27/03/2016

Permanência na Itália: como pedir o Permesso di Soggiorno?


Permesso di Soggiorno

Quem pediu um visto no consulado italiano e entrou na Itália com esse visto regular (de família, trabalho, estudos ou outro tipo), tem até 90 dias, contando da data de entrada na Itália, para entrar com o pedido do Permesso di Soggiorno (a permissão de permanência).

Quem entrou como turista (sem visto no passaporte) e, tem direito à permissão de família, tem 8 dias da data de entrada no país para dar entrada no documento, através do Kit giallo dos correios "Poste Italiane", em uma agência que tenha o Sportello Amico.



ATENÇÃO: somente o familiar de um cidadão italiano pode entrar sem um visto emitido pelo consulado e pedir um Permesso em solo italiano. Para todos os outros casos, é necessário o visto no passaporte para o pedido do Permesso na Itália (veja como se faz o pedido de permesso di soggiorno para familiar a partir de um permesso de estudos).

O Kit giallo contém: módulos 1 e 2 (para pedido e renovação do permesso), e informações de como preencher os módulos (tudo em italiano). É preciso ler as instruções no kit e seguir os passos:

• Preencher o módulo correspondente ao seu tipo de visto/permesso;

• Comprar um selo chamado “marca da bollo” no valor de 14,62 em qualquer tabacaria e colá-lo no módulo preenchido;

• 4 fotos (providencie antecipadamente, existem diversas máquinas espalhadas na cidade e shopping centers);

• Providenciar cópias dos documentos solicitados pelo kit, de acordo com seu caso e retornar ao Sportello Amico para o envio à Questura.

Para a expedição, você vai gastar: 14,62 euros (marca da bolo) + 30, 00 euros (para a taxa do correio) + 27,50 para os custos do documento eletrônico e + 107,50 euros (permesso de até um ano) ou 127,50 euros para o de um ano a dois.

(para a taxa de 27,50, a Posta tem que fornecer o boleto pré preenchido, guarde o recibo).

O prazo do agendamento é de mais ou menos 40 dias. A Questura envia um sms para o celular ou email com data e local para o comparecimento.

Maiores informações das tipologias de Permesso e para instruções no preenchimento veja o portal Immigrazione.

Outras informações sobre visto e Permesso, consulte o guia da polícia italiana (Questura).

Para quem vai renovar, o procedimento é o mesmo, atenção somente aos documentos exigidos pois podem ser diferentes.

Se tem dúvidas e não quer preencher sozinho, procure a comuna onde mora ou o Patronato. Eles têm um escritório próprio para ajudar os estrangeiros no processo de imigração. Ótimo para quem não está familiarizado ainda com a língua italiana.

287 comentários:

  1. Olá. E no caso de entrar como turista (sem visto) e 11 dias depois casar com cidadão italiano? Daí o permesso pode ser solicitado logo após?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla: Eu sou brasileira, viuva de um Italiano Suiço. E ainda tenho pendências de heranças pra resolver na Italia. como vender imoveis, e outros afazeres. Gostaria de saber se tenho direito de suggiornare na Italia ou Suiça durante o tempo necessário dessa negociação. Antecipadamente já te agradeço pelas informações e sua atenção. Forte abraço

      Excluir
  2. Em relação a esse visto para trabalho que eu devo pedir no consulado aqui ... Apenas posso obtê-lo se eu já tiver um trabalho me esperando na Itália ? Eu não me encaixo em nem uma situação de visto . Queria chegar , pegar o permesso e começar a procurar emprego haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, um visto é emitido se você tem um contrato, seja de estudos, de trabalho... Não existe chegar e pegar permesso sem um visto, sem um direito .

      Excluir
  3. Meu nome e Eloiza eu fiquei na ITALIA 2anos e 8meses bom foi muito bom tive um militar italiano que me ajudou so que ouve um atrito acabei sendo pega pela policia e me mandarm para questura tive uma carta deexpulsao pois nao tinha docomentos necessarios para defender minhas causa
    mais eu estou tentando voltar .So que eu quero retirar meu no da questura para eu obter o permessso de soggiorno estou no brasil a 7anos tem possibilidade de eu ter esse docomento na mao

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, gostaria de saber: se por ja ter trabalhado com permesso di soggiorno ate quatro anos atras, e ter vindo pro brasil, posso renova-lo ? era de trabalho, mas antes era de motivo familiare, como sobrinho, hoje em 2016, nao sei se pode fazer novamente como nipote di cittadini italiano, ou terei que procurar trabalho 1 por la pra poder fazer o de trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode. Sobrinho tbm não pega mais permesso por familiar. Você teria que ja ter um contrato de trabalho pra pedir o visto ainda no Brasil e assim, ir pra italia.

      Excluir
  5. Olá Carla!
    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Estou indo para Italia, com visto de Estudo.
    Me passaram que a partir do momento que eu dou a entrada na Europa, eu teria até 08 dias para recolher o Permeeso di Soggiorno.
    Porém tenho um compromisso antes em Cracóvia
    O meu voo fará, Brasil-Paris-Vienna, após 20 dias iria para a Itália.
    Como eu poderia fazer?
    Os dias começam a contar a partir do momento que eu chegar na Italia, ou começa a contar a partir do momento em que eu dou entrada na Europa?
    Você saberia me informar?
    Att
    Ana Paula Baptistão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conta a partir do momento que você entrar em solo italiano. normalmente voo interno nao carimba o passaporte então fique com o comprovante de embarque e vá a questura fazer uma declaração de presença, e depois dê entrada no permesso.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. E como fazer caso eu não tenha ficado com o cartão de embarque? Como poderei provar a data que entrei na Itália vindo de outro país da UE para obter a declaração de presença e dar entrada na permesso?

      Excluir
    4. Carla bom dia estou em Portugal desde o dia 20/03/2017 dei entrada na cidadania aqui, entrei pela Espanha no dia 20/05/2017 irei para a Itália para dar entrada na cidadania e irei na Questura declarar presença a partir dai terei direito de mais 90 dias de permanência na Itália?

      Excluir
    5. Marcinho, não, os 90 dias conta a partir da primeira entrada no exterior, na Europa, aconselho a chegar , fazer sua declaração de presença, quando for dar entrada na sua cidadania já pedir um Permesso di Attesa di Cittadinanza. É uma permissão especial para quem aguarda o reconhecimento da cidadania.

