05/11/2013

Visto de estudante

Um assunto importante. Visto de estudante para quem vai vir estudar na Itália. 
Estão vindo centenas de brasileiros estudar por aqui. Principalmente devido à abertura de diversos programas de bolsas e convênios com as universidades italianas. 
Então vamos lá!

 

Para se obter o visto para estudo para a Itália, que é gratuito, é necessário que o interessado cumpra uma série de exigências. Veja a seguir o que as representações diplomáticas italianas requerem para emitir o documento:

1 - Certificado ou carta convite da instituição escolar ou universidade italiana, no qual deve estar especificado que o estudante está regularmente inscrito, qual o tipo do curso, duração, a data de início e o endereço completo da escola;

2 - Seguro de saúde válido na Itália, sem limitação de cobertura ou certificado IB-2 (CDAM). Ou então declaração do interessado assumindo a responsabilidade de fazer o seguro na Itália;

3 - Meios financeiros suficientes para garantir a permanência na Itália durante o período de estudo, sendo necessário apresentar uma das opções:
3.1 - Recibo bancário da compra de moeda estrangeira;
3.2 - Travelers checks;
3.3 - Dinheiro em espécie;
3.4 - Carta de banco operante na Itália comprovando que o estudante possui uma conta corrente e que mencione o saldo bancário;
3.5 - Cartão de crédito internacional ou italiano (Bancomat) nesses casos, o interessado deverá apresentar uma declaração da instituição financeira na qual deve constar que o valor poderá ser retirado mensalmente;
3.6 - Comprovante da concessão de bolsa de estudo, indicando o valor da mesma;
Saiba quanto deve ser, clicando aqui.

4 - Ser maior de 14 anos.

 
5- Formulário de pedido de visto (clique aqui)


6 - Documentos:

Além disso, há os documentos exigidos para qualquer tipo de visto:
- Passaporte válido (com data de vencimento superior a seis meses da data prevista de volta da Itália);
- Carteira de identidade brasileira RG ou RNE;
- Cópia da reserva ou da passagem aérea (o bilhete deverá ser apresentado no ato da emissão do visto);
- Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone ou titulo eleitoral);
- Uma foto 3x4 (recente);
- Endereço do local onde ficará na Itália (reserva hotel, alojamento estudantil, etc.)
- Seguro saúde

Pedidos pessoais
O pedido de visto só pode ser feito pessoalmente pelo interessado, munido de todos os documentos originais e uma fotocópia simples. A resposta sobre a aprovação do visto pode demorar até vinte dias. O pedido pode ser feito nos Vice-Consulados e Agências Consulares.

O Consulado Geral poderá, em casos específicos, solicitar ao interessado documentação complementar para avaliação do visto. De qualquer forma, a entrega da documentação apresentada não garante a obtenção do visto. Além disso, não é aceito envio de documentação via e-mail.

Seguro Saúde
O "IB-2" é um certificado que dá direito aos cadastrados no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a assistência médica no exterior e é fornecido com base em um acordo internacional. O requerente deverá dirigir-se ao INSS munido dos seguintes documentos:
- Carteira de trabalho atualizada; último holerite; carteira de identidade; passagem aérea com data de embarque; passaporte; endereço no Brasil e onde irá residir na Itália. OBS.: O certificado será entregue ao interessado no ato.

Ao chegar na Itália, o IB-2 deverá dirigir-se à ASL (Azienda Sanitaria Locale) da jurisdição competente (do bairro em que reside) para carimbo no documento original brasileiro, registro em computador, expedição de formulários especiais para receitas médicas, pedidos de exames clínicos, internamentos etc. de estrangeiros com permanência temporária na Itália.

Lembrando que a cobertura do formulário IB-2 cobre exclusivamente a ASL da sua residência, ou seja, se o bolsista sair da área de sua residência, não estará coberto.

Outra opção:  
Cobertura pública oferecida pelo Servizio Sanitario Nazionale (SSN) quando chegarem ao território italiano mediante pagamento: fornece assistência médica completa - incluindo a possibilidade de escolher um médico de base por meio de pagamento de uma taxa de Euro 149,77 por ano.
Neste caso, é necessário procurar a ASL (Azienda Sanitaria Locale) competente do território, para formalizar o pedido. Essa cobertura dá direito à assistência pública em todo o território nacional.
A cobertura é aconselhável para os brasileiros que não são contribuintes ou beneficiários do INSS porque dá direito a todas as prestações médicas de base e de emergência (cobertura dentária excluída).

