11/11/2013

Sobrenome na Itália - regra pra nascimento e cidadania italiana reconhecida.

O comum nos italianos é ter um sobrenome só. Aquele do pai.
E o comum também é ter nome comum (Mario, Marco, Roberto...). Vejam na tabela abaixo os nomes mais frequentes por aqui.



Por que o sobrenome só do pai?
Isso porque existe uma lei que só permite que filhos de pais italianos legalmente ou não casados só adquiram o sobrenome do pai. 
Por isso se verá muita gente com nome e sobrenome igual. Um exemplo típico é Mario Rossi, mamma mia, quantos não deve ter por aqui!   

"Mario Rossi sei unico" (Mario Rossi você é único)

Existe a exceção se os genitores forem estrangeiros. Podendo prevalecer a regra do país estrangeiro, assim querendo (como no caso os brasileiros que podem sim escolher colocar o sobrenome da mãe e do pai).
A opção para os genitores que querem que os filhos tenham os dois sobrenomes, é solicitar posteriormente ao registro do bebê, a mudança de sobrenome. Esta deve ser devidamente justificada  porém, não se pode ainda mudar a ordem dos sobrenomes (colocando o da mãe primeiro), será sempre um acréscimo, sendo então o do pai seguido pelo da mãe.
A mudança pode ser feita pelo filho já maior de idade também!


 

Um filho só terá exclusivamente registrado o sobrenome da mãe, se ele for reconhecido somente por ela (filho de pai desconhecido ou não declarado). Posteriormente poderá ser realizada mudança de sobrenome, caso reconheça o pai, podendo ter os dois sobrenomes ou escolher apenas um. 

O mesmo problema vem à tona quando um estrangeiro adquire a cidadania ou a naturalização italiana.
Automaticamente a cidadania italiana sai com o sobrenome do pai, e só. 
Não tem opção de escolha. 
Porém de alguns meses pra cá se pode fazer o pedido para retificar e manter o sobrenome original (aquela do nascimento, no caso mais comum,  o duplo: mãe e pai).
E no caso de sobrenome de casada?
Bem, aí é que tá! Teoricamente não pode. Ficaria com aquele do pai. Pode tentar a aprovação para retificação do sobrenome de casada justificando devidamente (como por exemplo, diferença de documentos entre Brasil e Itália, despesas com mudanças de todos os documentos como codice fiscale, carta d'identità, patente italiana, conta em banco, títulos de estudos, financiamentos, documentos de propriedade, etc.). O pedido deve ser feito na Prefettura.
E isso deve funcionar. 
Eu espero. Pois eu vou tentar fazer isso. Pois nem o sobrenome do meu pai eu não tenho mais. Fiquei com o da minha mãe e do meu marido, pra não ficar muito longo. 
E quando sair minha naturalização vou ter que pedir pra retificar, justificando.
Espero que funcione. 
Se alguém teve alguma experiência no assunto. Conte-nos!

Maiores informações aqui.

Baci a tutti!

ATUALIZAÇÃO ANO 2017 - Já foi aprovada a lei na qual garante a escolha dos pais italianos em escolher colocar ou não o sobrenome materno nos filhos, porém entram todos os sobrenomes, no caso de nós ítalos-brasileiros que temos dois sobrenomes, entrariam todos, então vai de escolher já colocar todos e retificar depois, ou só colocar do pai. Obs.: Como tudo na Itália, nem todas as repartições públicas fazem valer as leis, muitas vezes não estão atualizadas, portanto saiba seu direito e exija-o.

68 comentários:

  1. Che casino!!!
    Eu nem faço questao do meu nome gigantesco, mas se eu pudesse escolher qual sobrenome preferiria manter seria muito melhor. Mas esse problema de depois da cittadinanza, com sobrenome diferente ter que mudar tudo quanto è documento (e gastar) não me agrada nada nada. =/
    Pelo menos agora existe a possibilidade de adicionar o sobrenome materno nos filhos. Mas èe melhor não sofrer por atencipação... então prefiro não pensar e esperar at´chegar a hora. =P
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Manu! a ideia é quando sair a naturalização, não mudar nenhum documento. Dar entrada na retificação e aguardar a decisao. Provavelmente manterão e só sera trocada a nova identidade italiana. A primeira que conseguir conta aqui, rs. bjus

