11/08/2017

Conversão da CNH na Itália

Notícias sobre a conversão das Carteiras de Habilitação Brasileira na Itália:


"A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 2, o parecer do deputado Rubens Bueno (PPS-PR) ao Acordo, por Troca de Notas, firmado por Brasil e Itália em novembro de 2016, sobre Reconhecimento Recíproco em Matéria de Conversão de Carteiras de Habilitação (CNH).

Rubens Bueno explicou que, apesar de a Itália ser parte da Convenção de Viena sobre Trânsito Viário, de 1968, o governo italiano não vinha reconhecendo a Carteira Nacional de Habilitação brasileira desde 1998, exigindo que nacionais brasileiros obtenham habilitação italiana, mediante prestação de exames e pagamento das respectivas taxas.




Brasil e Itália vinham negociando este acordo desde 2008 com o objetivo principal de permitir que os portadores de carteiras de habilitação emitidas por Brasil ou Itália possam convertê-las em documento de habilitação válido no outro Estado. “A comunidade brasileira na Itália é expressiva, contando com cerca de 70 mil nacionais, que manifestam, há anos, o interesse em que seja simplificado o processo de obtenção de permissão para dirigir regularmente na Itália. A aprovação deste instrumento vem ao encontro desses anseios, bem como dos italianos residentes no Brasil”, explicou o deputado.

Segundo ele, a Itália já assinou até o momento cerca de 50 acordos de reconhecimento recíproco em matéria de conversão de carteiras de habilitação e o reconhecimento recíproco das CNHs vale para os documentos não provisórios, válidos e em vigor, expedidos pelas respectivas autoridades competentes da outra parte, em conformidade com sua própria legislação interna, mas não em substituição a carteiras emitidas por terceiros Estados, e diz respeito a habilitações expedidas antes da obtenção da residência no território da parte onde se solicita a conversão.
O parlamentar também destacou o papel desempenhado pela deputada ítalo-brasileira Renata Bueno no encaminhamento da negociação e celebração do tratado."

Matéria publicada no site do Câmara.

Em breve a conversão estará disponível!
Quem tem até 4 anos de residência na Itália poderá se beneficiar da conversão. 

Providencie a tradução da sua CNH já!
Escreva para sonhosnaitalia@gmail.com


Quer colaborar com o blog?
Ajude a manter o Sonhos na Itália no ar fazendo uma doação de qualquer valor através do PayPal.

 
Quer colaborar de outra forma? Escreva para sonhosnaitalia@gmail.com
Agradeço a todos!

10 comentários:

  1. Ola gostaria de saber quanto custa a tradução, e quais os documentos necessarios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa da sua CNH, valores e prazos por email sonhosnaitalia@gmail.com

      Excluir
  2. Isso não é justo eu peguei no Brasil e vou pagar aqui tbem,moro a seis anos.
    H

    ResponderExcluir
  3. como seria o processo para validar a carteira para quem quer dirigir na italia?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a conversão ainda não está em vigor, portanto resta a possiblidade de usar a Permissão internacional ou a CNH traduzida e validada na ACI por até um ano de residência.

      Excluir
  4. Oi Carla, bom dia! Ficaremos por 3 meses na Itália como devo proceder?? Traduzo a CNH? Emito a PID?? Obrigado. Aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode traduzir e validar a tradução quando chegar numa ACI , ou então, emitir a PID.

      Excluir
  5. Bom dia Carla... essa tradução pode ser feota daqui da Itália? Ela não precisa ser "apostilada"? E para ser apostilada é só no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o apostilamento é feito no país onde foi feita a tradução

      Excluir
  6. Olá Carla, precisa apostilar a CNH? Quanto custa a tradução e qual o prazo de envio?

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)