Também é possível inscrever-se no INSS na qualidade de contribuinte autônomo, no Brasil e, após três meses de carência, gozar de assistência médico-hospitalar na Itália, sempre mediante a obtenção do denominado formulário IB-2 ou Certificado de Direito a Assistência Médica (CDAM) no Posto autorizado do INSS brasileiro.
Para maiores informações recomenda-se procurar uma agência do Ministério da Saúde ou da Previdência Social mais próxima à sua residência.


Com visto nas mãos é só preparar as malas e o coração!
Chegando na Itália tem 8 dias para dar entrada no Permesso di Soggiorno pelo Kit Giallo, que se pega nas agências dos correios italianas (Poste Italiane).
Quem sabe não é assunto para um futuro post?

Baci a tutti!


113 comentários:

  1. Carla,
    Agradeço imensamente a sua boa vontade em dividir conosco seus conhecimentos e progressos!Voce não imagina o bem que está me fazendo.
    Você merece tudo o que construiu e está construindo!
    Muito obrigada!
    Abraços,
    Marina

    ResponderExcluir
  2. Carla, vamos ver se você consegue me ajudar. Moro em São Paulo (faço doutorado por aqui), mas sou natural de Porto Alegre, portanto meus documentos foram expedidos lá. Um dos documentos requeridos pelo consulado para fazer o visto de estudo é o de titulo de eleitor:
    11. Titulo de eleitor, em original mais cópia simples, emitido com pelo menos 6 meses de antecedência, por um dos Estados de competência deste Consulado Geral: São Paulo, Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul;
    Estou preocupado em relação a isso. Devo fazer a transferência do meu título para São Paulo ou eles aceitariam meu titulo de Porto Alegre? Caso eu transfira, não vai fechar 6 meses de antecedencia. Estou num dilema.
    Obrigado,Felipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faço ideia, pergunte diretamente ao consulado. Mas acredito que não deve ter problema ser de outro estado. boa sorte

      Excluir
    2. oi carla, eu estava com um problema em relacao ao passaporte. Meu passaporte tem validade ate dez//2016, porém o doutorado é de três anos, então meu passaporte venceria um pouco antes da data de saída da italia. Mas o visto de estudante só vale durante 1 ano, dps disso somente renovando o permesso. Entao fiquei na dúvida se é realmente preciso renovar.
      obrigada, Jessica

      Excluir
    3. Carla... tenho 17 anos sou de sao paulo mas estudo na italia. vim como turista e como permite a lei aqui enquanto sou menor de idade posso continuar na italia. porem como estou para completar 18 anos preciso tirar o visto de estudante. moro aqui com minha tia e meus pais moram no brasil. eu tenho que voutar para o brasil para tirar o visto ou meus pais como eu sou menor de idade podem fazer isso por mim e seu envio todos os documentos que é preciso? Obrigado!!

      Excluir
    4. Se informe na embaixada brasileira.

      Excluir
  3. Oi Carla, estou adorando o seu blog, me ajudando demais, muito interessante! Queria tirar outra duvida com você, o que você cita no n3 sobre meios financeiros, seria pra quem faz intercambio no tipo 1 ano? Porque eu pretendo casar com o meu namorado que é italiano, e vou continuar a universidade ai na Italia, ja tenho um ano de universidade Aqui no Brasil, só que eu quero primeiro ter o visto de estudante, pra depois de um ano mais ou menos eu casar. Pra eu conseguir o visto de estudante vou ter que comprovar que tenho dinheiro no banco pra passar toda a universidade estudando? Mesmo morando com o meu namorado, que é italiano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flaviane, que bom que o blog está te ajudando. Então, para o visto , se tiver um cartão internacional já tá ótimo para comprovar que pode se sustentar. Seu namorado não pode responder por vc, somente se fossem já casados. Boa sorte.

      Excluir
    2. Oi Carla, minha dúvida é exatamente essa! Entendi o lance de ter o cartão internacional, mas eu tenho que levar algum comprovante que mostre o quanto eu tenho no banco (desse cartão)? Ou o quanto eu tenho possibilidade de gastar com ele?
      Meu mestrado é de 2 anos e não vejo como mostrar renda para esses dois anos inteiros.
      Mariana.

      Excluir
    3. Quem vai exigir ou não é o consulado. Leve o que tiver, de repente até extrato em conta... Imposto de renda, etc.. Se faltar algo eles vao pedir.

      Excluir
  4. Olá Carla, tudo bem?