      Excluir
  2. Texto bem esclarecedor! Parabéns!
    Estou pensando em colocar meu sobrenome paterno no meu filho, mas tenho medo de complicar a vida dele mais tarde, afinal Carvalho é um dilema aqui na Itália :)
    Vou pedir a naturalização e tenho medo de ter que retificar todos os documentos, principalmente o codice fiscale (como meu sobrenome é comprido, acabou nem entrando as iniciais do sobrenome do meu pai).
    Baci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ju. Vc como estrangeira pode escolher colocar um sobrenome seu no seu filho. é uma escolha sua.. Acha que o Carvalho é um dilema pela pronuncia? acho que isso é o de menos. Ja na naturalização se quiser manter seus sobrenomes vai precisar retificar.. e nao tem problema se nao tem as iniciais no codice fiscale, o que importa é como estara seu atto di cittadinanza. baci

      Excluir
  3. Em janeiro irei no consulado tirar a minha cidadania... ;) parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla, talvez seja sò aqui na província que moro (VR) mas no caso dos meus dois filhos, eles nao aceitaram colocar meu sobrenome, somente o do pai... teve uma minha amiga que colocou o seu sobrenome como segundo nome, assim o filho dela teria o sobrenome dela...rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho Meires, mas depende tbm de quando vcs tiveram os bebes, parece que a lei mudou em 2007. se tiveram depois seus filhos não fizeram valer a lei, e como provavelmente nao conheciam não exigiram o direito. Minha amiga acabou de ter filho em Milão e colocou seu sobrenome na filha como faria no Brasil.

      Excluir
    2. Oi Carla, a nossa filinha (mãe italiana, eu, e pai brasileiro) em julho, e na província onde moro parece que não aceitam colocar os dois sobrenomes (só do pai ou da mãe e depois fazer uma variação na "Prefettura" ou no "Tribunal"!). Você tem mais informações sobre a lei? Obrigada. Stefania

      Excluir
    3. Stefania, se um dos pais é italiano e não tem dupla cidadania (italiana/brasileira) a regra vai prevalecer a regra italiana, e sim, deve pedir na prefettura para colocar os sobrenomes dos dois.

      Excluir
  5. que interessante, gostei de saber!!!! bjinhosss

    ResponderExcluir
  6. Aconteceu o mesmo comigo aqui na Provincia de Taranto, meu filho nasceu no ano passado e eles aceitavam só o sobrenome do pai.
    É muita falta de informação nos ofícios italianos, eles nunca sabem de nada e quando você tenta mostrar a lei, explicar que alguns procedimento mudaram, eles ficam ainda mais nervosos e te tratam mal. Ao menos comigo está sendo assim, desde quando eu vim viver na Itália há 2 anos.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  7. sou casada e gostaria de acrescentar o sobrenome do meu marido italiano, alguem sabe como fazer isso aqui na italia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thamiris, não existe essa possibilidade.

      Excluir
  8. Um país europeu civilizado e tão machista, estamos a anos luz desses reacionários que só valorizam a família e o sangue do pai, por o acaso o dna da criança não 50% de cada um? Pois o nome também deveria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. contribuemcom um celula. o resto quem faz somos nos. :P eh uma tentiva de anular o feminino, tbem acho intragavel isso. meu sobrenome italiano eh de parte materna. tiraram e deixaram o paterno que nao tem nada a ver com a descendencia. ridiculo.

      Excluir
    2. Na maioria dos paises só se coloca o sobrenome do pai, inclusive na França e nos países nórdicos (onde o feminismo é bem forte)

      Excluir
  9. Carla, muito bom seu texto. Meu bb esta para nascer e nao admito a possibilidade de nao ter meu sobrenome. Bom saber que posso colocar. Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Ola, Eu sou brasileira e casei com um italiano e ele registrou a nossa filha so com o sobrenome dele, agora quero acrecentar o meu sobrenome tambem
    Alguem sabe me informar se isso seria possivel ?
    aonde tenho que ir?
    O que tenho que fazer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela nova lei sim, tem que procurar a Prefeitura da sua provincia.

