20/09/2013

Pisa

Pisa, cidade toscana, a sexta maior da região.
Conhecida pela famosa torre inclinada.

E sim, ela continua linda, e inclinada!!!

Pisa é uma cidade murada, não se tem registros oficiais da sua fundação. Dizem ter origem gregas (há uma Pisa na Grécia também), teria sido fundada por troianos daquela cidade.

É atravessada pelo rio Arno e é uma cidade litorânea. Sim! 

A torre fica na Piazza del Duomo, a praça da catedral da cidade, também conhecida como "Piazza dei Miracoli".


A Catedral foi construída em mármore branco e também colorido, entre 1063 e 1118. 

A torre, com seus 7 sinos, foi construída já no XII século. Tem 56 metros de altura, pesa mais de 14 mil toneladas e sofreu a inclinação ainda no início da construção dos 3 primeiros andares. O terreno argiloso cedeu. Posteriormente continuaram a sua construção (outros 3 andares) tentando "remediar" a inclinação, construindo encurvando a torre no sentido oposto à inclinação.

Ao longo dos anos a torre passou por diversas reformas com o intuito de "barrar" a inclinação e até mesmo diminuí-la. Atualmente a torre é inclinada cerca de 3,97°.

 

A imponência do Duomo e a torre é inigualável! Branquinha, uma paisagem impecável. Mas não é toda Pisa que é assim. Percebi uma certa decadência já nas construções em volta da praça... Falta uma reestruturação  e uma maior preocupação em cuidar de toda a cidade, não só da praça, mesmo sendo o lugar mais visitado por todos em Pisa. Pisa é uma cidade com tanta história é preciso preservá-la não?

 

Curiosidade: Pisa não tem só a torre do Duomo inclinada. Mas sim outras duas torres, são elas: a da Igreja de San Nicola e a de San Michele degli Scalzi. Claro, não tão inclinada como a famosíssima, que ficou conhecida como Torre de Pisa.

E depois de Pisa voltamos pra Roma!
Foram férias sensacionais! O que acharam?
Adoro viajar e conhecer novos lugares!

Agora de volta à realidade romana, espero que com muitas novidades!

Baci a tutti!

6 comentários:

  1. Eu nem gosto de ver estas fotos Senhora Tiago! :-) Seu marido esqueceu de mim... Ñ encootro ele on no skype e tipo minhas férias estão bem proximas de mim e eu ñ sei se vcs me hospedarão mesmo e ñ faço a menor ideia como se troca o dinheiro nem muito menos onde comprar passagens internacionais. Pede prele me dar um ''alô alô marciano'' muler!! Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah! claro que vamos te hospedar! quando vc vem? sugiro que vc envie um email, é mais facil ignaciobranchini@hotmail.com. Se tiver conta corrente em um banco brasileiro compensa pegar um cartao internacional.. senão vai pagar um pouco mais no cambio. Veja a Tam estava com promoções. Beijos

      Excluir
    2. Pode ser em dezembro ou em janeiro, quando vcs acham melhor? Em janeiro fico praticamente um mes, meu cartao e visa master... O rapaz diz q rola internacionalmente... Depois mando email pra ele. Bjocas mulher!

      Excluir
    3. Pra gente é indiferente! mas vc pretende viajar toda europa? quais seus planos? veja o que vc acha melhor, quando quiser.

      Excluir
  2. Não muler ta doida, haja dinheirm! Kkk essas férias só por ai mesmo, meus planos eram pra frança mas bixô o contato por motivos pessoais lá... Mas ainda irei e com vcs no momento ta mais facil, qnd voltar programo a do ano q vem... :-) bjão muler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah entendi! então escreva lá pro tiago pra gente combinar melhor isso! abraço

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)