    Estou pretendendo estudar na Itália ainda esse ano, e ja entreguei toda a minha documentação para a pré inscrição no consulado. Agora quero me antecipar quando ao documento do visto e tenho duvidas em relação a passagem aerea e comprovação de renda. Quanto a passagem, aerea para retirar o visto, me disseram que eu precisava ter ida e volta comprada. Mas como compraria ida e volta se ficaria lá por cerca de 3 anos? Me disseram sobre uma tal de volta em aberto, mas não encontro nenhuma informação sobre a mesma. Poderia me ajudar?

    Quanto a comprovação de renda, meus pais responderiam por mim. Levar apenas a copia do IR ou contracheques dos dois e meu irmão ja é o suficiente ou o que exatamente é necessário?

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! então, algumas companhias vendem passagem de volta sem data, com um prazo pra poder remarcar, mas o que normalmente acontece é que se perde mesmo essa passagem. consulte as agências de viagem e o consulado. Leve o IR do seu pai, o ideal tbm é que vcs tenham um cartão de credito ou débito internacional. boa sorte

      Excluir
    2. Entendo... Mas se eu comprar uma passagem normal ida e volta é aceito? Ja enviei 4 ou 5 e-mails para o consulado e eles nunca me respondem.

      Quanto a comprovação de renda, eu teria depois que abrir uma conta na italia ou o consulado me encaminharia pra isso?

      Obrigado!

      Excluir
    3. Claro, normal ida e volta... vc poderia ter problema se comprasse só ida. Tente ligar, email é dificil que respondam. Não existe a obrigatoriedade de abrir conta no exterior.

      Excluir
  5. Carla, tenho 18 anos e já concluí o ensino médio aqui no Brasil. Eu vou passar os 3 meses na Itália como turista. Eu gostaria de saber se dentro desses 3 meses lá eu posso me matricular em alguma escola para concluir os anos que faltam e poder entrar na universidade lá mesmo? Eu vou ficar hospedada na casa da minha tia, ela tem residência lá e tudo mais... Obrigada desde já!
    Karol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, não pode Karol. Só quem já tem permesso di soggiorno. como turista não pode.

      Excluir
  6. Olá Carla, parabéns pelo blog. Ele é realmente esclarecedor!
    Você deu uma informação de que uma declaração assumindo que irá contratar um plano assim que chegar substituiria a apresentação do IB-2/CDAM ou seguro privado na hora de solicitar o visto.
    Isso é fato mesmo? Como o Consulado em SP costuma se comportar em relação a essa declaração?
    Outra coisa, IB2 é a mesma coisa que CDAM??
    Desde já agradeço a atneção.
    Parabéns novamente!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada.
      Então, essa é uma informação geral, mas vai depender de cada consulado. Em SP não aceita. No site deles tem a lista de docs http://www.conssanpaolo.esteri.it/Consolato_SanPaolo/Menu/I_Servizi/Per_chi_si_reca_in_italia/
      IB2 e CDAM são a mesma coisa.

      Excluir
  7. Carla, como é essa declaração do interessado assumindo a responsabilidade de fazer o seguro na Itália? Tem um modelo?
    Kílvia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem um modelo Kilvia, e antes de tudo é preciso verificar se o teu consulado aceita, não são todos que aceitam.

      Excluir
  8. Olá Carla, pretendo fazer um curso de 6 meses do idioma Italiano em Milão, nesse caso o visto de estudante também se faz obrigatório? E se após esse período eu conseguir um emprego por lá, tenho que voltar ao Brasil para tirar o visto a trabalho?? Att, Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre que o tempo de estadia supera 3 meses é preciso de um visto. Um visto de estudos pode ser convertido em trabalho sim, teoricamente sem voltar ao Brasil. Se informe melhor no consulado italiano. boa sorte

      Excluir
  9. Carla, parabéns pelo seu blog, está nos ajudando muito. Tenho uma dúvida. Passei os 90 dias em Portugal como turista, voltei ao Brasil ontem, se tirar o visto de estudante na Itália posso voltar a Europa sem ter passado os 180 dias exigidos do espaço Schengen?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! acredito que sim, pois estará com um visto de um país europeu. Mas tire sua duvida no consulado italiano quando for tirar o visto. boa sorte.

      Excluir
  10. Olá Carla, primeiramente gostaria de te parabenizar pelo blog. Estou prestes a estudar em Bolonha, estou aceito no mestrado, mas o resultado do numero mínimo de alunos inscritos para ele realmente acontecer só sairá bem perto do início das aulas, então queria saber se há alguma forma de solicitar o visto estudantil estando já na Itália.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. infelizmente o visto de estudante só é possível ser requerido estando ainda no Brasil. boa sorte.

