30/03/2016

Salário médio na Itália

Sabia não existe um salário mínimo fixo geral aqui na Itália? 

Existem acordos de valor mínimo estipulado por categorias de serviços.

Estatisticamente falando, existe uma tabela com valores médios de salários dependendo da qualificação do empregado ou tipo de serviço, como os dados disponíveis no site Il tuo salario, que são de julho de 2015 (e não muda muito a medida que o tempo passa).

Quanto se ganha na Itália?




• Salário de um trabalhador pouco qualificado: 1100/1590 euros.

• Salário de um trabalhador de qualificação média: 1400/1850 euros.

• Salário de um trabalhador altamente qualificado: 1900/2500 euros.

Falando em renda familiar:

• Uma família é considerada pobre (externa pobreza) se tem renda até 160 euros, segundo o Banco mundial.

• Renda mínima familiar para sobrevivência: 850/1030 euros.

Repararam que não existe tanta diferença social de um pouco qualificado e outro muito qualificado, diferentemente do Brasil?

Salários mais altos existem, principalmente pra quem tem carreira longa, muito tempo de contrato, contrato fixo e a tempo indeterminado, fatores que agregam ao salário, e claro, fazer jus à competência do trabalhador.

No mesmo site Il Tuo Salario, existe uma tabela de salários médios de empregados em carreira, com contrato a tempo indeterminado e por setor.

Os salários vão de no mínimo 17 mil anuais para professores de escola privada laica e, no máximo, cerca de 54 mil anuais para jornalistas (o valor anual vem calculado como 12 salários + o 13º).

Claro que a classe política e os famosos da TV, música, arte não entram nessas pesquisas de salários né?

Temos que pensar no trabalhador comum, anônimo.

Até na administração pública (funcionários públicos) não se vê essa discrepância de salários como se vê no Brasil.

Vejamos:

Militares: cerca de 31 mil euros anuais (2500 euros ao mês).

Bombeiros: 29 mil anuais

Ministros: 25 mil anuais

Funcionários da saúde: 27 mil anuais

E assim por diante. Tudo mais ou menos numa mesma faixa de salário. Os dados são sempre do Il Tuo Salario.

Neste site que é super completo, é possível ainda estimar a faixa salarial segundo o setor, cargo e profissão, de acordo com o tempo de experiência, calcule lá para ter uma ideia.

Lembrando que o salário vai depender muito do tipo de contrato estipulado, além de experiência, setor, etc.

A crise afetou todos os setores e também os tipos de contratos e salários, saiba por onde começar e  veja também os 10 conselhos para procurar um emprego por aqui na Itália. 


85 comentários:

  1. Que texto ótimo! Sempre quis saber essas coisas..moro no Reino Unido e por aqui os salários sao mais altos, mas o custo de vida é alto tb...dá na mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, verdade! Assim como Portugal os salários são consideravelmente mais baixos mas o custo de vida tbm é proporcionalmente mais baixo. Obrigada por comentar.

      Excluir
    2. Não da na mesma, porque ganhando mais se tiver de viajar par aoutros países vc vai gastar menos, mas quem vive nestes outros países como Portugal e Italia e vai passear pelo Reino Unido, tá lascado...

      Excluir
    3. Qual o salário do soldador na itália

      Excluir
  2. bom dia meu nome e luciana e estamos pensando em mudar para italia eu e minha familia, temos cidadania e uma pequena casa no abruzo, trabalho com decoracao de festa infantil e queria levar um pouco disso para italia, voce acha que conseguiria trabalhar com isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, conheço pessoas que trabalham com isso, acho que você conseguiria seu espaço aos poucos. boa sorte.

      Excluir
    2. Sem chance. voce não vai conseguir...

      Excluir
  3. Adoro tudo que você posta.tenho passaporte italiano e 55 anos gostaria de informação sobre aposentadoria na Itália meu tempo de trabalho no Brasil vale para pegar a aposentadoria na Itália.grato

    ResponderExcluir
  4. OLá, qual seria a média de salário para um gerente de compras de uma empresa multinacional no setor automotivo?

    ResponderExcluir
  5. ola, me chamo Nathalia sou brasileira e moro em Israel, gostaria de saber como sao as pessoas na italia, porque aqui em israel elas nao sao nem um pouco educadas, como no brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sou brasileira e ja estive na Itália e por lá a maioria são frias e objetivas. Na verdade devemos nos desmamar dos costumes locais de onde viemos se quisermos nos adaptar ao novo. Eu e minha família estamos pretendendo ir morar na Itália e sabemos dos desafios que encontraremos, porém será melhor que o Brasil, infelizmente.

