24/08/2010

Estudar na Itália – uma parte do Sonho

     Uma das motivações do sonho é a oportunidade de fazer uma pós-graduação na Itália. Sou Química, técnica e bacharel, e comecei a procurar cursos, oportunidades de bolsas, etc.


     Primeiro, precisava saber como era o ensino lá na Itália, como é dividido o ensino superior. Então, descobri o seguinte:


     Ou seja:

- Laurea: é o curso de “Primo ciclo”, com duração de 3 anos

- Laurea Magistrale: é o curso de “Secondo Ciclo”.  Pode ser feita após a Laurea de Primo ciclo, com 2 anos de duração, ou em Ciclo Único, se não tiver ainda a Larurea Trienale, com duração de 5 ou 6 anos, dependendo do curso.

- Master di I e II livello: É um curso de alta formação, de aperfeiçoamento científico, é como se fosse uma especialização latu-sensu no Brasil. Têm a duração de pelo menos 1 ano. São cursos caros e difícil de se conseguir bolsa.

- Corso di Specializzazione: Um curso de especialização, formando especialistas em determinada profissão, tem a duração mínima de 2 anos.

- Dottorato di Ricerca: É como o nosso doutorado. Tem duração de pelo menos 3 anos e existem diversas oportunidades de bolsas de estudos. O Dottorato di Ricerca, exige que se tenha a fluência em inglês, além do Italiano. Portanto, se você se interessa, como eu, corra atrás do prejuízo e aprenda inglês!! =)

ATENÇÃO: O Master não é equivalente ao mestrado, não será validado no Brasil como mestrado, mas com certeza é de grande valor em qualquer lugar que você chegar com um diploma deste, é como um MBA. O equivalente ao mestrado seria a Laurea Magistrale (nem para todos os cursos).

     É possível ainda, fazer os cursos rápidos de Perfezionamento, têm curta duração (2, 3 ou 4 meses em média), e pode servir para você conseguir se adaptar à metodologia de ensino italiana, e ficar mais fluente no idioma.

     Se você já fala italiano ou está estudando, dê uma olhada neste site , lá explica em detalhes os tipos de cursos de nível superior.

     Para estudar na Itália, você tem que traduzir todos seus documentos escolares, para validá-los no Consulado.

     Até mais.

75 comentários:

  1. Olá Carla.
    Achei muito legal seu post. Eu estou num dilem cruel. Me formei em Administração com habilitação em comercio exterior e quero ir para a Italia fazer mestrado. Meu curso aqui no Brasil teve duração de 5 anos. Como vc mesma disse, não ha curso para mestrado na Italia. O Master não tem valia como tal. A saida seria fazer A Laurea Magistrale. Mas eu não estaria repetindo uma parte da faculdade? O que você aconselharia neste caso? Ou então, onde posso encontrar informações a respeito?
    Desde ja agradeço por sua esposta.
    Karen

    ResponderExcluir
  2. Olá Karen, o seu diploma sendo de 5 anos seria validado como uma Laurea Magistrale, o melhor seria vc fazer um Master mesmo. Não é um curso de mestrado, mas é uma especialização muito valorizada. Ou entao, partir direto para o doutorado, mas dpende dos seus objetivos. Abraços

    ResponderExcluir
  3. olá, eu tenho 15 anos e tô no 2º ano do ensino médio, tô estudando italiano e etc.. 2014 eu vou me mudar pra Itália para morar com minha tia que é casada com um italiano.Bom, eu vou terminar meu ensino médio ano que vem; eu queria saber como é que vai ser lá..tipo, quanto mais eu vou ter que estudar..? tem esse tal de ''liceu'' .. enfim.. e quais os documentos..

    Obg desde já, Karol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karol. Você terminando o ensino médio aí, tem que validar todos seus documentos no consulado italiano. Chegando aqui você terá que estudar mais 2 anos, para depois conseguir entrar numa faculdade. Boa sorte!

      Excluir
  4. Olá.....fiz o bacharelado em economia no brasil. Estou no momento fazendo laurea magistrale (2 anos) em economia em milão....estou com uma dúvida, há a possibilidade de eu validar/reconhecer essa laurea no Brasil como mestrado quando eu voltar?
    Obrigada desde já!
    Bianca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito dificilmente Bianca. A laurea magistrale não é equivalente ao mestrado Brasileiro.

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta Carla! Na verdade, a laurea magistrale seria equivalente a que no Brasil?