      Excluir
  11. Olá,
    Vou estudar na Italia por 45 dias. E um período menor que a estadia maxima para brasileiros na Europa, preciso de visto de estudante mesmo assim? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, somente se a escola/faculdade exigir e se vc quiser fazer algum tipo de trabalho no período.

      Excluir
  12. Oi Carla!

    - Para tirar o visto de estudante preciso comprovar moradia por todo o período que ficarei ou posso comprovar um tempo mínimo, pois procurarei melhor chegando na Itália?

    Se sim, quanto tempo seria este mínimo?

    Muito obrigado!
    Thales

    ResponderExcluir
  13. Olá carla , gostaria de saber no meu caso sou casado tenho 30 anos e tenho minha independencia financeira aqui no Brasil,possuo empresa , carro , casa eu e minha esposa estamos pensando em passar uma temporada tipo um ano na italia para experiência cultural sair do comodismo e respirar novos ares , pois a experiência de morar fora todos dizem que é imcomparável, você acha melhor o visto de estudo pois possuo faculdade e posso fazer graduação, ou tentar o visto de trabalho seria melhor, estou aberto a ir e experimentar de tudo , trabalhar , estudar e aprender o idioma , me dê umas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Então, o melhor é vir estudar, pois emprego está muito difícil e você teria que conseguir emprego estando aí, pois é preciso sair como o visto. Procure então um curso, se inscreva, e peça o visto, assim fica mais fácil. Estudante aqui pode trabalhar 20 horas semanais, portanto, você estudando pode procurar emprego, e pessoalmente, conhecendo gente, fazendo contatos fica menos difícil. Boa sorte.

      Excluir
  14. Oi, Carla! Meu nome é Gabriella e eu adoro o seu blog, muito esclarecedor, tem me ajudado muito! Mas estou com uma dúvida e gostaria de saber se você pode me ajudar. É o seguinte: vou tentar o doutorado na Itália no fim do ano. Para fazê-lo, é necessário passar por um "esame di ingresso". Você sabe se preciso de visto para realizar as provas na Itália? Em caso positivo, como devo proceder? Porque obviamente não estarei matriculada na universidade italiana antes de sair do Brasil. Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriella, obrigada. Então, com visto de turista você pode fazer a prova, mas depois ao ser aceita, tem que voltar pro Brasil, pedir o visto de estudante e assim, voltar para a Itália. Você nao consegue trocar visto de turismo com visto de estudos sem voltar pro Brasil. Boa sorte.

      Excluir
  15. Carla, tudo joia? Prima Buongiorno. Espero que consiga me ajudar rs. Bom, tenho 18 anos e quero ir fazer um curso da língua italiana na Itália, minha madrinha é de lá e vai pagar meu curso e irei morar com ela, porém não sabemos como conseguir o visto, ainda pouco mandei um e-mail para o consulado de Belo Horizonte mas achei seu site e achei bem bacana, sabe me informar como faço? É do mesmo jeito que informou logo acima? Bom, aguardo sua resposta. Obrigada desde já. Arrivederci.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, somente cursos longos com mais de 6 meses dão direito a um visto de estudante. Nao conheço nenhum curso de língua italiana que tenha dado esse direito. Mas você pode falar pra sua madrinha procurar, consultar a escola, e com a sua matricula feita você entra com pedido do visto no consulado italiano. Boa sorte.

      Excluir
  16. Olá, Carla. Tudo bem? Muito esclarecedor seu post! Gostaria de tirar uma duvida... Vou pra Itália fazer faculdade, já tenho a matrícula da escola etc. mas quanto a moradia, eu pretendo ficar num hotel até achar um apartamento para alugar... Como eu faço pra apresentar isso quando for pedir o visto? Basta a reserva do hotel? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim, eles devem aceitar o comprovante de reserva de hotel e pode entregar uma declaração junto explicando que se responsabiliza em procurar moradia após um período em hotel. Boa sorte.

      Excluir
  17. Carla, tudo bem? IB-2/CDAM substitui o seguro saúde? O consulado de SP aceita? Meu caso é visto tipo D - estudante, e não consigo de jeito nenhum falar com alguém do consulado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, devem aceitar. Você leva junto uma declaração que se responsabiliza em se inscrever no serviço de saúde publica italiano assim que chegar, pois é isso que tem que ser feito quando se tem o IB2. boa sorte.

      Excluir
  18. Ola, moro nos EUA mas sou braliseiro, nao tenho cidadania italiana , mas tenho direito. Preciso de visto para estudar na italia? Uma vez que tenho direito a dupla cidadania e pretendo dar entrada nos papeis ao chegar na Italia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, só poderá estudar quando sair a sua cidadania italiana.