      Excluir
  11. Sou residente no Brasil e Ja tenho a cidadania reconhecida em um consulado aqui no Brasil, sou casado (certidão de casamento regularmente registrada no consulado/comune).
    Para registrar um filho menor, eu devo encaminhar a certidão inteiro teor (original e traduzida) para o consulado que por sua vez encaminha para comune, certo?
    DUVIDA: há algum impedimento no nome e sobrenome deste filho menor? (filho de união matrimonial registrado)
    ex. se EU me chamo FULANO(nome) CICLANO (sobrenome materno)BELTRANO (sobrenome paterno), posso colocar o nome do MEU filho de FULANINHO BELTRANO CICLANO ? (nome da criança, MEU sobrenome paterno, MEU sobrenome materno)?
    entendeu? eu inverti meus sobrenomes (sendo o MEU sobrenome materno o ultimo deste filho, que nao tem sobrenome da mãe dele, apenas os meus) na hora de registrar o filho menor (procedimento legal no Brasil).
    Meus docs italianos (passaporte, certidões...) estão com meu nome igual ao de registro no Brasil (se nao me engano devido uma lei nova que transcreve o nome igual ao nome de origem).
    Obrigado,Carlos

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Carla, td bem.. adorei teu blog, esta me tirando varias duvidas, bem especifico ele!! Eu tenho uma duvida que não encontrei em lugar algum, e que gostaria de compartilhar com vc se possivel, e de alguma informação sua por gentileza!!.. estou levantando a documentação de minha esposa para fazer a naturalização Italiana dela e na certidão de nascimento da avó, consta o nome ( apenas o nome ) dos tataravós errado.. por exemplo, o nome correto é Francesco Carone mas na certidao esta Francisco Carone... assim como os outros nomes estao com este erro!!.. minha pergunta seria, é necessario esta retificação na certidão de nascimento da avó dela?! Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! bom dia! Então, mas ela está fazendo a naturalização por casamento? Ou tirando a cidadania por ser dependente? Se for naturalização por casamento não tem nada a ver a questão do nome, e até mesmo para a cidadania normalmente não é preciso retificar nomes traduzidos, como neste caso.

      Excluir
  13. Ciao Carla,

    Pretendo acrescentar o sobrenome do meu antenato (lado materno), já que gosto do nome e a fim de não perdê-lo. Trata-se de uma ideia que já me passou pela cabeça várias vezes e recentemente descobri ser possível. Na ocasião eu buscava informações quanto a retificação do registro da minha avó, pois há um erro na grafia do sobrenome.

    Minha dúvida fica se a inclusão de sobrenome do meu antenato ao meu traria problema quanto ao meu processo de reconhecimento de cidadania? Ouvi que ao final do processo poder-se-ia solicitar uma retificação do sobrenome na Itália, tens alguma informação em relação a isso?

    Grato,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não te traria problema, mas ao sair sua cidadania o seu sobrenome será o do seu pai e em seguida, você poderia pedir retificação do nome, não sei se possível de ser deferida neste caso.

      Excluir
  14. Ola Carla, tenho uma duvida ... meu nome de nascimento consta o sobrenome do meu pai por ultimo, porem recentemente mudei as ordens dele, passei o da minha mae pro ultimo e adicionei o da minha esposa.. estou dando entrada na dupla cidadania, como fica depois q eu adiquirir ela?
    se o do meu pai voltar, posso retificar tbm ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, quando sai a cidadania sai com o sobrenome do pai, posteriormente se quiser vai ter que retificar tbm.

      Excluir
  15. Carla...
    Me ajude...
    Vou casar e colocar o sobrenome do meu esposo...
    Meu futuro esposo tbm colocaria o meu...
    Portanto ficaria assim..
    Nome, sobrenome da mãe , sobrenome do pai, sobrenome da esposa.
    Ele tem descendência italiana, o pai dele veio com um papo que quando ele nasceu fez o passaporte com o sobrenome por ultimo, caso precise ir para italia.
    Pode me dizer se é real?
    Se ele precisar ir para italia o sobrenome italiano do pai precisa estar por ultimo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nada a ver.. a diferença do sobrenome é que quando se reconhece a cidadania o nome fica nome + sobrenome do pai.. mas nao importa se no passaporte brasileiro é diferente.

      Excluir
  16. Como funciona em relação para o homem?
    Exemplo meu noivo pegaria meu sobrenome mas o pai dele disse que caso ele coloque por ultimo não poderia ir para italia?
    É verdade?

    Ficaria nome (noivo) sobrenome da mãe, sobrebome do pai (italiano) e da esposa por ultimo..
    Existe essa ordem ? Caso busque a naturalização italiana ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como te falei Bruna, não muda em nada. Porém atualmente várias pessoas estão optando em não mudar o sobrenome... eu não teria feito se soubesse que é chato ter um sobrenome no Brasil e outro na Itália, apesar de poder pedir pra corrigir, eu não o fiz.

      Excluir
  17. Oi Carla.