      Excluir
    3. não se pode falar em equivalencia... cada estrutura é uma coisa, mas a Laurea Magistrale é a continuação de uma graduação, porém mais específica, o que nao tem no Brasil.

      Excluir
    4. Entendi...minha idéia era fazer depois um doutorado no Brasil ou nos EUA. Agora isso me preocupou, porque pelo visto eu não conseguirei fazer...

      Excluir
    5. pois é.. só o doutorado italiano é equivalente no Brasil...

      Excluir
    6. EU fiz uma procura, e encontrei o documento oficial... podem conferir aqui neste site da Uniao Europeia.. a Laurea Magistrale Italiana, na Europa e no mundo è considerada um mestrado (master)

      http://npfc.ist.utl.pt/html/equivalencias/ReconhecimentoGraus.pdf

      Excluir
    7. não é um documento oficial brasileiro, mas sim de uma universidade PORTUGUESA, de LISBOA. Para aceitação deles de titulos europeus. E nao para aceitação de universidades brasileiras. Fiquem atentos!

      Excluir
  5. Corso di Specializzazione não equivaleria ao Mestrado? Bem, minha dúvida não gira em torno disso. Tenho 19 anos, e terminei meu EM aqui no Brasil em 2010. Sou descendente de italianos e estou tirando minha cidadania italiana, tenho previsão para já tê-la em mãos no meio do ano que vem ou no mais tardar até o fim do ano.
    Não comecei a cursar nenhum curso de Graduação aqui, mas estou fazendo alguns vestibulares e decidindo qual a melhor Universidade para eu cursar. Minha dúvida é a seguinte: Existe a possibilidade de eu pedir transferência?? Vou fazer Arquitetura – que são 5 anos – e isso seria equivalente ao Laurea + Laurea Magistrale? Por exemplo: Depois de 2 anos estudando aqui, eu conseguiria realmente pedir uma transferência e eliminar 2 anos do Laurea? Ou pensando mais negativamente, pelo menos 1? A minha vontade é apenas começar logo meu curso, pois mais jovem eu não estou ficando ahhaha E quanto mais eu demorar, pior será para meu futuro profissional. Desculpa pela extensa questão, mas você que já está aí, deve saber muito mais do que eu. Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Bia, nada corresponde exatamente ao mestrado, infelizmente. Algumas universidades trabalham com intercambios, pelo qual é mais facil pedir transferência, se informe antes. Depois de 2 anos estudando aí, vc teria que validar seu historia e toda a grade curricular e fazer uma equipolenza, ver se consegue eliminar alguma coisa... mas normalente vc volta para o primeiro mesmo, por isso o melhor é fazer 1 ano e vir pra ca e começar do zero. Esse um ano somara os 12 anos de estudos exigidos por eles aqui. Vc nao precisa esperar a cidadania para vir, vem antes. Vc tera visto de estudante mesmo... ou entao da entrada no seu processo na italia, em 3 meses vc sai com a cidadania na mao. bjus

      Excluir
  6. Entendi. Pois então, acho que farei exatamente isso. Farei 1 ano de faculdade aqui enquanto espero minha cidadania. Na verdade eu já estou tirando ela pela a Itália. Irei aí no ano que vem para retirar os meus documentos e finalizar todo o processo. Mas em relação a universidade acho que vou conversar com o consulado aqui no Brasil, eles já devem ter informações mais concisas sobre as questões de aceitação e currículo acadêmico. Mas me diga, afinal de contas, você fez o curso aí? Sem dúvida nenhuma eu vou precisar de uma bolsa, você sabe como isso funciona?
    E obrigada mais uma vez pelas informações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Questao de bolsas e curriculo academico depende sempre da universidade. Consulte os sites, mande emails com suas dúvidas, geralmente respondem rapidamente. Fala italiano? se não, pode ir se preparando, estudando muito, ingles tbm!

