06/05/2016

Trabalhar como autônomo na Itália

Trabalhar por conta própria

A partita IVA é um registro para trabalhadores que desenvolvem uma atividade ou prestação de serviço de maneira profissional e autônomo (IVA: Imposta sul Valore Aggiunto).

Uma atividade autônoma é desenvolvida sem nenhum vínculo de subordinação, como acontece com quem trabalha registrado com um contrato subordinado a um empregador.

O funcionamento da IVA prevê a obrigação da empresa ou profissional que fornece o bem ou presta um serviço no país, de debitar o imposto ao próprio cliente de forma proporcional.



A alíquota do imposto é de 22% da base. Para alguns bens de primeira necessidade e algumas operações partiulares, a alíquota é reduzida a 4 ou 10% (alguns gênereos alimentares, pão, massa, etc.).

Não existe um limite preciso sobre o qual é obrigatório abrir uma partita iva. Porém, se desenvolve uma atividade habitual, periódica e se vive daquela renda, é necessário abrir o registro e assim, estar regular com a declaração de imposto de renda (modello 730 o modello Unico).

Como saber em qual tipo de enquadramento sua atividade pertence?

Você será um empreendedor ou um trabalhador autônomo? Parecem a mesma coisa não? Mas não são.

Empreendedor é quem exerce profissionalmente uma atividade econômica organizada com fim de produção ou troca de bens e serviços (ou seja, uma empresa).

Se a atividade é exercida com instrumentos modestos e sem recorrer ao trabalho alheio, não se trata de atividade organizada e não pode ser considerada de empresa. Por exemplo, um gráfico web que trabalha sozinho de casa e com poucos recursos, em geral, não é considerado empreendedor mas um trabalhador autônomo.



Então como vem classificado um trabalhador autônomo?

O trabalho autônomo se diferencia da empresa principalmente pela ausência de uma significativa organização, ou seja, uma empresa.

Portanto, um trabalhador autônomo é aquele que tem uma atividade que prevê a execução de um serviço, com trabalho próprio e sem vínculo de subordinação.

A primeira coisa a ser feita para o registro de sua atividade é fazer a “dichiarazione di inizio di attività”.

Esta declaração, redigida em formulários próprios, vem apresentada online ao “Ufficio dell’Agenzia delle Entrate dentro de 30 dias do início das atividades.

A abertura da partita IVA comporta o respeito à prazos fiscais e outros trâmites burocráticos. É aconselhável contratar a ajuda de um contador (commercialista), a fim de evitar surpresas como multas.

17 comentários:

  1. Sou brasileira e tenho desejo de trabalhar como autônoma na Itália. É possível? Quanto tenho que dispor para isso? Terei direito ao visto de trabalho e residencia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é possível, somente no caso de algumas profissões especificas e com o decreto de fluxo imigratório aberto, permitindo tal entrada.

      Excluir
  2. Ola Carla, fiz uma prestaçao de serviço artistico num programa de tv na Rai Uno. Eles pretendem fazer o pgto atraves de deposito bancario em minha conta brasileira. O contrato fala que a não apresentaçao do formularia A1 (para estrangeiros residentes e com permissao de trabalho, ao que parece), sofrerei uma retençao de 33% de imposto. Ha como evitar, existe algum documento brasileiro que me ajude?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,Parabéns pelo blog e pelo bebe felisidades.
    Gostaria de tirar uma duvida, no caso de trabalho autonomo voce poderia citar algumas profissoes hoje, sei que ainda não foi publicado o decreto mas hoje quais são elas por exemplo pessonal treinne, ou ate mesmo corretor de imoveis. Ja procurei mas não acho essa informação nem no consulado de SP.Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, leia https://www.puntosicuro.it/sicurezza-sul-lavoro-C-1/ruoli-figure-C-7/lavoratori-autonomi-imprese-familiari-C-76/lavoratore-autonomo-chi-e-che-attivita-puo-svolgere-AR-14626/

      Excluir
  4. Carla, boa tarde.

    como hoje estaria a situação econômica na Itália? ouvimos sempre muitos comentários que o desemprego esta atingindo e muito o País, Como também a entrada de muitos Africanos e sírios isso também acaba deixando o mercado de trabalho para competitivo.

    ResponderExcluir
  5. POSSO ABRIR UM ESTÚDIO DE TATUAGEM NA ITÁLIA? JÁ TENHO UM ESTÚDIO NO BRASIL, MAS GOSTARIA DE ABRIR UM NEGÓCIO NA ITÁLIA.
    QUAIS SERIAM AS EXIGÊNCIAS PARA TAL?

    ResponderExcluir
  6. Oi Boa Boa tarde ...... vc sabe me dizer quanto eu precisaria ter em euro para conseguir esse tipo de visto autônomo

    ResponderExcluir
  7. Olá sou cidadã ítalo-brasileira queria saber como contratar uma pessoa para ser minha "assessora" cuidar da minha agenda essas coisas mas gostaria de contratar uma brasileira, como funciona nesse caso?

    ResponderExcluir
  8. Quais profissionais podem trabahar como autônomo na Itália ou, que precisa pra abrir uma empresa na Itália?

    ResponderExcluir
  9. Olá Carla! Meu marido tem cidadania e eu terei o permesso di soggiorno, desse modo, eu posso trabalhar como autônoma? Sou artesã.

    ResponderExcluir
  10. Oi sou brasileiro e trabalho como autônomo como artista plástico posso conseguir o visto

    ResponderExcluir
  11. Oi Boa noite! Trabalho como barbeiro, é possível tirar o visto de autônomo? E de que preciso?

    ResponderExcluir
  12. Olá sou brasileiro e tenho cidadania italiana poderia contribuir com o inps como altonomo na Itália e morar no Brasil?

    ResponderExcluir
  13. Olá Boa noite! Carla, uma pessoa que abre uma partida IVA pode contratar um funcionário que seja de outro país?!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)