23/04/2016

Como continuar os estudos na Itália?

Segundo a Constituição Italiana:

"I minori stranieri comunque presenti sul territorio italiano hanno il diritto e il dovere all’istruzione; per essi valgono i principi di vigilanza sull’adempimento dell’obbligo scolastico. Le scuole pubbliche sono tenute ad accoglierli".

Portanto, todos os menores estrangeiros em idade escolar obrigatória (máximo 15 anos) presentes no território italiano têm o direito e dever de estudar (mesmo se tiver ilegal no país). As escolas públicas têm que lhes acolher!

Por isso, se você não terminou os estudos no Brasil e quer continuar estudando ao chegar na Itália, saiba que é possível (mesmo se você tiver mais de 15 anos, como falarei mais adiante).

Quem tem até 15 anos é só realizar a inscrição em uma escola, com os seguintes documentos:



• Certidão de nascimento;

• Permesso di soggiorno dos pais e do menor (se o menor não tiver, vai ser matriculado do mesmo jeito);

• Carteirinha de Vacinação;

• Certificados escolares (validados pelo Consulado Italiano).

Porém, toda essa documentação pode ser substituída (caso não se tenha em posse) por uma auto-certificação, feita na comuna. Pois, a ausência de um documento não pode ser relevado para impedir de integrar um menor nos estudos.

Os alunos são acolhidos em qualquer época do ano, não necessariamente precisa esperar iniciar o ano letivo (que aqui é em setembro). Se informar na comuna de residência qual a escola mais próxima para pegar maiores informações e apresentar inscrição.

Para os menores de 15 anos que comprovem entrada equivalente ao 2º ano de ensino médio, é prevista uma taxa de inscrição. Se tiver mais de 15 anos e com a documentação comprovando que tem já 9 anos ou mais de estudos, não será acolhido pela escola (exceto para portadores de deficiência, que são acolhidos obrigatóriamente até 18 anos completos).

Quem tem mais de 15 anos

Para quem tem cidadania italiana ou está na Itália legalmente, sob a tutela de um cidadão italiano, pode ter o reconhecimento dos títulos de estudos brasileiros para o inserimento à equivalente classe de estudos italiana ou, o reconhecimento do diploma superior completo. Quem não tem a cidadania, e tem mais de 15 anos, estudou por mais de 9 anos, pode ser acolhido pelos CTP's (Centri Territoriali Permanenti), funcionam como "supletivo" brasileiro. Podem frequentar os seguintes cursos (com duração de 1 a 2 anos, determinada pelo CTP escolhido) :

• Alfabetizzazione per adulti;

• Corsi sperimentali di scuola media.

Para o CTP, os documentos são:

• certidão de nascimento (podendo ser substituídos por passaporte ou carta d'identità);

• permesso di soggiorno.

Não é preciso apresentar documentação de estudos obtidos no Brasil, basta ser maior de 15 anos.

Para quem trabalha e gostaria de pegar um diploma equivalente ao ensino médio (fundamental para conseguir um bom emprego), pode se inscrever para estudar à noite nos Istituti Secondari di II grado. Porém tem que ter toda a documentação em ordem e provar que tem a Licenza Media (ou equivalente ensino fundamental completo).

Ficar sem estudar não é desculpa! Aproveite!

54 comentários:

  1. Vamos la....Sera que eu entendi ?? Minha filha tem anos, esta no 7 ano do ensino fundamental. Caso meu sonho se realize de ir embora para Itália, ela não precisa da cidadania para continuar os estudos?? Preciso juntar os documentos e valida-los junto ao consulado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tiver documento ela terá o permesso por você, e mesmo se nao tivesse ela seria colocada em uma escola.

      Excluir
    2. Oi Carla sou uma adolescente se nao tivesse a transferência escolar do Brasil e não tivesse esse documento na mão no momento deixariam eu estida?

      Excluir
    3. Carla, meu filho tem cidadania italiana, moramos na Itàlia, ele concluiu o ensino medio pelo Enem, fez apenas 10 anos de escola. Existe um supletivo para q ele complete os 12 anos exigidos aqui?

      Excluir
    4. Carla, meu filho tem cidadania italiana, moramos na Itàlia, ele concluiu o ensino medio pelo Enem, fez apenas 10 anos de escola. Existe um supletivo para q ele complete os 12 anos exigidos aqui?

      Excluir
    5. Carla, meu filho tem cidadania italiana, moramos na Itàlia, ele concluiu o ensino medio pelo Enem, fez apenas 10 anos de escola. Existe um supletivo para q ele complete os 12 anos exigidos aqui?