      Excluir
  7. Que legal o seu post. Estava pensando em fazer uma magistrale em Ciencia da Comunicaçao Publica e Social pela Universidade de Bolonha acreditando que era um mestrado. A sorte foi que minha irma me alertou, mas nao tinha certeza. E a resposta econtrei aqui. Sou formada em Comunicaçao Social- Radio e Tv- no Brasil, mas achoq ue vou "engavetar meu diploma e a minha experiencia" para me dedicar à mnha paixao que é a fotografia. Vi que em Bolonha tem uma graduaçao, pela Academia das belas artes, em Fotografia, Cinema e Tv. Fico de fato, em duvida se dar continuidade ou começar do zero. Vou frequentar seu blog mais vezes. Muito interessante. AbraçOs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Raphaela! pois é.. é a dúvida de muita gente. Com certeza acrescenta no currículo, mas nao seria validado como um mestrado brasileiro. Uma segunda faculdade seria uma opção, senão vai de masters... Volte sempre! baci

      Excluir
  8. Obrigada Carla! A unica coisa é que os masters sao bem caros. E nao é facil conseguir bolsa. Tentei fazer um pleitiando um voucher da regiao, Social Media Mananger, passei mas nao entre o numero de vagas. E sinceramente nao entendi o porque. Enfim, preciso urgetemente voltar a estudar. Bacione

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade, sao bem caros... eu tbm to louca pra estudar.. mas as coisas por aqui desanimam um pouco. boa sorte pra vc. bju

      Excluir
  9. Olá, carla! tudo bem??
    Só para esclarecer melhor a uma dúvida minha.
    Sou formado em Letras/Literatura, 4 anos de curso. Como estarei indo para a Itália para a prática da cidadania e também para fazer uma nova graduação gostaria de saber se já posso fazer diretamente a Laurea Magistrale, sem precisar fazer a de "primo ciclo". O curso é Relazioni internazionali na universidade de Milão. Posso então com minha faculdade aplicar para a vaga diretamente para esta laurea magistrale??
    Muito obrigado!!! David.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PAra isso vc deve fazer a equipollenza, ver quais materias conseguiria eliminar.. mas o melhor mesmo é entrar em contato com a universidade para tirar suas duvidas!

      Excluir
  10. CARLA, tudo bom?
    Tenho algumas dúvidas, se puderes sanar ou me direcionar...
    Provavelmente morarei na Itália por 2 anos. Minha filha de 9 anos terminará o ensino básico esse ano, mas devemos ir em agosto. Como busco informações do ensino infantil da Itália? Lá as aulas começam em setembro? Como ficaria se ele vai em agosto e está no meio do ano no Brasil?

    Eu sou doutora, mas não sei nada de italiano. Como é para fazer um pós-doutoramento em Roma ou até como profa visitante, difícil?
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  11. Olá Carla, tudo bem? Seu blog é excelente. Parabéns! Sou psicóloga e Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana e gostaria muito de fazer o doutorado na Itália em Psicologia. Li que para o doutorado existem mais chances de bolsa. Não falo italiano mas falo inglês. Você poderia me dar mais informações e orientações de como posso conseguir fazer o doutorado lá? Muito obrigada. Um abraço. Danielle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Danielle! que bom que gostou do blog. A melhor forma é consultar diretamente as universidades , os editais (bando) e se informar com a parte para estrangeiros das oportunidades abertas para bolsas! boa sorte

      Excluir
    2. Obrigada pela pronta resposta! Um abraço! :)

      Excluir
  12. Talvez vc possa me ajudar. Sou formada em Engenhar de Materiais aqui no Brasil e depois fui para a Italia, onde conclui um Master di II livello in Metallurgia.
    Agora gostaria de validar ele aqui no Brasil. Porém não tive como interpretar se esse master que eu fiz lá é strictu ou lato sensu. Entrei em contato com a USP e eles validam somente strictu. Mesmo que esse Master não tenha dissertação ou defesa, entendo que a banca possa avaliar as materias, conteudos e o trabalho final que é o relatorio de um estagio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola,

      realmente um master nao tem validade como mestrado. Sera validado somente como uma especialização.

      Excluir
  13. Olá, eu sou estudante de Comunicação Social com habilitação em jornalismo, estou no 5ºsemestre do meu curso e ano que vem termino, queria saber qual o melhor caminho para eu fazer uma pós-graduação na Itália, e como poderia conseguir uma bolsa. Poderia esclarecer essa dúvidas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muito difícil, falo por experiência própria. Mas vc tem que começar a pesquisar diretamente nos sites das universidades, oportunidades de bolsas para estrangeiros. boa sorte

