18/01/2017

Exames invasivos e não, que são recomendados numa gravidez na Itália

Três exames (um não-invasivo e dois invasivos) e não obrigatórios (portanto pagos) são recomendados durante a gravidez aqui na Itália,são eles:

  • Bitest
  • Villocentesi 
  • Amniocentesi 

O Bitest ou duo-test, conhecido também como "test di screening",  é um teste não-invasivo e vem efetuado entre as semanas 11 e 14. Como o próprio nome diz, usa duas técnicas para principalmente diagnosticar a Síndrome de Down (porém, não é um teste decisivo e 100% verdadeiro, pois é baseado em dados estatísticos. O exame é pago e custa cerca 100 Euros.


Os dois exames principais que compõem o bitest é o conhecido no Brasil como o exame da nuca, ou seja, a translucência nucal (efetuada por um ultrassom) e um exame de sangue, que avalia dois hormônios importantes para o desenvolvimento do feto. 
Levam em consideração também para o resultado deste teste, a presença de familiares com anomalia genética. 
O bitest dando positivo, entrando no grupo de risco, a mãe vem aconselhada a fazer um dos dois (ou os dois) exames invasivos e muito mais precisos (cerca 100%) para a detecção de anomalia cromossômica do feto, Villocentesi ou amniocentesi. 

O Villocentesi é um exame invasivo que coleta um pedacinho de placenta para diagnosticar má-formação cromossômica ou genética. Esse exame pode ser feito entre as semanas 11 e 13 da gestação.  Por ser um exame invasivo, o risco de aborto é de 1-2%. É grátis para as gestantes que entram no grupo de risco (bitest positivo), no particular custa entre 1000 e 1700 Euros. A vantagem do Villocentesi em relação ao amniocentesi é que se efetua nos três meses do início da gestação, período seguro (e recomendado) para realizar um aborto (caso o resultado seja positivo). Leia mais sobre o aborto na Italia aqui. 

O Amniocentese é outro exame invasivo, recomendado e gratuito para gestantes acima de 35 anos (como a mim) e, foi o único que fiz, depois de pensar e repensar.

Foi traumático? Foi!
E por essas e outras, detalhes da realização desse exame eu vou contar num artigo separado. 

Alla prossima!
Baci a tutti!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)