17/11/2010

Qual água beber? Torneira ou mineral engarrada?

             Eu já tinha me feito essa pergunta aqui na Itália. 
          No Brasil, em São Paulo pelo menos, temos a água encanada da Sabesp, que é potável, se pode beber diretamente da torneira, mas era comum as pessoas usarem um filtro em casa antes de consumi-la, para tirar eventuais impurezas. O consumo de água mineral não é tão grande, além do mais, é muito caro. 
           O consumo médio de água mineral no Brasil é de 35 Litros por pessoa/ano, mas está em larga expansão, principalmente devido à publicidade de água zero sódio, saudável, etc.
           Aqui na Itália, se consome em média 195 Litros pessoa/ano, é o maior consumidor de água mineral da Europa, e o segundo do mundo, só perdendo para os Emirados Árabes com 280 L/pessoa ao ano. Incrível né? Pois é, é muita água engarrafada, muita PET para ser produzida e depois coletada para reciclagem, muito CO2 gerado na produção e transporte de tanta água. E é um assunto que vem sido discutido pela mídia italiana.


             Resolvi escrever esse post pois além da minha dúvida, eu recebi uma revista da rede Coop de supermercados, e eles estão levantando uma bandeira de conscientização de uma boa escolha de qual água beber, intitulada: "Acqua, scegliamo la sostenibilità". E olha que eles são uma rede enorme de supermercados, que lucram muito com a venda de água mineral. Eles não dizem diretamente para se beber a água da torneira, a água do rubinetto, mas conscientizam as pessoas a fazerem uma boa escolha, pôr na balança.


              A água engarrafada aqui custa muito pouco, por isso também o alto consumo. Se encontra garrafa de 1,5 L a partir de 0,14 euro. Isso mesmo, 14 centavos de euro! No Brasil, custa mais de 2 Reais cada garrafa!! E os garrafões de 20 L, custam em média R$3,00, mas é  mais difícil confiar na procedência, e não é tão usado nas residências brasileiras.
            Curioso é que a mesma coisa que ouvia muito na Sabesp, é que se garante a água potável até a nossa residência, a partir dali o cuidado é nosso. Limpar caixa d'água e verificar tubulações. 
           Minha dúvida foi sanada. Se pode beber água da Torneira aqui na Região de Milano por exemplo. Existem regiões que têm problemas, mas é tudo questão de procurar saber. E chega de gerar resíduos! Apenas 1/3 das garrafas PET vão para a reciclagem. Afinal, nem todo lugar deve ter coleta seletiva como aqui em Senago, e nem todo mundo tem a consciência verde de separar o lixo. É, aqui também não!
           O site da Altreconomia, que dá espaço para empresas, projetos sustentáveis, levanta a bandeira de beber a água pública. Vejam o site deles: Imbrocchiamola!


                 Tá com receio de tomar da torneira? Estão vendendo jarrinhas que já vem um filtro embutido. É útil e pode garantir uma água mais limpa. 


               Neste link, da Azienda Sanitaria Locale, tem um arquivo que fala da qualidade da água das províncias de Milão, com dados de análises físico-quimicas por comune. Eu como química fui verificar os dados e aprovei. Vamos passar a beber água da torneira aqui de casa. 
                   Bem, faça a sua escolha. Seja no Brasil ou na Itália. A natureza agradece.
                   Baci a tutti!


               

22 comentários:

  1. Adorei o texto, mas vou continuar na agua mineral, que aqui em casa o consumo é de 9 lt por semana. Nao consigo me acostumar com o calcario que tem na agua daqui, me da nojinho... beijos

    ResponderExcluir
  2. É então Thaís, mas andei olhando o rótulo de todas as marcas de mineral compradas aqui e todas tem alta concentração de carbonatos e bicarbonatos (derivados do popular calcário) assim como na água da torneira. Então dá praticamente no mesmo! bjus

    ResponderExcluir
  3. Eu tb acho a agua daqui um lixo! Nao consigo tomar aquela agua branca e com gosto da torneira... o problema é que ja me viciei na agua mineral e nem essa garrafinha com filtro me convence mais.

    A agua aqui tem que ser melhor tratada urgente!! Como vc disse, é muito dano à natureza por um motivo sò...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Não que seja um lixo né Cris, mas pra nós brasileirs é muito diferente mesmo. Cada lugar tem sua característica de solo, etc... influindo nas características das águas. A questão é: não faz mal tomar da torneira. É só se acostumar com o "sabor"... afinal, até as minerais eu senti um gostinho diferente.. e o ideal era não sentir gosto algum, mas fazer o quê! bjus

    ResponderExcluir
  5. Carla,
    Aqui onde moro (província de Brescia), a prefeitura tinha incentivado o consumo da água da torneira, garantindo sua potabilidade. Mais tarde, não sei se foi troca de prefeito ou que andaram estudando melhor a água daqui, foi aconselhado aos cidadãos a não consumirem água da cidade. Eu vejo pelos lixos dos meus vizinhos que todos consomem água mineral e, por sorte, temos coleta de lixo reciclável para vidros e plásticos (e os funcionários passam todos os sábados recolhendo o lixo da cidade).
    Mas sabe o que é mais contraditório? Eu moro do lado das Termas de Boario.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. É então, nessa assunto tá todo mundo dividido, no pode ou não pode! bjus

    ResponderExcluir
  7. Olá Carla, parabéns pelo blog, tem ótimas dicas para pessoas que, como eu e meu marido, também estamos sonhando em morar na itália =) Vamos em semtembro, queremos ir prá Milão tb, então é mto bom saber que pelo menos á água em casa não precisa ser em garrafas...rs...