      Excluir
  19. Olá Carla, tenho 16 anos, vou pra Itália e morar com meus tios, eles tem cidadania Italiana, mas Eu Não, tenho ué tirar o visto de estudante? Se sim, como? Porque provavelmente não terei minha matrícula confirmada, porque é NAO é faculdade, é em uma sacola secondaria Eu acho, e nao tem nenhum site de tais escolas para eu me matricular rs oq preciso fazer? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sem a matricula você nao consegue o visto. E para pegar documento através dos seus tios eles tem que provar que você é dependente deles. Procurem o consulado italiano.

      Excluir
  20. ola carla as minhas aulas começam dia 10/10/2015 e terminam 30/07/2016 eu nao sei qual o dia que devo fazer o bilhete aereo, quantos dias antes e quantos dias depois? ou posso fazer um bilhete de ida e volta com 3 meses e mudar a data da volta quando estiver na italia? o consulado aceita esse metodo? estou desesperada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bem, nao tem muito uma regra acho, mas 1 semana antes acho? o tempo de você se arrumar e tal antes de começarem as aulas. Você nao vai conseguir comprar bilhete de volta com mais de 3 meses, então compre de uma companhia que te permita depois mudar a data.

      Excluir
  21. Boa noite Carla,
    voce sabe se com o visto de estudante pode trabalhar na Itália? Se puder, quanto tempo minimo de curso precisa pra poder trabalhar?
    obrigada
    Tassia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode trabalhar 20 horas semanais. Qualquer visto de estudante permite trabalhar esse tempo.

      Excluir
    2. Olá Carla.

      Mesmo o visto pra estudar idioma (durante seis meses) autoriza trabalhar 20 horas semanais? obrigada

      Excluir
  22. Boa Noite, Carla.
    Você saberia me dizer o valor exato mensal que um estudante precisa para poder, ter e comprovar na hora da entrevista?
    Sendo em uma carta feito pelo banco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O valor é anual e gira em torno de 8 mil euros. veja https://www.migreat.it/pt/brasileiros/roma/residencia/tenho-visto-de-estudante-e-quero-trazer-minha-fam%C3%ADlia-como-fazer-h9783

      Excluir
  23. Oi Carla, primeiramente parabens pelo seu blog, é otimo, tenho umas duvidas eu voltei de Roma ha pouco tempo, e encontrei uma escola de idioma italiano o qual o curso dura 24 meses, a duvida é eu vou fazer a matricula aqui do Brasil, e a escola vai me enviar uma carta via email, comprovando a inscrição, gostaria de saber se e valido para o consulado?, e vou me hospedar na casa de um amigo que tambem vai me enviar via email a carta convite, sabe me dizer se essa carta é valida? Se eu encontrar um emprego com horas superior as 20 horas semanais, eu consigo mudar o visto de estudante para o de trabalho em Roma ou preciso voltar ao Brasil? Vou estar la durante 2 anos, sabe me dizer quanto aproximadamente tenho que comprovar em dinheiro? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é você ter a matricula certinha, paga, comprovada, etc. Têm que aceitar. Eles entram em contato com a escola provavelmente para ver a veracidade. A carta convite é valida, se você nao for ficar em hotel. Mas dificilmente vao pedir no aeroporto. Se você arrumar um emprego com visto de estudante, acredito sim que possa ser mudado, desde que nao esteja mais estudando, mas preciso confirmar a informação. Você pode se informar no consulado tbm. Você tem que comprovar no mínimo 8 mil euros anuais.

      Excluir
  24. Carla, obrigada pelas informações. Isso me ajudou muito na hora de preparar os doucumentos para visto de estudante.
    Eu passei no mestrado de faculdade italiano, por isso fui para consulado para pedir o visto com carta de adimissão e com os documentos necessarios. Porem, no consulado eles falaram que está faltando o saldo na conta (tinha aproximadamente valor proximo ao 8 mil euros na minha conta) e pediram para trazer uma declaração da minha mãe dizem que ela vai me pagar os eventuais despesas e um xerox do meu cartao de credito. Fiquei em duvida, porque tinha que calcular 2 x 8mil para curso inteiro?(porque o mestrado demora 2 anos). E eu nao sei como preparar essa declaração da minha mãe. Até achei algum formulário no site de consulado, porem nesse formulario, eles pedem um extrato da conta da miha mãe. (O problema é que ela não tem saldo na conta). Sera que tenho que levar somente a declaração com IR da minha mãe? ou tenho que levar extrato da minha mae junto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. extrato de movimentação da conta nos últimos 6 meses costuma valer. se tiver declaração de IR tbm.

