26/03/2012

Tem seguro desemprego na Itália?

          Quem perde o emprego na Itália deve estar atento e se informar para saber se entra nos requisitos para receber a "indennità disoccupazione", que seria como o seguro-desemprego brasileiro.
           Quem tem direito?? Quem trabalhou contribuindo ao INPS, com busta paga, pelo menos 52 semanas (somando os contratos, mesmo que de diferentes trabalhos). Desde que tenha sido demitido ou terminado o contrato. A quantia paga e por quanto tempo receberá vai depender do tempo trabalhado claro, e varia de 60 a 40% do salário quando empregado.
         Os trabalhadores que preencham os requisitos devem fazer o pedido do seguro e também se inscrever ou re-inscrever no "centro per l'impiego", para ser colocado de novo na lista de quem procura emprego. 
            Para saber mais, cliquem aqui, e naveguem no site do INPS.


                   Quem foi demitido e trabalhou pelo menos 1 ano na mesma empresa, pode ainda se inscrever na lisa de mobilità.  Candidatos que têm esse requisito conseguem reentrar mais rapidamente no mercado de trabalho pois o governo dá incentivos fiscais. Os empregadores pagam menos taxas contratando candidatos in mobilità.


                 Para saber mais, cliquem aqui.
                 Eu infelizmente não entro nos requisitos nem para disoccupazione nem para a lista de mobilità.
                 Então, "vamu que vamu", currículos, currículos, muita vontade e fé! 
                 Baci a tutti!

4 comentários:

  1. Boa dica.Tem muito empregador que explora empregado estrangeiro por esse nao saber os seus direitos,querer pagar um valor menor a hora,etc.

    Voce trabalha porque é qualificado.Nao deve nada a ninguém e nao deve se sentir inferiorizado por ter um serviço e ser estrangeiro.Voce tem o direito de reclamar de coisas ruins tambem e elogiar coisas boas.

    Ser estrangeiro nao é defeito como pregam por ai.Se voce começou a pensar que é algo errado,viaje um pouco pela Europa e pelo mundo para voltar a pensar e escapar da lavagem cerebral que ¨estrangeiro é bandido¨.Isso é golpe e lobby.

    ResponderExcluir
  2. Quem é cidadao italiano e perde o emprego no Brasil, tem direito de receber seguro desemprego na Itália?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver direito ao seguro desemprego brasileiro, esse vai ter, a Italia, ou ser italiano nao tem nada a ver com isso, não te da o direito ao seguro italiano .

      Excluir
  3. Depois de conseguir o passaporte italiano como solicitar outras documentações necessárias?

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)