    Eu ja tenho a cidadania italiana a 10 anos. Aqui no Brasil emitiram meu passaporte com 1 sobrenome do meu pai. O problema foi quando eu fui renovar o passaporte e pedir a minha certidao de nascimento italiana. Agora aparece os 2 sobrenomes do meu pai. Existe possibilidade de retificar e deixar o nome como estava no primeiro passaporte? É que eu moro na España e toda minha documentacao ta feita a partir desse primeiro passaporte. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você pode pedir a retificação sim.

      Excluir
  18. Oi Carla Boa tarde? Eu gostaria q vc me tirasse uma dúvida,a minha vó sempre falou Q a mãe dela era filha de italianos eu andei puxando alguns documentos pra mim ver e os q eu consegui encontrar até agora o nome da mãe da minha vó de solteira está (tereza de carvalho) só consta o sobrenome do pai e depois q ela casou ela pegou o sobrenome da mãe dela tbm ai ficou (Thereza Martins carvalho) eu gostaria de saber Se carvalho e um sobrenome italiano ou não se vc puder tirar essa dúvida eu agradeço o pai dela q fica sendo meu tataravô ele se chamava (Lucas Alves de carvalho).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não é um sobrenome italiano, mas sim de Portugal. Pra saber se tem italianos tem que achar todas as gerações montando a arvore genealogica.

      Excluir
  19. Boa noite! Mais a minha vó até hj ela fala q a mãe dela era filha de italianos eu andei perguntando ela se a mãe dela era msm filha de italiano e ela fala q sim q portanto a mãe dela falava português mais sabia falar italiano tbm vc acha q tem possibilidade de ser italiano eu perguntei se eles não era português ela dias de q não o q vc acha eu gostaria muito de saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como te falei, pesquise as certidões de nascimento de toda a geração , só assim pra saber.

      Excluir
  20. Bom dia! Brigado vou continuar procurando pra mim ver se eu acho.

    ResponderExcluir
  21. Olá Carla bom dia! Eu gostaria q vc me tirasse uma outra dúvida se for possível eu gostaria de saber Se eu pego cidadania através de tataravó o meu bisavô era filho de italiana q fica sendo minha tataravó eu tenho alguna possibilidade de pegar pq ela era mulher.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As certidões precisam ser analisadas. Mesmo se for por mulher pode-se conseguir judicialmente.

      Excluir
  22. Boa noite , meu filho nasceu em 2012 na Italia , flho de pai italiano e mae brasileira/italiana ( dupla nacionalidade ) . Nao autorizaram colocar meu sobrenome , ficou só o do meu marido ..ai fizemos uma açao aqui na Italia e foi autirizado o meu sobrenome depois do do pai ...
    A mimha pergunta é : registro ele de novo no consulado com o novo sobrenome e depois transcrevo no Brasil ou tenho que pedir a retificacao no Brasil ? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se informe no consulado, nao sei te dizer como funcionaria no Brasil

      Excluir
  23. Bom dia Carla.
    Vc escreveu q o nome diferente no BR pode trazer dor de cabeca. Poderia aprofundar mais neste assunto porfavor.
    Estou com uma situacao.
    Minha filha é cidada brasileira francesa italiana e quase espanhola. Falta entregar documentos.
    Cada pais esta com um nome diferente.
    Colocarei aqui nomes ficticios. Iniciais verdadeiras.

    BR: Amanda Dousseau Montoya Vendramini Müller. Coitada. Rs.

    FR: Amanda Dousseau Vendramini Müller. Minha esposa só foi registrada na Franca com nome do pai.

    IT: Amanda Dousseau Montoya Vendramini Müller. Já eu só Renato Müller.

    ES: o consulado disse q só posso colocar o Dousseau eo Vendramini pq é meu primeiro sobrenome eé o primeiro da minha esposa. E que posso colocar qualquer ordem. Disse q meus netos terão o primeiro sobrenome nome da Amanda.


    Minha esposa quer o Dousseau primeiro e eu o Vendramini.

    E na Italia?
    Amanda poderá escolher qualquer um dos 4.
    Ou terá q ser o primeiro sobrenome dela? No caso o Dousseau.

    Nao decidimos ainda.
    Nao sei se respeito a tradicao dos paises ou se é melhor tentar manter a ordem...
    Desculpe o tamanho do texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, na Itália a regra é ter somente o nome do pai, atualmente isso tbm está mudando, mas nem toda comuna tem a informação e acaba nao deixando colocar o da mae, salvo se os dois genitores são estrangeiros, no caso brasileiros , podendo-se assim fazer a regra do país de origem, tendo sobrenome da mae e do pai. Acredito que como disse o consulado da espanha.