    ResponderExcluir
  8. Que bom! Boa sorte para vcs. Quem sabe não nos encontramos por auio um dia.. beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma duvida a agua de 50lt e muito caro do que o brasil descupa pela pergunta

      Excluir
  9. NAO SE PODE BEBER AGUA DA TORNEIRA NO BRASIL.... NO BRASIL TEMOS CAIXA D AGUA E A AGUA FICA PARADA NELA MUITO TEMPO O QUE A DEIXA SUJA E SEM CLORO.... NA EUROPA NAO SE USA CAIXA D AGUA POIS SE NAO A AGUA CONGELA POR ISSO SE PODE BEBER AGUA DA TORNEIRA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claro que se pode beber agua da torneira no Brasil, pelo menos em sp sim! ero quimica na Sabesp e o cloro é suficiente para manter um ciclo normal de uma caixa d'água, desde claro que cada um a mantenha limpa e desinfetada. na proxima vez se identifique! grazie

      Excluir
  10. Veja no facebook o desmascarar a Sabesp, aqui no Brazil (Z =zona) existe um decreto federal que da diretrizes da água que é 2914/2011.
    E a Sabesp fornece está água para a população - http://www.youtube.com/watch?v=ACO9ryRzIuU

    Alguem poderia me fornecer uma tabela de quanto é liberado para se consumir água na Itália de:

    ALUMÍNIO
    CHUMBO
    CROMO
    FERRO
    MANGANÊS

    Não é propaganda veja o perfil no Facebook de https://www.facebook.com/aguafornecida.sabesp?hc_location=stream
    Você não ira mais beber água da torneira como garante a Sabesp.
    Roberto Freitas
    freitas_roberto@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entao, Roberto, em alguns lugares realmente a Sabesp tem problemas, principalmente por conta das tubulações... Mas então o que achei referente à agua de roma está aqui: http://www.aceaspa.it/media.aspx/carta_dell_acqua_di_roma_interno?lang=it

      Excluir
  11. Estou indo para Roma e eu bebo muita água, média de 3 litros por dia. Você colocou que o preço de uma garrafa de 1,5 L custa 0,14 do euro, numa postagem é de 2010.Como estamos em 2014, quanto seria agora ? Vi em outro site que podia se beber a água das fontes de Roma. Você saberia me dizer se isso é verdade e em que fontes poderia beber água? Nunca fui a Roma. No quer você puder me ajudar ,vou ficar eternamente agradecida. Obrigada, Anita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os preços mudaram um pouco, mas não muito. E pode sim beber água das torneiras e das fontes espalhadas pelas cidades. Desculpe-me pela demora a responder. baci

      Excluir
  12. Chegamos hoje aqui em Roma; ñ vimos dif da água da torneira do hotel para a da garrafinha a € 1,00. As das torneiras pública nem pensar. Vimos o homeless enfiando o dedo "limpo" na torneira e as pessoas reabastecendo as garrafinhas babadas enfiando-as, tbm, na lá. Certamente essa água ñ é limpa. Em Londres, sim. Minha esposa teve problemas com a garganta devido aos produtos químicos da água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas águas minerais têm sim muita diferença da de torneira, olho sempre a composição química delas antes de comprar, quanto mais leve melhor. Se formos ficar pensando na coisa de quem pôs a mão, baba, etc e tal ficamos loucos. O fluxo de água é continuo e não se deve ter problemas com isso. Mas cada um com sua escolha. Não entendi o problema de garganta da sua esposa, foi com a água de Roma? Pois a agua daqui não tem produtos químicos, não passa por tratamentos.

      Excluir
  13. É preocupante a situacao da água principalmente na cidade de Bréscia,onde meu filho reside, apesar da Comune garantir que é boa. Vários artigos de fontes científicas confiáveis indicam a grande presença de cromo na água dessa regiao, o que tem causado altíssima incudeninc de câncer. Meu filho anda muito preocupado, está a dois anos e meio nessa região e pesquisando outras cidade para se mudar, tamanha preocupação com essas pesquisas.(ele instalou filtros que retiram o calcário, então gosto ruim não tem). Você Carla como química sabe algo a respeito disso? Tenho os links dos artigos aqui se precisar! Obrigada pela sua opinião. Meu filho e esposa estao preocupadíssimos! Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Com certeza a água aqui é melhor que do Brasil!!Tem magnésio por exemplo.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)