      Excluir
  6. sobre morar e ter filho na Italia, beneficios? voce tem algum link?

    ResponderExcluir
  7. Olá gostei do seu post. Você sabe me informar qual seria a média de salário para profissionais que trabalham com TI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, no post tem o link do site para calcular todas as profissões.

      Excluir
  8. boa noite, li recentemente que se eu tenho uma renda suficiente para me manter na itália por um ano sem trabalhar, mesmo sem passaport italiano ou europeu eu consigo um visto de um ano para ficar no país, você tem conhecimento sobre esta informação?? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Somente se você for abrir um negocio ou trabalhar autonomamente.

      Excluir
  9. Como conseguir um trabalho na Itália, sou cabeleireira,depilada e trabalho com docinhos personalizados de leite em pó e pasta americana, já fui duas vezes a Itália... Se alguém souber me indica,,,,meu contato 082-99650-9296.... Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depilada ou não, fica tranquila. Sendo boa, vc consegue trabalho em qualquer lugar

      Excluir
  10. Olá,
    meu nome é marcos eu tenho 18 anos, sei que oque vou falar é longe de ser oque o site propôs "Sonho na Itália" achei seus comentários relevantes e gostaria que você me ajudasse, se fosse possível.
    como você mencionou Portugal eu gostaria de tirar minha duvida, Eu gostaria de ir para Portugal em 2018 no começo do ano, tentar ser jogador de futebol em algum clube não muito famoso ou famoso ,você conhece alguém que tentou algo assim ou que tem noção do que precisa para tentar um teste ou algo que ajudasse eu ter noção do que pode acontecer ?
    contato caso eu não volte aqui
    11 9 40412756
    Email:marcoshenrique606@gmail.com
    gostaria muito de saber da resposta é algo realmente muito importante.
    Agradeço sua Atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, não conheço e não sei como te ajudar. Boa sorte!

      Excluir
  11. Não conheço, mas te desejo boa sorte, q vc possa encontrar alguém,,

    ResponderExcluir
  12. Olá boa noite morei um tempo na inglaterra trabalhei como chef de cozinha voltei ao brazil mas tô pensando em voltar pra Europa e fácil trabalho em restaurante por aí.

    ResponderExcluir
  13. Como tá a imigracao na europa não tenho cidadania mas tô pensando em sair do Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. difícil sem documentação, depois estando ilegal é mais difícil ainda conseguir emprego, principalmente em areas como restaurantes que sempre tem controle fiscal .

      Excluir
  14. Oi Carla meu nome é Pedro moro em Sao Paulo sou Engenheiro Civil. Estou tirando a cidadania Italiana e pretendo morar na Italia, minha intencao é trabalhar como autonomo fazendo serviço de reparos em residencias (marcenaria, eletrica, hidraulica e pintura) e gostaria de saber se há este tipo de campo na Italia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, há campo para todos tipos de serviço, se você é bom no que faz. Para alguns serviços você precisa de qualificação comprovada. boa sorte

      Excluir
  15. Olá Carla tudo bem?
    Estou tirando a cidadania e gostaria de morar na Itália. Tenho três filhos, de 18, 12 e 4 anos. Vc acha q terei diciculdades em relação a adaptação das crianças? E quanto a eu trabalhar existem creches ou algo parecido?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a adaptação das crianças e´sempre menos traumática do que dos adultos, porem você tem 2 que nao são mais tao crianças ne? veja sempre o que eles acham da ideia. existem creches claro.

      Excluir
  16. oi, estou me formando na area de Educação licenciatura em Fisica,gostaria de saber o campo de trabalho nessa area ai, e os salarios,e se pudesse me indicar a maneira de fazer minha nacionalidade , se puder responde por email te agradeço, fabyjulis@hotmail.com, meu nome é Fabiana.

    ResponderExcluir
  17. Olá estou para aposentar, sou funcionário público , ganho em média R$ 7.500 bruto mensal, gostaria de saber se com esse dinheiro daria pra levar uma vida melhor ai do que no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende do lugar na italia, depende do estilo de vida e depende da vida que leva aí. seriam em media 2 mil euros, um salário razoável.

      Excluir
  18. Carla, primeiramente parabéns pelo texto.
    Sou advogado, servidor público, pai de duas filhas e estou tirando a minha cidadania para morar na Italia. Vou embarcar em julho.
    Vou ser sincero estou morrendo de medo. Você acha que com esses salária é possível sobreviver com a minha família. Achei a média salarial muito baixa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como diz o artigo, aqui os salários não tem uma variação muito grande. Claro, quem tem mais tempo de serviço, experiência, formação, etc.. agrega valor e consequentemente salário mais alto, porem mesmo assim nao é como no Brasil. A questão é, você vem com sua família e pretende viver do que? que tipo de trabalho? como advogado não consegue sem antes reconhecer e validar, ainda assim difícil. mas desejo boa sorte.