      Excluir
  2. uma dúvida vivo legalmente aqui na Itália e tenho no brasil o ensino fundamental completo e tô precisando da terza media aqui na Itália que seria o que no brasil ? Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Ola gostaria de saber estou indo para italia em agosto como turistas vou levar comigo meu filho de 16 anos e minha filha de 6 caso eu se nesse tempo eu me casar eles adquirem cidadania também e se eu for matricular eles em escola italiana como devo proceguir com documentos para o meu filho que esta cursando segundo grau ? Obrigada agurdo resposta Osvaldinamaria85@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comune de residencia encaminha os menores para a escola mais próxima. Duvidas por email sonhosnaitalia@gmail.com

      Excluir
    2. Oi, eu tenho 16 anos e sou emancipada. A escola mesmo assim é obrigada a me aceitar e eu posso ficar estudando lá?

      Excluir
  4. Ola,meu filho já terminou o ensino médio e deseja ingressar numa faculdade na Itália,também fui informafa que ele pode morar aqui pois sou casada com italiano e ele é menor de 21.Qual o procedimento a ser feito? Ele deverá retornar ao ensino médio ? Por quanto tempo já que teria que saber o idioma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deve entrar com o pedido de permesso familiar para ele, antes de entrar na universidade, se ele nao tiver 12 anos de estudos reconhecidos pelo consulado italiano (precisa fazer a declaração de valor) ele terá que fazer mais 2 anos de superior na italia.

      Excluir
  5. Boa tarde Carla, por gentileza me ajude, estou programando minha mudança definitiva para Itália em 2019, eu e minha filha somos cidadãs italianas, porém ela terá completado o primeiro ano do ensino médio, sendo que ela já estudou 9 anos do ensino fundamental, ela conseguirá ingressar direto no segundo ano do ensino médio na Itália, ou terá que iniciar novamente o ensino médio? Quantos anos ela teria que fazer na Itália para poder ingressar em uma universidade italiana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ingressar em uma universidade ela precisa ter 12 anos de estudos, ela precisara completar então.

      Excluir
  6. Olá Carla! Tudo bem? Tenho mais de 9 anos de estudos e gostaria fazer o ensino médio ou fundamental na Itália. Eu não tenho cidadania italiana e estou no Brasil. Será que é possível fazer a matricula nos CTP's ou Istituti Secondari di II grado mesmo estando no Brasil? Sei que para tirar o visto de estudante, é necessário a inscrição na instituição de ensino.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, estou indo em fevereiro de 2017 como turista, mas gostaria de saber como funciona o ensino superior na Itália. Visto que já estudo nutrição no Brasil mas tenho o desejo de aproveitar o que fiz aqui lá e terminar lá na Itália ao mesmo tempo. Isso é possível, espero o feedback.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é preciso fazer a equipollenza. Sobre como é o ensino superior pesquisa os artigos publicados a respeito na aba estudos.

      Excluir
  8. Acabei de terminar o ensino médio e acho que só terei 11 anos de estudo de acordo com o consulado, o que vou ter que fazer na italia para entrar na faculdade lá? Já que são obrigatório 12 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai ter que fazer 2 anos de ensino medio italiano (superiore)

      Excluir
    2. Mas o médio regular ou um tipo “ supletivo”?

      Excluir
  9. Bom dia! Minha irmã mora na Itália legalmente (casada com italiano) é meu filho de 15 anos que está concluindo o primeiro ano do segundo grau, deseja ir morar com ela e continuar os estudos por lá. Há possibilidade? Por onde começar? Visto de estudante ou permesso familiar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. visto familiar não consegue, o único jeito seria estudos mesmo.

      Excluir
    2. Olá. O meu caso é o mesmo que o seu. Minha sobrinha de 15 anos quer morar comigo na Itália e estudar. Deus certo o caso do seu filho? Como você fez?

      Excluir
  10. Então nesse caso, estou acabando o ensino médio no Brasil esse ano mas vou para lá ano que vem e possuo a cidadania, teria que fazer o “supletivo” ou poderia fazer os anos que me faltam la por só ter feito três aqui e lá ter cinco?

