14/02/2015

Os 10 lugares mais românticos de Roma

Saiu no Roma Fanpage, site que acompanho aqui na Itália, a lista com so 10 lugares mais românticos de Roma.

Hoje como é o dia de San Valentino, o dia dos apaixonados, reproduzo aqui a lista traduzida.

1 - O Pincio 
É o passeio histórico mais querido  dos romanos, talvez o mais bonito. A partir do terraço atrás da Villa Borghese, a vista da Piazza del Popolo é de tirar o fôlego. O parque Pincio foi construído no início de '800, quando Roma foi invadida pelos franceses. O projeto, em estilo neoclássico, do jardim e da Piazza del Popolo é do arquiteto Valadier. É o primeiro jardim público em Roma desejado por Napoleão.

Vista de Roma a partir do terraço do parque Pincio (foto do meu arquivo pessoal)
2 - O Campidoglio
Não é a praça nem a vista da Piazza Venezia. Essa parte, talvez, não é nem romântica. Mas por trás do Campidoglio, ao longo do caminho que usam os carros para chegar na colina onde está a sede da prefeitura da Capital, a vista sobre o Fórum Romano é incrível. Ao pôr do sol é ainda mais. 

3 -  O Gianicolo 
De lá, você realmente verá tudo de Roma. Talvez isso seja o suficiente para torná-lo o lugar mais romântico da capital. Teatro em 1849 da defesa heróica da República Romana contra os franceses chamados pelo Papa Pio IX para re-apropriar Roma, o Gianicolo tornou-se, após a unificação da Itália, um grande parque público e um memorial do Risorgimento. 

Vista de Roma do Gianicolo (foto: danielesemeraro.it)

4 -  O Aventino e o Giardino delle Aranci
O Jardim  das Laranjas é o palco de uma das mais belas cenas, certamente, mais parecida com um conto de fadas, do filme de Paolo Sorrentino, 'A grande Beleza'. Na Piazza dei Cavalieri di Malta, aproximando o olho no buraco da fechadura da porta do Priorado você vê a cúpula da Basílica de São Pedro. As árvores do Jardim das Laranjas são especialmente cortadas para ser possível ver a cúpula.

Vista da Basilica São Pedro através do buraco da fechadura do Priorado (foto: lindifferenziato.com)

5 -  Parque Appia Antica (contei sobre ela aqui)

Dezesseis quilômetros de trilha na antiga Via Appia, entre os aquedutos romanos, árvores e prados, villas romanas e as ruínas da Roma imperial.

Antiga rua romana - Appia antica (foto: appia.si)

6 -  A Basílica de Massenzio 
É a última e a maior basílica civil do centro monumental de Roma. Iluminada à noite é linda. Fica dentro da área das ruínas dos Fóruns Imperiais.

A basílica iluminada à noite, numa ocasião de projeção de filme (foto: ilmessaggero.it)

7 - Trinità dei Monti
Um clássico. A escadaria de Trinità dei Monti é talvez a mais famoso cartão postal de Roma (Coliseu excluído). No canto direito da escadaria está a casa do poeta Inglês John Keats, um mestre do Romantismo.

Trinità dei Monti e a famosa escadaria (foto: boomsbeat.com)

8 - A fonte dos apaixonados
Fontana de Trevi, claro, a mais famosa de Roma. Mas poucos sabem que a borda direita da fonte é uma bacia retangular com dois pequenos bicos: a fonte dos apaixonados. Diz-se que os casais que bebem desta fonte permanecem apaixonados e fiéis para sempre.

Eu cumprindo a tradição da moedinha, sem saber da tal fonte na lateral direita. Vou voltar lá!

9 - Villa Ada
Villa Ada é o segundo maior parque público de Roma depois de Villa Doria Pamphili. Sua lagoa no verão ao pôr do sol é um dos lugares mais relaxantes (e um dos mais românticos de Roma).

10 - O lungotevere
O ponto mais bonito e cenográfico é, sem dúvida, a altura da Ilha Tiberina. Desde quando Federico Moccia falou dos cadeados de casais apaixonados em seu livro "Três metros acima do céu", também ponte Milvio é meta obrigatória.



Ponte Milvio e os cadeados, mas eles não são eternos, periodicamente são retirados e claro, em pouco tempo já está cheia de novo. (foto: hotelcentraleroma.it)

Ahhh o amor!!!

Reserve seu hotel em Roma clicando aqui. 

Baci a tutti!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)