      Excluir
  19. Olá Carla. Sabe informar qual as chances de sucesso em trabalhar como autônomo na área da marcenaria? Grato.

    ResponderExcluir
  20. Oi Carla, uma cuidadora de idosos entra em qual faixa salarial?
    Salário de um trabalhador pouco qualificado?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. curti muito o texto Carla parabéns. Vc sabe como esta a ara de barbeiro na italia se da para ter uma boa renda? e como faço pra entrar pra policia estadual italiana e concurso igual no brasil? desde já grato por sua atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada. Sim, concurso e tem que ter cidadania italiana. Quanto ao barbeiro nao sei te informar. boa sorte.

      Excluir
  22. Carla, tudo bem?
    Muito interessante seu blogue e acredito que vou poder tirar muitas dúvidas com vc.
    Vou te pedir ajuda aos poucos e a medida que for me esclarecendo vou pedindo mais ajuda... rsrs
    Primeiro: o que é preciso para alugar um imóvel residencial e comercial?
    Segundo: é fácil contratar um contador?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para alugar : http://www.sonhosnaitalia.com/2012/08/moradia-na-italia.html
      Contador sim, desde que você aceite os custos de um, chama-se commercialista.

      Excluir
  23. ola Carla tudo bem, estou na profissao de psicologa,deficiente fisico cadeirante, gostaria de ir morar na italia, gostataria de saber como é a vida dos deficientes na italia e se o serviço de psicologia e muito procurado ai. obrigada



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a assessibilidade varia de lugar a lugar, difícil dizer , principalmente quem nao vive a situação. O mesmo pra area de psicologia, não sei te informar infelizmente. boa sorte.

      Excluir
  24. ola, meu namorado esta finalizando a documentaçao de cidadania dele, e pretende ir em maio. Ele é automo em reparos de lataria de carro ( martelinho de ouro). Tem campo de trabalho nesta area? em qual regiao seria melhor pra ele se instalar?. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te responder, acredito que sim, difícil se inserir, tem que ter contatos e de repente ter que fazer períodos de experiência em algum lugar ganhando quase nada pra mostrar que realmente conhece o serviço. Norte da italia é mais rico e tem mais oportunidades. boa sorte.

      Excluir
  25. Carla, como funciona para quem faz mestrado na itália, em relação a visto de trabalho? é possivel?
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem faz ou quer fazer? qual visto possui? quem estuda e tem visto de estudos pode trabalhar 20 horas semanais, depois que conclui os estudos , pode mudar pra de trabalho.

      Excluir
  26. Dá para viver com 3.500 Euros por mês , na Itália ? Estou indo a trabalho e para estudar lingua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Renato, dá pra viver e muito bem, principalmente se você vier sozinho. boa sorte.

      Excluir
  27. Boa noite Carla, moro com minha esposa e filha na Bélgica e temos intenção de ir morar na Italia, eu trabalho na construção civil e minha esposa faz limpezas como diarista, ela é italo-brasileira ja com a cidadania confirmada.
    O que vc acha de nossa idéia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Difícil opinar, mas diria que é uma ideia arriscada. Bélgica é muito diferente da Itália, melhor economicamente, mas enfim, vai depender de vocês, contatos, conhecimento do idioma, disponibilidade, etc. boa sorte.

      Excluir
  28. Oi Carla! Para um salário bruto de 3.300 euros mensais, quanto teria de desconto? O valor líquido proporciona uma boa qualidade de vida? E precisaria de uma previdência privada? Sabe quanto ela custaria? Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  29. ola, gostei muito de seu texto.
    quanto a adaptaçao da lingua portuguesa para a local
    é dificil a adaptaçao ?ou acoselha fazer um curso para ficar fluente antes de tentar ir para italia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é sempre bom vir já com o nível basico da lingua

      Excluir
  30. Olá Carla tdo bem, muito bom seu texto, estou finalizando meu processo para cidadania e estarei indo com minha esposa para Itália no Brasil trabalhamos com estética massagem e micropigmentação, limpeza de pele, tratamentos etc...gostaria de saber como é o campo de trabalho nessa área na Itália sabe me dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é bom mas precisa ter curso italiano e ter um alvará.

      Excluir
  31. Boa noite. Para ir pra Itália preciso de visto. Para trabalha preciso ir com visto de trabalho ou consigo ai. Tenho que ter um contrato de trabalho pra entra.e difícil arrumar aí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tem possibilidade de visto de trabalho no momento.