      Excluir
  6. Eu já possuo os documentos originais e os traduzidos também. Meus tios deram entrada no processo alguns anos atrás e já possuem a cidadania, porém nós, na época não fomos atrás junto. Hoje, pra darmos continuidade ao processo para NÓS, o que é preciso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estão legalizados? Se sim é só dar entrada ou no consulado italiano ou na Italia (tem que vir morar por um tempo, ou procurar um assessor). Fale com a Daniela da Benvenuti Cidadania benvenuticidadania@gmail.com.

      Excluir
  7. Olá Carla!Eu tenho um amigo na Italia que tem um Restaurante,ele queria me chamar pra trabalhar com eles.Mas disseram que não è possivel chamar ,pq as fronteiras pra Brasileiros estão fechada na area de trabalho? Eles não pode me chamar com Contrato de trabalho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, o fluxo deste ano nao permite contratação de estrangeiros.

      Excluir
  8. Minha tia é cidadã italiana, é casada e mora há mais de 10 anos. Qual tipo de permesso posso obter?

    ResponderExcluir
  9. Ola carla, ainda fiquei com uma dúvida. Meu amigo foi para Italia como turista, mas nao vai ficar aó os 90 dias. Eh possivel mudança de status para trabalho se ele estiver trabalhando la? Ow para tirar a permesso necessariamente a pessoa já tem que sair com o visto de trabalho do Brasil?

    ResponderExcluir
  10. Boa noite,no meu caso sou italiana meu marido brasileiro, mas atualmente moro na espanha, quando ele vier pra espanha consigo o permisso di soggiorno, por aqui ou teria que ir para italia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, você trabalhando e provando que pode sustenta-lo ele consegue uma permissão na espanha tbm.

      Excluir
  11. Ola carla tenho uma duvida,minha mae e brasileira mora na italia a 8 anos e va se casar coom um italiano,sou de maior e casada consigo o permesso atraves da minha mae pra mim e pro meu marido desde de ja sou grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você não consegue justamente por ser maior de idade e não depender dela.

      Excluir
  12. Olá Carla, esta por vencer meus 90 dias de turista na Itália e eu não vou voltar pro Brasil, não tenho contrato de trabalho mas poderia consegui-lo. Sabe me dizer se tem alguma forma que eu possa conseguir o permesso ..? Essa semana vou no consulado brasileiro tirar meu certificado consular pra poder tirar o código fiscal mas queria o permesso obviamente.. sabe me dizer se tem alguma possibilidade ? Obg

    ResponderExcluir
  13. Ola Carla, meu nome eh Jan, estou chegando da Europa, quero tirar uma duvida, estou a dois anos morando na Italia, trabalho em uma empresa, nao tenho contrato, estou de ferias, queria saber como posso agilizar a forma de fazer com que eu retorne, e faca o permesso e o contrato com a empresa, para que eu e a empresa fiquem livres do controle e eu me torne aposto com meus documentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você está ilegal? Só poderia se a sua profissão entra na circular do decreto flussi deste ano, trabalhos qualificados, seu empregador pediria a sua nulla osta, você entraria com visto de trabalho e assim pegaria o permesso. Fale pra ele verificar .

      Excluir
  14. Olá Carla, estou na italia para fazer o processo de cidadania. Fiz o pedido de permesso, já fui na questura no dia e hora marcado e fui também na policia cientifica para pegarem minhas digitais. Quero viajar para Londres. É possível? Tenho os recibos do pedido de permesso e tenho uma carta onde fala que deveria pagar uma taxa extra devido ao tipo de pedido de permesso, que já está paga. No site da polizia, quando digito meu numero de assicurata aparece que o permesso está em trattazione. Como faço para poder viajar pra Londres e não ter problema de retorno? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, sim, você mostra se te pedirem ao reentrar na Italia, boa sorte.

      Excluir
  15. olá Carla. uma informação por favor. Eu passei por roma ha exatos 20 dias, apenas escala, pois estou em MAlta. Caso eu queira dar entrada no Permesso de giogirno, ja tendo passado os 8 dias que passei por ai, eu teria que retornar ao Brasil, mesmo estando em Malta?? Pois estou aqui a estudo. e já queria ir direto para a Itália. O que eu posso fazer? E necessariamente eu reciso ter quanto no banco para facilitar o processo?? Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem direito ao soggiorno na italia? por qual motivo??

      Excluir
  16. Olá Carla! Você poderia me tirar uma dúvida, porque cada um diz uma coisa. Eu estou em processo de reconhecimento de cidadania italiana, depois que concluir o processo minha mãe teria o direito de conseguir o permesso para ficar na Europa?
    *Quem me passa a cidadania é meu pai e eles não são e nunca foram casados.
    Obg. Camila

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Carla! Eu tenho todos os documentos para a cidadania italiana e vou dar entrada no processo em janeiro. Porém já tenho carimbo no passaporte de passada pela itália no mês passado (passeo um final de semana em Milano), como turista mesmo. Em janeiro, ainda terei cerca de 30 dias (dos meus 90 de área Schengen). Isso vai atrapalhar na hora de pedir o permesso, por motivo de reconhecimento de cidadania, para poder ficar na Itália durante o processo todo? O que recomenda fazer no meu caso?

    ResponderExcluir
  18. BOA NOITE, ESTOU COM MUITAS DUVIDAS POIS NÃO SEI SE E MELHOR OU PIOR FICAR TIRANDO DUVIDAS.POIS CADA UM FALA UMA COISA.NO MEU CASO TEM DUAS MULHERES EM MINHA LINHA, AVO E MÃE. MEU ANTENATO NASCEU EM 1873, AVO EM 1907 E MINHA MÃE EM 1943. O MEU CASO E JUDICIAL OU NÃO.ESTOU JUNTANDO MINHA DOCUMENTAÇÃO PARA DAR ENTRADA NA ITALIA. O QUE DEVO FAZER ENQUANTO CORRER O PROCESSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que seguir as instruções de um assessor. boa sorte

      Excluir
  19. Olá minha mãe é Brasileira e meu padrasto é italiano ambos residentes, há a possibilidade de eu pedir o permesso di soggiorno estando em estadia na casa aqui na Itália sem o visto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se sua mae tem o permesso di soggiorno familiar, por ser casada com italiano, ela nao pode pedir um permesso pra você a nao ser que você seja menor de idade. Caso contrario somente quando ela adquirir a cidadania por casamento.

      Excluir
  20. Boa Tarde Carla, tudo bem?

    Tenho Nulla Osta e em breve farei meu visto de trabalho.

    Se eu for com minha esposa, ela terá direito a trabalhar e estudar? Saberia me informar se o processo deve ser feito aqui no Brasil ou pode ser feito assim que chegar na Itália?