      Excluir
  25. Oi, Carla muito obrigada pela sua ajuda, tenho mais uma duvida, eu tenho uma casa propria aqui no Brasil, a qual pretendo alugar, com contrato, o que me renderia 1000 euros mensais, sabe se se eu levar o contrato registrado em cartorio, se é aceito como comprovante de renda? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sei te dizer.. Sei que existe um comprovante de renda especifico para valer no exterior. procure saber.

      Excluir
  26. Oi Carla tudo bem?
    Adoro tudo que você publica, muito interessante!
    Tenho 2 filhas(tem cidadania italiana), que aqui no Brasil terminaram o ensino médio, como posso me informar para que possam fazer faculdade na Itália?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja minhas publicações sobre estudos, na tag estudos, precisa legalizar pelo menos 12 anos de estudos.

      Excluir
  27. Eu tenho amiga meu pai que me chamou para estuda lá na italia ela falou que posso ir visto estudante tenho 16 anos caso teria outra forma visto? Além estudante pq iria ir pra lá e procura escola lá. Poderia me informar melhor muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só visto de estudante, precisa já estar inscrito ainda no Brasil

      Excluir
  28. Oi Carla! Tu tens alguma informação para italianos que residem no Brasil e querem tirar visto de estudante para os EUA? Uma escola dos EUA me informou que não é possível (e sim apenas com a minha cidadania brasileira), o consulado Italiano me pediu que procure a embaixada americana e a embaixada americana não me responde. Nao consigo descobrir em lugar nenhum. Obrigada!

    ResponderExcluir
  29. Oi Carla tudo bem? Meu nome é Mateus. Vc saberia dizer quais os tipos de cursos que oferecem bolsa? Eu não entendo muito as nomenclaturas dos cursos mas acabei de saber que um que eu estava interessado não é AFAM. Um curso de idioma, por exemplo, permite um visto caso seja de dois anos?

    Obrigado pelo seu blog e a paciência e atitude em encorajar outros a irem estudar.


    MATEUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mateus, bolsa de estudos você diz? não sei te dizer. Um curso de idioma vai permitir um visto de for com carga horária semanal alta e de no mínimo 6 meses. Obrigada e boa sorte.

      Excluir
  30. Bolsa não... Escrevi errado. Visto de estudos. Obrigado pela sua resposta

    ResponderExcluir
  31. Eu iria como estudante e minha esposa como acompanhante familiar. Eu teria que ir antes dela?

    ResponderExcluir
  32. Oi é o Mateus de novo. Pra eu conseguir o permesso di soggiorno eu tenho que falar italiano? Que nível? E porque que eu teria que ir antes da minha esposa? Isso que eu não entendo. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não precisa falar italiano, so para a carta di soggiorno. Você tem que vir antes porque você precisa pedir um documento para ela , o nada consta, para assim ela no brasil pedir o visto de acompanhante e poder vir. é o procedimento normal. seria diferente se você tivesse a cidadania, não somente um visto de estudante.

      Excluir
  33. Olá, meu nome é Renata!
    Você sabe me informar se, para comprovação da capacidade econômica, posso juntar a renda de duas pessoas da minha família?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a renda vier de quem você é dependente, por exemplo: pai e mãe, sim

      Excluir
    2. No caso seria minha irmã e meu tio, você sabe se pode ser?

      Mas por exemplo, se por acaso eu mesma for bancar, sabe me dizer quanto eu tenho que provar (em dinheiro) o valor que possuo em conta no memento? Porque na lista de documentação à apresentar no consulado diz que atualmente o valor mínimo é de aproximadamente 900 Euros por mês (seria um total de 10.800 Euros no ano).

      Excluir
    3. Se a lista do consulado diz esse valor então é mais ou menos isso mesmo. E é praticamente o mínimo para conseguir sobreviver aqui. Tio acredito que não entre no núcleo familiar. Se informe no consulado.

      Excluir
  34. ola me chamo danilo queria sabe se visto e pago por que consolado de pernambuco cobra 500 reais pelo visto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te dizer, mas se o consulado está cobrando então é isso.

      Excluir
  35. Ola Carla!gostaria de saber quero pegar o visto de estudante,e è possivel uma família Italiana assumir as despesas por mim?e que devo fazer?obrigada.Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. basta que você comprove renda segundo uma das opções descritas no artigo. Duvidas consulte o consulado italiano.

