07/10/2013

Bairros de Roma - San Lorenzo

San Lorenzo é um bairro de Roma, entre a muralha Aureliana (logo vou contar pra vocês sobre ela) e o cemitério "del Verano". Fica perto da estação principal de trens e metrô de Roma, a Termini.


"Nasceu" entre 1884 e 1888 (antes desse período era uma área exclusivamente agrícola), com a construção de casas para os operários que chegavam para o desenvolvimento urbanístico da cidade. 
Durante a segunda guerra mundial, foi bombardeada com cerca de 4000 bombas, provocando 3000 mortes e mais de 11 mil feridos. O fato inspirou a canção "San Lorenzo" de Francesco de Gregori.

 
Nos anos após a guerra, o bairro continua a ser um bairro popular, e mais adiante "sede" das atividades da esquerda extraparlamentar. 
Atualmente é o bairro "universitário", pois é ali que está a sede da Sapienza, famosa universidade de Roma. A primeira universidade pública de Roma e a maior de toda a Itália. Com cerca de 150 mil estudantes. Portanto o bairro é cheio de bares, pubs, com uma vida noturna agitada. A praça da Basílica San Lorenzo  rodeada de bares que vende bebida num bom preço, é o lugar preferido da juventude.


San Lorenzo, o bairro que não pode deixar de conhecer!

Baci a tutti!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)