    * Não tenho cidadania italiana

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela terá sim, mas você precisara ter renda suficiente para sustenta-la e dar o direito a ela de pegar um permesso familiar, deve ser feito ainda no Brasil

      Excluir
    2. Alan, boa tarde, quanto tempo levou pro seu nulla osta ficar pronto?

      Excluir
  21. Bom dia Carla ,meu sonho é morar na italia porem meu unico vinculo com a italia é uma tia minha que é casada com italiano. Com essa informaçao tenho como morar lá ? e se não como faço para ficar pelo menos um ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Por ela você não tem direito, sua opção seria um visto de estudos. boa sorte.

      Excluir
  22. Olá Carla.
    Muito bom seu texto!
    Minha esposa acabou de reconhecer a cidadania dela. Vamos em março para Itália para morar.
    Ainda não sei se já sairemos daqui com uma residencia ou ficaremos em hotel até encontrar.
    Nesse caso, o que sugere?
    - ir como turista e solicitar o permesso lá
    - pedir o visto aqui no consulado antes de embarcar

    Outra dúvida...consigo entrar na Itália somente com uma passagem de ida e sem estadia definida?

    Desde já, obrigado.

    Ronaldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode ir solicitar diretamente lá o permesso. A passagem dependendo da forma que compra e companhia consegue sim. boa sorte.

      Excluir
  23. Boa noite Carla , tenho uma grande dúvida , morei na Itália por 1ano e 11meses , levei carta de expulsão estou atualmente no Brasil tem 3meses que voltei da Itália , não sou registrado por parte de pai conheço um senhor que quer me ajudar e está disposto a vir no brasil me resgistrar como pai , é possível fazer esse processo e é fácil ? Consigo fazer meus documentos normalmente ? Caso não , mesmo com carta eu voltando com ele para Itália sendo que entro na Europa pela Espanha consigo entrar junto com ele ? Espero uma grande ajuda sua ! Boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não sei te informar sobre o assunto, se informe no consulado

      Excluir
  24. Se tenho renda de mais de 4.000 Euros e faço Teletrabalho - só preciso de uma conexão boa de internet , posso ficar residindo 6 meses na Itália ? tenho 58 anos e me aposentarei aos 60

    ResponderExcluir
  25. Boa Tarde, dei entrada no meu nulla osta em outubro, eles dizem que pra ficar pronto leva em media de 40 dias, porem ja passou dessa data estipulada. Isso tem haver com o Flussi? porque era pra eu ter pedido no inicio do ano, mais eu nao sabia, eu tenho que esperar ate o ano que vem para ter o nulla osta per motivi di lavoro?.beijos

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde, Carla! Darei entrada em janeiro no processo judicial de cidadania por via materna. Existe a possibilidade de conseguir um permesso di soggiorno enquanto tramita o processo? Grata. Daniella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só consegue um permesso de espera da cidadania quando os documentos já estão na comuna para reconhecimento, antes disso não.

      Excluir
  27. Oi Carla nesse momento estou na Itália da dois meses como turista e tenho passagem de volta pra janeiro. Tem como conseguir permesso di soggiorno sem precisar volta no Brasil.

    ResponderExcluir
  28. Oi Carla boa noite, eu morei 11 ano na Itália, tem 8 ano que estou no Brasil, agora estou querendo volta mais meu permesso venceu,eu consigo renová meu permeado..obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se seu permesso era de trabalho não consegue. Qual tipo era?

      Excluir
  29. Boa tarde Carla, moro na Irlanda e estou indo ano que vem para a Italia dar entrada na minha cidadania. Para comprovar residencia eu preciso ter o Permesso di soggiorno obrigatoriamente?
    Obrigado;
    Vitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você pede residencia onde for morar, entregando os docs pra o reconhecimento da cidadania. após isso, algumas comunas pedem o permesso de espera de cidadania, outras nao.

      Excluir
  30. Olá Carla.Estou na Itália ilegal a 3 mêses e agora estou cansado com Italiano a esse mês.como faço para receber o visto.Pq estou indo para o Brasil em fevereiro e não ter problemas na fronteira no retorno? Queria muito uma ajuda de uma explicação. Obrigada desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você se casando dê entrada no permesso di soggiorno per motivi familiari o quanto antes, boa sorte.

      Excluir
  31. Boa tarde, Carla!
    Estamos na Italia, de ferias ha 2 semanas, meu esposo é cidadão, tem residencia e trabalha aqui. Temos um filho de 2 anos , e eu uma filha de 12 do primeiro casamento. Consigo permesso de soggiorno pra morar aqui com as crianças?
    Desde ja, grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, claro, se vcs sao casados ele precisa transcrever o casamento de vcs pro comune onde é residente e pede o permesso di soggiorno per motivi familiari para você e depois você extende aos seus filhos.

      Excluir
  32. Ola Carla, excelente artigo. minha duvida é: sendo cidadã italiana por reconhecimento consigo levar minha mae de 85 anos, aposentada, com passaporte brasileiro, para morar comigo na Italia? Se sim, onde faço o procdimento? Tenho que comprovar dependencia? No caso dele so existe a dependencia relativa a cuidados medicos pois ela tem alzheimer, mas financeiramente nao depende. Ela nao e interditada, somente mora comigo no Brasil. Pretendo mudar para Italia este ano. Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! para sua mae consegue sim, pede o Permesso di soggiorno (na questura ou pelo kit), você tem que ser ja residente.

      Excluir
  33. Olá Carla caso estou na Itália para fazer a cidadania eu sei que tenho direito do permesso, mas enquanto eu faço a cidadania eu posso trabalhar com o permesso ? Muitíssimo obrigado você tem canal no YouTube ? Abracos sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, para o processo de cidadania você tem direito ao permesso por espera de reconhecimento da cidadania, porem este não dá direito à trabalhar. Não tenho canal no Youtube

      Excluir
  34. Respostas
    1. olá, nao se preocupem, com o recibo do pedido já podem ficar tranquilos.

