09/02/2012

Requeijão? Catupiry? Aqui não tem!

                 Queijos, queijos cremosos, curados, stagionati, spalmabili... mas requeijão de copo, ou catupiry na pizza... não!
                  E aí como é que fica?
            Pois é, vamos atrás de alternativas, afinal, requeijão e catupiry são tipos de queijos cremosos adorados por nós brasileiros não?
               Daí que uma das opções que eu encontrei foi o stracchino. O stracchino é um queijo cremoso Lombardo, feito com leite integral. O nome vem do dialeto Lombardo,  "stracche", stanche em italiano, que quer dizer "cansadas". Pois o queijo é produzido justamente quando as vacas voltavam dos "alpes" onde passaram o verão, fugindo do calor.. e assim, cansadas, com baixa produção de leite.
                  Eu adoro, e pra mim é a melhor opção pra substituir o requeijão.


                   Uma outra opção são os spalmabili, são os "patês" de queijo, como o Philadelphia, encontrado também no Brasil, não?
                   

                         Uma terceira alternativa ao requeijão ou ao catupiry, é  a ricota fresca! Saudável e deliciosa, é bastante apreciada na mesa italiana e custa pouco!


                          Tem ainda queijos gorgonzola com consistência cremosa, que substitui fácil todos esses, porém com um sabor muito particular, que pode não ser para o paladar de todos! Mas eu A-DO-RO!


                             Nos anos 80 a Itália produzia um queijo cremoso no copo, como o nosso requeijão. Era o Dover, da Kraft. Porém, depois da diretiva da UE para os queijos DOC (Denominazione di origine controllata) e os DOP (denominazione di origine protetta), foram então retirados do mercado, por ter o processo de fabricação "imitado" daqueles controlados.


                         Bem, mas dá pra achar um substitudo facilmente né?          
                         Baci a tutti!

                           

7 comentários:

  1. Que post delicioso! Falou em queijo, falou comigo.
    É uma pena não encontrarmos por aqui o requeijão e o catupiry. Apesar de todas as variedades de queijos frescos e "spalmabili", nenhum substitui o requeijão.
    Achei muito interessante a historinha do stracchino. E por falar nele, mais um queijo para a coleção: o certosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. queijo é comigo mesmo também Ju! mas tenho sempre que moderar! hahaha...
      O Certosa Ju é o stracchino! agora outro parecido com o certosa é o Crescenza, a única diferença é que é produzido no inverno, ao contrario do stracchino. bju

      Excluir
    2. Super legal seu blog a gente fica perdida quando chega a um pais diferente e é tao bom dividir experiencias e usufruir das experiencias dos que ja estao aqui ha mais tempo... eu adoro queijos e da pra se perder nos queijos aqui (e ganhar uns kilinhos)... senti falta do catupiry eu achei uma receita de catupiry caseiro e da certinho...se interessar .. divido minha descoberta
      http://deliciasbypriscila.blogspot.com/2008/07/catupiry-caseiro-do-chef-lvaro.html

      Excluir
    3. obrigada Rosa! vou dar uma olhada lá! bjus

      Excluir
    4. Olá! Eu me chamo Eliane. Eu gostaria de uma indicação sua de uma mussarela e a manteiga boa aqui da Itália? Eu tô querendo fazer camarão na moranga...grazie.

      Excluir
  2. Como o requeijão do Brasil não tem! Só o Stracchino e mesmo assim, da Invernizzi, uma marca italiana que disputa com a Certosa, que por sinal não é lá grandes coisas. Existe uma grande diferença de gosto entre as duas marcas.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)