28/05/2013

Árvores de Roma

Já falei que Roma é a "capital verde da Europa" né?

Tem muuuuuitas árvores, a em maior número é a Quercus ilex e em segundo lugar a Pinus pinea , conhecida aqui como Pino Domestico. E é a que eu mais gosto, imponente e linda!

Foto tirada por mim no bairro Pigneto, linda não?
É típica do Mediterrâneo, com altura média de 12-20 metros, podendo chegar até 25 metros.


E pra mim ela é o "símbolo" de Roma!
Presente desde sempre! Na História!


Existem ruas com um corredor só delas...


Abaixo outra foto tirada por mim, um corredor de árvores lindo!!! Pra quem ainda não acredita que Roma é assim tão verde! (Eu sinceramente era uma que não acreditava! Ainda bem que é verdade!)


E sabiam que existe um site que se chama Árvores de Roma, no qual a população está "catalogando" com fotos as árvores da cidade? Muito legal! Visitem lá: Alberi di Roma.

E pra continuar no clima "verde", logo vou falar sobre os parques ecológicos e os passeios gratuitos com guia e tudo! Deve ser uma delícia né? Quero muito conhecer todos!

A presto! Baci a tutti!


*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.


23/05/2013

I Nasoni di Roma

Sabem o que são "i Nasoni"? Em português os narigões???
São as famosas fontes de água de Roma.
Em Milão também tem, mas a coisa é mais recente por lá e outra diferença é que as de Roma escorrem água sem cessar!




Foi em 1874 que o então primeiro prefeito da cidade de Roma na Itália unificada, decidiu colocar uma série de fontes de água potável e gratuita para a população.

Atualmente são cerca de 2500 em toda Roma! São mais de 200 só no centro histórico.


As fontes são tão tradicionais e famosas, que criaram um mapa para a população e turistas acharem mais facilmente um Nasone e matar a sede!!


Querem ver? Cliquem aqui e vejam o mapa que indica as fontes no centro histórico de Roma.

Até na rua de casa, bairro periférico de Roma, tem um Nasone! :)

Roma e suas curiosidades, suas particularidades!

Baci a tutti!


*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.


20/05/2013

San Gregorio da Sassola

Como "bons de garfo" e da cozinha tradicional local, fomos em busca de uma "Sagra", evento gastronômico típico. E "caímos" num lugarzinho muito especial e encantador! San Gregorio da Sassola. Apenas 30 km de distância da nossa casa aqui de Roma.

San Gregorio da Sassola é uma pequena cidade da província de Roma, um borgo melhor dizendo, com apenas 1500 habitantes.
É cercada por um castelo, no alto de uma colina e é linda!



A Sagra era do gnocchi al sugo di pecora, ou seja, o velho e bom nhoque com molho vermelho e carne de ovelha! O menu completo custava 12,50 euros com primo (massa), secondo (carne), pão, doce (ciambelle - uma rosquinha doce) vinho e água.
O local do evento era a praça em frente ao castelo.





Depois de comer MUITO, fomos dar uma volta pra conhecer a cidade (e queimar umas calorias!!!).
O centro antigo foi construído em uma área de rochas vulcânicas, então tem as "tradicionais" casinhas de pedra, uma grudadinha na outra, entre sobe e desce ladeiras, bequinhos,um lugar um tanto peculiar.




O castelo (século X) estava aberto para visitação, mas tem só a estrutura antiga mesmo, muita coisa foi modificada com o passar dos anos e com as mudanças de proprietários. Abrigava uma exposição de presépios, pertencentes à um concurso que me pareceu tradicional da cidade.




Foi um dia super agradável. Recomendamos o passeio!

Para saber mais sobre a pequena cidade de San Gragorio da Sassola, clique aqui.

Desculpem-me a minha não tão frequente aparição por aqui.. tem sido um pouco corrido, estava sem uma internet de qualidade, mas tá tudo resolvido. Prometo postar mais novidades com maior frequencia!

Baci a tutti!


*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.



07/05/2013

Transporte em Roma

Falando em mobilidade em Roma. Transportes. Mais especificamente trens e metrôs.

Quem adminstra os transportes em Roma é a ATAC.

Atualmente são duas linhas de metrô ativas, A (vermelha) e B (azul). A linha C (verde) está em fase de conclusão. Há muitos anos já em obra, demorada por conta das escavações e eventuais descobertas históricas em sítios arqueológicos. Claro, Roma é um museu a céu aberto... o que deve ter de coisas neste subterrâneo... Mas vamos lá!

O bilhete custa 1,50, o diário custa 6 euros (pra usar transporte público quantas vezes precisar no período de 24 horas). O semanal custa 24 euros, mensal 35 euros e o anual 250! Estudantes, desempregados com comprovação e adultos com mais de 65 anos têm desconto. Acima de 70 pode pedir o cartão para uso gratuito do transporte.
Não pagam também crianças com até 10 anos acompanhada de um adulto.

A estação mais central é a Termini, de onde também saem os trens pra todos os cantos da Itália (e da Europa).


Existem ainda os trens, como podem ver as linhas no mapa acima, e também ônibus e os Trams. 

A ATAC ainda administra os ônibus de turismo de Roma (aqueles que fazem o percurso turístico) e ainda outros tipos de trens de turismos e até o Tram Jazz, que é o vagão restaurante com show de Jazz que gira o centro de Roma! Chique (e caro! 65 euros por pessoa).

Para saber mais visite o site da ATAC.

Baci a tutti!



*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.


04/05/2013

Roma. Você sabia?

Tem uma infinidade de coisas pra falar de Roma, estou começando pelos detalhes, as curiosidades, e não aquilo que quase todo mundo já sabe da Cidade Eterna. Então hoje vão mais algumas dessas curiosidades. 