      Excluir
  35. Olá, bom dia, tudo bem? Obrigada pelas informações. Tenho uma dúvida, será que você consegue me esclarecer? Tenho um filho menor de idade (7 anos) que é cidadão italiano. Seu pai mora no Brasil, mas quer voltar pra Itália e quer que a gente vá junto. Não somos casados. Como mãe de um cidadão italiano menor de idade que é dependente tanto meu quanto do pai italiano, seria possível eu requerer, quando chegar na Italia, um permesso per mottivi familiari para permanecer com meu filho na Itália? Tenho meios de sustentar a criança, em conjunto com o pai, porém, não moraríamos na mesma residência, visto que não somos casados. Existe algo previsto nesse sentido? Como proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você provando como se sustentar e moradia, sim, consegue. leia http://www.meltingpot.org/Cittadinanza-italiana-Come-mettere-in-regola-madre.html#.WKSUdBih3-Y

      Excluir
  36. Oi Carla! Sabe me informar se o cidadão italiano precisa residir por um tempo mínimo na Itália para solicitar o permesso de soggiorno para cônjuge? Quem solicita é o cidadão que está lá ou o cônjuge que está como turista? Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa ser residente. Solicita o interessado havendo todos os documentos.

      Excluir
  37. OLA CARLA BOA NOITE,ME CASEI NA ITALIA COM ITALIANO,LOGO EM SEGUIDA VIEMOS PARA O BRASIL,TENHO PERMESSO DI SOGGIORNO MAS JA ESTA VENCIDO A 4 ANOS,ESTAMOS MORANDO ATUALMENTE NO BRASIL,GOSTARIA DE RENOVAR ESTE DOCUMENTO PERMESSO,COMO DEVO PROCEDER JA QUE ESTOU PRESTES A EMBARCAR PARA ITALIA.TAMBEM GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO AO PASSAPORTE ITALIANO.GRATA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. procure o consulado, ou quando você reentrar você renova na italia. Você pode dar entrada na cidadania italiana por casamento já.

      Excluir
  38. Olá por favor preciso de uma informação
    Procurei entre os comentários e não encontrei
    Estou em processo da cidadania italiana
    Meu visto de 90 dias vence daqui uns dias
    Vou solicitar o permisso di soggiorno in attesa cittadinanza
    É possível viajar pelo espaço schengen sem problemas com imigração devido ao visto vencido?
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na pratica, você com o recibo do permesso não deveria ter problemas nas fronteiras, porém, teoricamente você tem que esperar sair o definitivo pra sair do país.

      Excluir
  39. Oi Carla, você sabe quanto tempo demora para o permesso di soggiorno definitivo ficar pronto? Solicitei o meu no dia 03/mar/2017 em Lucca. Obrigada

    ResponderExcluir
  40. Ola carla.. posso renovar permesso di soggiorno per lavoro...vencido a sete anos...estou no brasil...pois meu patrão fara um novo contrato de trabalho. ? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode. Somente se o Decreto Flussi permitir novos contratos para estrangeiros. informe-se.

      Excluir
  41. Olá Carla. Bom dia. Tudo bem? Seguinte. Sou cidadão italiano, me casei no Brasil, já sou inscrito no aire e também já informei minha mudança de estado civil. Já vou providenciar o meu passaporte. Deixei pra solicitar quando tudo estivesse pronto no aire para ficar bem atualizadinho.

    Do meio pro fim do ano vamos morar talvez em verona.
    duvida : para solicitar permesso di soggiorno da minha esposa, preciso de comprovante de renda? E de endereço?

    tenho outra duvida, mas acho que essa vou ter que me informar no consulado. Já temos 2 anos de casados aqui. Lá na itália vamos completar o terceiro. Será que quando formos morar lá esse tempo vai zerar? É que para conseguir cidadania para ela é 3 anos de casamento aqui e 2 se for na itália. Mas como fica se parte do tempo ficamos aqui e o restante lá? rsrs.. me desculpa pela pergunta complicada.

    Obrigadíssimo pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não precisa comprovar renda mas precisa sim ter uma residência fixa. No caso de dar entrada na cidadania dela, além do tempo de casados tem o tempo de residência, entao se se mudarem pra italia , pra dar entrada aqui precisará esperar 2 anos novamente.

      Excluir
    2. Uffa. Ao menos em relação a renda fico mais tranquilo. Conseguir a casa já é difícil. Mas conseguir casa e emprego ao mesmo tempo seria ainda pior hehe. Sei q muitos não alugam casa para quem não tem comprovante renda... tentar negociar logo por aqui antes de ir. Muito obrigado mesmo, Carla!

      Excluir
  42. Olá, boa noite. Minha namorada está em processo para fazer a cidadania italiana. Pretendemos nos casar e, após dois anos, pretendo requerer a naturalização. Minha pergunta é:consigo levar minha mãe e meu irmão para a Itália após ser naturalizado? Eles poderão solicitar o permesso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de você ser cidadão italiano sim, pode levar mãe, pai e irmãos. antes não. Eles obtém assim o Permesso.

      Excluir
  43. Boa noite Carla.

    Tenho duas expulsão da italia uma que recebi em 2014 por não aver carta convite e dinheiro o suficiente e uma outra por visto de turista vencido.. permaneci por dois anos no pais ilegalmente cmq Sai a poucos meses de lá... cheguei no Brasil me casei com uma italiana no civil. Agora a pergunta é visto tem pouco tempo ainda mas ao contratempo estou casada legalmente e esse mesmo"casamento" foi legalizado também pela minha esposa na italia onde iremos residir.
    1- oque devo fazer ou oque ela pode fazer?! Eu estou no brasil minha esposa italiana está na italia pois trabalha.
    Como faço para entrar sem ter problemas??? devo pegar um advogado para retirar as expulsões?! Devo ir ao consolado pedir um visto de avvicinamento familiar?! Estou totalmente perdida pode me dar uma luz?! Ou terei que recorrer ao consolado?!
    Cmq outra coisa tenho uma filha de dez anos quero levar ela comigo... não faço idéia do que devo fazer. Vc pode me ajudar?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se a sua esposa tá na Itália e é residente, você tem que traduzir a certidão de casamento de vcs, apostilar tudo certinho e pedir a transcrição no consulado italiano para a cidade na qual ela é residente. Assim, você pode ir e pedir o Permesso. Se quiser pode já sair do Brasil com o visto familiar, por ser casada com italiana, você pede no consulado, assim não tem problema na imigração (porém não teria tbm sem o visto, basta mostrar a certidão de casamento traduzida, e todas as outras coisas que um turista teria que mostrar, inclusive carta convite). Veja como se sente mais segura.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta.
      Segundo vc nao terei problema pois sou casada!!! mas lembrando que tenho duas expulsão?!

      Excluir
    3. Sim , veja http://www.stranieriinitalia.it/l-esperto-risponde/lesperto-risponde/lesperto-risponde/espulso-come-faccio-a-rientrare-in-italia.html

      Excluir
  44. Boa noite! Vou me casar com um italiano e tenho uma filha de 18 ano posso levar ela para la?

