27/08/2010

Estudar italiano

Estudar italiano ainda no Brasil

     Como eu havia prometido, vou falar sobre o estudo da língua italiana. Questo idioma belíssimo! Um curso no Brasil não é barato e, normalmente em pequenas escolas, não há formação de turma, então acaba sendo uma aula particular, e por isso, pesa no bolso.

     Eu tive a sorte de ter estudado pelo C.E.L., Centro de Estudos de Línguas, projeto da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Lá, o curso tem duração de 03 anos e atende alunos da Rede Estadual. Pena que acabei não usando, não praticando e toda a minha fluência, ou quase toda, foi pro Beleléu. Mas nada que uma refrescada de memória não resolva! O negócio é praticar. Ler, ouvir, se arriscar a falar. E é o que tenho feito.

     E não dá pra chegar à Itália falando somente “Ciao”, “Grazie”, “Tutto bene”, hahaha. Quanto mais souber antes de ir, melhor. Aí lá o idioma flui, dá pra fazer cursos de graça pelas comunas e mergulhar no idioma.

      Enquanto isso aqui na “Terra Tupiniquim” é possível encontrar ótimas maneiras de se estudar italiano usando as facilidades da internet. O melhor site para mim é o Iluss , lá tem lições bem explicativas, exercícios para se fazer on line, opção de impressão, opção de ouvir pronúncia, etc, para todos os níveis de conhecimento do idioma. É ótimo!!

     Outro é o Matdit, já mais com textos, pra quem gosta de ler e fazer exercícios de interpretação é uma boa.

     Existe uma infinidade de sites, o negócio é fuçar na net... afinal, hoje em dia se encontra de tudo. Dá pra baixar livros em italiano, músicas, ler jornal, artigos, sites do governo italiano, etc, etc... Oportunidades de treinar e aprender não faltam. Nada que um Google não resolva não é mesmo? Busque por palavras chaves como: aprender italiano, imparare l’italiano, estudar italiano, etc....

     Bem, é isso aí.

     Tem uma frase que adoro: “o que não se sabe é sempre mais importante do que aquilo que se sabe”.

     Portanto, não percamos tempo.

     Avanti popolo ed in bocca al lupo! (como diria o Saga, rs).
 
     Mille baci!

Um comentário:

  1. que legal seu blog! cheguei da italia domingo, estudei italiano na cidade de Castelraimondo, região de Marche! ótimo

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)