      Excluir
  24. Olá Carla,

    Meu nome é composto de prenome + sobrenome materno + sobrenome paterno.

    Recentemente obtive o reconhecimento da minha cidadania Italiana, porém no momento de dar entrada no processo a agente consular da jurisdição de onde moro me disse que eu não poderia ser registrado apenas como 'prenome + sobrenome do pai' por razão de diferir dos dados do meu passaporte e certidão de nascimento Brasileira.

    Na sua opinião, hoje em dia na Itália, ter 2 sobrenomes causa complicações no dia-a-dia?
    Acha que seria uma boa idéia entrar com pedido junto a um comune para remoção de um dos nomes?

    Obrigado de antemão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao causa problemas, a opção é sua.

      Excluir
  25. Olá, tenho uma dúvida o Nome do meu pai é Fernando Beraldini campos, e eu não tenho o Beraldini no meu nome mas gostaria de acrescentar,resgatei o Beraldini é registrei os meus filhos esse sobrenome no meio do nome . A pergunta é a seguinte no momento do reconhecimento da cidadania na Itália eu posso usar só o Beraldini no meu nome ,visto que não possuo o mesmo no Brasil . Ficando somente o meu NOME+BERALDINI ? E no dos meus filhos ficaria assim também ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No momento do reconhecimento da sua cidadania vale o sobrenome do pai

      Excluir
  26. Carla, possuo nome+prenome+sobrenome materno de origem italiana+sobrenome paterno brasileiro .
    Eu mudei as ordem dos sobrenome,deixando o materno pro fim
    Quando sair minha cidadania,somente com nome+sobrenome paterno ? Eu perco prenome+sobrenome materno italiano? Nao posso retificar e deixar so o nome+sobrenome italiano ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sair seu nome e segundo nome (se é isso que você chama de prenome) e sobrenome paterno. Se quiser pode pedir retificação desde que seja bem justificado.

      Excluir
  27. Boa tarde, tenho uma duvida e gostaria de esclarecer com alguem que esteja mais estruido do assunto, acabei de retirar o passaporte italiano para o meu filho mas constatei uma pequena diferenca no nome dele. No passaporte italiano dele consta o sobrenome do pai primeiro e depois em seguida o da mae sendo que os documentos do brasil sao o da mae primeiro e o do pai o ultimo. Alguem poderia me informar alguma coisa sobre isso?

    ResponderExcluir
  28. Olá! Preciso de ajuda.. Meu filho vai nascer no Brasil em março/2017 e o sobrenome dele será o nome Do Meio do pai + o meu (mãe) por último. O último sobrenome do pai não será usado.
    Somente eu tenho cidadania italiana. Meu marido é brasileiro. Somos casados e o casamento devidamente registrado na comuna. O sobrenome do bebê no passaporte italiano pode ficar igual ao de registro no Brasil? Porque se seguir ao pé da letra (nome+último sobrenome do pai), o nome dele ficará totalmente diferente no Brasil e na Itália! Como proceder nesse caso? Muito obrigada! Karina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai seguir a regra italiana, nao tem problema ficar diferente, se quiser deixar igual vai ter que pedir a retificação.

      Excluir
  29. ola Carla, to com uma duvida a respeito de sobrenomes tbm
    tenho 3 deles, quando sair minha cidadania, sai somente com sobrenome do pai certo ?
    tem a possibilidade de eu mudar isso?
    retificar e deixar somente 1 sobrenome ( de origem italiana lado materno )
    ou como esta no brasil ? ( nome-sobrenome paterno-materno-materno )?

    outra duvida, esse processo de retificação, demora muito nesses casos? e mto burocrático?

    obrigadoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, quando vai sair vai sair com o sobrenome do pai, você pode retificar para seu nome/sobrenome de nascimento no Brasil, somente dessa forma. O prazo de aceitação depende da prefeitura, não sei te dizer precisamente.