    ResponderExcluir
  45. Olá, boa noite, minha tataravó era italiana, mas seu sobrenome era Damin, eu não tenho o sobrenome dela, posso requerer a cidadania italiana, juntando a certidão dela e todas as outras documentações? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não importa não ter o sobrenome, o importante é você provar a descendência,

      Excluir
  46. Estou pensando em fazer o processo de cidadania aqui mesmo pelo Brasil. Se eu tentar encontrar todas as certidões necessárias agora, até mesmo a do meu antenato, vou ter que solicitar (atualizar) todas novamente quando eu for chamado no consulado? Ou posso usar as certidões que eu requerer agora, anos antes de ser chamado. Obrigado. Agradeço sua iniciativa. Me ajudou muito

    ResponderExcluir
  47. Bom dia Carla! Já faz algum tempo q moro na Suíça clandestinamente e é muito difícil a regularização aqui, mas consegui guardar um pouco de dinheiro. Gostaria de me mudar p a Itália e tentar um pequeno negócio, tipo food truck. Como eu faço p conseguir um vísto legal de residência, como pequeno empreendedor? Não tenho parentes italianos. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito difícil, e você teria que voltar pro Brasil pra fazer todos os trâmites, e outra, pra conseguir uma permissão de permanência para abrir um negocio precisa de muito dinheiro como investimento.

      Excluir
  48. Olá Carla. Meus irmãos são italianos natos e moram em Roma. Ainda estou em processo da cidadania. Tenho 24 anos e já sou casado. Eu posso morar com eles em Roma através do Permesso di Soggiorno por motivo familiar? Eu conseguiria o Permesso para minha mulher também? mesmo antes de conseguir a cidadania?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você consegue por ele, mas pra trazer esposa você precisa comprovar renda suficiente.

      Excluir
    2. Então mesmo sem a cidadania eu poderia levar minha esposa com o Permesso familiar? Achei que só cidadão poderia. No caso meus irmãos vão comprovar renda suficiente para eu me estabelecer por lá. Vou fazer mestrado com minha esposa e ficar de vez. Nesse meio tempo eu vou concluir todo o processo da cidadania em Roma mesmo.

      Excluir
    3. você pode levar sua esposa com permesso tendo somente um permesso mas precisará comprovar renda para isso. veja http://www.meltingpot.org/La-procedura-per-il-ricongiungimento-familiare.html#.WO5O6hhaaCQ

      Excluir
  49. Olá Carla.
    Eu e meu namorado iríamos tirar cidadania italiana na Itália, mas fica o dobro do que se ele tirar só a dele e nos casarmos. Só que tenho que esperar dois anos na Itália ou 3 aqui de casado. Como faço pra morar na Itália com ele até dar os dois anos? Porque eu queria ir la com ele tirar a cidadania e ja ficar por la e morar. Se puder me ajudar.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. assim que a cidadania dele sair vcs se casam, você obtém uma permissão e assim esperam o tempo para pedir a sua.

      Excluir
    2. Podemos esperar esse tempo na Italia mesmo? E temos que casar la?

      Excluir
    3. E eu esqueci de perguntar.
      Posso trabalhar nesse tempo? Ou por não ser cidadã tenho que esperar os dois anos pra poder trabalhar?

      Excluir
    4. a escolha de se casarem na italia é de vcs. Ele tendo cidadania e vcs sendo casados você tem um visto familiar, e pode trabalhar.

      Excluir
  50. Boa tarde Carla. Meus sogros estão na Itália a cerca de um mês e desejam ficar fazendo turismo na Itália por mais 5 meses. Só ela é cidadã Itália a solicitação do permisso pra ele é a única possibilidade de puderem ficar os 6 meses lá? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seria se sua mãe fosse residente na itália, não se pode pedir um permesso sem estar morando no país. Portanto, não tem outra alternativa.

      Excluir
  51. Olá Carla. Saberia me dizer, por favor, qual deve ser a forma de comprovação de renda para o permesso di soggiorno in attesa cittadinanza e quanto deve ser comprovado? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que sei não precisa comprovar renda, porém você como entrará como turista deve ter disponível para comprovar se necessario a quantia exigida para esse fim .

      Excluir
  52. Carla tudo bem? Estou indo a Itália e já entendi que o meu visto de turista conta do momento que entro na europa, mas gostaria de saber se é arriscado ir só com a passagem de ida? Pois ja economizaria um bom dinheiro. E se existe algum visto que possa me permitir isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não pode vir só com a de vinda. precisa também da volta, inclusive pro visto. Unico visto que nao exige passagem de volta é o familiar ou ter cidadania.

      Excluir
  53. Oi Carla. Tudo bem?
    Vou para a Italia para estudar por 1 ano (doutorado sanduiche) tenho a carta convite da Universidade e residência. É possível eu conseguir visto de acompanhante para minha esposa?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, mas você tem que entrar na Italia primeiro e pedir o nulla osta pra ela.
      http://www.sonhosnaitalia.com/2013/04/visto-de-estudante-pedido-para.html

      Excluir
  54. Olá, tenho uma irmã,já cidadã italiana. Ela pode requisitar o permesso (de trabalho, estudos...) antes que eu chegue lá ou somente eu, com a cia dela, que posso pedir? Isso até mesmo faz com que compre a passagem de volta para quase um ano da passagem de ida. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O permesso se pede em solo italiano, você pessoalmente. Você pode tentar o visto de ingresso (solicitado no Consulado italiano), você sairia com um visto de entrada e depois pede o permesso na Italia, permitindo ir com a passagem de ida somente. Se informe no consulado.

      Excluir
  55. Carla boa noite eu sou italiana e casei com brasileiro no Brasil e pretendo me mudar para italia, já fiz a tradução da certidão de casamento vou ter que pedir o visto para ele quando eu chegar na Itália? Como que eu devo proceder obrigado pela atenção !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você tem que ter residência na italia para pedir a transcrição do casamento de vcs para o comune de residência, assim quando chegar poder pedir o Permesso para ele.

