23/03/2016

Tenho um Permesso di Soggiorno, é possível trazer meu filho maior de idade para a Itália?

Respondendo uma dúvida de muitos leitores:


"Tenho um Permesso di Soggiorno, é possível trazer um(a) filho(a) maior de idade para a Itália?"


Muitos trabalhadores estrangeiros que estão na Itália deixaram os filhos no seu país e continuam a sustentá-los mesmo assim com as suas economias mesmo quando já grandes.



Chega um momento desses filhos pensarem também de vir para a Itália, porém, o direito de filhos maiores virem ao país com um Permesso familiar não existe.

O texto único da Imigração (Dlgs 286/1998) permite somente de pedir a união familiar com os filhos maiores de idade somente em um único raro caso. Deve ser de fato de "filhos maiores dependentes, ou seja, que por razão objetiva não podem manter as próprias necessidades básicas por causa do estado de saúde que comporta invalidez total" (artigo 29 comma 1 letra c).

Não basta portanto que o filho seja dependente e desempregado, nem que tenha condições graves de saúde: deve ser totalmente inválido. E isso deve ser demonstrado através de certificados oficiais de um  médico nominado pela representação diplomático-consular italiana no país de origem. 

Quais seriam então as opções para esses filhos?

As opções seriam:

- Se tem problema de saúde mas não é inválido, um visto para cura médica.
- Um visto de trabalho 



3 comentários:

  1. E com filho menor, ainda bebê? As exigências são maiores do que sem filhos? É possível?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde amg,
    Eu moro no brasil mas minha mãe mora na itália, é casada com um italiano e já se naturalizou por casamento! Eu consigo morar na itália?  E como (no brasil pedindo um permesso por reagrupamento familiar ou na italia pedindo a cidadania, pois ela já é naturalizada italiana e tem até o passaporte italiano)? (msm sendo maior? vou precisar ir morar com ela? Por quanto tempo? vou poder trabalhar?)
    Se puder esclarecer minha dúvida agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc consegue um permesso di soggiorno através dela, pedindo na italia mesmo ou , neste periodo com restrição de entrada, pelo consulado italiano pedindo visto familiar

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)