16/11/2011

Tradição - Basilico

                      Italianos A-DO-RAM o tal de basilico. Sabe o que é? É o nosso manjericão, que não sei da onde saiu esse nome em português, mas o basilico veio do nome científico da planta que é ocimum basilicum. Bem, então, o manjericão tá presente desde na tradicional pizza margherita, como em sopas e outros pratos, e é a base do molho "al pesto".


                  O pesto é uma receita tradicionalmente genovese, ou seja, de Gênova. É um molho frio  (mas quente também é um delícia!)  para macarrão e outros pratos, feito com folhas novas de manjericão, azeite de oliva, queijo tipo parmesão (parmigiano reggiano, grana padano), um tipo de pinhão "pinoli" (mas pode ser feito com nozes) e alho. Querem ver uma receita? Cliquem aqui.
                     

                          O pesto é feito desde à época dos romanos, e é uma receita reconhecida oficialmente como da região da Liguria. O tradicional é feito amassando num tipo de pilão, mas hoje em dia com a praticidade, fazem no liquidificador mesmo. Nos mercados têm diversas marcas de molhos prontos e são uma delícia. Claro que o fresquinho feito em casa é sem comparação!
                               Hummmm... deu até fome!
                               Baci a tutti!
                                 

4 comentários:

  1. Ah... que água na boca! acho que engordarei muito comendo delícias como esta... e de sobremesa, um maravilhoso gelato! ah que fome! srsrsrs beijoes

    ResponderExcluir
  2. hahahah.. nem me fale em engordar, hahaha! Eu como sempre, fã de gelato, um sempre cai bem a qualquer hora! rs. bjus

    ResponderExcluir
  3. O manjericao é um tempero unico.
    Sempre usei muito no molho para frango,peixes(mochechas)ou em carnes.Na cozinha brasileira ele cai como uma luva na nossa mistura de sabores.

    Na verdade,o manjericao da um sabor unico na comida e pelas alquimias que faço na cozinha,em quase qualquer prato da culinaira mundial.

    Manjericao,o rei dos temperos, na minha humilde opiniao.

    Pra voces duas que estavando falando em ganho de peso.Simles,cortem as massas que nutricionalmente sao 0 hahah.

    Ja o sorvete podem comer a vontade hahahah.Eu gosto tambem mas prefiro aqueles das maquinas do Brasil e de preferencia de açai,papaya ou entao de graviola.Mas aqui pra achar é um parto...

    Deu fome esse post,viu? hahah

    ResponderExcluir
  4. Ai Druida, coisas que nao consigo cortar: leite e derivados e pães! ai ai ai.. odeio sacrifícios..rs
    Mas vc preferir os sorvetes de maquinas do Brasil é dose, ou talvez no RJ tenha sorvetes melhores que SP, rs.. bjus

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)