29/04/2016

Curso superior na Itália - como procurar


Está querendo fazer faculdade na Itália e quer saber como começar a procurar um curso? Vamos lá!

A melhor procura é diretamente nos sites das universidades. Porém, há sites que reúnem todos os sites de universidades, e aí fica mais fácil encontrar curso, região de interesse, etc.

Vejamos alguns deles:

Università Italiane – Este é o mais interessante na minha opinião. Pois se você já sabe aonde você vai, qual região, qual província, então fica muito mais fácil. Clicando na região, aparecem as províncias que possuem universidades e, clicando nelas, aparecem as universidades, os links para sites e tal. Quando se clica na universidade de interesse, aparecem todos os cursos que lá são ministrados. Ou seja, não é preciso perder tempo entrando num site de uma universidade que não tem o curso que você deseja. Daí é meio caminho andado.




Cerca Università - Neste se consegue pesquisar por área de interesse, tipo de curso, cidade, etc. É tipo um site de busca de universidades.

EMagister – é um site de busca por cursos de laurea, post-laurea em geral, concursos, etc. Só é preciso ficar atento, pois muitos dos cursos que aparecem já não existem, são antigos, por isso, o melhor é ver qual interessa e procurar na universidade indicada. No site da universidade ver quando é a publicação do bando, etc.

Cestor - Pelo Cestor, se encontra o link direto para a universidade, separado por região.

Miur - Encontra as universidades (atenei – que faz um link para o Cestor) além de muitas outras informações.

Wikipedia.it – Aqui se encontra listas de universidades divididas por região, indica quais as estatais, quais as particulares, etc.

As universidades sempre atendem emails, por isso, se você escreve bem em italiano, não hesite em escrever e tirar dúvidas, eles respondem bem atenciosamente, desde que sua pergunta não seja muito óbvia, possível de encontrar resposta fácil e diretamente pelo site.

Prepare toda a documentação, programe-se e corra atrás! 




7 comentários:

  1. Oi Carla!
    Após concluir a faculdade no Brasil, posso/devo fazer uma Laurea Magistrale? Ou é melhor tentar o Master? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende dos seus objetivos. Master não é mestrado e se você tem só a graduação, só pode fazer o Master primo livello.

      Excluir
  2. Olá. Eu gostaria de fazer doutorado, mas tenho graduação e especialização. Devo procurar por que nomenclatura? Grata!

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla! Muito ótimo teu blog!
    Deixa eu tirar uma dúvida com você.
    Estou concluindo a graduação e penso em fazer mestrado ou doutorado(que não necessariamente precisa de mestrado pra admissão).
    Não tenho cidadania européia, mas minha tia mora em Bérgamo, é casada com italiano, tem filho, emprego, tudo.
    Seria mais fácil pra mim, de alguma maneira, conseguir essa admissão?
    Como se dá esse processo?
    É muito difícil conseguir bolsa ou trabalhar em conjunto?
    Esses cursos são pagos?

    Muito duvida, né?

    Se tu puder responder, eu agradeço!

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não muda nada você ter parentes aqui. Você tem que entrar em contato com a universidade, o departamento que quer estudar, ver o edital (bando) e concorrer. Bolsas são muito limitadas, precisa consultar a universidade que escolheu. Os cursos são geralmente pagos de acordo com a renda com taxa anual. boa sorte

      Excluir
  4. OII, Carla, meu nome é Cláudia Carolina, curso o 2 ano do ensino médio aqui n Brasil mesmo, tenho planos de cursa medicina em alguma universidade italiana, não importa qual, o que importa é ser na Itália rsrs, você sabe se tem alguma possibilidade de eu cursa lá? Pois vi algumas informações que para esse curso, estudantes estrangeiros não são aceitos, e também parece que terei que cursar mais 1 ano de ensino médio ou faculdade para suprir o tempo necessário pois la me parece q são 13 anos e não 12 como aqui no Brasil, você sabe me informar se isso procede? Desde ja agradeço Ps: seu site é muito bommm :)

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)