31/03/2016

Encceja - Inscrições para brasileiros no exterior


Quer concluir os estudos????


Terminam dia 3 de abril as inscrições para o Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) de 2016 no exterior.


O exame é destinado a brasileiros residentes fora do país que não puderam concluir o ensino fundamental ou o ensino médio na idade esperada. No Japão e na Guiana Francesa, em específico, serão abertas também as inscrições para pessoas privadas de liberdade (Encceja PPL).

30/03/2016

Salário médio na Itália

Sabia não existe um salário mínimo fixo geral aqui na Itália? 

Existem acordos de valor mínimo estipulado por categorias de serviços.

Estatisticamente falando, existe uma tabela com valores médios de salários dependendo da qualificação do empregado ou tipo de serviço, como os dados disponíveis no site Il tuo salario, que são de julho de 2015 (e não muda muito a medida que o tempo passa).

Quanto se ganha na Itália?

27/03/2016

Permanência na Itália: como pedir o Permesso di Soggiorno?


Permesso di Soggiorno

Quem pediu um visto no consulado italiano e entrou na Itália com esse visto regular (de família, trabalho, estudos ou outro tipo), tem até 90 dias, contando da data de entrada na Itália, para entrar com o pedido do Permesso di Soggiorno (a permissão de permanência).

Quem entrou como turista (sem visto no passaporte) e, tem direito à permissão de família, tem 8 dias da data de entrada no país para dar entrada no documento, através do Kit giallo dos correios "Poste Italiane", em uma agência que tenha o Sportello Amico.

26/03/2016

Como faço para me casar na Itália?



Casamento na Itália



Qual o procedimento para realizar um casamento entre um cidadão brasileiro e um cidadão italiano ou entre dois brasileiros regularmente presentes na Itália (com permesso di soggiorno)?

Quem se casa na Itália mesmo se é estrangeiro, está sujeito às leis italianas de direito familiar. Para se casar aqui com um cidadão italiano ou um estrangeiro, não precisa ter o permesso di soggiorno, precisa apenas de um documento de identidade válido (por exemplo o passaporte). Porém um dos dois deve ser residente no país.

O que deve ser feito?

24/03/2016

Como faço para trabalhar na Itália tendo um passaporte europeu que não é o italiano?

Tenho passaporte europeu mas não é italiano, posso trabalhar na Itália?

Se você for um cidadão europeu, mas sua cidadania não é a italiana, e o período que deseja ficar na Itália for inferior a três meses, basta entrar com o documento de identificação do país UE de proveniência. 
Se a intenção é ficar mais tempo (mais de 3 meses) por exemplo, é preciso pedir um permesso di soggiorno. 

23/03/2016

Tenho um Permesso di Soggiorno, é possível trazer meu filho maior de idade para a Itália?

Respondendo uma dúvida de muitos leitores:


"Tenho um Permesso di Soggiorno, é possível trazer um(a) filho(a) maior de idade para a Itália?"


Muitos trabalhadores estrangeiros que estão na Itália deixaram os filhos no seu país e continuam a sustentá-los mesmo assim com as suas economias mesmo quando já grandes.


18/03/2016

Onde tem música brasileira ao vivo em Roma?

Música brasileira ao vivo em Roma

Está com saudade de ouvir música brasileira ao vivo?

Conheça alguns lugares em Roma que tem. Bom pra matar a saudade, cantar, dançar e fazer novas amizades.

Os endereços são:

17/03/2016

Saint Patrick's Day - Os melhores Irish Pub de Roma


Hoje é dia de San Patrizio (Saint Patrick's day), padroeiro da Irlanda.

site 2night.it publicou há um tempo um artigo falando dos supostamente melhores Irish pubs de Roma.

Na Itália, terra também de gente festeira, também se comemora! De preferência indo a um badalado Irish Pub e claro, vestindo algo verde.

Reproduzo a lista e faço meu acréscimo.

16/03/2016

Aplicativos que vão facilitar sua viagem e seu dia-a-dia

Aplicativos úteis

Os smartphones vieram para facilitar as nossas vidas não é mesmo? Se pode fazer quase tudo com eles, e pra quem está numa nova cidade, quem está viajando e turismando pode contar com a ajuda de ótimos aplicativos. 

Indico alguns que uso:

10/03/2016

Um a cada 3 jovens italianos não estuda nem trabalha

Foto: piovegovernoladro.org
Enquanto que na Europa o dado é estável e em alguns lugares como o Reino Unido o número de pessoas inativas é em queda, na Itália o número de pessoas entre 15 e 34 anos que não estudam e não trabalham e também não recebem nenhum tipo de formação é em aumento: segundo o Istat passou dos 20% de 2005 a mais de 27% em 2015. 
Se são considerados dados dos jovens entre 18 e 29 anos o número vai pra mais de 31%, portanto, 1 a cada 3 jovens vive a sua vida sem trabalhar nem estudar. 

Segundo estudos, os fatores que conduzem à inatividade são numerosos.

09/03/2016

Haarlem - Holanda: terra das tulipas e cervejas

Fechando os posts sobre a Holanda, depois de Amsterdam e Zaandam, estive em Haarlem.

Haarlem é uma cidade de quase 150 mil habitantes, fica a 20 minutos de Amsterdam (de trem) e é uma das mais antigas da Holanda. Se ouve falar de Haarlem a partir do século X. O nome deriva de  Haarlo-heim ou Harulahem que significa "lugar arenoso coberto de árvores e mais alto que os outros". 

Haarlem é famosa pelas tulipas e também pelas cervejas. Até o século XVI a cidade usava água dos canais da cidade para produzir cerveja e chegou a ter mais de 100 cervejarias artesanais. Depois da peste negra que matou boa parte da população em 1657, sobraram só 7. 

03/03/2016

Zaandam na Holanda: a cidade dos moinhos

Zaandam fica cerca 15 minutos de trem ao norte de Amsterdam (mais perto ainda de carro) e é uma das cidadezinhas mais charmosas da Holanda.

Cerca metade do território de Zaandam é constituído de campo e água, o rio Zaan atravessa a cidade que se encontra perto Canal do Mar Norte. 

A cidade é conhecida como a cidade dos moinhos a vento e outras particularidades. 

É um charme!! 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...