Você sabia que:

- Desde 2010 Roma não é só um comune ou uma cidade? Não é o "Comune di Roma", mas sim "Roma Capitale" (mais autonomia na gestão do território do que outra cidade metropolitana);


- Os gatos são patrimônio biocultural de Roma? São mais de 300.00 gatos na capital, 1/3 em propriedades privadas e outros tantos divididos em mais de 400 colônias pela cidade.

 

- Roma é a cidade mais verde de toda a Europa??? São 52000 hectares de área dividida entre área verde (40000 hectares de área de preservação ambiental) e agrícola.



- Roma tem uma pirâmide? É a Piramide Cestia, construída entre os seculos 18 e 12 a.C aproximadamente. Serviu de túmulo para Caio Cestio Epulone (membro de um colegio religioso importantíssimo na época).


- Roma tem também um farol?? Sim, é o Faro di Gianicolo foi presenteado pelos ítalianos da Argentina, em 1991. À noite o farol emite as cores da bandeira italiana.


- Roma é a única capital europeia que conservou quase totalmente o circuito de suas muralhas? São subdivididas em seis diferentes sistemas defensivos: da muralha romulee à serviana, da aureliana à leonina, da vaticana à gianicolensi.


E então, você sabia???

Descobrindo Roma a cada dia...

Baci a tutti!


*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.


01/05/2013

De Milão à Roma - da Lombardia à Lazio - do Norte ao Centro

A princípio, a "minha Itália" era o Norte, a região Lombarda, era Milão. 
Sabia sim que não existia uma "única" Itália, assim como existem muitos "Brasis" dentro daquele "Brasilzão"!
Porém mudando para Roma, em Lazio (prefiro em italiano do que em português Lácio, rs) no centro da Itália, vou percebendo aos poucos que as coisas são diferentes, e muitas vezes, bem diferentes mesmo! Dava até pra colocar esse post na série "Por aqui é diferente", rs... Vamos lá!

A primeira coisa que notei: o TRÂNSITO
É caótico, 5 carros que querem passar onde só passam 2, rotatórias nas quais a preferência não vai respeitada, acidentes, carros amassados, arranhados, batidos. Gente que estaciona em dupla fila, até na terceira fila, estacionam "dappertutto", e não adianta a marcação da vaga não, ahhh essa é Roma... rs



Outra coisa, ligada ao trânsito: AS ESTRADAS ESBURACADAS
Sim, são esburacadas, remendadas, destruídas... principalmente na parte mais periférica, dirigir mais atento e desviando dos buracos é preciso por aqui.




Terceira: LIXO
A coleta seletiva não funciona, é desorganizada, todo mundo joga no lugar errado, parece até que tem preguiça de separar, nenhuma preocupação com o meio ambiente. A ideia dos "bidones" grandes nas ruas, onde todo mundo joga não é legal, fica lotado, fedido e ainda por cima não respeitam a separação dos recicláveis. Fora que ocupam um espaço enorme nas ruas e quando fica em frente do seu prédio não é nada legal. O sistema de Milão funcionava perfeitamente, por isso me assustei... agora tô sem saber se separo, como separo, onde jogo e se vai fazer diferença na hora de recolherem.... :(



Quarto ponto: MUITA GENTE
Bem se falei que o trânsito é caótico então dá pra imaginar que a cidade é muito populosa. É sim! E é a mais populosa da Itália e uma das mais visitadas de toda a Europa (pra não dizer do mundo). Imagina?! É gente que não acaba mais! Metrô lotado todos os dias, todas as estações. Calçadas cheias, cidade cheia... ai, tem hora que tenho uma preguiça disso...rs



Quinto ponto: PESSOAS SOCIÁVEIS
Sim, pode parecer estranho, mas Milão é mesmo famosa pela "frieza" das pessoas. Em Roma isso é diferente (ainda bem!), as pessoas sorriem mais, se cumprimentam, se interessam pela sua vida, enfim, são sociáveis... Mas daí a fazer amizades mais facilmente, são outros 500. 

Sexto: O ROMANESCO
Gente! Help me! O italiano deles é carregado de dialeto, o romanesco, falam mais pelo nariz, comem as palavras pela metade (isso acho legal, fica parecendo muito o português) e falam rápido demais, num tom fechado, resumindo: é difícil de entender! Hahahaha! Aiuuuuuutooooooo! :)



Sétimo: MODA E ESTÉTICA
Por aqui a moda é muito mais descolada, nada da "frescurite" milanesa. E também as pessoas, principalmente as mulheres, não são magras "vara pau", tem muito mais gente fora do peso, gordinhas, mas felizes!!!!! E também não tem um estereótipo, o milanês tinha cara de milanês, o romano não, é muito mais misturado, altos, baixos, gordos, magros, cada um com seu estilo. Ah, por falar em altura, com certeza altura média maior que dos milaneses, já encontrei várias pessoas bem altas, tanto quanto a mim, rs... Tá aí, outro ponto positivo pra Roma! (acho que uma hora isso fica igual :))

Oitavo: CLIMA
O clima é definitivamente melhor! Muito mais sol, muito mais calor, muito menos chuva e nublado... ah Roma, tu mi piace! :) E outra coisa: pertinho da praia!!! ahhhhh verão!! :)


Bem, por enquanto é isso! Deu pra ver que estou em fase de adaptação né? 
Deixo claro que estou adorando essa nova fase! E estou muito feliz!
Milao vai estar sempre no meu coração, e Roma está conquistando seu lugar nele! :)

Baci a tutti!

Leia também: Roma, coisas que amo e odeio em você. 


*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...