      Excluir
  56. Olá Carla, agradeço o canal e por se dar ao trabalho em responder! Tenho direito a cidadania por descendência e já tenho toda a documentação em mãos. * Pretendo pedir meu reconhecimento de cidadania já na Itália, no Brasil está quase impossível conseguir um agendamento. Minhas dúvidas:
    Sou casada e com três filhos menores. No caso, sei que eu e meus filhos temos o direito ao reconhecimento da cidadania, mas como ficaria a situação do meu esposo ao chegarmos na Itália? Já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você com a cidadania pede um permesso pra ele

      Excluir
    2. Você deve pedir um permesso di soggiorno pra ele. Mas só quando toooodo o processo da sua cidadania for aprovado. Pois antes disso vocês dois entrarão como turistas na italia ainda. Quem presta assessoria para isso, geralmente aconselha que a pessoa que tem direito a cidadania (você) vá primeiro a italia, resolva o processo e só depois os familiares vão, pois se o processo demorar mais que 90 dias seu esposo teria que voltar ao brasil e só depois de 180 dias ir para a italia

      Excluir
  57. Oi,Sou casada no Brasil com um italiano.Queremos ir pra Itália,mas lá ele não pode casar pq perderia uma pensão.Como faço?

    ResponderExcluir
  58. Oi Carla boa tarde. Poderia me esclarecer algumas duvidas?
    O pai do meu filho é cidadão italiano, e agora meu filho recebeu a certidão de nascimento italiana tbm. Somos separados, meu filho tem 13 anos. Vou agora solicitar o passaporte italiano dele. Como seria a forma de eu conseguir um permesso para mim que sou mãe? Tbm tenho direito a cidadania por parte de minha mãe, mas já estou esperando a bastante tempo a finalizaçao. Gostaria de morar na Italia com meu filho, poderia me instruir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você pode pedir um permesso familiar, por ele ser menor.

      Excluir
  59. Olá boa tarde, meu permesso venceu em 2012, eu por motivos familiares tive que retornar ao Brasil, hoje se torno a Itália e possível renovar meu permesso com um contrato de trabalho? Obrigada

    ResponderExcluir
  60. Carla, boa tarde!
    Veja, por favor, se consegue me ajudar...
    Estou indo pra Itália final de agosto para estudar. Só que ano passado estive na Itália e dei entrada no meu processo de cidadania. Os documentos estão prontos, só preciso voltar na cidade do meu avô na Itália para assina-los e fazer a minha carteira de identidade. Vou fazer isso em agosto, antes das minhas aulas na Universidade começarem. Ou seja, entrarei na Itália como brasileira e dentro de 15 dias terei minha cidadania.
    Minha pergunta : preciso aplicar para o visto italiano mesmo assim? Ou consigo entrar na Itália como turista (minha passagem de volta é em menos de 90 dias da minha entrada) e depois que tirar a cidadania comunicar a Questura e a Universidade que me tornei cidadã? (Pergunto isto porque a Universidade pede que os cidadãos não europeus apresentem o visto na primeira semana de aula).

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eles pedem o visto vai ter que fazer, ou ir antes pra italia pra dar tempo da cidadania sair antes de apresentar os docs na universidade.

      Excluir
    2. Não precisa de visto para entrar, claro. Você pode entrar na itália por um periodo inferior a 90 dias sem visto tranquilamente. A não ser que as aulas na universidade comecem antes de você tirar sua identidade.

      Excluir
  61. Olá, meu noivo é cidadão italiano e estamos planejamento morar na Itália.
    Já temos imóvel la.

    Para eu ir como acompanhante familiar, e requerer o permesso, tenho que estar casada?
    E com o permesso familiar, posso trabalhar lá?!
    Ele precisará comprovar renda para me sustentar?

    Grata!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, precisa estar casada e com o permesso pode sim trabalhar. ele precisa ser residente mas nao precisa comprovar renda.

      Excluir
  62. Boa tarde Carla, tudo bem? Minha namorada possui dupla cidadania (italiana/brasileira). No caso de nos efetuarmos o registro civil de casamento no Brasil, e ela fazer o passaporte Europeu, eu consigo ir a Itália ou outros paises da Europa para trabalhar a partir da cidadania dela? (Permesso). E quanto tempo depois é possível requerer a naturalização? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vcs casados você pode vir morar na europa, qualquer pais, desde que ela venha junto com você. Na itália ela nao precisa comprovar renda pra dar um permesso a você, em outro país sim. A naturalização depois de 2 anos de casados e residentes na italia, em outro pais , 3 anos.

      Excluir
    2. Eu tenho a mesma situação que a sua. A diferença é que eu que tenho a cidadania italiana e minha esposa não. Já somos casados há dois anos. O que tivemos que fazer foi primeiramente é casar no brasil. Depois vocês devem levar a certidão de casamento num cartório para apostilar (eu gastei pouco mais de 100 reais no total) Depois ela tem que ir no consulado italiano da região de vocês portando comprovante de residência atual, passaporte italiano e/ou identidade italiana, certidão de casamento apostilada e pagar uma taxa de menos de 200 reais. Então o consulado dá um formulário para preencher e um dos dados cruciais é a última comune que sua namorada morou na itália ou, caso ela nunca tenha morado lá, a comune onde a cidadania italiana dela foi reconhecida Então seus documentos são enviados para a italia para serem reconhecidos. Eu iniciei esse processo em janeiro e em abril já estava tudo pronto. Recebi por email o certificado do AIRE e o ESTRATO PER RIASSUNTO DEgli ATTi DI MATRIMONIO, que no caso já é o certificado italiano que sou casado com minha esposa. Então VOCÊ (que será o esposo da cidadã européia) deverá levar uma certidão de nascimento apostilada, declaração de antecedentes criminais apostilado, passaporte brasileiro e, pra finalizar, sua futura esposa tem que alugar uma casa na italia para comprovar residência e assim, portanto todos os documentos, dar entrada no seu permesso. Não confunda permesso com cidadania. Permesso é o que VOCÊ, esposo, vai ter, que é como se fosse a permissão de morar lá. Com o permesso, você terá direito de estudar, trabalhar e tudo mais. E, após 2 ou 3 anos você ganha também o direito a cidadania.

      Excluir
  63. Olá Carla,
    Meu esposo e eu estamos indo para a Itália Para ele requerer a cidadana dele, já somos casados no civil a 2 anos e meio. Como eu faço para requerer o permesso di soggiorno? Eu preciso esperar até ele conseguir a cidadania?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, somente após ele se tornar cidadão você pode dar entrada no permesso

      Excluir
  64. Tem como renovar o permesso di soggiorno com o visto vencido!?!

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde Carla, estou indo pra Itália reconhecer minha cidadania, esse tal permesso é o que eu preciso para comprovar residência lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não, permesso é uma permissão de permanência no país. se você vai reconhecer a cidadania pode pedir o de "attesa di cittadinanza", a residência é uma residência mesmo, uma casa onde mora, uma residência registrada.

      Excluir
  66. Boa noite Carla. Estou indo para a Itália para me casar. Já tenho todos os documentos traduzidos e apostolados. Posso entrar como turista ou preciso de algum visto específico?

