12/04/2017

Curso de preparação ao parto na Itália

Hoje falo sobre o importantíssimo curso de preparação ao parto, principalmente para uma mãe de primeira viagem como a mim. 
Como leram, escolhi o Policlinico Agostino Gemelli para ganhar a Laura, então obviamente, fui fazer o curso pré-parto lá. 
Daí vocês perguntam: poderia ter sido feito em outro lugar?
A resposta é sim! Poderia ter escolhido uma clínica privada ou um consultório popular (onde normalmente até é de graça) ou um outro hospital, mas claro, fazendo no hospital onde se realizará o parto é melhor pois assim tem a oportunidade já de conhecer a sala parto por exemplo, os médicos e muito mais. 



Quando se faz?

Alguns lugares disponibilizam o curso já a partir do 4º mês de gestação, outros após o 7º mês. Eu fiz já do 7º para o 8º. Para a inscrição pedi à minha médica de base uma guia indicando o curso e paguei a inscrição no hospital (no site do Gemelli está o valor de 51 Euros aproximadamente, mas na hora de pagar foi cerca 46 Euros). 

Como é?

No Gemelli são 6 encontros, os principais temas abordados foram:
- como funciona o departamento de parto e maternidade;
- o parto em si -  procedimentos (seja normal, cesárea, indução, epidural, etc);
- a amamentação - importância, como fazer, o que fazer, etc;
- primeiros cuidados com o bebê e alimentação da mãe;
- conhecemos a sala parto e a equipe médica;
- conhecemos o neonatólogo que tira todas as dúvidas em relação aos primeiros cuidados com o bebê recém nascido (exames de controle, o contato pele a pele pós parto, o depois, etc). 

Salas parto no hospital Gemelli de Roma

Valeu a pena?

Sim! Muito. Além de todas as informações que me deixaram muito mais segura e satisfeita com minha escolha de hospital, o contato com outras futuras mamães também foi muito agradável e construtivo. Recomendo!

Os próximos artigos falarão sobre a anestesia epidural, exames da última etapa da gravidez e pré-hospitalização.

Continue acompanhando.
E falta pouco pra Laura chegar!!

Baci a tutti!

2 comentários:

  1. Olá Carla! Tudo bem? Sei que esse seu post é antigo e que sua Laura já veio ao mundo e espero que você tenha tido um bom parto.
    Meu nome é Larissa (laloriato@gmail.com) e estou indo para Frosinone - Itália em janeiro de 2020 para dar entrada no meu processo de reconhecimento de cidadania. Estou grávida e o parto está previsto para abril de 2010, então terei o bebê na Itália mesmo. Seus posts têm me ajudado muito! Gostaria de saber como foi seu parto, ainda não achei aqui seu relato pós-parto. E perguntar se você conhece algum hospital em Frosinone, se sabe de algum bom. Desde já agradeço! Beijos pra vc e sua filhota!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa! Obrigada! tive um ótimo parto, tem um artigo no blog a respeito. Infelizmente não conheço nada em Frosinone, uma dica é pesquisar em grupo de mães do facebook, da sua cidade, sempre tem postagem de pessoas aconselhando este ou aquele hospital. Visite tbm para se sentir segura. tudo de bom pra vcs!

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)