      Excluir
  30. Olá Carla, tudo bem?
    Para solicitar naturalização italiana por casamento, é obrigatório ter o sobrenome do marido? Ou se casamos e mantive meu nome de solteira, posso pedir a naturalização normalmente?
    Agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  31. Olá Carla, como esta?
    Primeiramente parabéns pelo canal. Estamos na Italia, em processo de cidadania, sou a requerente. Temos 4 filhos, a nossa filha mais velha tem meu sobrenome (do meio) italiano, no caso Rebecca "Tornelli" Alencar, os outros 3 filhos não tem o Tornelli, não foi concluída ainda minha cidadania. Por gentileza, essas são minha duvidas:
    Seria possível eu inserir o meu sobrenome nos meus outros filhos? Se sim, quando eu devo ir no Comune dizer que tenho o desejo de mudar, retificar?Peço agora enquanto estou em processo ou espero concluir a cidadania para depois eu pedir para mudar?
    Há um custo, li que no Brasil, é muito alto o valor, aqui na Italia vc saberia me dizer mais ou menos o valor? Se o processo é demorado tb?
    Muito obrigada, e desculpe o incomodo. Excelente dia!
    Att Roberta Tornelli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Não tem como inserir antes, e não interfere. Quando eles pegarem a cidadania entra automaticamente o sobrenome do pai deles, podendo pedir posteriormente para acrescentar o seu . Custo do que?? do processo de cidadania?? Nao entendi sua pergunta, se preferir escreva por email sonhosnaitalia@gmail.com

      Excluir
  32. Carla, tudo bem?

    Estou juntando a documentação pra fazer a cidadania na Itália. Estou com dúvida em relação ao nome da esposa do antenato, o correto é Stella Regina Zucchetti, eles se casaram na Itália. Sendo que no casamento do filho deles (Brasil) consta Estela Mariani, eu solicitei a retificação para Stella Regina Mariani, será que isso vai me causar problemas no processo? Por não ser astrólatra Regina Zucchetti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te responder com certeza, consulte um assessor da área.

      Excluir
  33. Olá Carla, como está? Gostaria de agradecer a vc, ao seu blog, pois através dele consegui inserir meu sobrenome italiano no nome dos meus filhos. Minha cidadania saiu em 21 dias, e o meu sobrenome paterno italiano ficou no meio do nome dos meus filhos, e o cognome do meu marido, no caso o pais deles, rs, ficou por ultimo. Até que gostaria que meu sobrenome ficasse por ultimo, mas não foi possível, por eu ser a mãe, pois o oficial me disse que assim como no Brasil, o nome paterno que fica por ultimo. Mas mesmo assim estou muito feliz. Obrigada, bençãos e sucesso a vc! Arrivederci!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótima notícia Roberta! Fico muito mas muito feliz mesmo! Eu também vou ter que mudar quando minha bebê nascer, mesmo agora podendo na Itália colocar o da mãe (por último), eles colocam todos os sobrenomes, e seriam 4! não da rs. abraço.

      Excluir
    2. Olá Roberta, chegou a minha vez, você pode me falar como fez? Tem um modelo de Istanza? grazie

      Excluir
  34. Olá Carla, tudo bem? Seria sobre Cidadania... Infelizmente no Brasil, nosso sobrenome italiano sofreu algumas variações e achamos que a via judicial será mais eficaz para a retificação das nossas certidões brasileiras, porém eu gostaria de uma orientação.

    Nossas certidões italianas contam com o nome da esposa do Italiano com o nome de solteira da Italiana (Domenica De'Faveri e Anna Oreda), tanto a de nascimento como no casamento. No Caso a italiana Anna Oreda, quando chegou no Brasil, virou Anna Bubola, pois colocaram o sobrenome do seu esposo, Roberto Bubola e a a mãe da Anna, a Italiana Domenica De'Faveri que sequer veio para o Brasil, nos documentos brasileiros virou Anna Oneda (No caso eles erraram na ordem do documento e copiaram o nome da esposa do Roberto, além de errar no sobrenome), minha dúvida seria se solicitamos a retificação para Anna Oreda e Domenica De'Faveri ou deixamos Anna Bubola e solicitamos a retificação da Domenica para Domenica Oreda seguindo a lógica que no Brasil elas recebem o sobrenome do marido e qual seria a posicão na Itália sobre isso? O que seria melhor para a Cidadania Italiana no caso? Desde já agradeço

    Att.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui o que vale são os sobrenomes de solteiro, sempre, até a descendência do sobrenome vai levar em conta isso, não a troca pra nome de casado. O que vale são as certidões de nascimento.

      Excluir
  35. Olá Carla, tudo bem?

    Meu passaporte italiano apresenta somente o sobrenome do meu pai. A minha dúvida é: quando estiver na Itália, para preencher qualquer documento, terá que ser como está no passaporte? Somente com o sobrenome do meu pai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, aqui na Itália você se chamará como está no passaporte italiano.

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...