31/03/2016

Encceja - Inscrições para brasileiros no exterior


Quer concluir os estudos????


Terminam dia 3 de abril as inscrições para o Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) de 2016 no exterior.


O exame é destinado a brasileiros residentes fora do país que não puderam concluir o ensino fundamental ou o ensino médio na idade esperada. No Japão e na Guiana Francesa, em específico, serão abertas também as inscrições para pessoas privadas de liberdade (Encceja PPL).



Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encceja Exterior terá provas nos Estados Unidos (Boston e New York), Bélgica (Bruxelas), Guiana Francesa (Caiena), Portugal (Lisboa), Suíça (Genebra), Espanha (Madri), Reino Unido (Londres), França (Paris), Japão (Nagoia, Hamamatsu e Ota). Já nas unidades prisionais as provas serão em Tóquio e Caiena.

Não terá prova na Itália mas quem quiser pode se organizar pra ir para Suíça por exemplo ou outro país europeu. 

A aplicação do exame nesses países será realizada pelas representações diplomáticas brasileiras locais, em parceria com o Inep.

As datas de realização das provas variam conforme a etapa da educação básica. Para o ensino fundamental, o exame será realizado no dia 28 de maio, nos turnos matutino e vespertino, de acordo com as áreas de conhecimento selecionadas. Para o ensino médio, em 29 de maio, também pela manhã e à tarde.

Para concorrer ao certificado de conclusão do ensino fundamental é preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas. Quem pretende obter o certificado do ensino médio deve ter a idade mínima de 18 anos completos nada data de realização do Encceja.

Os consulados brasileiros relacionados no edital vão disponibilizar computadores para que pessoas que não têm acesso à internet possam fazer a inscrição. 

PPL — A inscrição das pessoas privadas de liberdade ficará a cargo do responsável no Consulado-Geral do Brasil no Japão e na Guiana Francesa. O período para cadastramento no sistema on-line também será de 14 de março até 3 de abril. 

As provas do PPL serão realizadas no período de 30 de maio a 10 de junho, em unidades prisionais. 

Para o ensino fundamental, haverá quatro provas objetivas, com 30 questões cada uma, nas áreas de conhecimento: 
  • Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação (linguagens, códigos e suas tecnologias);
  • Matemática;
  • História e geografia;
  • Ciências naturais.

Para o ensino médio, as provas serão nas áreas de:
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias.

Acesse o Edital nº 5, de 10 de março, publicado no Diário Oficial da União.
Inscrições no site oficial aqui.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Carla boa noite, eu e meu marido temos 2 filhos e familia na Itália, estamos considerando a ideia de irmos para a Itália viver la. Nao falamos Italiano e tenho ciência de que no começo trabalharíamos com faxina ou limpeza, gostaria de saber se vc acredita poderíamos estabelecer residência, somos formados, ele em cienciabda compuração e eu como Gestao de Recursos Humanos. Minha familia vai nos ajudar de começo mas gostaríamos de saber se temos chance. Muito obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se um de vcs tem a cidadania italiana sim, caso contrário difícil. Qual grau de parentesco da família na italia?

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)