16/04/2012

"Diaz - Don't clean up this blood"


                Gênova, 2011. 
              Durante o G-8 (a reunião dos chefes de estado dos 8 países mais industrializados), os movimentos anti-globalização e as associações de paz deram lugar a expressões de discordância, seguido por graves distúrbios nas ruas, com confrontos entre a polícia e manifestantes, onde, durante um destes,  a morte do manifestante Carlo Giuliani, morto por tiro de pistola de um policial. Nos seis anos seguintes, o governo italiano sofreu algumas condenações em processos civis por abusos cometidos pelas forças de segurança; contra eles também foram abertos outros processos em casos criminais, para os mesmos fatos alegados, enquanto outros casos foram abertos contra os manifestantes pelo ocorrido durante as manifestações.
          Cerca de 250 dos processos, decorrentes de reclamações contra membros da polícia, foram arquivados devido à incapacidade de identificar os agentes responsáveis​​.


                     Diaz, a escola que abrigava jornalistas, manifestantes, na maioria jovens, para a reunião do G-8. Sofreu invasão da polícia italiana, onde ocorreu a chamada "selvaggio pestaggio" (batida selvagem). Um número incerto de policiais entraram agredindo brutalmente as pessoas que se abrigavam na escola. 93 ativistas foram presos (e sofreram torturas terríveis), 61 feridos foram levados ao hospital, 3 deles em estado grave e 1 em coma. Provas contra ativistas e manifestantes forjadas, 125 policiais foram indiciados, nenhum afastados dos cargos e a maioria cresceram em seus cargos, sem pagar pelos crimes cometidos.


                  O filme "Dias- Don't clean up this blood", do diretor Daniele Vicari, estreou hoje nos cinemas. 


                  Fomos assistir e de quebra, tinha o diretor em pessoa para conversar com os espectadores. 
                 Um filmaço! E saimos de lá com a indignação total! Como pode uma coisas dessas acontecer?? 
                Não só Gênova, mas Brasil (Carandiru???), agora a Síria, e vários outros países acontecem coisas do tipo, abuso de poder, violência em nome da ordem (???) e os culpados nunca são penalizados!!!
                 Vejam trailler abaixo e visitem o site do filme clicando aqui.


                        O mundo tem que mudar, o sistema tem que mudar... A pergunta que fica a nós jovens: o que podemos fazer? Como fazer a nossa parte para melhorar o mundo? Encontrar a resposta e colocá-la em prática é a missão de todos nós! 
                        Os processos do caso Genova-G8 é público, visitem o site, leiam provas e processos,  fotos, vídeos, chamadas telefônicas, tudo que foi usado também pelo diretor escrever e dirigir o filme, clicando aqui.
                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)