16/01/2012

Area C - Milano

                           Hoje fui trabalhar com -6ºC, um frio danado e uma leve neve... a primeira deste inverno, com quase 2 meses de atraso...
                           Mas vim aqui pra contar mais uma medida do Comune de Milão para melhorar o ar, o tráfego e a vida das pessoas no centro da cidade. É a Area C, que inicia hoje e se manterá experimentalmente por 18 meses.


                            No que consiste??? 
                            Bem, lembram que contei do Ecopass?? Então, é quase igual, só um pouco mais rigoroso.
                            O nome mudou, as regras mudaram e o valor do "pedágio" também! 
                        O valor da taxa para circular no centro de Milão (na pequena área delimitada pela figura abaixo) será de 5 euros, de segunda a sexta das 7:30 às 19:30. 


                      Mesmo assim não são todos os veículos que poderão pagar e circular na Area C, alguns estão proibidos mesmo havendo a taxa, são aqueles a diesel 0,1,2 e 3 e os à gasolina euro 0, isso porque, como já expliquei num post, são automóveis que poluem mais, são mais antigos ainda sem um sistema eficiente de anti-particulados.
                  O acesso é livre para carros elétricos, motos e veículos de portadores de necessidades especiais. E até final deste ano, livre também para os hibridos, bicombustiveis, a metano e a Gpl. Quem mora na área terá os 40 primeiras entradas gratuitas, e depois o pedágio diário será de 2 euros.
                Para saberem mais, visitem o site do Comune de Milão, clicando aqui.
                Eu concordo. Afinal é uma área pequena, um centro cheio de história, que ficará muito melhor com menos carros circulando, além de melhorar o ar, o barulho e tudo o mais. Circular nesse centro se faz de boa a pé, e os metrôs funcionam muito bem! Pra quê carro então?? Deixá-lo mais longe e fazer um passeio será uma boa pedida!
                Baci e una buoníssima settimana a tutti voi!

6 comentários:

  1. Oi Carla!Você mencionou carros elétricos,eles são comuns na Itália?acho que nunca vi um aqui!
    ciao!

    ResponderExcluir
  2. são sim! talvez escreva um post sobre eles entao! baci

    ResponderExcluir
  3. Milao,assim como grande parte da Italia escolheu manter varios predios residenciais antigos,além de prédios antigos.Isso explica o caos no transito,com trafego de veiculos absurdos,poluiçao por falta de estrutura e coragem de demolir prédios antigos(alguns),etc.

    A conta é:pessoaos demais+carros demais+pouco espaço=igual poluiçao

    Poluiçao+muitas pessoas+necessidade/desculpa=taxas e dinheiros para o governo(como em qualquer lugar do planeta).

    Voce sente a diferença do ar de Milao em comparaçao com outros lugares da Italia e principalmente da Europa.Poluiçao na alma!E isso gera $$$$$$.!

    ResponderExcluir
  4. eu acho ótimo que mantenham a velha arquitetura, pois é linda e merece ser preservada... adoro toda a história que comporta. E acho justo esse "pedágio", afinal é uma área pequena, e as pessoas tem que mudar seus habitos tbm... onde vc mora?

    ResponderExcluir
  5. Oi Carlinha.Talvez tenha me expressado mal.
    Falei da lei da Fisica:dois corpos nao ocupam o mesmo lugar no espaço.

    Embora esse lobby italiano seja aceitavel para alguns,aqui nesse caso ele cai por terra(antiguidades,somos os caras do mundo,bla bla bla).Nao tem como: com o aumento da populaçao=mais lugares para morar,cirucular,trabalhar e paixao de italianos por carro/nao usar transporte publico=aumemento do transito e poluiçao,nao tem como fechar a conta.Ou voce cria espaço e destroi tudo(inaceitavel por motivos obvios) ou destroi parte e mantem algo de antigo(o aceitavel e que muito pais europeu fez).O que a Italia fez?Escolheu preservar até aonde onde os romanos faziam o numero 2 antes de matarem Jesus.

    Hoje na Italia a poluiçao é altissima,caros nao circulam direito,quem paga é o povo($$)e fingem que fazem leis pra funcionar mas nunca o problema resolve(isso rola desde 2003).Pra desvisados é algo de primeiro mundo mas é o bom 171.
    E pior,hoje com tanta gente como voce faz pra destruir tudo?Mais o tempo passa,pior fica.A populaçao finge que aceita e é qualidade de vida,turistas fingem que isso é legal,bla bla.

    O que poderia ser feito é melhorar o tranporte publico e quem sabe estimular os mamma mia a usar o metro e onibus como acontece em Paris,Londres,NY,etc.Mas desde quando italianos vao usar o metro e se se sujar no transporte de "extracomunitari" como ja escutei?Pequena parcela usa o metro mesmo morando em Milao.Carro é status.
    Explicadinho,esquiadora? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entendi! mas ainda vc nao respondeu à minha pergunta, ahhahahahha

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...