    ResponderExcluir
  67. Oi Carla, tudo bom?
    Estou aqui na Italia e dei entrada no meu permesso di soggiorno di studio, pois estou fazendo doutorado sanduiche. Para pedir a residencia aqui eu preciso esperar o permesso di soggiorno sair ou já posso pedir residencia? Eu entrei por portugal, preciso pedir declaração de presença aqui ou a entrada do permesso já é equivalente? Pois vou pedir minha cidadania neste período também.
    Obrigado! abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saindo o permesso pode pedir a residência, em seguida já dar entrada na papelada pra cidadania

      Excluir
  68. Luca
    mas quando não tem a descendencia e casa com cidadão ou cidadã italiana, tem que abrir mão da naturalidade brasileira não tem?
    pelo que li no site do consulado entendi isso.
    Abrir mão da naturalidade de origem é uma decisão difícil. Isso me desanimou um pouco.
    Mas pelo que li aqui, meu marido poderia pedir o visto de família né, e morar sem problemas na Itália comigo, caso eu conseguisse minha cidadania?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perde a brasileira, somente se optar por isso.
      Sim, você tendo a cidadania italiana ele pega uma permissão legal de permanência.

      Excluir
  69. Já tenho humano na Itália e queria saber como faço para conseguir o permesso

    ResponderExcluir
  70. Tenho residência na Itália a 3 anos.tenho cidadania italiana. Casei com um brasileiro aqui em Portugal a um mês. Mas os3 meses dele aqui já passaram. Semana que vem vamos para Itália pedir permesso para ele.minha residência ainda está na Itália. Como devemos agir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, mas um esclarecimento: vcs querem o permesso pra voltar pra Portugal ou vao ficar na italia? Porque no caso, o permesso so vale na italia, precisa pedir pelo kit e fazer a residência dele, você precisa estar realmente morando onde tem residência. Se quiser uma permissão para ele em portugal, você tem que estar trabalhando legalmente la, ser residente e assim , comprovando renda, consegue uma permissão pra ele. caso contrario, sem chance, boa sorte.

      Excluir
  71. Buonasera, Carla.

    Estou em atessa di cittadinanza, entrei na Itália com visto de turista, não precisei declarar presença pois vim do Reino Unido. Já tenho o codige fiscale e dei entrada em residêcia. Sei que existe o permesso in atessa di cittadinanza, mas este me permite trabalhar e abrir conta banco?Caso não, existe algum permesso para meu caso? O processo de reconhecimento por muitas vezes se alonga e seria muito bom se eu conseguisse trabalhar já que não existe um prazo muito ortodoxo para o fim do processo. Esse permesso do kit giallo que encontro na posta resolveria meu caso? E também, em caso positivo, quanto tempo em média até eu estar liberado para trabalhar, já que supostamente meu processo será finalizado dentro de 45 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O permesso de espera de cidadania não dá direito a trabalhar e, nao existe nenhum outro tipo pro seu caso, pra trabalhar legalmente precisa esperar sair a cidadania.

      Excluir
  72. OI! Quanto tempo fica pronto o permesso de soggiorno para estudo?

    ResponderExcluir
  73. Olá Carla, moro a quatro anos na Itália,tenho permesso por matrimonio e gostaria que meu filho viesse viver aqui, mas ele é maior de vinte um anos e não lhe dá o direito de ricongiungimento famigliare, se ele vir como turista e começar a estudar aqui ele consegue permanecer aqui? Obrigada Ira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consegue. O unico jeito é pedir visto de estudos ainda no brasil, se matriculando em um curso, ou entao qdo você pegar sua cidadania italiana você da o permesso pra ele.

      Excluir
  74. Boa noite Carla!
    Minha esposa está indo em outubro para aquisição da cidadania. Hoje residimos nos EUA e pretendemos partir direto daqui para a Itália. Existe algum problema em sairmos daqui ao invés do Brasil?
    A outra e mais importante duvida vem após a aquisição da cidadania dela e a emissão do meu permesso. Podemos nos mudar imediatamente para viver e morar em Portugal? Meu permesso me dá esse direito?
    Desde já, muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe nenhum problema se estiverem nos EUA, porém você só conseguira um permesso se morarem na italia. Ela com a cidadania pode ir morar em portugal, mas para você morar com ela lá ela tem que estar trabalhando e provar que pode te sustentar, pra te dar um documento. boa sorte.

      Excluir
  75. Bom dia Carla,

    Possuo visto de estudos que começa a valer a partir do dia 29, data em que chegarei na Itália. O meu prazo para solicitar o permesso di soggiorno, então, é o de 90 dias?

    Obrigado pela atenção! :)

    ResponderExcluir
  76. Olá Carla. Minha filha, neste momento, se encontra em Portugal e somente na ultima sexta-feira ela ficou sabendo que foi aceita como aluna de doutorado na Universidade de Padova com bolsa Italiana. A dúvida é: ela terá que voltar ao Brasil para pegar o visto de estudante ou pode pegar na Embaixada Italiana em Lisboa?
    Aguardo sua resposta.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ela é residente em portugal, consulte o consulado italiano de portugal .

      Excluir
  77. Carla, meu filho está Itália como turista isso da direito a ficar 90 dias correto? Mas ele disse vai ficar lá como conseguir um tempo maior sem estar ilegal? Ouvi dizer que a ilegalidade é crime se a polícia pegar vai preso e paga uma alta multa, só depois estraditam, estou tirando minha cidadania portuguesa e consequentemente para ele, me ajude por favor estou apavorada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não existe. Se ficar mais sim, quando sair pode ter o passaporte carimbado o que impede de voltar e tbm tem multa.

      Excluir
  78. Boa Tarde Carla, gostaria de esclarecer uma duvida, ficarei extremamente grata.. pois nao encontro essa informacao precisa em lugar algum,
    Sou casada com um Italo Brasileiro ha 6 anos, a residencia dele foi feita em 2011 e cancelada em 2014, nesse periodo residimos no Brasil e em Londres, onde estamos agora, porem gostariamos de ir para italia aplicar para cidadania por casamento la, pois o aires dele continua na italia.e para que seja trasferido para Londres existe a espera de 6 meses, ate la todos os documentos traduzidos e apostilados terao expirado.Existe a possibilidade de dar entrada direto na italia restabelecendo residencia assim que chegarmos. Seria esse periodo de residencia de 2011 a 2014 considerado, ja que Muito Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não, tem que ser dois anos corridos ate a data atual, entao teriam que esperar mais dois anos.

