20/05/2020

Realizando meu sonho na Itália: Completei o ensino médio e estou finalizando a faculdade de Direito!

 Completei meus estudos na Itália e hoje estou finalizando um curso universitário


Enriquecendo a série de depoimentos de brasileiros que estão realizando sonhos aqui na Itália, hoje publico aqui o depoimento da Deyse Cristina. Parabéns desde já Deyse pelo empenho e pela realização dos seus sonhos e alcance dos seus objetivos! Desejo sucesso!


"Sempre quis fazer uma faculdade e, quando vim à Itália apenas com o ensino médio brasileiro completo, sabia que não eu não poderia simplesmente já me inscrever em um curso universitário.

Portanto, traduzi todos os meus títulos de estudos para obter a declaração de valor ("Dichiarazione di Valore in Loco) do consulado italiano, tudo ainda no Brasil e, somente com este documento, pude enfim me inscrever em uma "scuola superiore" (o ensino médio italiano, o qual ao invés de 3 anos como no Brasil, e é composto de 5 anos). 

A escola reconheceu parte das matérias que eu tinha já estudado e continuei os estudos no curso equivalente à contabilidade (ragioneria), acrescentando as matérias que correspondiam ao curso daqui. Eu já tinha um certo nível na língua italiana, sempre gostei de traduzir músicas (sou música e toco), mas ainda assim foi bem difícil, principalmente nas redações, mas tive sorte de ter um ótimo professor que me "treinou" muito, me dava sempre coisa a mais para fazer, tipo se para os alunos eram 2 redações para mim eram quatro. Isso me ajudou a exercitar a gramática e a melhorar a cada dia!

A adaptação na escola foi muito tranquila, inclusive fiz muitos amigos.
Finalmente, concluindo o curso, fiz a "maturità" (prova quase que equivalente ao Enem brasileiro, com valor de vestibular para entrar em uma universidade) em italiano, francês, inglês e pensando em português e, enfim, aprovada, recebi o papel para a inscrição na faculdade "Statale di Milano".

Hoje, estou terminando o o curso de "Scienze dei Servizi Giuridici" ("Laurea Triennale" - 3 anos), Curso que corresponde à graduação em Direito do Brasil, faltando somente a última prova e o TCC.


E  hoje tenho dois diplomas de 2º grau: o brasileiro e o italiano como "Perito tecnico ragioniere con specializzazione in Marketing e comunicazione" ..e estou terminando a Faculdade  

Essa é minha história. Um sonho realizado, com certeza!"



Quer publicar um texto sobre a realização do seu sonho na Itália?


Escreva para: sonhosnaitalia@gmail.com ou entre em contato através dos meus canais Facebook ou Instagram!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)