      Excluir
  14. Olá Carla! Tinha vontade de fazer um mestrado na Itália, mas lendo seu post me desanimei bastante... Tenho formação superior de tecnóloga em design gráfico com duração de 2 anos. Hoje sou funcionária pública federal e planejava tirar uma licença para fazer o mestrado na Itália. Mas pelo que entendi eu não teria como validar nenhum curso como mestrado aqui no Brasil para justificar a licença não é? Bom, deixando de lado a questão da licença, com esse meu curso de 2 anos, o que você acha que eu conseguiria fazer na Itália? O master de I livello?? Você sabe dizer se na espanha tem mestrado aceito no Brasil? Obrigada desde já. òtimo blog! baci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é praticamente impossível validar um curso como mestrado no Brasil... Mas então, querendo da pra faZer um master ii livello, nao sei dizer em relação ao mestrado de Portugal talvez o de lá seja diferente... Se informe melhor, boa sorte

      Excluir
  15. Olá, Carla! Sou formada em Direito e pretendo fazer um curso na Itália, como se fosse uma pós graduação no Brasil, qual seria o mais indicado? Pretendo ficar apenas um ano. Estava olhando o Master, mas pelo que vi alguns duram aproximadamente 03 anos e não tenho condições de ficar todo esse tempo fora do país. Parabéns pelo blog e obrigada!! Bacio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola! as opçoes sao mesmo o master, corso di perfezionamento ou specializzazione... Tem master que é longo e outros de 1 ano, veja a oferta em faculdades diferentes. Boa sorte. obrigada ;)

      Excluir
  16. Para fazer o "mestrado" (aperfeiçoamento) na Itália e, posteriormente, fazer ai também o doutorado, é necessário ter fluência no italiano ou basta ter em inglês? Tem que fazer provas? Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Gabriela, normalmente o italiano, alguns também o ingles, vai depender da universidade, consulte tudo isso no site das universidades. boa sorte

      Excluir
  17. Olá Carla,
    Sou Psicóloga Clínica aqui no Brasil, e pretendia fazer o Mestrado ai na Itália...até que vi seu post...
    Vc saberia me dizer se daria para fazer direto o Doutorado,neste caso?
    Já sou Graduada (5 anos) e Pós Graduada (2 anos) em Psicologia Clínica...
    E minha outra dúvida, é sobre a atuação do Psicologo Clínico na Itália...pois não encontrei informações...aqui nós temos o Conselho federal e os regionais p regulamentar a profissão...temos um "piso salarial"...mas não consegui achar estas informações sobre como isso funciona ai..Vc saberia alguém ou como me ajudar?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Tati, poderia sim fazer direto o doutorado, mas depende da exigencia de cada universidade. Nao conheço muito sobre a area de psicologia. Conheço a Valeria, do blog Me ache em Roma, ela faz doutorado em psicologia. Procure o blog dela e escreva, de repente ela esclarece melhor suas duvidas.

      Excluir
    2. Muitissimo Obrigada por sua ajuda!!!

      Excluir
  18. A graduação brasileira é validada na Itália como Laurea (180 créditos ECTS equivalem a 4.500 horas de aula). A Laurea Magistrale é exatamente o Mestrado (120 créditos ECTS = 3.000 horas de aula). Vai depender das disciplians cursadas e da qualidade da Universidade (p.e. rankings internacionais), mas se as disciplinas forem similares e a universidade for pública a equivalência é por horas de aula dos cursos. Tive minha Laurea Magistrale reconhecida como Mestrado em 2 universidades públicas no Brasil. O Master não tem dissertação, mas a Magistrale exige uma TESE com contédo original e científico, como no Doutorado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pela informação, mesmo que anônima. Mas dizer que a Magistrale é exatamente um mestrado é um problema pois vai depender muito do curso e da universidade, pois pode ter assim conteúdo diferente, e ter ou não defesa de tese.

      Excluir
    2. E o pós doutorado? Sabe me dizer algo? Não o encontro em nenhuma universidade, apesar do governo brasileiro financiá-lo na Italia... Obrigada! Marcia

      Excluir
    3. te respondi abaixo. Procure por post doc ou post dottorato

      Excluir
  19. Olá Carla, me formei no Brasil, Bacharelado em enfermagem, 4anos de curso. Para fazer qualquer curso destes de continuidade, um Master por exemplo, eu teria que primeiramente tentar uma equivalência? O que eu poderia fazer para aproveitar meus estudos e poder trabalhar na Europa? Eu tenho Cartão de Residente num país da união europeia até 2017, ainda teria que pedir visto? Desculpa pelas perguntas, é que já nem sei pra onde correr. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Mah, a necessidade de fazer ou não a equivalência é uma exigência da universidade. Pra aproveitar seus estudos deve obter a Dichiarazione di valore in loco, pelo consulado italiano, e depois se a universidade ou escola na qual for estudar exigir, fazer a equipollenza. Seu cartão de residente não vale na Itália.

