24/04/2019

Realizando meu sonho na Itália: Diploma de médico reconhecido!


Validação de diploma médico na Itália



"Meu nome é Mariana Dacoregio, sou médica formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e cirurgiã formada pelo Hospital Governador Celso Ramos – SC. Moro na Itália há dois anos e meio e a Carla, muito gentilmente, me convidou para falar sobre o reconhecimento do diploma de médico por aqui.

Quando cheguei em terras italianas, além de não dominar o idioma, eu estava completamente perdida com relação a validação do diploma. Foram muitas noites em claro, muitos blogs e consultas no Google! Não encontrei ninguém que já tivesse trilhado esse caminho e tudo parecia muito incerto. A luz apareceu quando resolvi procurar a Universidade de Brescia, onde morava, e encontrei o secretario da coordenação do curso de Medicina que foi mais do que disponível. Pela primeira vez, alguém me mostrou um caminho possível!



Existem, então, dois caminhos possíveis: a validação através uma Universidade italiana ou o reconhecimento do titulo através do Ministério da Saúde italiano.

Na Itália, cada universidade tem o direito de impor as próprias regras no que diz respeito a validação. Ou seja, você deve entrar em contato com a universidade na qual você pretende ingressar para entender se ela é mais ou menos flexível. Em linhas gerais, o mais comum é solicitarem o teste de admissão, as provas do ultimo ano, a tese (trabalho de conclusão de curso) e o Esame di Stato (uma prova de habilitação profissional aplicada aos graduandos). Validando desse forma, você recebe um diploma da universidade italiana onde foi aceito. O próprio secretario da universidade me desencorajou a trilhar esse caminho em função do tempo. Na universidade de Brescia, eu precisaria validar cada uma das disciplinas individualmente e isso tudo levaria em torno de 3 a 4 anos!

Eu escolhi fazer o processo através do Ministério da Saúde. Dessa forma, o titulo é reconhecido através de um decreto ministerial (este te da o direito de exercitar a profissão, prestar prova de residência, etc.). Para conseguir o reconhecimento, eu submeti uma série de documentos a analise (foram 440 gramas de papel!). Depois de um ano, recebi uma carta registrada em casa confirmando que minha documentação estava correta e que seria convocada para a prova seguinte. As provas aconteceram em Roma cerca de 18 meses depois que enviei os documentos. Inicialmente, são 5 provas teóricas objetivas (Medicina Legal, Cirurgia Geral, Clinica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia), sendo que você deve acertar 18 das 30 questões em Medicina Legal e 15 das 30 nas demais disciplinas. Superando essa etapa, você é convocado para as provas orais, que acontecem uma semana depois. No dia marcado, encarei uma banca com um professor de cada uma das áreas citadas e fui submetida a uma prova oral que, na verdade, é uma conversa sobre o tema que eles escolhem na hora. No final de todo o processo, recebi o decreto do ministério e já posso me inscrever no Albo dei Medici (CRM italiano) da minha região.



Bastante gente me pergunta se pretendo voltar a trabalhar como cirurgiã. A resposta é não! Embora seja possível o reconhecimento da especialidade junto ao Ministério da Saúde, existe a necessidade de equivalência da carga horária (na Itália são 5 anos de cirurgia geral!). Além disso, com a chegada do meu filho há 3 meses, resolvi que preciso de uma especialidade mais tranqüila, que me permita ficar maiscom a família e menos de plantão. Por isso, nos próximos anos, pretendo ingressar novamente em uma residência médica! Prometo voltar aqui e contar os detalhes pra vocês.

Mais informações sobre o reconhecimento de títulos ligados a área da saúde, você encontra no site do Ministério da Saúde 

E mais novidades sobre a minha jornada, você pode acompanhar no meu instagram @dottoressabrasiliana"  e no blog Mari e João na Itália."

6 comentários:

  1. Que lindo saber que você esta abrindo esse caminho, realmente existe pouquissima informaçao, tambem sou medica e estou já a um ano na Italia, decidi pelo caminho via Universidade, comecei fazendo o reconhecimento na faculdade de medicina e cirurgia sede de Terni (Universidade de Perugia),não precisei fazer exame de ingresso e se der tudo certo serão 2 anos e meio pra conseguir a "laurea médica"

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de saber qual é o salário do médico na itaItá. É um regime de plantão de 12h? Quanto euros por plantão?
    Agradeço pela atenção!

    ResponderExcluir
  3. As orientações em vosso blog são excelentes.

    ResponderExcluir
  4. A prova foi em qual língua ? Inglês ou italiano ?

    ResponderExcluir
  5. Nesse tempo entre enviar os documentos e fazer as provas, precisaria/é melhor estar na Italia?

    ResponderExcluir
  6. Nesse tempo entre enviar os documentos e fazer as provas, precisaria/é melhor estar na Italia?

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)