      Excluir
  32. Boa noite . Tenho uma amigo em Vicenza . Mas estou encontrando dificuldades com o endereço😅.

    ResponderExcluir
  33. Ola Carla, boa tarde.
    Me chamo Gabriel, tenho 20 anos e tenho diploma de técnico em eletromecânica. Gostaria de saber qual tipo de profissional me enquadro pois estou pensando em ir morar na Itália.

    ResponderExcluir
  34. Carla boa tarde estou em Portugal e um amigo me ofereceu um emprego na Itália em Pisa 7 euros à hora. Queria saber se consigo viver bem aí porque aqui em Portugal ganho só 700 euros Itália seria melhor para trabalhar e juntar dinheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 7 euros a hora é razoável, viver bem já depende de onde vai morar e seu estilo de vida, dizemos que uma pessoa precisa de pelo menos 1000 euros pra morar aqui, por mes. portugal tem custo de vida mais baixo, avalie a situação . boa sorte.

      Excluir
  35. Oi sou caminhoneiro no Brasil e tenho vontade de ir trabalhar na Itália com. A família esposa e 2 filhos tenho direito a Cidadania queria saber CE minha experiência de 10 anos em carteira assinada vale alguma coisa lá.

    ResponderExcluir
  36. Olá Carla moro no Brasil e meu namorado é italiano e quer que vou morar com ele na Itália sou contadora e será que arrumaria um emprego da minha área. Acha que compensa trocar o certo pelo duvidoso?

    ResponderExcluir
  37. Oi eu gostariade saber mensalmente o salario de policial ai na italia.
    Aguardo sua resposta obrigado ....

    ResponderExcluir
  38. Olá, Carla! Meu marido é professor de matemática com mestrado. Sabe me dizer se ele conseguiria trabalhar na área dele na Itália?

    ResponderExcluir
  39. Olá Carla sou Eng. Agronôma sempre quis morar e trabalhar na Itália vc acha que tem emprego para minha área e se compensa o valor do salário comparado com o Brasil?

    ResponderExcluir
  40. Ola Carla tudo bem estou fazendo uma pesquisa.. Meu marido é pintor queria saber se vc pode me dizer a renda mensal dele na italia? ele é dono de uma empresa de pintores na nossa cidade sera que daria certo? Iamos eu ele e nosso filho..

    ResponderExcluir
  41. Itália, a pobreza avança: 7,3 milhões em sérias dificuldades e o Sul está lutando

    Itália, a pobreza avança: 7,3 milhões em sérias dificuldades e o Sul está lutando
    "Nós Italy", o relatório Istat que fotografa a situação italiana pôs em evidência como eles aumentaram as pessoas que vivem em condições de dificuldade econômica, enfatizando mais uma vez a enorme disparidade entre o Norte eo Sul



    Potrebbe interessarti: http://www.today.it/economia/poverta-italia-istat.html
    Seguici su Facebook: http://www.facebook.com/pages/Todayit/335145169857930

    ResponderExcluir
  42. Itália, a pobreza avança: 7,3 milhões em sérias dificuldades e o Sul está lutando
    „A Itália, um país onde milhões de pessoas vivem em condições de dificuldades econômicas , divide-se em duas entre um avanço do Norte e um Sul cada vez mais em dificuldade, enquanto o desemprego , especialmente a juventude, continua a se expandir como um câncer. É a fotografia que emerge de "Noi Itália" , o relatório Istat em que é feita uma análise completa da situação italiana, com base nas estatísticas para 2016. Um tiro que é tudo menos rosado, especialmente à luz do número crescente de pessoas em dificuldade.“

    Potrebbe interessarti: http://www.today.it/economia/poverta-italia-istat.html
    Seguici su Facebook: http://www.facebook.com/pages/Todayit/335145169857930

    realidade da Itália

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde para todos. Sou técnico em martelinho de ouro tenho direito à cidadania italiana mas falta a certidão de nascimento do meu avô . será que é uma área de trabalho rentável por ai. AlgueA conhece algum contato. Valeu

    ResponderExcluir
  44. Olá, gostei muito do artigo. Eu gostaria de saber mais informações sobre a carreira de professor na Itália. Com a cidadania e o idioma fluente, tenho a intenção de ir fazer faculdade aí para lecionar. Como é o mercado de trabalho?

    ResponderExcluir
  45. Ola boa tarde, qual seria um bom salario no norte de italia para uma famalia com um filho?

    ResponderExcluir
  46. Oie!! sou formada em engenharia ambiental! Vc acha que seria facial conseguir um emprego na Itália?

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)