27/04/2016

Cursar ensino superior na Itália é possível? O que é preciso?


Estudar em um outro país também é o sonho de muitos brasileiros.

Além de ser uma experiência enriquecedora é um up no currículo, com certeza.

Quer estudar na Itália? 


Veja o que é necessário de acordo com o nível de escolaridade.


Ensino médio completo

Quem concluiu o ensino médio no Brasil e quer fazer uma graduação na Itália é necessário validar os títulos de estudos pelo consulado italiano, para a obtenção da "Dichiarazione di Valore in Loco". Ou seja, uma declaração de valor, atestando que os documentos são originais e verdadeiros e, informando quantos anos de estudos foram completados no Brasil. Verificar no site do consulado os documentos necessários para o pedido da validação.

ATENÇÃO: É preciso ter no mínimo 12 anos de estudos validados! Portanto, o ideal é  cursar 1 ano de faculdade para completar os 12 anos exigidos pelo governo italiano. Chegando com 11 anos de estudos validados, será necessário fazer 2 anos de ensino superior (o ensino médio brasileiro), superar o exame de maturidade e ingressar na universidade.


Graduação iniciada no Brasil

Quem quer continuar os estudos, ou seja, cursou já alguns anos de graduação e quer continuar o mesmo curso, eliminando matérias, deve então pedir uma equipollenza na universidade que deseja estudar. Eles analisarão todo conteúdo já estudado e encaixarão no ano letivo correspondente, ou eliminarão algumas matérias.



Graduação concluída no Brasil

Quem já concluiu uma graduação e quer continuar os estudos fazendo uma pós-graduação na Itália, é necessária a Dichiarazione di Valore in Loco emitida pelo consulado, mas, dependendo da universidade e curso, podem pedir também a Equipollenza dos títulos, para ver se o título de graduação brasileiro é equivalente a um italiano. Maiores informações clicando aqui . É necessário se informar também na universidade italiana de interesse.

Ingresso em um doutorado

Quem quer ingressar em um doutorado na Itália, precisa também legalizar os diplomas brasileiros para a emissão tal Dichiarazione di Valore. Para a admissão em um doutorado, normalmente é preciso passar por um processo seletivo rigoroso, entre prova escrita, oral e análise curricular. Quase sempre é necessário ter um mestrado. Mas cada curso e cada universidade tem suas exigências e as exceções existem. Consulte as secretarias de estudantes internacionais das universidades para maiores informações.

Se o nível de escolaridade não é de nível superior ainda, saiba aqui como é possível continuar os estudos na Itália.
Saiba também como funciona a estrutura acadêmica italiana. 

In bocca al lupo!

16 comentários:

  1. Oi! tudo bem? é possivel vaòidar a pré-escola? Estou tentando mas é muito improvavel que consiga, alguém pode me dar uma dica? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma época o consulado de SP estava aceitando a validação da pré-escola, mas parece que isso não é mais possível. Portanto, pra vir fazer faculdade aqui ou se faz 1 ano de faculdade no Brasil ou estuda 2 anos aqui.

      Excluir
  2. Olá
    Gostaria de fazer minha faculdade na Itália.Saberia me informa como faço para entrar em contato com a faculdade ou fazer algum "vestibular"? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, pra fazer faculdade aqui precisa ter comprovado e legalizado 12 anos de estudos. Procure na tag estudos os artigos que falam de busca de cursos e universidade e entre em contato para saber o processo seletivo e de inscrição.

      Excluir
  3. Olá, gostaria de saber se já estando na Itália é possível validar diplomas aqui ou se, ainda assim preciso enviar ao consulado.Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. validação de diplomas sempre no Brasil através do consulado italiano.

      Excluir
  4. ola, fiz dois anos de faculdade n Brasil, porém reprovei cadeiras , esses dois anos seriam válidos para concluir os 12 ans de estudos?

    ResponderExcluir
  5. Carla pra quem vai pra Itália com o ensino fundamental de 9 anos completos terá que cursar os 5 anos da ensino médio da itália? Porque no final destes 5 anos terei 14 anos de estudo pra entrar na Universidade, não tem como só cursar 3 anos? Já que terei os 12 anos mínimos exigidos?

    ResponderExcluir
  6. Olá, no meu caso eu terminei o segundo grau no Brasil porém foram 11 anos, ou seja tenho que estudar ainda mais dois anos? Que escola são aptas para que eu possa concluir os dois anos que me faltam? Eu moro em Parma e tenho 28 anos e trabalho. Você poderia me informar. Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Ola gostaria de fazer faculdade na italia. Tenho 12 anos de escolaridade no brasil e nao tenho 1 ano de faculdade qual seria a melhor maneira de completar esses 12 anos?????

    ResponderExcluir
  8. dúvida: hoje o ensino fundamental e médio no Brasil contempla 12 anos, sendo 3 de médio. Isso preenche critério italiano de 12 anos? Ou mesmo tendo concluido 12 anos no brasil tera que fazer mais 2 anos de medio na italia?

    ResponderExcluir
  9. Olá, pelas minhas contas, eu comecei a escola em 2006 e me formei em 2016, ou seja, estudei durante 10 anos. Na epoca eu comecei a estudar no jardim 1. Como eu faço pra completar esses 2 anos? Ou então tem alguma forma de ingressar em algum curso que eu não precise completar esses 2 anos?

    ResponderExcluir
  10. Oi bom dia

    preciso di uma ajudinha ...estudei 11 anos no brasil , quero fazer o curso de oss aqui que duram 3 anos . Mas nao tenho tempo p ir na escola ( sou mae) . escutei falar de ( privatista). vc sabe quais sao os passos inicias ?

    Obrigada

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)