04/05/2016

Estudar italiano em Roma - Onde?

O que precisa para estudar italiano?

Quem vem do Brasil como turista e vai passar só 3 meses por aqui estudando italiano, não necessita de visto. Basta se matricular pelo site da escola, pagar a taxa de matrícula e o valor do curso. Além disso, as escolas ajudam a encontrar acomodação, seja em casa de família, com outro estudante em algum apartamento, ou até mesmo em hotel/albergue. Também oferecem translado do aeroporto até a sua nova casa.

Quem vem passar mais de 3 meses, pode requerer o visto de estudante de longa duração por meio da escola. Depois que você fizer a inscrição pelo site e ter pago o curso (intensivo) ou parte dele (extensivo), a escola enviará o certificado de inscrição. Com este e outros documentos necessários, é possível requerer o visto de estudo no consulado da Itália da região de residência no Brasil. Caso o visto seja negado, a escola poderá reembolsar o valor do curso exceto a taxa administrativa (verifcar o contrato pois este varia de escola para escola), se avisar com 30 dias antes do inicio das aulas.

Já aqueles que vêm para a Itália estudar em uma Universidade, normalmente estas oferecem cursos de italiano para os alunos estrangeiros, por isso, informe-se.



Escolas de italiano em Roma

Desde já deixo claro que nem todos os tipos de cursos são direito ao visto. As escolas tem que ser oficiais, reconhecidas e com cursos intensivos, de grande carga horária e de pelo menos 6 meses de duração. Escolas como Torre di Babele, Dante Alighieri e Leonardo da Vinci, oferecem cursos para quem precisa do visto, mas os preços não são muito "populares".

Para quem não precisa de visto de estudantes existem várias opções, seja cursos gratuitos ou com um valor simbólico para participação. 

Associações que oferecem cursos diversos, inclusive italiano para estrangeiros, por exemplo,  ministrados por professores voluntários. Uma delas é a Comunidade Sant’Egidio. Comunidade que nasceu em Roma em 1968, logo após o Concilio Vaticano II. Hoje é um movimento laico, ao qual aderem mais de 50.000 pessoas, empenhado na evangelização e na caridade em Roma, na Itália e em mais de 70 países de vários continentes. 

Outra conhecida é a Hoy Integrazione! Fica perto do Metrô San Paolo, tem cursos de línguas e outros de trabalho de apoio ao imigrante. Visitem o blog.

Para procurar outras associações clique aqui.



A comuna de Roma também oferece cursos de italiano para estrangeiros, inclusive o site deles InformaGiovani dá várias opções para quem quer estudar ou precisa do certificado. 

Algumas igrejas católicas (geralmente nos oratórios) e centros sociais também oferecem cursos, mas normalmente são cursos de nível básico, pra quem quer começar do beabá. Se informe em uma perto de você, ou na própria comuna, normalmente eles sabem informar um curso próximo de onde você está. 

No site do PiuCulture, o jornal online onde faço um curso de webjornalismo, dá opções de cursos na região do Municipio II de Roma. 

O site do RomaMultietnica também dá opções de cursos de italiano para estrangeiros. 

Para quem já fala um pouco do italiano, ou seja, não se enquadraria mais no nível básico e, quer fazer um curso gratuito (ou quase) existem os CTP’s (Centro Territoriale Permanente), que oferecem os Corsi Statali.

São cursos fornecidos pelas Escolas Médias Estatais, e se paga apenas uma pequena taxa anual ou semestral pelo curso todo (geralmente com duração de 1 ano).

Eles oferecem vários cursos qualificantes, entre eles o italiano para estrangeiro (sempre nível básico) e a Licenza Media.

O que é a Licenza Media?

A Licenza Media seria o terceiro ano da scuola media no sistema de ensino italiano (nossa 8ª série no Brasil, atualmente alterada como 9ª), porém fora do período normal, ou seja, como um supletivo.

Para quem já tem o básico da língua italiana, é perda de tempo entrar numa turma de italiano para iniciantes. Portanto, automaticamente encaixam o aluno numa turma de Licenza Media.

Na Licenza Media se estuda além da língua italiana, matemática, história, geografia, literatura e outras matérias obrigatórias naquele nível. Então é uma ótima oportunidade de adquirir mais vocabulário e conhecer um pouco sobre a Itália e toda Europa (eu mesma fiz Licenza Media quando cheguei na Itália).

No final da Licenza Media, há uma prova, chamada Esame di Stato. O exame é composto por uma prova oral e outra escrita. E sendo aprovado, se obtém o diploma de Licenza Media, e a pessoa está apta a fazer a scuola secondaria di secondo grado (ensino médio brasileiro).

Neste link é possível procurar os CTP’s (Centro Territoriali Permanenti) por toda a Itália.

Quer estudar sozinho? Veja aqui algumas dicas.

Estudar italiano é a melhor forma de se integrar e, nos cursos de grupo, também fazer amizades e trocar experiências.
Aproveite!

Baci a tutti!

9 comentários:

  1. Solo una considerazione, non esiste "a comuna de Roma", perché "comune" è una parola maschile. Dopo i visitatori vengono qui parlando "a comuna/comune", una cosa che è completamente sbagliata. Buona giornata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto é escrito em português e, nesta língua, a palavra "comune" é comuna. Portanto a minha colocação está correta. Se eu tivesse colocado em italiano estaria em itálico, ou seja, "corsivo". Provavelmente você não conhece bem a língua portuguesa e não pode falar que é "completamente sbagliata". Na próxima vez se identifique. Buona giornata anche a te!

      Excluir
    2. te deixo inclusive um link pra você confirmar.
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Comuna_italiana

      Excluir
  2. Excelente texto e dicas ;)
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Agradecida pelas boas dicas. No entanto gostaria de saber se você conhece algum curso de língua italiana gratuito?? Se conhece compartilha conosco. Estou em Roma e gostaria de fazer um curso de língua italiana. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a maioria das que citei são cursos gratuitos ou pagando pouquíssimo, tirando as 3 escolas certificadas que dao direto ao visto .

      Excluir
    2. oi.
      vc tem os contatos dessas escolas gratuitas que ensinam italiano??
      eu tenho a cidadania italiana e queria ir pra lá pra apender.
      se puder responder, agradeço

      Excluir
  4. Eu melhorei muito meu Alemão de casa, professores via skype, é um curso pela internet. Pra quem estiver interessado: https://preply.com/pt/skype/professores--alemão

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)