      Excluir
  20. Olá Carla! Sou psicologa, com mestrado e doutorado em Administração. Estou querendo fazer um pós doutorado em Roma, onde mora meu namorado, que é italiano, pelo CSF mas não acho nada sobre os cursos. As faculdades não mostram nada sobre o pós doutorado, somente sobre o doutorado, também gostaria de informações sobre os cursos para facilitar minha escolha, afinal não são todos que entram no programa CSF... Voce pode me ajudar? Obrigada!! Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem que procurar direto no site das universidades, como post doc e entrar em contato com os orientadores, coordenadores da sua area. O CsF não contempla a sua área, mas nada impede de tentar. Ou vc pode tentar direto uma bolsa italiana para post doc. boa sorte

      Excluir
  21. André Luís Della Volpe11 de novembro de 2014 às 18:39

    Boa Tarde Carla, tudo bem? Tive muita sorte de encontrar seu blog, tem sido uma leitura muito agradável e inspiradora. Estive aí na Itália no mês de julho e só aumentou meu desejo de também viver e/ou estudar na Itália. Sou químico de formação como você e hoje atuo em uma instituição federal, o que possibilita eu pleitear uma bolsa para fazer algum curso ou até pós graduação, pois ainda não tenho mestrado. Você sabe se alguma instituição aí na Itália oferece cursos específicos na área de ensino de química? Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André! obrigada, que bom que está gostando do blog. Então, especificamente para a area de ensino não conheço. Você poderia tentar um doutorado direto, sem mestrado, pelo Ciência sem Fronteiras, como estou fazendo. Da uma olhada no site. boa sorte.

      Excluir
  22. Olá Carla! Estou indo fazer um Il Master Universitario di II livello na Itália que possui 120 créditos, com duração de 2 anos e, ao final, terei que apresentar uma dissertação. Entendo que possui todos os requisitos de um mestrado aqui no Brasil, mas você acha que a validade será de uma pós lato senso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como saber, não é só isso. conta conteúdo, matérias, etc. Boa sorte.

      Excluir
  23. Olá Carla!faço um curso que se chama biennio em um conservatório aqui na Itália,pedi informações aqui e me disseram que esse é o maior nível em questão de conservatório,esse chamado "biennio" é equivalente a uma especialização ou Master? Obrigado.

    ResponderExcluir
  24. Olá Carla!faço um curso que se chama biennio em um conservatório aqui na Itália,pedi informações aqui e me disseram que esse é o maior nível em questão de conservatório,esse chamado "biennio" é equivalente a uma especialização ou Master? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma especialização de segundo nível, master também é especialização.

      Excluir
  25. Oi, Carla.
    Vi o comentário de uma pessoa sobre a laurea magistrale ser o nosso mestrado, mas acho estranho, pois estou indo fazer um master de II livello no ano que vem e o que as universidades me informaram é que com os 5 anos de graduação brasileira eu tenho acesso ao master de II livello, que é algo pós laurea magistrale, logo, não vejo como a laurea magistrale ser o nosso mestrado, mas enfim, você conhece alguém que faça master em arquitetura, na área de sustentabilidade? Queria uma opinião sobre qual é a melhor universidade. Bacione, Tathiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende da universidade. pelo acordo europeu, a magistrale é o mestrado. Mas no fim cada universidade interpreta os títulos de sua forma.... Master não é mestrado. boa sorte

      Excluir
  26. ola Carla. Primeiramente parabens pelo blog. Grande iniciativa.
    sou formada em Tecnologia em Marketing com duraçao de dois anos no Brasil. Tenho cidadania italiana e gostaria de saber se com faculdade de teconologo posso fazer um master ou uma laurea magistrale. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, não poderia fazer um master, talvez nem consiga validar como triennale pra entrar numa magistrale, o ideal seria você começar da triennale mesmo.