    ResponderExcluir
  11. Estou terminando o segundo ano de ensino médio aqui no Brasil, tenho que me mudar para a Itália ano que vem mais tardar fevereiro, sou italobrasiliano, gostaria de saber como faço para terminar meu ensino médio e futuramente ingressar na universidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que fazer sua declaração de valor , dos seus titulos de estudos, no consulado italiano e chegando na italia, onde residir, apresentar na escola para matricula. terá que fazer mais 3 anos provavelmente, pois o ensino médio italiano são de 5 anos.

      Excluir
  12. Olá carla, eu tenho 17 anos e estou no 2° ano do ensino médio e pretendo me mudar para a Itália em 2019, que vou ter 18 anos a partir do dia 24 de janeiro. Neste caso, eu poderia fazer a matrícula sozinho tendo 18 anos? Eu teria que fazer o 2° ano novamente? Como funciona o ensino médio na Itália? E após isso pretendo fazer tentar uma vaga na Sant'anna university(acho que é esse o nome), não teria problemas quanto a isso? Eu possuo a cidadania italiana oficial pelo consolado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. teria que fazer a quantidade de anos pra completar 5 anos de ensino medio italiano

      Excluir
  13. Olá, tenho 18 anos e to cursando o segundo ano do ensino médio no Brasil. Pretendo ir morar com uma prima na Itália no meio do ano. Qual série eu entraria lá? Preciso fazer alguma prova? Ou já ingressaria no último ano lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você provavelmente entraria no segundo ou terceiro ano do ensino medio italiano, que sao de 5 anos. Precisa levar Declaração de Valor emitida pelo consulado falando quantos anos você estudou e assim eles te classificarão.

      Excluir
  14. Boa tarde Carla, meu marido e meus filhos possuem a cidadania Italiana, eu vou tirar a minha lá tbm por matrimônio! Eu só tenho o nível médio aqui no Brasil (11 anos de estudo) . O que eu teria q fazer estando lá para entrar em uma universidade?

    ResponderExcluir
  15. Olá! Fiquei um pouco confuso... Estou indo para Italia em janeiro do ano que vem. Meu filho de 17 anos, que termina o ensino médio este ano, ainda assim poderia entrar na escola quando chegar lá? Se sim, em que tipo de escola?
    Gostaria que, nem que fosse por apenas um semestre, ele tivesse a experiencia de estudar lá (até porque o ajudaria com o idioma).
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  16. olá, eu estou no 1° ano do ensino médio mas esse ano já completo 12 anos de estudo escolar. Se eu for me mudar para Firenze assim que me formar no 3° ano, vou poder fazer faculdade? Ou terei que realizar mais 3 anos do ensino médio de lá? Seria melhor se eu fizesse o 3° ano lá?

    ResponderExcluir
  17. Carla, obrigada pelas informações. A minha situaçao é que eu tenho o ensino medio completo no Br e quero fazer faculdade na Italia. Eu sei que no caso eu teria que ter 1 ou 2 anos de faculdade no Br pra depois continuar meus estudos la diretamente. Eu queria saber se é possivel pedir o visto de estudante para esse Ctp,ao inves de fazer faculdade no Br antes. obrigada desde ja.

    ResponderExcluir
  18. Olá Carla, moro na Itália e tenho o permesso di soggiorno por motivo familiar, pois sou ainda casada com um italiano porém estou entrando com o pedido de separação. Trabalho e atualmente moramos em casa separadas, Desse matrimônio temos uma filha de 3 Anos que eh cidadã italiana. A 5 meses chegou minha outra filha do meu primeiro matrimônio que tem 16 anos já matriculada na escola em processo de permesso, porém tenho um outro filho que fará 20 anos em outubro que vira p a Itália em novembro. Essa eh minha dúvida: como posso proceder para que ele more legalmente aqui na Itália? Já estou em processo de separação, mas tenho um contrato de trabalho, um contrato de aluguel, uma bambina italiana de 3 anos e uma outra menor de 16 anos em processo de permesso. Quero muito continuar minha vida aqui na Itália com meus 3 filhos. Como posso proceder em relação ao meu filho de 20 anos??? Preciso de uma ajudar para não ter problemas aqui na Itália. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  19. Ola, estou pensando em ir morar na Itália em dezembro do ano que vem,e se eu for mesmo eu já vou ter terminado o 1°ano do ensino médio, aí eu vou poder continuar estudando pra terminar o ensino médio lá ou não?