      Excluir
  36. Oi Carla boa tarde!sou Adriana essa familia que vou morar com eles pode comprovar a renda por mim?Se eles fazer uma declaração
    assumindo todas as responsabilidades posso ter o visto?E outra duvida que tenho ,para fazer o pedido do visto ,tenho que ir ao consolado Brasileiro ou Italiano?Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pro visto você tem que estar no Brasil e pedir no consulado italiano. Se você ja está na Italia nao tem jeito.

      Excluir
  37. Bom dia Carla. Muito bom seu post, parabéns.
    Mas fiquei com uma dúvida... vou ficar estudando um ano em Milão e meus pais que irão arcar com as despesas. Sobre a declaração de renda, se eu levar a declaração de imposto de renda ou a movimentação na conta bancária deles é o suficiente?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  38. Olá Carla, muito legal o blog...
    Tenho uma duvida... estive olhando o site da embaixada italiana aqui no Brasil e lá tem mais de um tipo de visto de estudante... saberia me dizer se é isso mesmo? para estudar italiano por 6 meses, qual o visto necessário (o simples de estudante)? E por quanto tempo é válido o visto? É possível renovar após a data de expiração?
    Obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, seu tipo visto vai depender do tipo de curso que vai fazer e tem a validade do mesmo. Verifique tudo no consulado

      Excluir
  39. Carla bom dia! Estou pensando em fazer meu mestrado na Itália e no caso iria com minha esposa, o tempo do mestrado é de 2 anos. Você sabe se ela teria permissão para trabalhar lá durante este período?

    ResponderExcluir
  40. oi,
    vou fazer intercâmbio por 5 meses em Milão, sobre a comprovação de meios para ficar lá, você acha que cartões de crédito e os holerites dos meus pais (que são os que vão efetivamente pagar pela minha viagem) são o suficientes para comprovação? E sobre a entrevista no consulado em tal entrevista é exigido algum nível de italiano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, valem. Junto com declaração de imposto de renda. Não tem teste de italiano. boa sorte.

      Excluir
    2. Muito obrigado ;)

      Excluir
  41. boa tarde Carla, meu filho gostaria de fazer um curso de Italiano em Roma e depois ingressar em uma faculdade lá ..... ele tem a cidadania italiana, bem como o passaporte italiano e Rg Italiano - ele precisa prestar exame para admissão na faculdade ou apenas o certificado do curso do idioma já seria suficiente? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do curso e universidade, consulte as exigências de cada um . Precisa ter pelo menos 12 anos de estudos validados pelo consulado italiano.

      Excluir
  42. Olá Carla, eu gostaria de passar apenas 1 mes na Italia e me matricular em uma escola para aprender a lingua neste periodo. Sendo assim, posso permanecer com o visto de turista ou também preciso de estudante apenas para 1 mes?

    ResponderExcluir
  43. ola eu tenho passaporte italiano, posso ir morar, estudar e trabalhar na italia ou mesmo assim eu preciso de um visto

    ResponderExcluir
  44. Carla boa noite. O visto de estudante serve se eu for estudar em uma escola para aprender italiano por um ano? Eu digo, não precisa ser uma universidade, poderia ser apenas uma escola de italiano?? E como faço para fazer um cálculo do valor que tenho que ter em conta para declarar o financeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para conseguir visto de estudante pra estudar italiano o curso deve ser de escola reconhecida e de longa duração. O valor mensal mínimo a ser comprovado é de 417,30 euros.

      Excluir
  45. Ola Carla! Sera que VC pose me ajudar? Moro aqui na Italia e tenho cittadinanza. Meu sobrinho de 16 anos vem ano proximo morar comigo, e le termina o ensino medio (2 grau) agora. VC sabe se ele pode prosseguir aqui iniziando diretamente no superiore. No Brasil ele ha poderia comecar a faculdade em 2017, mas nao queremos que ele inicie a faculdade aqui agora pois è muito jovem e TB sabemos da dificuldade que ele teria com o idioma. Entao fazer il superiore seria otimo. Se VC nao souber sabe que orgao EU devo procurar? Ja fui a uma escola mas nao sabem nada...tenho que validar o diploma dele ai? Que documentos tenho que trazer... Ja ate me disseram que ele Tem que fazer o ultimo ano do medio aqui de novo.... Estou perfida... Se puder me dar uma luz te agradeco Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ele tem que traduzir e legalizar todos os títulos de estudos brasileiros e se concluiu o ensino médio fará mais 2 anos de superiore, bom pra ir se adaptando ao idioma. Quem informa é a escola com os docs dele em maos, ou entao no comune onde será residente. boa sorte.