      Excluir
  27. Olá, Carla, tudo bem? Não sei se o teu blog ainda se encontra activo ou se vais responder as minhas perguntas…
    Fiz licenciatura em Arquitectura e Planeamento Físico durante 5 anos, e pretendo fazer o Master di I Livello na Itália, depois do Master di I Livello eu poderei partir logo para o doutoramento (Dottorato di Ricerca )? Ou antes precisarei de fazer o Master di II livello por dois anos, para só depois fazer o Dottorato di Ricerca?
    Se eu tiver de seguir pela segunda opção significa que terei de estudar por mais 5 anos, espero que não seja necessário ter de estudar mais 5 anos, dá-me a impressão de estar a regredir nos estudos. Enfim, desde já agradeço a sua resposta.
    Tenho alguma dificuldade de entender o sistema de ensino superior italiano, mas é muito interessante.
    Tenha um bom dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o mestrado seria a Laurea Magistrale, mesmo tendo estrutura diferente da do mestrado é válida como . Primeiro precisa legalizar seus 5 anos de estudos e ver como será classificado. Só pode fazer Master de II livello se sua graduação for considerada de II livello, ou seja, como Magistrale. Pelo programa normal universitário você nao poderia entrar no doutorado sem a Magistrale, mas consulte sempre a universidade que pretende estudar. Eles te informam tudo.

      Excluir
    2. Grata. E a tal legalização dos 5 anos de estudos é feita na própria Universidade?

      Excluir
  28. Oi Carla! Sou formada em Agronomia e fiz o mestrado e o doutorado no Brasil. Estou pensando em tentar um pós-doutorado na Itália, mas não achei nenhuma informação sobre a necessidade de validação, tradução e equivalência dos meus títulos. Você sabe me dizer se tem necessidade de fazer a equivalência dos títulos nesse caso ou se só a validação dos diplomas + tradução + apostilamento são suficientes? Obrigada! Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! quem vai dizer é a universidade na qual você quer fazer o pós-doc. Peça a relação de documentos pros formados no exterior.

      Excluir
  29. Oi! Eu tendo um diploma de bacharel de 4 anos e meio, sendo 4.350 horas de aula, vc acha que eu encaixo em qual tipo de curso para continuar meus estudos na Itália? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bacharel em que? Quer continuar os estudos de que forma? seja mais especifica, obrigada.

      Excluir
  30. Olá Carla. Parabéns pelo seu blog, parece ser de bastante ajuda. Meu filho está cursando graduação em Ciências Biológicas no Rio de Janeiro, tendo já concluido um período. Nós temos a cidadania italiana, e estávamos avaliando a possibilidade dele continuar os estudos na Itália. Entretanto ele não é fluente em italiano (concluiu somente o A1), mas tem bom nível de inglês (provavelmente B2 - falta um certificado). Você sabe onde poderíamos obter informações sobre carreiras científicas na Itália? Outra dúvida é saber se os cursos são pagos, e se haveria diferença entre tentar vaga como cidadão italiano ou estrangeiro mesmo, considerando que ele sempre estudou no Brasil. Abraços e agradeço antecipadamente qualquer orientação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! obrigada. Ele pode vir estudar aqui tendo já o primeiro ano concluído. Vai começar novamente, porém. Ele vai precisar ser fluente no idioma, pelo menos um B2, ou em inglês, se a universidade tiver curso em inglês (algumas particulares têm), mas precisa saber o nível que exigem. Vocês têm que procurar os cursos de interesse e contatar as universidades pra saber os detalhes necessários. Mesmo as universidades públicas se paga taxa obrigatória anual e outras taxas que variam de acordo com a renda familiar. Ele sendo italiano concorre com italiano. Boa sorte.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela resposta.
      Abraços

      Excluir
  31. Oi Carla, parabéns pelo blog. Eu estou atualmente aqui em Roma. Em busca da minha dupla cidadania. Sou técnico em Mecânica, sou graduado em Adm. e possuo 60% do meu curso de engenharia mecânica concluído no Brasil. Não sou fluente em Italiano, mas já consigo me comunicar. Falo inglês e espanhol... Posso dar continuidade da minha engenharia por aqui? isso claro depois de receber a dupla cidadania, isso facilita algo, ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você ter não cidadania só facilitará porque nao precisará pedir um visto de estudos, que para isso precisaria voltar ao Brasil. Se quiser continuar a estudar você tem que procurar fazer a Equipollenza do seu curso, veja os artigos a respeito no blog. Presto assessoria na área. Boa sorte.

      Excluir
  32. Só validando seus títulos no consulado para ver como será classificado. boa sorte . Depois me conte

    ResponderExcluir
  33. Oi Carla, tudo bem?! Sou enfermeira e estou no doutorado em uma universidade pública no Brasil. Você sabe se é reconhecido facilmente esse título na Itália? Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, é reconhecido atraves de exames teóricos e práticos

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)