    ResponderExcluir
  20. Ola Carla! Sou casada com um Itáliano e estamos com planos de voltar a morar aí em 2019. Tenho 1 filho que é do meu primeiro casamento que estará fazendo o 3ªano do ensino médio e estará com 17 anos. Pensei em mandar ele para a casa do irmão do meu esposo já para começar os estudos em fevereiro e ir se ambientando pois só devemos mudar em julho/19. Como deve proceder para fazer a matrícula dele?! Seria um pedido de visto familiar no inicio?! Ou Ele poderia ir como turista e já ai solicitar a matrícula e o permesso de soogiorno?

    ResponderExcluir
  21. Ola. Meus filhos tem 3 anos (4 em junho), 5 anos (6 em setembro) e 12 anos (13 em abril). Aqui estão no maternal 2, pré 2 e 8 serie para o ano 2019. Pretendo passar de 6 meses a um ano na Italia, a partir de abril ou setembro. Vai depender de eu conseguir o trabalho na Italia. I do em abril em que serie eles entrariam? E indo em setembro?. Como funciona para comprovar os estudos dele aqui? (Ouvi falar sobre uma tal dr tradução e apostilamento, o q é isso?) Também tenho muita duvida sobre a diferença entre permesso di slggiorno, visto e cidadania. Pq não entendo como uma criança poderia estar "ilegalmente no pais" e não ser deportada e nem seus pais. Acaba me confundindo.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite
    Minha irmã está na Itália e quer levar o filho com 16 anos para terminar o ensino que falta 2 anos ,mas ambos não tem permisso nenhum .e possível o filho conseguir um visto estudante ?

    ResponderExcluir
  23. Beatriz

    Oi eu moro na italia legalmente eu queria volta a estudar eu tenho 21 anos eu tenho que termina o segundo e o terceiro ano. Como eu faço pra termina aqui na Italia?

    ResponderExcluir
  24. ola carla, finalizei o ensino medio com supletivo, eles aceitam na italia?

    ResponderExcluir
  25. Oie,eu moro na Itália. Eu estou querendo fazer o primeiro segundo é terceiro junto, posso fazer será? Por que quero fazer curso de comissária de bordo.

    ResponderExcluir
  26. Ola, o ano que vem minha filha terminara o novo ano aqui no Brasil. Posso inscrever-la a escola superiore em 2021?

    ResponderExcluir
  27. Bom dia,
    Meu filho se forma esse ano no ensino médio e técnico em mecatrônica juntos, aqui no Brasil.
    E vamos o ano que vem 2021 morar na Itália. Eu queria que ele fizesse mais um ano de ensino médio na Itália. Será que consigo matriculá-lo, mesmo já tendo terminado aqui. Ele estará com 17 anos completos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia, precisa obter a declaração de valor no consulado italiano e se tiver menos de 12 anos completos, poderá se inscrever em uma escola italiana, caso não aceitem pela idade, pode cursar as classes para adultos. boa sorte

      Excluir
    2. Boa tarde, me desculpe mas acho que não fui clara.
      Meu filho terá 17 anos completos e já estará formado no ensino médio. Gostaria de saber se ele conseguiria fazer o ano adicional do ensino médio na Itália, mesmo já tendo feito 3 anos aqui. Considerando que a Itália tem 1 ano a mais que no Brasil.

      Excluir
    3. olá, é exatemente o que falei. A diferença é que na Italia o ensino médio é de 5 anos, e os anos de estudos necessarios para ingressar numa universidade são 12. portanto se ele ja completou mas tem menos de 12 anos de estudos poderá estudar mais 2 anos na italia.

      Excluir
    4. Olá Carla, eu estou indo morar definitivamente na Itália. E pretendo melhorar meu currículo com um curso profissionalizante ou um curso universitário.
      Porém, eu não fiz ensino médio no Brasil eu só fiz 6 meses e depois fiz a prova do encceja e peguei meu diploma de ensino médio. Ou seja. Só tenho 9 anos de estudos completos.
      Minha pergunta é o seguinte, esse CTP funciona pra mim? Porque vi que é máximo de 2 anos de estudos. Eu iria ficar no final dos estudos na Itália com 11 anos estudados né ? Ainda estaria inelegível para uma universidade.
      Posso fazer curso profissionalizante só com 11 anos de estudo ? E outra pergunta, curso profissionalizante, conta como ano de estudo para completar 1 anos que me manca ? Espero respostas, estou bem confusa.

      Excluir
  28. Bom dia! Temos a cidadania e minha filha estará com 15 anos qdo chegarmos na Italia, ela terá completado o primeiro ano do ensino medio no Brasil, a matricula dela será direto para o segundo ano ou qual seria o correspondente para a continuidade?Obrigada

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)