      Excluir
  46. Bom dia Carla, eu gostaria de passar um ano fazendo um curso ou de italiano ou mesmo tentar uma pós-graduação um pouco mais longa na Itália! No caso do curso de idioma, li aqui nesse ultimo comentário que seria possível conseguir visto de estudante se o curso for em alguma instituição mais tradicional e de uma duração mais expressiva.. enfim, sou casada, então minha dúvida seria se fazendo um curso de idioma meu marido, que me acompanharia, poderia trabalhar e por qnts horas diárias? e eu, entraria no esquema de 20 horas tb?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você pode pedir um permesso familiar pra ele que teoricamente pode trabalhar integralmente, mas para isso você precisa comprovar renda suficiente, se informe no consulado . leia também : http://www.sonhosnaitalia.com/2013/04/visto-de-estudante-pedido-para.html

      http://www.immigrazioneoggi.it/rubriche/stranieri/ricongiungimento_familiare.html

      Excluir
  47. Oi, eu e um grupo de amigos estudamos medicina na rússia mas queriamos mudar pra italia, vc sabe se tem algum meio de transferir e se poderiamos n fazer um ano que tem q fazer antes da facul... eu queria mesmo mais informações como custo de vida e de uma faculdade pública... Obrigada, aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe transferencia mas equipollenza, onde você pede à universidade para validar algumas matérias ja estudadas por você. Podem ou nao ser aceitas, isso tbm nao te faz ser admitida automaticamente, precisa fazer o processo seletivo.

      Excluir
  48. Oi Carla, meu Deus!
    Tenho 16 anos e conclui o Ensino Médio esse mês, antes de fazer faculdade resolvi estudar 4 meses de italiano em Florença.
    Tenho todos os documentos acima listados. Todinhos!
    Moro em SC então o Consulado pela região que moro é Curitiba, onde fui muito mal atendida e tive o visto negado.
    Pense, já estou com tudo comprado, comprovação de tudo...Penso em tentar refazer antes de desistir mas não sei se vale a pena...
    Pensei em fazer em Porto Alegre, mas aí acredito que nem atendida eu seria.
    Comprei curso, com acomdaçao, seguro viagem. Tenho absolutamente todos os requisitos acima.
    não estou sabendo o que fazer. Se tento novamente em Curitiba ou se desisto de vez.
    Ao que parece é mais comum para o menor fazer ensino médio regular, mas esse eu já terminei!!
    HElp!!! me dê uma luz!!!
    Obrigada, Bruna

    ResponderExcluir
  49. Oi Carla, tenho 30 anos e pretendo estudar italiano durante 4 meses na Itália, mas lendo respostas anteriores vi você dizer que o visto de estudante não é concedido para cursos de línguas com menos de 6 meses. Fiquei confusa, se só posso ficar como turista durante 3 meses e o visto só é dado para cursos acima de 6 meses, para ficar 4 meses precisaria de que tipo de visto? Nunca tinha encontrado essa informação em lugar algum, isso interfere muito nos meus planos. Obrigada pela atenção desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você tem que consultar as escolas e o consulado italiano sobre as possibilidades. A informação que tinha era aquela. boa sorte.

      Excluir
  50. Olá Carla! Seu blog é ótimo!
    Me chamo Pedro, então...
    Estou indo tirar o meu visto de estudante aqui na embaixada de Brasília, estou com 10 mil reais no cartão de crédito, para a comprovação de renda para passar os 6 meses, mas irei ficar na casa de uma amiga minha na Itália, a pergunta é: será que eles irão barrar por causa do dinheiro ??
    Obrigado desde já Carla.

    ResponderExcluir
  51. oi carla td bem? parabens pelo bloge
    para visto de estudante preciso apresentar tickets de passagem no consulado? se sim. posso apresentar a volta para um pais fora da area schengen?
    obrigado!

    ResponderExcluir
  52. Oi Carla, tudo bem? Obrigada pelas dicas valiosas! Você sabe como eu faço a declaraçao me comprometendo a fazer o seguro na Itália? E a cobertura desse seguro, no caso, é apenas em territorio Italiano? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  53. Vou casar com um italiano em agosto do proximo ano...e vamos morar na italia..
    Tenho ummfilho de 18 anos..ouvi dizer q ele nao.podera morar comigo na italia pq ele e de maior..
    Sera que teria alhuma soluçao para q ele possa morar comigo na italia.
    Pq eu nos so temos um ao outro..
    Nao poderei ir sem ele..
    Sera q conseguiria um visto de estudante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é uma boa opção ir com visto de estudante, pois, para ter um permesso através de vc e seu esposo italiano, ele teria que ser seu total independente e invalido.

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)