22/02/2017

A agenda da Gravidez da Itália

Falei no artigo Gravidez e Pré-natal sobre a existência da Agenda da Gravidez, que contém todas as informações para as mamães de primeira viagem (e não!), exames a serem feitos, preparativos e muito mais. 

Agenda della Gravidanza


O que esperar, o que fazer, o que perguntar ao seu médico e parteira: é o que explica a Agenda da Gravidez, um documento concebido para mães e desenvolvido por um grupo multidisciplinar de especialistas, coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde do Ministério da saúde italiano. O texto básico é dividido em três partes, correspondentes aos três trimestres da gravidez.


08/02/2017

Colaboração: Parto na Itália. Como escolher o hospital ou clínica

Hoje publico um artigo de uma mamãe brasileira aqui na Itália, a Gisela Ude. 
A Gisela tem dois filhos aqui na Itália, os dois nasceram em Roma e em condições diferentes. 
Como estou na "procura" por melhor hospital, tipos de parto e assistência às neo-mamães, nada como o relato de uma brasileira que já passou por isso duas vezes. 
Segue então a experiência e também dicas da Gisela, a quem agradeço desde já!

Parto na Itália. Como escolher o hospital ou clínica.

Um pouco de estatística partos na Itália. 


Muitas mamães grávidas se questionam: parto natural ou cesariana? Qual é melhor? O que dizem as estatísticas sobre o parto na Itália? 
Bem, a Itália ocupa o 1º lugar dos países com maior frequência de cesarianas na Europa. São 377 a cada 1000. Portugal está em segundo lugar! Veja que interessante o gráfico abaixo.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...