      Excluir
  79. Oi tudo bem ?
    Minha dúvida é a seguinte vou com minha esposa para a Itália para ela reconhecer a cidadania dela somos casados a 12 anos civilmente temos 2 filhos menores que vão adquirir automaticamente,no meu caso terei que entrar com o "permesso de familia" vamos morar lá ela terá que comprovar renda para mim ter direito a esse permesso ?
    Obrigado e ótimo post parabéns 👏👏👏

    ResponderExcluir
  80. Olá. tudo bem?
    Tive espulso da Italia em 2005.... mas continuei la ilegal... depois ate 2009 na Suissa... vim para o Brasil e nao voltei mais pra Europa.. agora quero ir proximamente visitar irma e sobrinhos que vivem na Suissa... Preciso de documento pra reentrar? Terei algum problema pra entrar pela Italia ou Suissa? O espulso è cancelado automaticamente apos o tempo dado pela Questura? Ou entro normalmente como turista? Obrigado pela atençao

    ResponderExcluir
  81. Oi. tudo bem?
    Se eu respeitei o tempo de espulso (desde 2009 SIT), posso reentrar novamente como turista sem precisar algum documento?
    E se precisa um documento, qual seria e onde consigo?
    obrigado des de jà

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o tempo é de 5 anos, teoricamente você pode entrar novamente como turista sem problemas, respeitando as condições de turista, veja o post a respeito

      Excluir
  82. Olá Carla, tudo bem?
    Meu nome é Christiano Tonetti, sou neto de italiano e gostaria de solicitar minha cidadania. Posso fazer isso diretamente na Italia, indo morar lá??? Entraria como turista e aí solicitaria a permanência....seria isso??? Obrigado

    ResponderExcluir
  83. Olá Carla.
    Minha esposa está na Itália fazendo o processo de nacionalidade. Eu estou no Reino Unido como turista com 6 meses de duração. Posso esperar ela finalizar o processo e vir me buscar para irmos à Itália ? Nós queremos morar em Portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você espera onde quiser, porém para você morar junto com ela legalmente lá em Portugal ela tem que estar la residente e trabalhando

      Excluir
  84. Carla, tudo bem? O pedido de permesso gera uma nova visita do vigile? Eu entrar com o pedido de permesso antes de vencer os meus 90 dias e antes de sair a minha cidadania, atrasa em alguma coisa o andamento da cidadania? Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  85. Olá Carla, parabéns pelo blog, é muito útil.
    Tenho uma dúvida: Estou na Itália estudando, ficarei 6 meses e já tenho meu permesso di soggiorno. Agora, meu marido veio pra cá (sem visto, como turista) e gostaria de ficar até o fim do período comigo, o que daria 5 meses. Eu tenho como solicitar um permesso pra ele aqui na Itália ou deveria ter sido providenciado no Brasil?
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  86. Oi Carla, Meu companheiro tem a cidadania Italiana, viemos para Itália tirar a do nosso filho pela dele, nos não somos casados. Ele já tem residencia aqui e a cidadania do nosso filho já esta saindo. Como faço para tirar meu permesso di soggiorno pelo meu filho? Ja estou na Italia ha dois meses como turista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a cidadania do seu filho sair você pede um permesso familiar, através dele.

      Excluir
  87. Olá Carla, tudo bem?
    Eu e meu marido já temos a cidadania italiana, mas meu filho de 2 anos ainda não. Demos entrada no reconhecimento da cidadania no Brasil antes de sair do Brasil e vir para a Italia. Meu AIRE está em SP. Meu filho menor, precisa de permesso de soggiorno aqui na Itália? Viemos transferidos a trabalho há uma semana. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  88. Sai amanha, mas eu consigo pedir mesmo sem ter pedido naquele prazo de oito dias de quando chego no Pais?

    ResponderExcluir
  89. Oi Carla. Tenho cidadania italiana e pretendo buscar viver e trabalhar na Italia. Para ter todos os documentos como carta d'idantità, tessera sanitaria e codice fiscale eu preciso provar a residenza? Preciso de todas estas documentações para conseguir emprego e para fazer locação de um imóvel? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, para a identidade e tessera sanitaria precisa fixar residência, o cf nao. Para conseguir emprego a identidade é importante sim, assim como alugar imóvel principalmente se for com imobiliária, porém só o CF e passaporte já são validos para o caso.

      Excluir
  90. Oi Carla, tudo bem? Tive minha cidadania via materna reconhecida pelo Tribunal de Roma mês passado. Estou aguardando o Comune fazer a certidão de nascimento italiana e de matrimonio e os documentos serão enviados pra mim aqui pro Brasil. Quero morar na Italia com meu marido (somos casados há mais de 7 anos) e 2 filhos menores assim que os documentos chegarem.
    Minha dúvida é: entraria na Italia como turista e conseguiria fazer meu passaporte e carta de identitá lá? Precisaria desses documentos para meu marido poder tirar o permesso dele? Você acha que teríamos tempo hábil pra fazer tudo isso em apenas 90 dias de visto de turista?

    Desde já grata

    ResponderExcluir
  91. Ola Carla! Muito útil e bacana seu blog.
    Tenho uma dúvida que não consigo esclarecer pois as informações são sempre conflitantes.
    Vou completar 80 dias na Itália e aguardo a conclusão do processo de cidadania, que está em fase de aguardo de NR. Pretendo ir à posta e dar entrada no permesso de attesa dentro de poucos dias e a minha dúvida é: após comparecer na questura, tirar as digitais e receber o documento pela espera da carteira eu já posso viajar para outros países da área schengen? Tenho uma amiga na Alemanha e gostaria de aguardar a finalização do processo de lá. No caso, estaria indo de flixbus para a Alemanha, e não de avião. Pergunto isso pois me disseram que a carteira definitiva do permesso pode demorar muito para chegar, e a minha dúvida é se até ela chegar preciso ficar "preso" na Itália aguardando ou depois das digitais não haverá mais problemas.
    Se puder me esclarecer essa dúvida te agradeço muito.
    Obrigado e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você está legal a partir do momento que tiver o recibo da entrada do permesso.

      Excluir
  92. Oi Carla,
    Sou brasileira e me casei com um brasileiro aqui na Itália (ele tem permesso di soggiorno familiar.
    Estamos casados ha 1 mês
    eu terei que voltar ao Brasil para que possamos dar entrada no meu permesso?
    Posso ficar na Itália passado esses 90 dias até que possamos da entrada no meu permesso?
    Terei problemas ao sair e entrar novamente apos 3 meses?

    ResponderExcluir
  93. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)