28/04/2020

Quarentena Coronavirus Itália - Fase 2: aberturas, o que pode e o que não pode fazer.

Coronavírus, Fase 2: sim às reuniões com familiares e ao retorno para casa daqueles que permaneceram do lado de fora durante o bloqueio. Sim a funerais, mas ainda não às missas.

O novo Dpcm foi assinado pelo Premier Conte na noite de domingo passado -  A autocertificação para viagens permanecerá, mas será diferente. Máscaras obrigatórias, mas apenas em locais fechados.
Sim para reuniões com familiares próximos (também idosos, mas com máscara e sem reuniões), sim para a retomada de atividades motoras remotas e sim também para a possibilidade de retornar ao local de residência ou residência daqueles que ficaram presos pelo bloqueio em cidade de estudo ou trabalho. No entanto, a autocertificação permanece, mesmo que seja diferente e com mais alternativas no preenchimento.



 🔴Viagens - Deslocamentos
Os Ministros Speranza e Boccia, em particular, insistiram em manter a obrigação de autocertificação para viagens dentro do Município ou Região. O formulário será alterado porque, fora as razões para sair de casa já conhecidas, é adicionada a de visitar parentes, de acordo com procedimentos precisos para proteger a saúde e a segurança. Será possível se deslocar dentro do próprio município e região, ainda não em outras regiões, se não por motivos urgentes de trabalho ou de saúde. Cai a proibição, que foi introduzida com o bloqueio, de mudar do local de onde se estava para o próprio domicílio ou residência. Portanto, será possível que estudantes ou trabalhadores ou qualquer outra pessoa que esteja presa em outra cidade desde o bloqueio retornem para casa.





  🔴Encontros - reuniões
Uma primeira abertura no caminho de volta ao encontro vem com a autorização para ver parentes próximos, pais, irmãos, avós. Isso não significa permitir reuniões familiares: a proibição de reuniões, mesmo em casa, permanece válida. Especialmente para proteger os idosos, é prescrito o uso de máscara.

  🔴 Atividades Motoras
Conforme anunciado, portanto, a retomada da atividade motora será permitida perto de casa sempre individualmente ou em qualquer caso a uma distância de pelo menos um metro, com a única exceção de pessoas que moram na mesma casa. A regra da distância também se aplica aos jardins públicos, que terão entradas contingentes. Sim, também à atividade física com crianças ou a caminhadas com pessoas que não são auto-suficientes. Atletas profissionais das atividades identificadas pelo Coni podem retomar o treinamento, não aos esportes coletivos para os quais a recuperação poderia ser em 18 de maio. Para atividades esportivas, a distância mínima prevista é de dois metros. Para atividade física simples, é um metro.

 🔴Bar e restaurantes
Na pendência da reabertura de bares e restaurantes, assim como salões de beleza e cabeleireiros, anunciada pelo primeiro-ministro Conte em 1º de junho, fica confirmada a possibilidade de restaurantes funcionarem  com métodos de vendas para viagem e entrega em domicílio, a partir de 4 de maio. O consumo não deve ocorrer dentro nem fora do restaurante, não deve haver encontros em que a distância entre as pessoas não seja respeitada. 

 🔴As lojas
Para as empresas de varejo, a reabertura está marcada para 18 de maio e não 11, como inicialmente assumido. A pedido do Comitê Técnico Científico, foi decidido planejar etapas de reabertura de 14 dias para verificar os efeitos de cada reabertura. Cabeleireiros, barbeiros, centros de beleza, como mencionado, reabrirão em 1º de junho, juntamente com bares e restaurantes.

 🔴Missas e funerais
Os pedidos da CEI para a retomada dos serviços religiosos foram apenas parcialmente aceitos. A partir de 4 de maio, o funeral será celebrado novamente, mas apenas na presença de familiares próximos (parentes de primeiro ou segundo grau), no máximo 15 pessoas, se possível ao ar livre e a distância um do outro. E todos equipados com uma máscara. Não às missas, apesar da proposta articulada de medidas de distanciamento pelo CEI. Durante a reunião, o tema da reabertura de cemitérios também foi colocado com firmeza, embora em segurança, no entanto, ainda não se abriu oficialmente essa possibilidade.

🔴Atividades de produção
O cronograma para o reinício das atividades de produção também foi confirmado. Começou já ontem com empresas consideradas estratégicas, desde canteiros de obras públicas até manufaturas para exportação. A partir do dia 4 todos os outros e também o comércio atacado poderão voltar a funcionar.

🔴Museus e exposições
Conforme previsto em uma entrevista à República pelo Ministro do Patrimônio Cultural Dario Franceschini, museus, exposições e espaços culturais ao ar livre serão reabertos em 18 de maio.

🔴Escolas
As escolas, seja pública ou privada, de todos os níveis (inclusive universidades) continuarão fechadas. Previsão de reabertura só no início do novo ano acadêmico, ou seja, setembro (se tudo correr bem).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)