lídia sotille. Grata

    ResponderExcluir
  46. Carla, ótimo post. Minha história é um pouco complicada. Eu morei na Italia por 2 anos, e fiquei ilegal depois do prazo de turista. Lá, conheci o meu noivo que é americano militar e está a trabalho na Italia até 2021. Eu voltei para o Brasil pois ele teria problemas de casar com uma ilegal, por conta do trabalho dele. Então estamos planejanto a minha volta em 6 meses, pois quando sai da EU por Portugal, o agente disse que eu nao poderia voltar por 6 meses, mas nao me deu nenhuma multa ou carimbo no passaporte. Aqui no BR vou reunir os documentos pra voltar. Pelo o que eu li, eu nao preciso de visto para me casar na Italia, então a minha duvida é: Quando eu voltar, devo dizer na imigraçao que vou me casar, ou dizer que vou a turismo...?
    Estou insegura em relação a isso, pois obviamente o meu passado está registrado no sistema... Por favor, agradeço se me der uma luz. Abcs

    ResponderExcluir
  47. a 2º via da certidão e a declaração de solteiro precisam ser apostiladas? vai ter algum documento que precisa ser traduzido e apostilado? eu já estou no brasil, quero levar tudo certinho... valeu! ;)

    ResponderExcluir
  48. Carla vc tem um e-mail onde posso pedir informações meio urgente?
    Esse e meu e-mail
    marialuizabarroso70@gmail.com, desde já agradeço...

    ResponderExcluir
  49. Menina, voce e uma Luz! Obrigada por se disporre a ajudar.
    Meu noivo é divorciado. Tem prazo minimo
    pra ele se casar outras vez?

    ResponderExcluir
  50. Boa noite. Gostaria de ter uma informação.. Tenho que me casar na Itália mas semana que vem irei ao Brasil para obter todos os documentos necessários. A minha dúvida é se eu posso conseguir o nulla osta diretamente em uma embaixada italiana no Brasil ou tenho que ir no consolado brasileiro na Itália?

    ResponderExcluir
  51. Olá!sou brasileira,noivo italiano.
    Preciso de duas testemunhas aqui na Italia para nulla osta. Meus sogros podem ser?

    ResponderExcluir
  52. Oi Carla, estou com algumas dúvidas e talvez você possa me ajudar ou sabe onde posso conseguir essas informações porque na embaixada da Itália em Brasília eles não me atendem.
    Eu, minha filha e meu namorado italiano vamos pra Itália em outubro e vamos nos casar lá. Aqui estou providenciando minha certidão de nascimento(2 vias) em inteiro teor apostilada, depois vou fazer a tradução juramentada e também apostilar. Vi que preciso de uma declaração de estado civil, essa eu tenho que fazer aqui no Brasil, traduzir e apostilar também ou posso fazê-la diretamente na Itália no consulado? É que está muito caro para traduzir!
    E por fim, a minha filha também está indo comigo e pra dar entrada no visto dela por familiar, eu preciso de quais documentos aqui do Brasil?
    Vai ser incrível se puder me responder!
    De qualquer forma, muito obrigada..

    ResponderExcluir
  53. Ola Carla! Gostaria de saber quanto tempo após a publicação do casamento demora para acontecer a cerimônia?

    ResponderExcluir
  54. Carla minha querida, meu nome é Gleide e estou realmente numa "sinuca de bico" Sou brasileira, pretendo me casar na Itália e meu noivo está na França mas pretende ir para a Itália, o problema é que ele é paquistanês.
    Estamos vendo a possibilidade de casar na Alemanha tbm kkk.
    Quais seriam os impedimentos ou tramites.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, vcs têm que se casar no pais qual ele seja residente.

      Excluir
  55. Olá, Carla! Tudo bem?
    Gostaria que me tirasse algumas dúvidas se possível:
    Estou indo pra Itália sem o visto para me casar (apenas no civil) com minha namorada italiana.
    Do Brasil só preciso levar o passaporte, certidão de nascimento e o certificado de estado civil?
    O resto consigo direto na Itália?
    E após isso já posso dar entrada no pedido de permesso familiare?
    Mais uma pergunta!! Eu consigo passar pela imigração com esse documentos sem nenhum probleminha?

    ResponderExcluir
  56. Olá Carla, ,eu nome é Caio e sou ítalo-brasileiro com união civil com meu marido desde 2010 e casamento civil em 2018. Somos aposentados e pretendemos passar 1 ou 2 anos na Itália. Pretendemos alugar uma casa em San Donà di Piave e irmos juntos para lá em setembro. A mudança do meu estado civil no AIRE em São Paulo leva até 180 dias. Podemos ir juntos com a casa já alugada e fazermos nossa união estável lá? Devo levar nossa certidão de casamento apostilada? algum outro documento devemos levar?
    muito obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)